Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Sócrates e Platão › Diálogos de Platão
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
02/06/2005 às 19:06 #70231Miguel (admin)Mestre
Eu tenho uma curiosidade enorme de ler O BANQUETE de Platão. onde poderia encontrá-la?
}}}02/06/2005 às 19:50 #79714nahuinaMembroTem uma editora, Martin Claret, que publica uma coleção de livros de bolso (muito baratos!!!!) que se chama a obra prima de cada autor.vc acha em quase qualquer livraria e vc pode encomendar O BANQUETE, so há um problema: as traduções não são muito boas,eu particularmente prefiro a editora VOZES.Ah e se vc quiser eu tenho uma versão comigo que posso te mandar por e-mail, mas eu detesto ler livros no computador, não sei você.
A propósito, adorei o nick!02/06/2005 às 21:13 #79715Miguel (admin)MestreO Banquete está também na Coleção Os Pensadores, volume Platão (em várias das edições do Pensadores) e naquele volume Diálogos da coleção Clássicos Cultrix, tradução de Jaime Bruna.
02/06/2005 às 22:30 #79716nahuinaMembrosim e por sinal essa coleção é fantástica!E as traduções são muito boas tb,a melhor que eu já li do Discurso do método,
foi no unico lugar onde encontrei o texto :sobre verdade e mentira no sentido extra moral,que é um dos meus ensaios do Nietzsche preferidos.}}08/06/2005 às 23:53 #79717Miguel (admin)MestreOlá Nahuina
Certamente a Coleção Os Pensadores ocupa lugar central na história da edição e difusão de estudos sérios no Brasil. Comentei isso em http://www.consciencia.org/livros.html
No caso da edição do Descartes, é uma excelente edição, com introdução de G-G Granger, prefácio e notas do professor Gérard Lebrun. As notas são muito boas e os textos, muito bem selecionados, mesmo no caso das Objeções e Respostas (selecionadas). Mas no caso é a reedição do livro da Difel editada por Jacó Guinsburg ( o mesmo que traduziu a origem da tragécia para a cia das letras) e Bento Prado Junior, 1962.
Quando ao volume Nietzsche, trata-se de Obras Incompletas, trechos de várias obras selecionados pelo prof. Gérard Lébrun e traduzidas de forma magistral por Rubens Rodrigues Torres Filho, com Vida e Obra escrito por Olgária Mattos, também da USP. O RRTF é um caso raro porque junta a erudição e exegese conceitual filosófica com profundos conhecimentos do alemão e da literatura, ele era também excelente poeta, como se pode ver, por exemplo em O Vôo Circunflexo. Nas palavras de Ricardo Terra, “o maior tradutor que essa terra já viu passar”.
abs
09/06/2005 às 14:48 #79718Miguel (admin)MestreNahuina, ficaria muitíssimo agradecida se puderes manda por e-mail poi onde moro é um pouco difícil acesso á livraria.
[email protected]09/06/2005 às 15:39 #79719Miguel (admin)MestreSofia,
Se vc não tiver problemas com o espanhol, sugiro a tradução da Tauros. Elas costumam ser boas e, no caso dos diálogos de Platão, têm a vantagem de seguir a numeração de Stephanus, o que facilita bastante o estudo da obra. Vc pode baixar esse ebook gratuitamente no site Libros Taurus – esse site exige registro, mas ele é simples e é gratis, vale a pena! Adicionalmente, junto com o texto do diálogo, segue um (bom) estudo da obra.
Entretanto, caso vc não se dê bem com o espanhol, poderá baixar o texto em português na Alexandria Virtual, mas a qualidade da tradução perde em muito para o espanhol.
Um abraço.
09/06/2005 às 17:20 #79720nahuinaMembroentão menina, recebeu?
10/06/2005 às 6:02 #79721Miguel (admin)Mestre10/06/2005 às 14:01 #79722Miguel (admin)MestreOlá nahuina,
Recebi sim e fico muito agradecida, na verdade esta obra irá nos ajudar para a montagem de um espetáculo de teatro. Gostei da mensagem; quando eu fizei uma festa filosófica prometo que te convido, só espero que não seja tão “atrapalhada”…
ah, e por favor, não olhe embaixo do pé de framboesa.
saudações de: Sofia Amundsem a/c fórum de discussões, nahuina, Pilgrim e Onofre10/06/2005 às 14:14 #79723Miguel (admin)MestreBa pensei, quando vi escrito Platão que era algo sobre sua filosofia e sua relação com muitas religiões, pois sua alegoria da caverna, o mundo das idéias e assim por diante ~são afirmados de uma forma mística por muitas doutrinas religiosas, interessados em saber discutam!
Perilipumpóm10/06/2005 às 17:13 #79724Miguel (admin)MestreOlá Lizard,
Estou enganado em ler em sua msg um tipo de sugestão para mover essas mgs sobre Platão para as listas específicas que tratam dos filósofos?
Pensando bem, a lista sobre existencia de Deus não parece a mais apropriada para questões acerca de referencias e qualidades de traduções.
Nada impede, entretanto, a criação de outra lista para tratar de temas ligados ao orfismo e a influência de seitas orientais na filosofia grega.
Abraço.
26/09/2005 às 20:44 #79725Miguel (admin)Mestregalera,
preciso de relatos sobre fedro e o que ele fala sobre o amor no banquete de platão!05/10/2005 às 1:06 #79726Miguel (admin)MestrePreciso de encontrar os principais pensamentos de Platão que persiste até os dia de hoje.
04/03/2006 às 18:10 #79728carladaniegeMembroOI, galera, queria muito que vcs me ajudasse…..sou universitaria 1ª semestre e tenho um trabalho sobre platão…mais principalmente os dialogos…Mais não consigo achar esse material que pudesse desenvolver o trabalho….entao aguardo resposta quem pode me ajudar…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.