Existe um propósito para a vida?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Existe um propósito para a vida?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 50 do total)
  • Autor
    Philipon
    Membro

??? ::)Perdoem-me, mas eu ainda continuo insistindo nessa indagação! Existe um propósito para a vida?... ... (Um objetivo, um proveito, uma meta, um alvo, um sentido, uma razão)?Você nasce, cresce, envelhece, adoece, se desintegra, e finalmente... Morre!De fato somos mesmo uma maquina inventada para trabalhar (mão de obra barata)!Mas para quem, para que, para o que? Enfim; qual é o real propósito para a vida? Qual é o sentido para tudo isso? Para quem vivemos? O que fazemos durante uma vida toda, pra que serve, afinal? Qual o objetivo? A que leva? Qual o saldo positivo? A quem interessa? Quem acaba lucrando com tudo isso? Para quem ficam todas as nossas conquistas e aquisições, que angariamos durante as nossas existências aqui nesse mundo? (tudo o que fazemos, construímos, e adquirimos; vão ficando aqui mesmo neste mundo, que acaba por ficar superlotado com tantas construções, que a ninguém interessa, pois todos igualmente se vão daqui; não se sabe pra onde)?Dizer que aqui viemos para aprender, para evoluir, para resgatar, ou cumprir missão?... Mas que missão?Vejam ainda o meu antigo texto: O ser humano é uma máquina:..- O ser humano é uma máquinaHeis aí uma nova religião Depois de percorrer inúmeras religiões por longos 42 anos, sem nunca eu ter obtido respostas para as muitas perguntas (quem sou de onde vim, porque vim o que faço eu aqui, para onde vou e etc. e qual é a verdadeira religião, pois todas elas dizem ser a única verdadeira)... Acabei reconhecendo que hoje estou ainda mais confuso e desiludido do que antes, quando eu nada conhecia em matéria de “deus”, religiões e coisas do gênero...

Amigo VianaGostaria que seguisse minha linha de pensamentos:- Uma pessoa ao perceber qualquer coisa (experiência externa ou interna) ativa a sua consciência.- A consciência através de suas ferramentas, discernimento, raciocínio e lógica, geram os pensamentos. - Os pensamentos por serem comandos de ação, lembrem-se da frase (antes de atuar deve pensar), ativam a mente, lembre-se da frase (se deseja aquietar sua mente, pare de pensar).- A mente para executar as ações do pensamento ativa o cérebro. E finalmente, o cérebro por meio do organismo executa as ações solicitadas.Pelo sinalizado podemos concluir que, é a consciência, que comanda todas as atividades do cérebro. E como conseqüência, as atividades de todo o organismo. - O organismo humano está formado por 300 trilhões de células agrupadas em mais de 200 funções diferentes.- Cada célula é uma unidade elementar de vida e possui a capacidade de reproduzir-se e de formar conjuntos orgânicos (tecidos, órgãos e organismos).- As informações (comandos) para que a célula realize suas atividades, se encontram no DNA da célula (as informações registradas no DNA de uma célula humana são aprox. 30.000)Agora, se pensarmos que o homem nasce de uma célula (zigoto), a pergunta a se fazer é, como se criaram os 30.000 comandos do DNA da primeira célula humana?Se você me fala que é pela evolução natural da célula, resposta que é dada pela maioria dos cientistas mecanicistas. Eu certifico que essa resposta denota falta de conhecimento é pelo tanto e superficial (a resposta não é válida, falta raciocínio).Evolução natural implica que não possui causa definida.Se você analisa a estrutura de qualquer célula, verá que cada um de seus componentes tem sua razão de ser. Utilizando a lógica elementar temos que : para que um efeito tenha razão de ser, sua causa, obrigatoriamente deve possuir discernimento, raciocínio e lógica.Pelo sinalizado, fica definido que a evolução da célula não pode ser natural e pelas conclusões já obtidas, as 30.000 informações do DNA da célula foram criadas por uma consciência. E esta consciência, por conclusão obvia, deve ser externa a ela.Agora, fazendo uma análise de tudo o sinalizado, se pode obter às seguintes conclusões:- O ser humano e todos os seres viventes foram criados por uma Consciência Superior.- Se o homem foi o único ser vivente criado com autoconsciência, a conclusão obvia é que o ser humano “Tem uma razão de Ser”. De outra forma, teria uma consciência coletiva como os animais.Como encontrar a “razão de ser”?.- Se a autoconsciência nos foi dada por uma Consciência Superior, significa que a essência dela, é semelhante à da Consciência Superior.- Isto significa que a autoconsciência do homem é semelhante à da Consciência Superior. - A criança ao crescer não tem consciência do “eu-próprio” e começa a criar um “ego” que corresponde a um eu-refletido. A criança passa a ter conhecimento de si mesma através do que as outras pessoas pensam delas.- O homem uma vez adulto e como um meio de ser aceito pela sociedade, começa a manejar seu “ego” (eu-refletido).- Como conseqüência do sinalizado, o homem não sabe realmente quem ele é. Suas atividades são administradas por consciências coletivas. No caso de suas inquietudes profissionais, pelos donos do dinheiro, quem paga mais. No caso de sua atividade social, pelos meios de comunicação (TV, radio, etc.), você deve estar à moda. Finalmente suas inquietudes espirituais, pelas religiões estabelecidas. Amigo Viana, se acompanhou minha linha de pensamentos, deverá ter-se dado conta, que suas dúvidas existem porque não está utilizando sua autoconsciência (consciência de seus pensamentos e de suas ações) o que significa lamentavelmente, que você está atuando igual a um animal (através de uma consciência coletiva).Amigo Viana, agora vou explicar a você, para que nos foi dada a auconsciência.- Seu corpo possui elementos sensoriais (os 5 sentidos). Através deles, você percebe as experiências externas e ativa a consciência.- A criança ao ir crescendo, vai aumentando sua quantidade de experiências sensoriais, e sua consciência as vá guardando na memória em forma de informação.-O homem ao passar de criança para adulto ativa duas faculdades essenciais de sua consciência, o raciocínio e a lógica. - A consciência então recorre a sua memória e de acordo às informações contidas nela, e utilizando suas faculdades (raciocínio e lógica), começa a criar conhecimento.- Observação importante: o raciocínio e a lógica são ativados pela reflexão. Isto significa que, se depois de uma experiência sensorial não se aplica a reflexão, a experiência será registrada como informação e não como conhecimento (falta aplicar o raciocínio e a lógica). Finalmente, se analisarmos todo o sinalizado, se pode concluir que:- A autoconsciência nos foi dada para junto com gerenciar e administrar as atividades do cérebro, adquirir conhecimento.- Se não utilizamos a autoconsciência (atuar por meio de pensamentos próprios), nossa diferencia com outros animais é nula (uso de uma consciência coletiva). Em outras palavras, desistimos de ser humanos.- Finalmente a consciência que adquirimos ao nascer é perfeita (semelhante à da Consciência Superior). A isto se refere o pensamento “Deus nos fiz  a sua imagem e semelhança” e não ao invés (dar a Deus características humanas). - O homem ao crescer corrompe a sua consciência com pensamentos externos negativos, crenças religiosas incoerentes, maus pensamentos, atividades que produzam experiências nocivas, etc.Observação finalSe a Consciência Superior nos deu ao nascer a autoconsciência (parte de sua consciência), nos transferiu todas as suas faculdades para que nos continuemos sua obra. Por tanto nossa missão é:Criar novas vidas e junto com proteger-las e ajudar-las em todas suas necessidades, adquirir conhecimento para continuar nossa evolução e transformar este mundo num paraíso.E isto, o lograremos somente com trabalho em conjunto (com ações reais) tendo como únicas ferramentas o Amor e a Compaixão.Jamais lograremos nossa verdadeira missão, sentados num banco de uma igreja orando a um Deus humanizado, para que faça nossa tarefa. Depois de 2000 anos orando sem receber resposta (a situação do mundo está um caos e a tendência é piorar) deveríamos começar a pensar que algo está errado.Adorar a... Significa fazer a vontade de...A vontade da Consciência Superior já esta definida. Agora falta cumprir nossa parte que é: Colocar mãos na massa.Um abraço

O propósito da vida é escolher entre a pílula azul ou a vermelha. Qual você escolheu?Tem gente que passa a vida toda na azul, e fica admirando a vermelha. Jamais irá tocá-la, mas a admira.Tem gente que enterra na vermelha, mas fica contrariado com a azul. A azul o incomoda, o perturba.Tem gente que toma as 2 pílulas, mas em dias diferentes. Talvez porque essas pessoas não se decidem. Jamais chegam a uma conclusão.Tem gente que não toma nem a azul, nem a vermelha. Isso porque o medo o assola tanto, que ele prefere passar o resto da vida na dúvida. Desejando e rejeitando ao mesmo tempo, como um ser barroco.Tem gente que toma metade da azul, e se arrepende. Mas depois toma a segunda metade, e se arrepende de novo. A vermelha não importa pra ele, pois a azul é o bastante para a sua depressão, indo e voltando.A vermelha é para os dias de folga, entusiasmo. Não serve para encontros familiares.A azul ......

Bem, as pessoas não são iguais, assim as idéias também são diferentes. Naturalmente eu tenho as minhas a respeito da questão postada pelo meu amigo Viana (já disse que nunca fui pastor, cderto, Viana) :good_mini:Eu penso o seguinte: Antes de eu ser, não existia. Não tinha escolha nem vontade, livre arbítrio, nada!Nasci. Fui posto aqui nesse mundo e aqui comecei a me adaptar a ele. Com o tempo, embora irracionalmente, fui gostando de estar aqui, fazer as coisas que fazia, sentir os prazeres que sentia e comecei a gostar de viver, sem me questionar porque nasci e estava aqui.Observando o mundo, com a minha inteligência, percebi que nem todos eram como eu. Uns viviam tristes, outros com ódio, outros sofriam desconforto, outros nem tinham o que comer e ainda outros queriam mais é morrer!...Então percebi que havia uma diferença do tipo de vida que cada um levava e me preocupei com isso!  O que vim fazer aqui? Não sei!... Sei que a Natureza me colocou aqui apenas para preservar a espécie!... Por que preservar a espécie? Também não sei! Se o homem for extinto, e dai? Que diferença isso fará para esse imenso Universo que conheci? Nenhuma!...Mas percebi que havia uma diferença na forma de passar aqui, pelo período que geralmente passamos, sem acidentes, 80, 100 anos. E que eu não queria ser como esses, que sofrem no seus sentimentos e não gostam de viver, porque eu era feliz até então e achava a vida muito boa! - Nem todos têm essa sorte!...- pensava - Eu tive! Então, o meu objetivo passou a ser preservar o que já tinha de bom e conquistar mais ainda, coisas melhores, como se essa vida aqui na Terra, fossem imensas férias, que eu terei a oportunidade de passar. Nem todos têm essa oportunidade!... Então, eu precisei criar uma filosofia de vida: Respeitar as leis sociais, preservar os bons sentimentos que eu tenho e que me fazem feliz, dentre os quais, ajudar o meu próximo a ter o mesmo prazer de viver que eu tenho, estudar bastante, trabalhar dignamente, salvaguardar o meu futuro,  preservar a minha liberdade, zelar pela minha saúde, não correr riscos desnecessários e aproveitar a vida! O melhor que ela tiver. O amor, o sexo, os deleites dos meus cinco sentidos e mais a emoção... o sabor, os perfumes, as paisagens magníficas, os sons maravilhosos, o sentir na pele a suavidade do toque prazeroso... E finalmente, só por uma questão de devolver aquilo que eu recebi da Natureza, passar tudo adiante, para os meus filhos.Assim, resumindo pra você, a minha filosofia de vida é VIVER, viver o melhor possível e curtir essas férias maravilhosas, até todos os meus 6 sentidos se esvaírem. Então, estarei compensado. Então, estarei feliz e posso morrer como vivi. Em paz.Abraços

cleopratraz
    Membro

Paz? Nem pensar nela. Aqui é o mundo das inquietações e viver inquietando e inquieto é o objetivo de todo ser humano. Por que finalizar a vida de onde eu vim desta forma? nasce, cresce, reproduz e morre? Volto para lá, inquieto aqui e volto para lá de novo até que eu perceba que atingi o meu objetivo como humano: juntar a minha dualidade em uma. Afinal quem sou eu?

Acácia
    Membro

Que absurdo! Esta é desorientada…risos…O propósito é este mesmo que o nobre colega falou. Eu não diria somente ser feliz mas ser também capaz de ajudar a promover a felicidade para muitos...'A amizade é uma alma com dois corpos" (Aristóteles).

Não! Não há propósito algum. Mas estes (propósitos) com certeza poderão ser criados por vc! Então: qual o propósito da minha vida? Família? Filhos? Um projeto a desenvolver? Enfim… É só isso!!! :)TARCÍSIO ROBERTO DE MORAIS

cleopratraz
    Membro

Interessante o que escreveu o Viana. É bem possível este pensamento para a nossa Nova Era Digital. No entanto, cheguei a conclusão que quando Deus criou o homem e o colocou para cuidar do jardim do Éden, era este o propósito para a vida. Mas até o homem ter a capacidade de cuidar deste jardim ele precisava crescer e aprender. Por isso estamos aqui. No início como animais, depois homem das cavernas, depois bárbaros, depois astuciosos, depois superticiosos, medrososos, covardes, guerreiros e assim, um contínuo desenrolar da História. Até adquirirmos a capacidade de cuidarmos do jardim de Deus haja tempo. Mas a época da avaliação do homem deve estar próxima. Quem estará capacitado? Quem terá aprendido a lição? Eu acredito que todo o nosso processo de aprendizado se deu aqui mesmo, em um único plano sendo que o mesmo plano deve possuir apenas duas dimensões: a vida e a morte. Passamos de um plano a outro sem nos darmos conta de em qual lado está a vida o de em qual lado está a morte. Para isto Deus nos fechou os olhos (vestiu nossa nudez), para que chegássemos ao final do aprendizado com todas as formas que Ele nos deu e com toda a plenitude (espírito, alma e corpo) e mais uma a ser adquirida na quarta dimensão. Porém, muitos são os tropeços, as armadilhas e poucos serão os eleitos a cuidarem do precioso jardim de Deus. Se for para pensar, é assim mas, creio que o pensar no propósito da vida já é em sim um grande obstáculo a ser vencido, pois, pela agonia que causa adentrarmos em territórios desconhecido, uma dimensão na qual ainda não atingimos é um grande risco, afinal, creio que Deus nos acompanha em todo este processo de desenvolvimento e todas as dimensões Ele já conhece. Precisamos chegar lá por inteiro, em toda a plenitude que Ele projetou. Au revoir.

nickoss
    Membro

Não existe propósito, mas a gente sempre inventa um.AbraçosNickoss

deusa atena
    Membro

viana:Ô cara, como eu te entendo! Já passei por isso.Estou sem tempo agora para me estender, mas existe sim um propósito e um sentido para a vida:CRIAR E SE EXPRESSAR.E todos nós fazemos isso desde o "início" e nosso legado criado passa para as gerações futuras, podendo ser bem ou mal assimilado e empregado, mas isso faz parte do jogo. Pelo menos por enquanto.Ah, deus não tá nem aí pra nós, até porque ele não é nada daquilo que os seres humanos pensam que ele é.abçs

aprendis
    Membro

Amigo, ao que parece você enxerga o mundo através dos olhos alheios. Tudo o que você “sabe” veio de fora, do seu exterior. Se o que está aí dentro de você conflita com o que está aqui fora, o que questiona em seu peito, já não é você, é alguém falando em você, falando com você. Esqueça os outros, outras pessoas, felizes ou infelizes, outros pensamentos ou crenças: “fomos criados por Deus!” ou “viemos do macaco”, enfim… . Se você não soubece de nada, se nunca tivesse ouvido falar sobre nada disto, o que realmente seria a sua filosofia? Estaria você preocupado com, o que estou fazendo aqui? Ou feliz simplesmente por perceber que teve a oportunidade de estar aqui? De poder fazer o melhor hoje, agora, ontem ou que seja amanhã. Não entrarei em detalhes, por hora, mas felicidade está aí dentro rapaz, e nunca aqui fora. Você é muito mais capaz de fazer o exterior feliz e sentir-se feliz com isto do que o inverso. Tenho agora outras coisas em mente e não me direciono muito especificamente a sua questão, mas estou completamente aberto a críticas, ofensas, elogios ou seja o que tiver que vir.Um forte abraço.

ppaulo
    Membro

Propósito e sentido.Tão semelhantes e ao mesmo tempo tão distantes, separados pela "vida", o segundo já tem em si o primeiro, na medida em que sentido é direção e significado, lato sensu sentido é propósito e sentido stricto sensu. O primeiro, algo se que anuncia para poder iniciar a caminhada, o outro, quando já longe, olhamos ao passado. Um como algo a guiar nossos passos, um fim a que se destina; o outro, o algo a justificar tudo o que foi feito pelo propósito.Toda vida que é justificada em seu sentido, tem justificado o seu propósito e, nenhum propósito sem sentido será justificado.Então, indagar da vida, sempre será sobre seu sentido, pois, ali estará seu propósito. E aqui, sentido não como direção que é seu propósito, mas, sentido como significado. E, significar é interpretar, pois a significação apenas pode ser àqueles que o podem interpretar.Aqui o paradoxo: o sentido só se pode saber no depois, a interpretação, o significar é sempre sobre aquilo que já está posto, acontecido. O propósito é parte integrante do sentido, não existe apartado do sentido. Como então ter um propósito se ainda não podemos apreender o sentido? Esta é a tarefa hermenêuntica. O sentido ali está no início da caminhada, como o índice de um livro. Este índice dará o propósito à vida, mas seu completo sentido apenas se desvelará no fim. O sentido também é história.abraços,

Acácia
    Membro

Muito interessante!Quer dizer então que se perdermos o sentido (a morte do sentido) deixamos de cumprir o propósito. É isto?

lincolnpsi
    Membro

Meus queridos boa tarde!Provavelmente uma das questões mais interessantes de que se tem noticia.Isso caminha com a humanidade desde os primordios dos tempos, os seres humanos(Animais aflitos por natureza) continuadamente levantam questões a cerca da origem ou da finalidade deste proposito vital.É interessante notar a semelhança entre o homem e a formiga.Vamos a elas:Qual o proposito de uma formiga?Todos sabem a resposta, quem não souber basta procurar no google ou em outra fonte qualquer.É interessante notar que existe uma cadeia alimentar e a formiga faz parte desta cadeia alimentar fornecendo alimento e servindo de alimento.Ela por instinto segue uma pre-determinada forma de ação / agir em harmonia com esta cadeia alimentar.Alguem ja ouviu falar de uma formiga que se suicidou?Este proposito alimentar da formiga é muito simples, mas ninguem aqui esta buscando complicar as coisas não é mesmo? Continuamos, este proposito alimentar é um ponto de partida para entendermos algo muito maior e misterioso.Vejamos algumas hipoteses:1° O homem fornece energia a alguma outra especie superior a ele?2° O homem se alimenta de alguma substancia que não esta disponivel no planeta terra?3° Voce ja viu algum homem se suicidando?Perguntas simples e aparentemente idiotas podem , dependendo da bagagem intelectual de quem as responder, nos fornecer reflexoes melhores e maiores.As vezes podemos entender melhor ou ate mesmo responder determinadas indagações , com justamente, outras indagações.Algumas perguntas respondem algumas perguntas...Mas , se alguem pensar que esta comparação entre homem e formiga ( formiga foi apenas um animal qualquer que usei para ilustração , mas poderia ser uma alga marinha, um elefante ou um politico ), enfim , é uma comparação sem sentido , tudo bem, o que quero levantar é que se existe um sentido , ou uma meta a se cumprir , ou um destino , ou um deus , ou um diabo , ou uma cuca do mal , ou um monstro papão , que seje , se existe algo superior ao homem , este só existe pois se alimenta dos homens ou dos fazeres humanos, todos nós sabemos das inumeras formas de energia que o ser humano emana atravez da terra para o universo, ondas de radio, entre varias formas humanas de energia , elas estão constantemente sendo lançadas no universo, poderiam ser estas energias fontes de alimentação de algo superior?Ou mesmo assim, alguem aqui ja assistiu um programa chamado bbb?Podem os seres humanos estarem dentro de um aquario (Planeta terra) apenas por puro deleite de uma outra raça superior , como sendo apenas um entreterimento visual ou comportamental?Para dar audiencia?Ou mesmo , sendo uma fonte de alimento ou de entreterimento, o grande lance e o grande mistério é que a chance de descobrirmos o real sentido disto tudo é minima, para não dizer inexistente.Mas se alguem vir a dizer que a razão da sua existencia é a mesma da razão da existencia de uma formiga, ou falar que vc não passa de uma marionete estilo bbb para puro prazar de uma raça superior, isto fere , condena e machuca o orgulho , a honrra e o grande mérito de ser um ... tam tam tam tam !SER HUMANO !!! isso é ridiculo...

ppaulo
    Membro

Prezada Acácia,Refletindo acerca de seu questionamento, em primeiro lugar gostaria de dizer que a morte do sentido é impossível (explico-me mais adiante). Mas, se possível fosse, com certeza sua morte seria também a morte do propósito, já que o sentido engloba o propósito.Mas, e já me explicando, creio não ser possível uma morte do sentido, visto que sentido não tem existência, sentido é interpretação, e, o ser humano sempre será capaz de interpretar. Aliás, vivemos interpretando o mundo que nos cerca, dizendo dele e de suas coisas.O ser que está no ente, no momento em que o percebemos como ser, já é sentido. No momento em que indagamos do ser, indagamos de seu sentido.Vou descrever um exemplo, numa livre interpretação heideggeriana: imagine um martelo, de uma forma diferente, em que à primeira vista você não o reconheça como martelo. Quando indagamos a respeito do ser deste objeto, já estamos indagando de seu sentido. Com algum esforço e tentativas, veremos que sua utilidade é de ser martelo.Neste momento, descobrimos de seu ser e indubitavelmente descobrimos o seu sentido. Este sentido do objeto martelo é como disse no post passado, sentido histórico e, um sentido de utilidade numa construção histórico-cultural.O propósito neste caso específico é sua utilidade para o homem (ser humano). Num exemplo abstrato da morte do sentido, é como se não houvessem mais pregos no mundo... seria a morte do sentido do martelo, e, com certeza a morte de seu propósito, qual o propósito de se construir algo chamado martelo quando não teremos mais pregos? Para gerações futuras, não haveria um sentido presente para tal objeto... somente seria possível resgatar o seu sentido passado...Quanto ao último ponto que visualizo em seu post, que é o do cumprimento do propósito, se não houver um sentido, não haveria em que se falar de propósito. Como no caso do martelo, seu propósito se cumpriu enquanto houve sentido. Para mim, o propósito sempre é algo intencional, possível de ser impresso no mundo apenas pela nossa razão.

ppaulo
    Membro

Com todo o respeito, gostaria de dizer que discordo de nosso colega lincolnpsi.Somente a razão pode imprimir um propósito e interpretar o seu sentido. É uma faculdade da razão. No exemplo citado, apenas se imaginássemos as formigas dotadas de razão.

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 50 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.