Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Filosofia Moderna: crises e retrocessos
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
19/04/2001 às 12:47 #69889Miguel (admin)Mestre
Estou precisando elaborar uma dissertação sobre o tema filosofia moderna: crises e retrocessos.
Fundamentando os argumentos no:
a)contexto histórico social em que surge a filosofia moderna
b)nos novos rumos desejados para a modernidade
c)nas idéias de 2 filósofos que podem ser considerados precursores de transformações gnosiológicas(referente ao conhecimento)
d) nos avanços e retrocessos percebidos durante a construção de uma nova imagem do homem e do mundo.
Por favor me ajudem o trabalho deve obedecer a estrutura de um texto dissertativo de no minimo 30 linhas e no máximo 40.19/04/2001 às 17:20 #74379Miguel (admin)MestreVocê não quer que alguém redija seu trabalho para você né? Tem bastante material sobre os assuntos pedidos aqui no site, veja os textos sobre bacon e Descartes, na seção de filosofia moderna.
20/04/2001 às 2:10 #74380Miguel (admin)MestreCaríssimo Onofre, se eu não estivesse com essa dificuldade provavelmente não teria pedido ajuda.Antes de tentar criticar ou dar a sua opinião sem que seja solicitada, tente pensar que existem pessoas que por algum problema solicitam ajuda. Não tire conclusões precipitadas.Se você não pode ajudar, não atrapalhe.
20/04/2001 às 2:40 #74381Miguel (admin)MestreO período do Renascimento é considerado, segundo muitos historiadores, um período de transição, embora outros, como Michel Foucault, o coloquem como um período autônomo. No Renascimento temos tanto elementos medievais como elementos modernos. É no renascimento que vemos ressurgir a pesquisa científica, política, cultural, o florescimento das cidades.
Politicamente, temos um autor importantíssimo, Nicolau Maquiavel, que irá se esforçar para criar, dentro do contexto da unificação da Itália, uma ciência política separada dos valores religiosos que até então predominavam. Na ciência temos o surgimento da bússola, a expansão marítima dos países ibéricos. E a teoria heliocentrista de Copérnico. Filosoficamente, um autor que é considerado o primeiro dos modernos e o último dos medievais é Fracis Bacon. Ele formula um método experimental, empirista, que buscava o avanço científico, o avanço do conhecimento, e a dominação técnica do homem sobre a natureza. Este filósofo se insurge contra o saber da antiguidade mastigado há séculos pela Igreja Católica. Especialmente Aristóteles, a cujas obras ele tentará contrapor as suas.
René Descartes é chamado de “O pai da filosofia moderna”. De fato, na filosofia, a modernidade começa com Descartes, e com sua construção do conceito de subjetividade e com a introdução do sujeito do conhecimento – ao qual está submetida, no processo de conhecer, a ordem das razões. De fato, o cogito cartesiano é o ponto fixo sobre o qual começa a se construir um sistema, o edíficio do saber. Ligada ao cogito está a primeira verdade da onde podem ser deduzidas todas as outras. Descartes, ao contrário de Bacon, defende a dedução, e não a indução, como mais adequada ao ato de conhecer. O que está em jogo em Descartes é a construção de uma mathemas universalis, de um saber universal e unificado, que tem suas bases na metafísica, no mundo objetivo sendo legimado por Deus. Com Descartes também há o surgimento de um forte dualismo, para ele o mundo é composto de duas substâncias, a res extensa e a res corporian, ou, grosseiramente, corpo e espírito. Nas meditações ele demonstra porque a alma é mais fácil de conhecer do que o corpo. Ele também defende a razão como a faculdade da alma mais adequada para distinguir o verdadeiro do falso. Em seu discurso do método ele elabora um método para bem conduzir a razão e procurar a verdade nas ciências. Esta busca e elaboração de um método é uma herança perene de Descartes à ciência. Além de filósofo, vale lembrar que ele foi também brilhante cientista e matemático, tendo desenvolvido a geometria analítica e o plano cartesiano.
Os filósofos modernos, tinham, portanto, esta esperança de que o conhecimento racional seria capaz de conduzir o homem até o mais alto estágio que ele pudesse alcançar. Esta esperança teve o seu ápice no otimismo dos Iluministas, no século XVIII, que buscavam afastar, através da luz da razão, as trevas do espírito causada pelos preconceitos, dogmas religiosos, intolerâncias etc. No entanto uma crítica a isso já começa a surgir no interior do próprio Iluminismo, nas Idéias de Jean-Jacques Rousseau. Rousseau argumenta que estes avanços da civilização só empobreceram o homem espiritualmente. Ele conjetura sobre o homem no estado de natureza: solitário e auto-suficiente, vivendo plenamento a sua vida. Rousseau critica a frivolidade de alguns confortos modernos.
Esta dominação técnica e o controle da natureza também tem algumas outras consequências nefastas. Com a ascenção do capitalismo temos a natureza como a fonte de uma matéria-prima que deve ser transformada em produtos economicamente aproveitáveis. Isso implica em um aumento da pobreza, da devastação ecológica etc.
No século XIX, esta esperança moderna de o homem antigir a verdade através da razão cai por terra, em filosofia, juntamente com a noção de verdade. Alguns acreditam que portanto vivemos uma pós modernidade, outros acreditam que a modernidade só sofreu um duro golpe, mas que pode se levantar, desde que feitas as devidas adaptações.
20/04/2001 às 14:04 #74382Miguel (admin)MestreCaríssimo Onofre,
Gostaria de agradecer tão iluminada ajuda.E não querendo abusar da sua boa vontade, você poderia me dizer quais são as tecnicas de um fichamento.Parei de estudar a mais de 15 anos, e retornei agora, estou com muita dificuldade de memorização e como fiz metodologia cientifica a muitos anos, não me lembro como se faz um fichamento. Ja procurei ajuda com os professores e eles me mandam procurar em livros, trabalho o dia todo, tenho filhos pequenos e não tenho muito tempo para ficar na biblioteca, pois se faço isso perco as aulas, pois já chego na hora.Preciso recuperar o tempo perdido e não posso reprovar em Filosofia, mesmo pq teria que pagar novamente a matéria, e as minhas condições não me permitem. Desde já obrigada.20/04/2001 às 18:36 #74383Miguel (admin)MestrePrezada Cláudia: Não conheço as normas técnicas para se fazer um bom fichamento. Talvez na ABNT. Cada um carrega o seu fardo sobre a terra. Boa sorte em seus estudos.
03/09/2001 às 14:05 #74384Miguel (admin)MestreSou uma estudante do 3º ano colegial, estou a procura de um documentário da vida e obra de Nicolau Maquiavel, alguém pode me iluminar nesta procura. Desde já agradeço a colaboração.
03/09/2001 às 14:09 #74385Miguel (admin)MestreSou uma estudante do 3º ano colegial, estou a procura de um documentário da vida e obra de Nicolau Maquiavel, alguém pode me iluminar nesta procura. Desde já agradeço a colaboração.
03/09/2001 às 18:57 #74386Miguel (admin)MestreTente aqui http://www.culturabrasil.pro.br/maquiavel.htm e aqui http://www.culturabrasil.pro.br/zip/maquiavel.exe (endereço para download ).
Abs
09/10/2001 às 11:53 #74387Miguel (admin)MestreGostaria de obter informações sobre:
RACIONALISMO ->Filosofia Moderna24/10/2001 às 14:22 #74388Miguel (admin)MestreIlmo. Sr. Onofre Veiga, necessito de fundamental auxílio sobre as principais idéias com relação ao livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel. Creio que sua ajuda contribuirá muito para esclarecer minhas dúvidas sobre este que é um dos maiores autores do Renascimento. Desde já agradeço sua colaboração.
24/10/2001 às 18:33 #74389Miguel (admin)MestreO sr. já acesso Essa contextualização no site? E já baixou o livro em Neste endereço?
31/10/2001 às 21:42 #74390Miguel (admin)Mestrenao sei se é o local ideal mas quero saber algo.
de quem é esta frase , onde surgiu.
quero saber quem disse isso.somente os tolos respondem uma pergunta com outra.
05/11/2001 às 20:20 #74391Miguel (admin)MestreGostaria de obter informações sobre sites onde possa pesquisar as semelhanças e diferenças entre o Oriente e o Ocidente : sociedade, religião, economia, política e militarismo, para um trabalho de Filosofia.
19/11/2001 às 17:10 #74392Miguel (admin)MestreSr. Onofre,
Necessito urgente um resumo da obre de Maquiavel, será possível me ajudar?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.