Início › Fóruns › Outros Tópicos › Dê sua opinião sobre a evolução da humanidade.
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
10/07/2006 às 23:05 #70511BrasilMembro
Caros amigosGostaria de ter a opinião de vocês a respeito dos seguintes aspectos:Não é difícil de se perceber que o homem, na sua evolução, deu um salto impressionante, SOMENTE no século 20. Por volta do ano 1000 da Era Cristã, as técnicas, conhecimentos e aperfeiçoamentos, estavam ainda muito parecidas ou próximas do que era 500 anos antes. Em 1800, a evolução ainda era menos que medíocre, ou seja, passou-se 800 anos e a humanidade não evoluiu praticamente nada em relação ao que era por volta do ano 1000, uma evolução a passos lentos, muito lentos.Posso estar enganado em relação às datas exatas e se eu estiver errado, por favor, corrijam-me, não sou profundo conhecedor desses assuntos. Somente depois de ter sido desenvolvida a tecnologia da propulsão a vapor as coisas começaram a desenvolver-se, (na visão da época), muito rapidamente, mas na visão de hoje, ou seja, em comparação com a velocidade de crescimento de hoje em dia, podemos dizer que, antigamente se crescia a passos de tartaruga.Atualmente o aparecimento de novas tecnologias é constante e a velocidade com que aparecem e tornam-se obsoletas é assustadora ou animadora. Acho que podemos dizer que essa multiplicação de velocidade e variedade de novas tecnologias é o motivo de elas crescerem cada vez mais rapidamente e conseqüentemente em variadas formas e sistemas.Quer dizer: À medida em que se desenvolvem novas e diversas tecnologias, isso torna possível que se multipliquem em cadeia, ou seja, a ação de uma, interfere diretamente na criação da outra e assim, sucessivas e multiplicadas vezes.Esse crescimento de tecnologias “em cadeia”, na minha opinião é algo benéfico e inevitável, até porque não existe por que evita-las, o que tem que ser coibido são os despropósitos que rondam todas as tecnologias.Já vivemos a explosão DEMOGRÁFICA e, esse problema foi praticamente resolvido pela explosão INDÚSTRIAL, que inevitavelmente será substituída pela explosão TECNOLÓGICA que, não sabemos ainda a que vai, realmente se prestar, mas, ainda teríamos outras explosões por vir?Explosão de consciência ou conscientização?.Explosão de disseminação de inteligências? Inteligências que nasceriam naturalmente em meio as novas e novas tecnologias, usando-as?Já observaram ou leram a respeito de um aspecto importante que é o fato de que: As crianças de antigamente serem muito mais “infantis” que as crianças de hoje?Já ouviram falar que: Meninas, antigamente tinham o início de sua atividade menstrual, bem mais velhas que as meninas de hoje?Inclusive nós próprios podemos observar isso, quando se alcança uma determinada idade, isto é, podemos ver que as crianças de agora são MAIS EVOLUIDAS que as crianças de nossa época.O que pensam sobre isso, ou seja, esse efeito “reação em cadeia” que vivemos?Abraços
11/07/2006 às 0:45 #83031FlagMembroUm dos pontos que eu queria referir, é que além da invenção da máquina a vapor, o computador, terá talvez sido o maior impulsionadorda evolução teconologica de a cerca de 50 anos atrás, e é fácil perceber porquê, já nenhum trabalho laboratorial se faz sem computador.Quanto á "reacção em cadeia" eu comparo-a aos ricos, quanto mais rico se é mais fácil é tornar-se ainda mais rico, e por analogia digo que quanto mais evoluidos tecnologicamente formos, mais rápido e fácil será evoluirmos, é como que se tivessemos a construir um enorme castelo( conhecimente absoluto), e que por cada descoberta feita, nasce mais uma pessoa para ajudar a construir, e portanto mais rapida e facilmente se torna a construção.Portanto posso concluir que talvez daqui a 100 anos, o progresso ciêntifico seja muito mais rápido do que o de agora, fazendo eles a comparação ao nosso progresso ciêntifico, ao de uma tartaruga.Se algum dia alcançaremos uma explosão de consciencialização e de maior justiça, acho que para lá caminhamos, porque se reparmos bem na História, a corrupção e a ganâcia, tinha muito maior peso antigamente do que agora, podemos nos queixar á vontade, mas antigamente as condições eram muito piores do que agora, portanto só posso concluir que daqui a uns 100 anos teremos uma socidade mais justa e mais equalitativa do que agora, o probema é que não vamos estar vivos para vêr-la, a não ser que o progresso na genética nos dê a pedra filosofal, hehehe ;D.
12/07/2006 às 3:09 #83032BrasilMembroSe algum dia alcançaremos uma explosão de consciencialização e de maior justiça, acho que para lá caminhamos, porque se reparmos bem na História, a corrupção e a ganâcia, tinha muito maior peso antigamente do que agora, podemos nos queixar á vontade, mas antigamente as condições eram muito piores do que agora, portanto só posso concluir que daqui a uns 100 anos teremos uma socidade mais justa e mais equalitativa do que agora, o probema é que não vamos estar vivos para vêr-la, a não ser que o progresso na genética nos dê a pedra filosofal, hehehe ;D.
Sim é verdade, já fomos piores... com o tempo o homem foi se livrando de certos dogmas, tabus e tantas formas de dominação que o prendiam à ignorância e submissão.
daqui a uns 100 anos teremos uma socidade mais justa e mais equalitativa do que agora, o probema é que não vamos estar vivos para vêr-la, a não ser que o progresso na genética nos dê a pedra filosofal, hehehe ;D.
Dar??? Podem no máximo, VENDER... ta louco? ;D hehehe
12/07/2006 às 9:52 #83033FlagMembrodaqui a uns 100 anos teremos uma socidade mais justa e mais equalitativa do que agora, o probema é que não vamos estar vivos para vêr-la, a não ser que o progresso na genética nos dê a pedra filosofal, hehehe ;D.
Dar??? Podem no máximo, VENDER... ta louco? ;D hehehe [img]
Eu quando me referi dar, tinha a intenção de dizer o avanço da genética dar o conhecimento para a pedra filosofal, mas é claro que se um dia isso for possível, só pessoal com muita influência e poder, é vão poder ter acesso a tal coisa, comoo teu amigo Donald Rumsfeld, hehehe ;D
12/07/2006 às 20:32 #83034ZMembroSe a pedra filosofal for descoberta, haverá guerras por ela…Evolução da humanidade... É um tema interessante, que se pode falar de vários aspectos individualmente.Vou pegar no seu tema Brasil. As crianças. As crianças hoje em dia são muito menos "crianças" do que antes. Em Portugal temos um exemplo muito engraçado. Antes, ainda no meu tempo (e eu não sou nenhum idoso), jogava-se berlinde, peão, macaca, elástico, cavalinho etc etc., desde o primeiro ano de escola até pelo menos ao 6º ano. Hoje é muito raro sequer haver essas brincadeiras. Antes as crianças raramente tinham pré-escolar, andavam brincando pelas ruas enquanto os pais trabalhavam, eram cuidadas por vizinhos ou amigos. Antes as crianças faziam muitas asneiras mas quando eram repreendidas, aprendiam fixando respeito pelas regras impostas. Vejamos a realidade de hoje, (ainda falando pelo menos de Portugal), as crianças logo que nascem têm acesso à creche, depois infantário e pré-escolar. É inconcebível que um pai deixe seu filho brincando nas ruas, ou ele está na pré-escola, ou está em casa. É claro que existem outras questões factorizantes tais como a segurança (ou falta dela) e a desconfiança social que também tiveram sua evolução, mas é certo que as crianças são menos livres do que eram. Antes os parques infantis eram de areia e quando havia. Balouços ferrugentos era melhor que televisão. Nesses parques via-se crianças todo o dia brincando a todo o tipo de jogos, as crianças levavam bonecas e carrinhos de casa para os parques só para se sentirem brincando com outras no espaço comum que era o exterior. Agora, as crianças estão envolvidas num casulo desde que nascem, pensando-se que as protegemos melhor se limitarmos seus movimentos, se prevenirmos suas asneiras. Os parques infantis são todos de borracha, com brinquedos inofensivos e sem piada.A nível técnico a segurança dos pisos de borracha é ilusão pois provaca queimaduras bem mais graves que a queda em areia suja... Mas isso é apenas uma questão de ilusão da sociedade de que o moderno é sempre bom. Agora, com todas as diferenças (num espaço de apenas duas décadas) entre a vida infantil de antes e a de agora, é óbvio que se está a criar uma geração de pessoas completamente diferente das de hoje. Crianças que passaram mais horas jogando computador do que berlinde, conversando na internet mais tempo do que convivendo com amigos, falando por sms ou telefone mais tempo do que brincando com seus amigos, não fazem uma geração mais social, mas sim uma geração mais individualista, condicionada e dependente dos dogmas sociais definidos. Tudo bem as crianças são mais conscientes das tecnologias, da realidade que é GANHAR DINHEIRO para viver melhor etc.. mas eu não julgo que seja uma consciência melhor do que as consciências das crianças que viviam livremente brincando na rua, tendo de procurar seus amigos para com eles conviverem, se machucando, caindo e brigando. A evolução vem com a evolução das crianças, e falando verdade, não sei se estaremos no melhor caminho. Penso que vivemos numa sociedade hipócrita de princípios hipócritas, em que as leis já só beneficiam os mais poderosos (monetáriamente e intelectualmente).Previsão:É muito difícil prever uma hipotética realidade num futuro próximo, mas a revolução de consciência não está mais próxima, apenas está mais acessível em função de a minha opinião estar lendo por todos vocês quando antes não era possível.Para já.. me fico por aqui ;)
13/07/2006 às 1:23 #83035GabrielleMembroEfeito “Reação em Cadeia”…Penso que levaria à uma saturação sem limites de informação. As pessoas estão estressadas, hiperativas...Por outro lado, se formos analisar a mentalidade das pessoas, apesar de termos mais informação, os jovens mais especificamente andam muito alienados, os assuntos são cada vez mais vazios.É complicado falar em conscientização considerando que, quanto mais informações recebemos, menos damos valor às mesmas.
19/07/2006 às 3:20 #83037BrasilMembroÉ muito difícil prever uma hipotética realidade num futuro próximo, mas a revolução de consciência não está mais próxima, apenas está mais acessível em função de a minha opinião estar lendo por todos vocês quando antes não era possível.
Olá ZO que, na sua opinião, nos prende para que não possamos alcançar mais rapidamente um grau de consciência mais elevado e efetivo? Efetivo, pois consciência todos já temos, porém, ela não é suficiente para conter as coisas erradas por nós praticadas e que atrapalham a evolução da humanidade e ao mesmo tempo, causam mortes desnecessárias injustiças e sofrimento.Até mais
19/07/2006 às 9:46 #83038ZMembroOlá BrasilDe certo compreendeu que o que eu quis dizer era que a actual era da informação e comunicação permite aproximar as mentes e as consciências, havendo maior divulgação e crédito dos ideiais instituídos.Quanto à sua questão, eu penso que a evolução humana ainda tem um significativo caminho a percorrer até haver um ponto de viragem e as pessoas se começarem a virar para a consciencialização.Vemos conflitos bélicos atrás de conflitos, guerras diplomáticas por posição social nas nações e sobretudo pela concorrencia das economias. A era da informação humaniza os ideais, mas também mediatiza as questões da actualidade. Nunca foi tão fácil saber notícias sobre o que se passa do outro lado do mundo, mas também nunca foi tão fáicl distorcer essa informação e impingir interpretações nas mentes das populações.É uma era que ainda irá perdurar e evoluir numa espécie de globalização da informação. Só depois de a expansão da informação estagnar um pouco, as atenções se focarão no discernimento dos conteúdos. Só aí se dará a uma possível era de consciencialização.Até lá, haverá cada vez mais pessoas que se resignam a aceitar sem discussão as informações impingidas à sociedade, haverá cada vez mais associativismo das pessoas de consciência livre, mas isso é apenas um paralelo da evolução humana, não tendo força suficiente para provocar um boom consciente a nivel mundial.É legítimo Brasil achar que estou demasiado sonhador, e que em vez de uma revolução de consciência só se deva discutir uma melhoria, um aumento de consciência. Mas eu acredito na exponencialidade sempre que haja potencialidade. Um ligeiro incremento de consciencia levaria à revolução em apenas uma questão de tempo.Eu acredito que o efeito de aumento de consciência existe e decorre progressivamente neste preciso momento por todo o mundo, contudo não atinge ainda um coeficiente de crescimento que permita despertar atenção suficiente para a sua revolução. Mas acredito que estejamos a camainhar para lá e que com a ajuda do esbarramento em barreiras de natureza racional*, os humanos se voltem mais para a consciência. *Ex. Haverá um dia em que a humanidade tenderá REALMENTE a perceber que a guerra, o conflito não ajuda em nada, e haverá supressão das intenções bélicas, começando pelos mais desenvolvidos até atingir os mais bárbaros (e não o contrário). Aí, a discussão dará mais valor às intenções sociais, filosóficas e humanitárias, permitindo uma maior dedicação à consciencialização, à auto-consciencialização e consagração dos valores universais.O meu receio é que este dia surja comente com o rescaldo da 3ª Guerra Mundial, a derradeira.;) cumps
19/07/2006 às 14:37 #83039BrasilMembroÉ legítimo Brasil achar que estou demasiado sonhador, e que em vez de uma revolução de consciência só se deva discutir uma melhoria, um aumento de consciência. Mas eu acredito na exponencialidade sempre que haja potencialidade. Um ligeiro incremento de consciencia levaria à revolução em apenas uma questão de tempo.
Olá ZEm um dado momento da história, tivemos a Explosão Demográfica e isso teria sido um enorme problema, não fosse a “revolução industrial”, que surgiu na hora certa, dar trabalho e dinheiro às pessoas.Hoje estamos no caminho inverso, a indústria está sendo substituída pela informática, vagas de emprego estão começando a serem extintas, um robô é capaz de fazer o serviço de dezenas de pessoas e por um custo, a longo prazo, interessantíssimos a quem o utiliza.Interessantíssimos, pois os robôs não têm benefícios trabalhistas impostos por leis, não exigem direitos, não pedem reajustes, nem mesmo têm salários, apenas uma despesa com sua manutenção e também não têm aposentadoria.Pessoas estarão a SOBRAR no “mercado de trabalho”. Um exemplo: Aqui em São Paulo, estão fazendo uma substituição, propositalmente lenta, (para não haver um impacto muito forte e com isso gerar opositores), das catracas de ônibus, que até então são ferramentas usadas pelos empregados das empresas, que são os Cobradores de Ônibus.As ditas catracas serão eletrônicas (trabalharão sozinhas) e com isso, muitos milhares e milhares de desempregados serão “fabricados” com a tecnologia.Isso é um exemplo simples, exatamente para que todos possam alcançar o que quero dizer, pois o mesmo está acontecendo em TODOS os segmentos de nossas sociedades, ou seja, a tecnologia, que obviamente é muito bem vinda por todos, está, sem sombra de dúvidas, gerando “pessoas sem dinheiro”. E sem dinheiro, infelizmente e atualmente, não se vive.O que isso pode e com certeza irá criar? Mais pobres, mais bandidos, mais crimes... Como toda metamorfose se dá de acordo com as condições presentes, eu prefiro entender que os humanos , desta vez, encontrem caminhos mais racionais que materiais. A cem anos, esse problema ( se essa situação estivesse acontecendo há 100 anos) seria resolvido com algumas “boas guerras” e conseqüentemente com a morte de alguns milhões de pessoas, os “sem dinheiro” que mencionei.Contudo, tenho fé nos humanos, apesar das atitudes ridículas e gananciosas que os homens ainda praticam, acho que o aumento da quantidade de tecnologias gerado pela própria tecnologia, será o caminho. O cérebro humano adquire com o passar dos anos e com o conhecimento das tecnologias, muito mais conhecimento e, por conseguinte mais CONSCIÊNCIA. Não é possível, na minha maneira de entender, a inteligência adquirida, ser maléfica, destruidora. Isso é inconcebível. Acho que existe algum “agente” imperceptível, mas que está entre nós, que nos PRENDE atrasados e NÃO ignorantes, pois conhecimento, já temos suficiente para vivermos sem problemas criados por nós mesmos.Se perguntarmos a 100 pessoas, se elas concordam com a guerra, teremos uma resposta unânime: NÃO. E porque elas acontecem?Se perguntarmos a 100 pessoas, se elas acham os políticos honestos, a resposta será unânime: NÃO. E por que eles existem?O que eu quero dizer? Que, consciência, nós já temos, falta coloca-la em prática. E por que não colocamos? Algo nos prende? Entendo que sim, certas questões ou indagações como; Podemos roubar? Podemos querer o que não nos pertence? Podemos enganar os outros? Têm resposta unânime: NÃO, e no entanto, essas coisas acontecem corriqueiramente.Por que somente depois de uma 3ª Guerra Mundial, as consciências “se aflorariam”? O que nos falta para colocarmos em prática, aquilo que 99,99% das pessoas acham certo?Acho que algo nos prende. Não é por vontade da maioria que as coisas estão como estão, isso NÃO! Pode ser por erro da maioria, mas não por vontade, concorda? Algo nos faz ir de encontro com os princípios de nossas consciências, algo nos faz passar por cima de nossas consciências.Abraços
19/07/2006 às 16:15 #83040FlagMembroSe perguntarmos a 100 pessoas, se elas concordam com a guerra, teremos uma resposta unânime: NÃO. E porque elas acontecem?Se perguntarmos a 100 pessoas, se elas acham os políticos honestos, a resposta será unânime: NÃO. E por que eles existem?O que eu quero dizer? Que, consciência, nós já temos, falta coloca-la em prática. E por que não colocamos? Algo nos prende? Entendo que sim, certas questões ou indagações como; Podemos roubar? Podemos querer o que não nos pertence? Podemos enganar os outros? Têm resposta unânime: NÃO, e no entanto, essas coisas acontecem corriqueiramente.
Isso talvez seja unânime que ninguém quer o mal dos outros, nem consideram que roubar seja justo, nem consideram que ser corrupto como os políticos seja justo igualmente.No entanto uma pessoa que acha que roubar é injusto, é capaz de roubar, se enfrentar uma situação em que se vê obrigado a roubar, como por exemplo se for pobre e tiver filhos em casa para alimentar.Mas também é possível uma pessoa achar injusto roubar, não for pobre, e no entanto roubar, como vemos meus amigos, quando fazmemos uns downloads da internet, por exemplo músicas, é considerado roubar. Isto porquê? Talvez, dada a chance a uma pessoa de roubar algo que precisa ou cobiça, sem enfrentar grandes dificuldades, e sem ser descoberto, digo-vos que embora essas pessoas digam que roubar é injusto, no entanto eram capazes de o fazer dadas as circunstâncias acima referidas.E para a corrupção igualmente, os políticos podem pensar que ser corrupto é mau e injusto, mas dada a chance, eles não se importam. Quem é que iria rejeitar uns quantos milhões de dólares sem fazer nada?Portanto talvez a resposta que nós damos quando fazem certas questões como se consideram roubar, haver corrupção justas, não corresponda totalmente á realidade.
19/07/2006 às 16:43 #83041BrasilMembroOlá Flag
E para a corrupção igualmente, os políticos podem pensar que ser corrupto é mau e injusto, mas dada a chance, eles não se importam. Quem é que iria rejeitar uns quantos milhões de dólares sem fazer nada?"
Quer a resposta? NINGUÉM
Citação de Flag: Portanto talvez a resposta que nós damos quando fazem certas questões como se consideram roubar, haver corrupção justas, não corresponda totalmente á realidade.
E por que mentimos pra nós mesmos? Qual a necessidade de mentirmos a nós mesmos?Por que não admitimos a realidade? Sabemos que é errado, então temos a CONSCIÊNCIA.Então, o que nos falta não é a consciência e SIM outra coisa. O que será??? ::)
19/07/2006 às 16:56 #83042BrasilMembroQuem é que iria rejeitar uns quantos milhões de dólares sem fazer nada?
Entendemos que os políticos e empresários roubam, porque se estivéssemos em seus lugares faríamos a mesma coisa. Isso nada mais é do que a CONSCIÊNCIA do problema.Só falta resolve-lo, hehehe
19/07/2006 às 17:52 #83043FlagMembroTalvez a consciencialização não chega, ou talvez seja em fraca quantidade, talvez deva tomar proporções maiores, porque está visto que mesmo uma pessoa consciente que roubar é um acto malacioso, e essa pessoa o faz na mesma, então teremos que pegar em algo mais forte para inibir as pessoas de não resistirem á tentação.Antigamente, as pessoas que fossem muito religiosas, não eram capazes de fazer tais actos, por medo de derreterem no inferno para toda a eternidade.Neste caso talvez não fosse tão mau assim conscientizar uma pessoa que pecado é igual a um bilhete de ida para o inferno.
19/07/2006 às 18:52 #83044Miguel (admin)MestreOlá amigos…
Então, o que nos falta não é a consciência e SIM outra coisa. O que será??? ::)
Acho que já demos um grande passo ao entender que somos responsáveis (mesmo que por passividade) por quase todos os problemas que nos cercam. O próximo passo é percebermos que temos condições de mudar isto, se estivermos dispostos a nos unir em torno de uma causa comum.Mas o problema é justamente esse: prioridades. A dos judeus e dos árabes é um amontoado de areia, e enquanto eles julgarem que isto é mais importante que vidas humanas, nada poderemos fazer.Abraços.
19/07/2006 às 18:55 #83045Miguel (admin)MestreOlá Flag,
Antigamente, as pessoas que fossem muito religiosas, não eram capazes de fazer tais actos, por medo de derreterem no inferno para toda a eternidade.Neste caso talvez não fosse tão mau assim conscientizar uma pessoa que pecado é igual a um bilhete de ida para o inferno.
Seria mais adequado chamarmos isto de "escravidão", ao invés de "conscientização"..hehehe...Abraços.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.