Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Ceticismo ou Racionalismo ?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
19/03/2007 às 21:40 #84167CientistaMembro
Thiedri, Se não sabes, eu muito menos! Minha erudição é minima. Não acho que enquadrar as pessoas em rótulos ajude em nada. O que ajuda é PENSAR, lógica e racionalmente, ser ávido pela verdade (que como já vimos será sempre parcial). Pensar, desta forma, não é nada fácil, se leva uma vida aprendendo! Mas vale a penas perseguir isto. Quanto se o atinge, ninguém consegue mais mentir para vc ou enganá-lo! Abraço,
20/03/2007 às 13:18 #84168thiedriMembroConcordamos!Acho que tudo que lemos/ouvimos deve passar pelo crivo da nossa razão.Eu fui totalmente cético, agora acredito em algumas coisas, por experiências pessoais e muita leitura.[]'s,Thiago.
26/03/2007 às 16:58 #84169jota erreMembroAcredito que temos que conhecer a história do pensamento, para poder compreender que benefício ela nos dá. Penso que saber a corrente de pensamento com a qual nos identificamos talvez seja útil para estudo, mas concordo que não podemos prender nosso desenvolvimento pessoal a isso.
26/03/2007 às 17:16 #84170CientistaMembroAcredito que temos que conhecer a história do pensamento, para poder compreender que benefício ela nos dá. Penso que saber a corrente de pensamento com a qual nos identificamos talvez seja útil para estudo, mas concordo que não podemos prender nosso desenvolvimento pessoal a isso.
Conto com a ajuda dos colegas para isto! Tenho 50 livros na fila! :)
26/03/2007 às 18:03 #84171thiedriMembroExemplifique alguns ;)Gostaria de uma sugestão
26/03/2007 às 19:30 #84172thiedriMembro:)Vou sugerir também.O problema do ser, do destino e da dor (Leon Denis)A jóia suprema do discernimento (Shankara)
26/03/2007 às 19:35 #84173CientistaMembroHUMM! Os títulos são muito bons! :)Obrigado!
26/03/2007 às 19:54 #84174thiedriMembroEsse primeiro é de um pesquisador, que sempre vai pelo lado científico para provar as coisas.o segundo é sobre consciência e discernimento somente. []'s!
30/03/2007 às 17:36 #84175CientistaMembroAí surge, a partir de um povo então politicamente insignificante, o povo dos judeus, o monoteísmo: Deus é um só, todos os outros são falsos deuses. A religião do deus único - no singular e em maiúscula – era inicialmente um fenômeno cultural restrito a um pequeno povo de nômades. Gregos e romanos, os senhores do mundo civilizado, toleravam o povo dos judeus com seu deus único. Os romanos, então, nem tiveram dúvida. No grande templo que reunia ecumenicamente todos os deuses de todos os povos, o Panteão, colocaram também uma estátua homenageando o deus dos judeus. Afinal, por que não? E assim surge a contradição de um deus, que quer ser único, posto no meio de um coletivo variegado de deuses oriundos de todas as partes e representando as mais diversas culturas. O deus dos judeus não era um deus universal, um deus a ser reverenciado por todos os povos, um deus que ditasse leis a todos os povos, um deus que fizesse justiça a todos os homens [2] . Não, o deus dos judeus era deus somente dos judeus. Suas leis eram apenas para os judeus, seu povo escolhido; sua justiça e sua bondade valiam apenas para com os judeus. O deus dos judeus não reinava por sobre os outros povos, não, o deus uno e único do povo judaico, Javé, era um deus que numa contenda entre judeus e não-judeus estava sempre ao lado de seu povo e de seus adoradores contra todos os seus adversários, quaisquer que fossem eles. O deus dos judeus não era universal como o império romano com seu comércio, suas estradas e seu jus inter gentes, mas sim um deus particular de uma pequena tribo de nômades sem nenhuma importância política e militar. Mas era um deus uno e único, transcendente: surgia o monoteísmo.Dentro do pequeno povo judaico, perdido na periferia do império e, portanto, da civilização, nasceu, então, uma seita político-religiosa menor ainda e ainda menos importante: os essênios. À beira do Mar Morto, uma das regiões mais inóspitas do mundo, de dentro da seita dos essênios nasce o germe intelectual que vai crescer, florescer, espalhar-se por todo o império, por todo o mundo civilizado, o cristianismo: a religião de um deus transcendente que, pela encarnação, se faz homem e assim se torna também imanente. Surge aqui o deus que é transcendente e imanente, quanto mais transcendente é pensado mais imanente ele fica." Carlos Cirne Lima - A fundação Ética e o AbsolutoTranscendende: Muito elevado, sublime, superior; Metafísico; Que está acima das idéias e conhecimentos ordinários. (Michaelis)
04/04/2007 às 15:54 #84176KamilMembroQue esibido este cientista!Lá em cada tem 200 livros an fila! a gente compra por metro (já vem até um colado no outro) ;D ;Dbye
13/05/2007 às 22:45 #84177J.MembroEu penso que fazendo isso, você esta perdendo o melhor da vida.Tudo na sua vida tem que passar por seu crivo racional e científico?Como funciona?Digo, como pode o amor passa por este crivo racional e científico?Não sou contra o ceticismo,mas não consigo deixar de relaciona-lo ao fato do "não saber".Existem coisas que nunca descobriremos as respostas, e não é por esse motivo que deixaremos de acreditar ou sentir.Tenho pavor de aviões, nunca passei por nehuma turbulência ou algo parecido, racionalmente sei que hoje o avião é o meio de tranporte mais seguro, mas já deixei de viajar por esse medo irracional que tenho.Se pensase como você enlouqueceria, não conseguiria explicar o medo.Mas mesmo não sabendo uma resposta para ele não posso deixar de sentir e acreditar nele.
12/05/2009 às 11:46 #84178Breno BastosMembroNão entendi muito a idéia do tópico. O oponete do Racionalismo é o Empirismo? De onde retirou a idéia do Ceticismo?
22/05/2009 às 1:54 #84179LeksoMembroPortanto, não se pode “sair por aí” dizendo “sou isso” ou “sou aquilo”, sem antes saber o significado do que se diz.
(A menos que se questione a autoridade do dicionarista.)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.