Filosofia no Ensino Médio

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  • #70424
    Bodart
    Membro

    Fico irritado em ouvir meus alunos (leciono Geografia) reclamarem da disciplina Filosofia.Não que a culpa seje deles. O problema está na forma com que se transmite a Filosofia.Ao invés de ensinar ao aluno à filosofar, estão enfiando "guela abaixo" a História da filosofia. Se a Filosofia deve se distingüi das outras disciplinas pela sua capacidade de desenvolver raciocínios, como colocar o aluno para decorar pensamentos de outros filósofos, nomes, cidades natal, nome dos pais..?  É um absurdo!Devemos ensinar o aluno a filosofar e não tornar a disciplina em uma mera reprodução de informações. Deixem essa coisa de datas, pais, família... para a revista Caras (há até quem goste).E você! O que acha?

    #81730

    Olá Cristiano,eu estudo filosofia (ou, pelo menos, tento..rs...) desde os 15 ou 16 anos, e posso dizer que jamais vi uma aula de filosofia no ensino médio (que eu terminei há aprox. 2 anos) em que esta fosse ensinada de modo "filosófico". Como vc disse, a aula era puro "decoreba". Aí eu aproveitava para incomodar o professor fazendo perguntas que eu tinha certeza que ele não saberia responder, tipo "o que o senhor acha da ótica sartreana sobre o ponto de vista aristotélico da finitude humana?" Uma pergunta completamente sem sentido, mas ele tentava responder ..hehehe... :DAbraços.

    #81731
    Bodart
    Membro

    Caro UnVoltVocê atribui o desinteresse da grande maioria da população pela Filosofia (aqueles que já a estudaram)a esses acontecimentos?

    #81732

    Com certeza. A alienação, sendo considerada como um labirinto, só poderá ser deixada quando soubermos que existe uma porta de saída: a filosofia. E não me refiro à filosofia como "acúmulo de conhecimentos", mas sim à aplicação da lógica e do raciocínio em situações concretas. Abraços.

    #81733
    Bodart
    Membro

    Caro UnVolt…Você acredita que a alienação irá um dia diminuir a ponto se quebrar os quilhões que tanto tem sacrificado a massa?

    #81736

    Considerando que há 500 anos o ser humano médio era um completo ignorante, e hoje o ser humano médio é um pouco menos, então daqui uns 1000 anos talvez a situação esteja um pouco menos pior…To brincando..rs... Não dá pra saber, tudo depende de nós, se soubermos escolher melhor nossos políticos e reivindicar nossos direitos, é possível que as coisas melhorem. :(

    #81735
    Bodart
    Membro

    Caro UnVoltA Filosofia no Ensino Médio passou a ser obrigatório à apenas 2 anos. Talvés por isso você não a viu no Ensino Médio.A questão é: Você acredita que a Filosofia no Ensino Médio ajudará a romper com a alienação? Como deve ser as aulas de Filosofia? O que deve abordar?

    #81734
    jgsa
    Membro

    Olá,Vou me intrometer nessa entrevista! heheehBodart,Também terminei o EM há pouco mais de 1 ano. Estudo filosofia há uns 3 anos.Posso dizer que a "filosofia" como é colocado no ensino médio traumatiza!Para uma pessoa começar a estudar filosofia o interesse deve partir dela. Se você tenta forçar a filosofia o indivíduo vai apenas criar uma enorme antipatia.O que eu sugiro é que nas aulas de filosofia, o professor tente, de uma maneira dinâmica explorar os potênciais do estudante. Fazer com que ele se descubra e assim comece a se interessar, fazer com que ele comece a se questionar espontâneamente. Isso é possível.Não sou professor (ainda) mas faço isso com algumas pessoas que estão ao meu redor. Tem funcionado.O grande problema é que a grande maioria dos professores de filosofia a vêem como uma matéria, não como uma forma de viver.Abraço

    #81737
    Z
    Membro

    Os professores são responsáveis pela cativação do interesse do aluno. Mas o professor obedece ao programa estabelecido. No fim do ano há provas a prestar, e se as provas contemplam história da filosofia e obras da vida de determinadas individualidades do ramo filosófico, então o professor não pode alienar o programa.Eu não acho errado ensinar as origens dos pensamentos filosóficos que ainda hoje interessam ao mundo. Também não acho errado mostrar como se chegou aos níveis de hoje, que voltas deram os famosos dilemas da condição humana, do existencialismo etc. etc.Agora atenção! Eu não estou de acordo com o facto de as escolas se preocuparem em que os alunos saibam textos dos  livros aprovados para leccionar um programa, ignorando os verdadeiros valores da filosofia.Apenas estou dizendo, que apesar de existir professores muito interessados em cativar os alunos, e em lhes incutir o sentido filosófico, estes professores estão aprisionados aos programa para o qual são contratados para leccionar.Claro que tem que existir um programa, mas esse programa deve focar mais a capacidade de raciocínio, de argumentação e refutação; o sentido crítico; o sentido universal e o dogmático. A batalha do professor consistiria em ensinar os alunos a compreenderem por eles próprios o que os conceituados filósofos nos legaram.Na verdade, o que acontece hoje em dia é que os alunos são encaminhados a digerir um raciocínio pre-determinado, a decorar o  método de exposição do seu autor e conseguir reproduzi-lo. Só! O aluno não precisa compreender nada de filosofia, se souber explicar uma doutrina tal como está explicada em determinados livros, terá nota máxima.Esta forma de leccionar filosofia levanta questões a alunos e a pais "Para que serve isto?"  e o perigoso é que a filosofia pode voltar a desaparecer do ensino médio por se considerar inútil. Ora todos sabemos que a filosofia é importante. Tudo bem que deveria estar presente na consciência de todos e que não se aprende com uma aula. Mas á que caminhar no sentido de promover o sentido filosófico e interessar os alunos em se preocuparem com sua consciência e seus sentidos críticos.Eu acredito na boa fé dos professores, mas independentemente do seu maior ou menor interesse na cativação dos verdadeiros valores da filosofia, é como jgsa diz, a filosofia é tratada como uma matéria e não como uma forma de viver.cumps.

    #81738
    fagner dezid
    Membro

    oi, vou me meter! sou aluno do bodart.    estou no EM curso o 3º ano tive filosofia no 1º. ñ foi tão ruim, meu professor pelo menos tentava fazer com que raciocinassemosmos sobre um determinado assunto. tentativa sem retorno, pois o que conseguia fazer era apenas confundir o aluno, ele (o professor) queria que raciocinassemos o que ele pensava, ñ o que nós pensavamos. era facil passar na materia. era so decorar o pensamento do professor. resultado, se não foose pelo meu interesse pela filosofia eu nem estaria aqui. motivação...?, nenhuma apenas interesse!

    #81742
    crisbodart
    Membro

    Caros pensadores…Gostaria de resaltar que sou professor do Fagner, porém de Geografia. O Fagner é um jovem inteligente, crítico e esforçado. sintetizando: um ótimo aluno.Suguem dele o máximo!!!!Brasil...Mesmo sendo você mais velho, poderá perceber que ele pode lhe ensinar coisas novas. (desafia-o)São poucos os que gostam de pensar, de filosofar.Caros colegas...Relatem suas experiências com a Filosofia. O que os motivaram...um abraço a todos!Crisbodart

    #81741
    jgsa
    Membro

    Olá,O que me motivou?"O QUE É A VERDADE?"Abraços! hehehe

    #81740
    crisbodart
    Membro

    Caro jgsa…Como precisamos conhecer a verdade! Será que ela existe? Se possível seja mais específico ao explicar o que te aproximou a Filosofia.

    #81739
    jgsa
    Membro

    Bodart,Com certeza ela existe. Se você terá acesso a ela, acho pouco provável!Comecei a me interessar por filosofia depois que li "O Mundo de Sofia" do Jostein Gaarder.O fato de eu começar a gostar, me questionar, foi um processo natural.Não sei explicar bem "o que" apenas, como já disse, "como"!Abraços

    #81743
    fagner dezid
    Membro

    ILMO senhor jgsa.concordo quando diz

    a grande maioria dos professores de filosofia a vêem como uma matéria, não como uma forma de viver.    quando o ser humano acordar e perceber que : "se fizessemos a filosofia como estilo de vida o mundo se tornaria melhor," esses vão se arrepender de a ter nenosprezado tanto. mas o dificil é saber quando esse milagre vai acontecer.  quando usamos a filosofia como modo de vida "os problemas" do cotidiano seria nenos pesado. a margem de acontecer algum erro na vida seria minima. a filosofia pode ajudar tanto no modo de vida pessoal quanto no social.    as muitas pessoas que gostam de filosofia acham que so podem usa-la quando o assunto diz respeito à sociedade, essa é uma enorme gáfia, pois quando a usamos no vida pessoal se torna mais facil pratica-la na vida social.

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