Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Movimentos Sociais, Populares e Cívicos › Entregue de bandeija?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
29/06/2006 às 22:42 #70502lvrfMembro
Boa noite a todosNão sei se vocês já perceberam. Mas estamos vivendo num mundo com pessoas omissas demais. Ou preguiçosas demais. Ou a alienadas demais. Enfim, ausentes.Se fosse apenas um caso ou outros particulares, até que não faria tanto sentido criticar essa omissão. Mas uma maioria esmagadora de pessoas estão nesse estado. Em relação ao trabalho - desinteressadas no que aplicam seu tempo, apenas mantendo o contrato - em relação a política - votam porque não tem jeito - em relação à sociedade ( detalhe, àquela que pertencem ) - deixam os filhos para serem criados por desenhos animados na TV, ou ignoram o fato de que sua vida está sendo influenciada por outros indivíduos, os quais estão classes socias acima ou abaixo. Omissos não fazem nada porque nunca tiveram interesses, ou porque tiveram seus interesses reprimidos? Alienados nunca prestaram atenção, ou tentaram se importar mas não colheram resultados? Um preguiçoso nunca quis trabalhar, ou sempre que tentou pegar no ritmo, sofreu com o peso da preguiça dos outros? Podem ser todos, creio eu. Mas de qualquer forma, percebem uma perda de força? Uma maquinização?? Não estamos entregando nossas vidas de bandeija? O que acham?
23/07/2006 às 18:42 #82905cissaMembroOláNão acredito que as pessoas estejam omissas, alienadas ou descomprometidas com seu trabalho.Vc imagina o que é trabalhar de sol a sol de segunda a segunda para ganhar muitas vezes menos de um salario minimo e chegar no mercado e não poder comprar um pote de margarina para sua familia? As pessoas em geral tem conhecimento do que se passa na politica, embora a noticia seja manipulada, embora muitas vezes a informação que tenham é a que houvem em comentários na fila de onibus, todos tem uma noção geral do que se passa, e é aí que surge o problema, elas se perguntam o que podem fazer, sendo que a única arma que conhecem é o voto, muitas vezes induzido é claro, como o que circula por ai vote 'nulo'!Então meu amigo criticar é fácil se vc tem ascesso a informação , se vc tem dinheiro para comprar livros, se vc tem ascesso a internet, se vc pode frequentar boas escolas, se vc pode frequentar bons restaurantes, se vc não tem o que comer, se seus filhos e pais não tem o que comer, se vc não tem trabalho...como exigir comprometimento politico?abraços
24/07/2006 às 0:47 #82906ZMembroConcordo em pleno com a comentário de cissa. Muito bem.Conhecimento é poder. E o poder traz grande responsabilidade. Responsabilidade é não julgar os ignorantes, mas julgar nós próprios!lvrf, cada vez há mais pessoas de todo o tipo, mais preguiçosos, mais gatunos, mais lutadores. O avanço da mídia faz a diferença ressaltando os que mais sobressaiem. Eu, ao contrário de todo o mundo que eu considero "normal" não glorifico à partida um lutador, nem menosprezo precipitadamente um preguiçoso. Nós não conhecemos as pessoas, nós não sabemos a vida deles. Tudo tem um motivo e cada um é como é. Não existem consciências melhores que outras, apenas consciências mais adaptadas ou menos adapadas à sociedade mundana. O homem nobre luta pela consciência mais humana, o homem egoísta luta pela sua própria consciência.Pensem nisto...cumps.
26/07/2006 às 0:16 #82907lvrfMembroEita, desculpa, não quis ofender nem colocar culpa em ninguem. Creio não ter chegado ao ponto que queria. Deixe-me tentar de novo.Não digo que pessoas que se esforçam, que têm preucupações, que têm informação, que tentam ou têm vontade de fazer diferença política não existam. Mas não dá pra negar que pessoas justamente ''opostas'' a essas tambem existam. E essas fazem um peso na hora de votar ( meio com que se decide o destino da sociedade ) que tem que ser suportado tambem por essas pessoas trabalhadoras, independenete de sua situação social ( podem haver pessoas de alto poder aquisitivo alienadas, e pessoas humildes afiadas quando se trata de política ). Realmente existe todo tipo de pessoa. Mas o ponto ( que creio ser em que o Brasil está ) é que pessoas que se perguntam o que fazer, chegam a conclusão que não podem fazer nada - É isso que observo - e que essas pessoas ficam mais fracas, perdem a energia, devido a essa repressão. Essa falta de energia se reflete no trabalho, em casa. Está na pessoa reprimida. Entendem agora? A pessoa calou-se. Sei que existem pessoas com permanente espírito batalhador, mas com o passar do tempo, a ''depressão'' de um pode influenciar outro, e começar uma certa epidemia ( que sentimos e vemos em tantas partes devido a essa corrupção toda ). Não fiz uma crítica ao trabalho. Falei da repressão. Que puxa a auto-estima pra baixo. E é nesse tempo que tiram proveito de nós que tem a chance.
se vc não tem o que comer, se seus filhos e pais não tem o que comer, se vc não tem trabalho...como exigir comprometimento politico?
Se não se comprometerem, estarão justamente fazendo esse peso à sociedade ( Já que o voto é obrigatório ). E mesmo que o voto não fosse obrigatório, poderia ser usado como arma para o voto induzido, como você mencionou. -- Faço uma pergunta em paralelo - Excluir politicamente quem não tem essa seriedade seria uma solução? --
Não acredito que as pessoas estejam omissas, alienadas ou descomprometidas com seu trabalho.
Realmente, no trabalho talvez não, errei nessa parte. Alienadas, mais do que se pensava, mas agora com a divulgação da mídia não estão tanto ( graças a Deus ). Omissas, estão sim, sempre estiveram e eis o porquê. Na Democracia o povo é soberano, no entanto, vejo a maior parte do povo brasileiro apanhando de seu governo, pagando altos impostos, mas mal tendo acesso a boa saúde ou educação. Não concorda?Realmente Z, cada pessoa é uma pessoa. A individualidade não devia ser posta em questão ( novamente, sinto pela generalização ). Mas a sociedade tem que ser administrada, e a sociedade não é uma ''grande pessoa'' -hehe- aí, que a sociedade entre em confronto com alguns indivíduos ( às vezes muitos ) é inevitável.Abraços
26/07/2006 às 2:32 #82908BrasilMembroOlá amigos
A individualidade não devia ser posta em questão. Mas a sociedade tem que ser administrada, e a sociedade não é uma ''grande pessoa'' -hehe- aí, que a sociedade entre em confronto com alguns indivíduos ( às vezes muitos ) é inevitável.
Pois é, este é um aspecto importante a ser discutido. O direito pessoal ou individual.Baseado no direito individual, o voto NÃO deveria ser obrigatório, e isso por si só, seria altamente sadio, pois só votaria, aquele que está politizado. O resultado iria representar a vontade da maioria realmente politizada, isso seria um bom começo.Outro aspecto: O rico consegue burlar a lei, ou esquivar-se de cumpri-la, ou até mesmo, pagar bons advogados para livrar-lhe das penas da lei. Ao pobre resta cumprir a lei. Esse “direito individual” é muito relativo! Barracos são invadidos pela polícia, sem autorização, a toda hora e muitas vezes não há nada fora da lei dentro do barraco. Se a casa de um rico for invadida sem autorização, mesmo que exista algo ilegal na casa e, o rico for preso, a prisão será ilegal, pois a casa foi invadida sem ordem e isso invalida o procedimento da prisão, não é mesmo? Sem falar no medo de possíveis processos judiciais, com que os policiais trabalham.Porém, como foi dito, a sociedade não é uma "grande pessoa", e tem que ser administrada.Se o conceito de “justiça” é algo questionável, ou de múltiplas visões, que dizer sobre esses procedimentos observados? Bem, a idéia de liberdade e direito individual é questionável em todos os sentidos. Se eu quiser atear fogo em minhas coisas eu posso, tenho esse direito, porém o meu direito termina onde começa o direito das pessoas que podem se prejudicar com meus procedimentos, pois, posso perder o controle sobre o fogo e causar danos a outros.Entendo que, na administração da sociedade, deveríamos encontrar meios de prevenir que erros, negligências, omissões, etc, acontecessem.A omissão e a negligência são comportamentos nocivos em qualquer campo e, o “direito individual” muitas vezes encobre, acoberta ou endossa, certos comportamentos totalmente reprováveis e/ou irresponsáveis.Abraços
29/07/2006 às 19:31 #82909cissaMembroOlá amigos !Ivrf respondendo sua pergunta paralela , excluir o cidadão não é caminho para coisa alguma, muito pelo contrário seria um retrocesso, o problema é a elite dirigente do país e não a pessoa menos ou mais informada politicamente.Na demogracia o povo é soberano, concordo que teoricamente isto é o que significa democracia, e pergunto vc acredita que estamos vivendo uma demogracia?A sociedade 'não é uma grande pessoa' , mas , atenção... ela é composta por pessoas, é uma reunião de pessoas que deveriam realmente estar interligadas num propósito único, o bem estar geral da sociedade...isso lembra alguém para vcs.?Ps. alguém poderia me dizer como faço para trancrever uma citação, para responde-la de forma direta? abraço
29/07/2006 às 20:30 #82910Miguel (admin)MestrePs. alguém poderia me dizer como faço para trancrever uma citação, para responde-la de forma direta?
Na tela de resposta existe um quadro "Resumo do Tópico". Nele, basta encontrar a mensagem que vc pretende citar e clicar em "Inserir Citação", que estará no canto superior direito.[IMG]http://images6.theimagehosting.com/Exemplo.155.JPG[/img]
29/07/2006 às 21:26 #82911cissaMembroQuerido eu bem que tentei, o problema é que todo o texto é transcrito e vc tem que deletar a a parte que não quer responder, é assim mesmo?
29/07/2006 às 21:35 #82912Miguel (admin)MestreExato. ;)
30/07/2006 às 10:47 #82913ZMembroPenso que o maior foco de lvrf é o de vivermos numa sociedade algo comodista.Contudo, não penso estarmos muito diferentes do que antes. Hoje, existem menos ditaduras. Já alcançámos muitos direitos mundiais relativamente a igualdades das mulheres, à não discriminação etc., e isso era tudo assuntos de união, em que o povo se unia para manifestar a uma só voz uma intenção. Agora isso é mais raro, praticamente só se vê movimentos sindicias a reivindicar um salário melhor... ou uma associação ambiental protestando contra determinada actividade, e coisas do género.No comentário anterior referi que a mídia faz muito pela percepção que temos da sociedade de hoje. A informação faz com que saibamos mais atrocidades, mais injustiças etc.. Antes vivíamos mais na ignorância, e não nos podiamos preocupar com determinada pessoa, ou determinada nação que estava sendo injustiçada. Agora tudo o que é alvo de injustiça, ou injustiça aparente está nos jornais, e faz com que milhões de pessoas se sintam indignadas, no entanto passivas.Outra questão é o número de problemas. Se na nossa sociedade só houvesse um problema-mãe objectivo, todo o mundo se uniria em torno dele (Brasil pode dizer que dinheiro é ele, e eu não discordo totalmente, mas dinheiro é um problema forte mas subjetivo, nunca unirá as pessoas devido à ambição e ganância de cada um nem que seja em ter uma vida um pouco melhor).Assim, com tanto e tanto problema por esse mundo fora, "ninguém" se sente com capacidade ou motivação suficiente para fazer algo.Restam então os movimentos e mentalidades activistas existentes, compostos em grande parte por pessoas jovens, com mentalidades frescas e sonhadoras por um mundo melhor. Porém, na generalidade das pessoas adultas que têm algo para preservar, seja bens, seja mulher, seja filhos, perde um pouco essa frescura e motivação para continuar sua "luta" dedicando-se ao "real".É sempre mais poderoso, mais dedicado à causa e mais disponível o lutador que nada tem e nada tem a perder, do que o que tem algo e o estima. E a verdade é que apesar de continuar havendo pobreza e miséria, as pessoas "têm mais" do que antes, sobretudo a nível material.Cumps.
05/08/2006 às 21:44 #82914cissaMembroOláNosso amigo Ivrf sumiu !
05/08/2006 às 21:50 #82915cissaMembroDesculpe pela forma como ficou o texto, tentei inserir citações, mas parece que não funcionou.
06/08/2006 às 14:42 #82916ZMembroEu expus situação.. não dei opinião. Falei de factos e não dei discurso motivador.Igualdade social das mulheres. Eu acho que igualdade social é coisa que não existe nem entre sexos nem entre raças nem entre movimentos políticos etc.. No entando eu não penso que aja motivos para um determinado grupo reclamar igualdade em relação a outro. Nos países desenvolvidos existe cotas que visam abrir mais vagas para as mulheres.. por exemplo.. 1 em cada três que incorporem uma lista, tem que ser mulher. Eu acho isso anti democrático.. e super hipócrita... Uma mulher. por ser mulher não deve ser priveligiada por isso.. nem discriminada. Se acharmos que a sociedade ainda não vê mulheres e homens da mesma maneira isso é um problema social de mentaliade... que não se resolve com quotas...Você tem filhos? Então certamente lutará para os preservar sim... Mas se a causa não afectar directamente eles... então você rpefere ficar sentado e vê-los crescer... do que partir para uma luta idealista que pode ser uma causa nobre e humanitária mas que não beneficia directamente a sua relação familiar. É esse tipo de comodismo que eu falei nas pessoas com algo a rpeservar...Eu não troco o estar do lado de um filho meu por uma manifestação constante contra a co-inceneração... você trocaria?Talvez quandos e fala de causas que se presume mais directas.. como a liberdade.. aí é outra coisa aí eu próprio incentiva meu filho a lutar pela liberdade que diz respeito a ambos.Foi neste sentido que eu comentei...Quanto ao valor que o Homem dá ao material.. concordo que começamos a questionar se vale a pena a importância que se dá a um bem material.. Mas quando se trata de um bem que possibilita uma vida melhor aos nossos filhos.. aí é um ideal que vale a pena preservar e lutar por ele (o que implica não o secundarizar em nome de uma outra causa menos directa).. Hoje existem mais pessoas.. mas em percentagem.. mais democracias.. o que de certa forma "cala" muito mais pessoas... e as torna mais acomodadas.. Todo o mundo reclama de tudo o que acha mal e de tudo o que não convém.. Mas as pessoas se sentem mais acomodadas. Isto é um facto.~Viver numa ditadura é bem diferente.. não existe as liberdades fundamentais (ainda que meio ilusões) para o povo.. isso dá mais frustração.. e mais força apra lutar contra o sistema.Nas democracias, o povo fica iludido om o poder democrático que tem e só resta as lutas por causas menores à da liberdade. É impossível todo o mundo se juntar contra a construção de uma central nuclear.. ou de um abate de uma pequena floresta.Actualmente são poucas as causas capazes de juntar pessoas por todo o mundo. As principais causas mundiais passam pela defesa da região amazónica (simbolizando a mãe natureza do nosso planeta) e sobretudo a ANTI GLOBALIZAÇÃO. É esta última que mais forças faz mover pelo mundo fora, pois junta pessoas frustradas com o rumo que o mundo está tomando, em que os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres...Os anti globistas não estão contra a globalização... mas sim contra a A globalização que se está verificado... a luta pela igualdade mundial e maior fraternidade.. é talvez a causa mais nobre e mais cativante na nossa sociedade actual.Cumps.
06/08/2006 às 14:45 #82917ZMembroUm facto que comprava o que digo é que as manifestações “locais” são invocadas maioritariamente por pessoas pobres.. que lutam pelo direito a um aspecto que posa ajudar a ter uma vida mais digna.Mas quando se fala de causas globais como a anti globalização... essas causas são defendidas tanto por pobres como por burgueses como por ricos...
12/08/2006 às 20:58 #82918cissaMembroOláMuitas pessoas não fazem nem idéia do que é globalização, acho um pouco exagerado dizer que ela é defendida tanto por ricos como por pobres.Uma questão importante que as pessoas não consideram é a cidadania.abraço
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.