Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Ensino de Filosofia › Filosofia no Ensino Médio
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/12/2006 às 17:27 #81729EgypcyoMembro
Primeiro os jovens precisam aprender efetivamente, português e metemática, para depois se falar em filosofia, etc.
Perfeito!E digo mais:Alguns professores da própria rede pública acusam o Estado de ser o mestre de tal palhaçada; quando colocaram Religião e outras matérias "menos importantes" na grade curricular, eles sabiam que o estudante teria mais dificuldades de cursar o Ensino Superior nas UF's.Mesmo se tirarem essas matérias e voltarem com Biologias, Químicas e demais, o pobre aluno do colégio público ainda estará em desvantagem.Os melhores professores estão na rede privada, sem contar que lá eles dão aulas com "gás", sentem o prazer de ensinar.Nunca manifestei-me contra a Filosofia, mas contra a Filosofia no Ensino Médio.
14/05/2007 às 20:13 #81756descartesMembroOlá!Estudei filosofia durante alguns anos. Sei que a disciplina é odiada por muitos jovens. Eu adorei a disciplina desde o primeiro dia. Estava habituada a ter disciplinas em que só tinha de decorar coisas, em que não tinha direito a opinião nem direito a repensar nas coisas que me ensinavam. Também tive sorte com a professora. Este ano já não tenho Filosofia. Sinto bastante falta da disciplina. Sinto falta de estar naquela sala de aula a pensar no mundo. Não percebo porque é que ninguém da minha turma gostava de Filosofia. Identifico-me bastante com o pensamento filosófico; estou sempre a dúvidar das coisas, estou sempre a repensar naquilo que me ensinaram. E, secalhar por isso mesmo, por não me identificar com quase ninguém, por gostar de me manter distante de quase todo o mundo, é que gosto de Filosofia.
18/05/2007 às 12:30 #81757crisbodartMembroCaro Descartes…Penso que deve descartar a co-relação feita por você.Acredito que a Filosofia não esteja relacionada ao isolamento social, pelo contrário, ela nos humaniza e socializa-nos.
22/05/2007 às 11:59 #81758jota erreMembroAmigo Brasil, Vc acha que não se deve estudar Filosofia no Ensino Médio?
22/05/2007 às 14:04 #81759BrasilMembroOlá Ed Junior
Vc acha que não se deve estudar Filosofia no Ensino Médio?
Diante do atual quadro do Ensino Público, considero preferível que não se administre aulas de Filosofia pois, como filosofar perfeitamente se não sabem nem ler perfeitamente?Considero a Matemática, a História, a Geografia e o Português, primordiais ou imprescindíveis...Os jovens do Ensino público mal estão aprendendo estas disciplinas... ESSE é o problema!Considero a Filosofia como um estágio mais avançado do aprendizado pois dá liberdade ao aluno para desenvolver seus próprios conceitos e idéias, mas, se seus conceitos e idéias estivérem prejudicados ou se nem sequer tiver ainda conceitos e idéias... como filosofar? O importante na Filosofia é FILOSOFAR e não saber quem foi Aristóteles ou Sócrates... Concorda? Refiro-me ao nosso Ensino público tão capenga e deficitário. O ENEM avaliou o Ensino público de SP com a nota 3 !! Dá pra pensar em ensinar Filosofia pra essa garotada? E a Matemática e o Português eles vão aprender quando?Abs
22/05/2007 às 19:23 #81760jota erreMembroBrasil,O professor Celso Pavaretto (não lembro bem do sobrenome) apresentou numa entrevista o seguinte argumento: as pessoas hoje continuam falando "pobrema", e nem por isso se pensa em extinguir a Língua Portuguesa do Ensino Médio...O que vc acha?
22/05/2007 às 20:34 #81761BrasilMembroBem, eu não sei o que ele tentou significar com esta frase mas, o que será que ele quis dizer com: “CONTINUAM” falando “pobrema”.Eu penso que JÁ estão falando"pobrema" pois, antigamente só quem não estudava falava "pobrema". Hoje, até quem estudou bastante fala "própio" (de propriedade), "metereologia" (de meteóro) , "eu opito" (de optar), "a nível" (em vez de em nível, ou ao nível), hehehe...Na verdade a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, por ser cheia de detalhes e regras, mas só que, "pobrema" e "própio" é demais!! :DMas voltando ao assunto... penso que o Ensino público é muito precário e, quanto mais matérias piór!Não adianta introduzir outras disciplinas, se os alunos não estão aprendendo efetivamente as principais.Abs
23/05/2007 às 12:10 #81762jota erreMembroOlá Brasil,Mas a Filosofia não seria umas das disciplinas principais?Que dizer, um dos principais problemas da sociedade é a falta de reflexão e criticismo dos indivíduos, e o papel da filsoofia deveria ser justamente minimizar esta questão.Mas a dificuldade dos alunos em compreender a filosofia no ensino médio também provém do fato da disciplina ser nova para eles, diferentemente da matemática, que estudam desde crianças.Não seria correto, em vez de censurar uma filosofia no ensino médio, estimular uma filosofia no ensino fundamental, então?
23/05/2007 às 14:17 #81763BrasilMembroOlá Ed Junior
Mas a Filosofia não seria umas das disciplinas principais?Que dizer, um dos principais problemas da sociedade é a falta de reflexão e criticismo dos indivíduos, e o papel da filsoofia deveria ser justamente minimizar esta questão.
Veja, ela é muito importante, refletir as coisas com senso crítico é muito importante, é primordial eu diria... Mas para isso, é preciso CONTEUDO.Senão os jovens ou as crianças refletirão os programas do BBB, ou as novelas, etc... O que quero dizer? É preciso primeiro ter informações sobre o mundo para depois refleti-lo e criticá-lo.Pode parecer exagero mas é real: a 5ª série do Ensino público não está ensinando nem sobre o descobrimento do Brasil... Coisa que antigamente era ensinada nos primeiiros anos escolares. Não ensinam absolutamente nada sobre a Inconfidência Mineira... Nas provas de matemática é permitido OLHAR a tabuada... Os problemas do funcionalismo público, associados à má vontade e ao velho costume de um encobrir a falta do outro, propiciam um Ensino adsolutamente precário e já tão denunciado. Dos dias úteis que seriam dias de aulas, praticamente 30% saõ jogados fora com reuniões entre professores, reuniões entre pais e professores, passeios escolares que não têm absolutamente nenhum cunho educativo, faltas exageradas de professores, greves, etc. Não gostam de trabalhar, para ser mais direto! Gostam de receber e não gostam de trabalhar!!Quando alguém diz que o Ensino público no Brasil está uma m****, pode ter certeza de que é isso elevado ao cubo! Lembro-me que nos meus primeiros anos escolares, a História era uma preocupação fundamental na visão docente... Hoje, parece que a intenção é exatamente outra. Sei lá...
Não seria correto, em vez de censurar uma filosofia no ensino médio, estimular uma filosofia no ensino fundamental, então?
Acho que a Filosofia poderia ser introduzida a partir de qualquer série, contanto que o ensino geral fosse satisfatório e não só pra "inglês ver".Na minha maneira de ver, eles não estão dando um ensino nem sequer razoável... Introduzir outras matérias, por mais importantes que sejam, seria sobrecarregar o que já está ultrapassando os limites do aceitável, seria mais uma matéria a NÃO ser ensinada. Acho que sua observação sobre a necessidade de as sociedades terem mais criticismo é totalmente correta. É exatamente o que falta a nós (sociedade)... Por não refletir os problemas e não resolvê-los, enfrentamos cada vez mais e mais problemas... Contudo, é preciso informação correta para poder refletir e, isso está faltando. Como filosofar sem informação? Como filosofar se não se sabe nem como o Brasil foi descoberto? Como filosofar se não se tem absolutamente nehuma noção de civismo? Como um jovem ou uma criança vai filosofar se ele não tiver sequer noção de seu papel no contexto das sociedades? Como filosofar sem conhecer ao menos um pouco da história dos homens e das sociedades?Abs
23/05/2007 às 17:56 #81764jota erreMembroSenão os jovens ou as crianças refletirão os programas do BBB, ou as novelas, etc... O que quero dizer? É preciso primeiro ter informações sobre o mundo para depois refleti-lo e criticá-lo.
Mas a fundamental "benefício" que a filosofia nos traz é justamente perceber que não importa o conteúdo que se estuda, mas a maneira como se o reflete.É claro que, se temos que estudar um tema, nada mais inteligente que consultar alguém que já o estudo, pelo menos para não sair por aí repetindo o que os outros disseram.E, nesse aspecto, é realmente muito importante estudarmos pensadores como Kant, Aristóteles, e enfim, que deram contribuições inegáveis ao conhecimento filosfófico.Mas apesar de tudo, o cunho reflexivo da Filosofia nos permite pensar sobre tudo, inclusive sobre BBB ou novelas, com as devidas críticas.É importanto, inclusive, frisar a importância da crítica filosófica sobre o mundo, pois cada pensador teve seu tempo e, apesar da maioria trazer contribuições para tempos posteriores aos seus, eles pensaram inseridos num contexto, e seus pensamentos não fugiram disso.Cabe ao docente, claro, instigar o aluno a pensar sobre o cotidiano mais "importante", como a política do país. E cabe ao aluno se interessar por isso.
Os problemas do funcionalismo público, associados à má vontade e ao velho costume de um encobrir a falta do outro, propiciam um Ensino adsolutamente precário e já tão denunciado. Dos dias úteis que seriam dias de aulas, praticamente 30% saõ jogados fora com reuniões entre professores, reuniões entre pais e professores, passeios escolares que não têm absolutamente nenhum cunho educativo, faltas exageradas de professores, greves, etc. Não gostam de trabalhar, para ser mais direto! Gostam de receber e não gostam de trabalhar!!Quando alguém diz que o Ensino público no Brasil está uma m****, pode ter certeza de que é isso elevado ao cubo!
Em primeiro lugar, a Educação não é responsabilidade só dos professores. É também do aluno, da família, do Estado e da sociedade como um todo.Ademais, quando vc fala sobre Escola Pública, gostaria de saber se a está comparando à Particular e, assim, gostaria de saber, em sua opinião, qual é a "melhor".Ok...
28/06/2007 às 3:00 #81765opus666MembroILMO senhor jgsa.concordo quando diz
a grande maioria dos professores de filosofia a vêem como uma matéria, não como uma forma de viver. quando o ser humano acordar e perceber que : "se fizessemos a filosofia como estilo de vida o mundo se tornaria melhor," esses vão se arrepender de a ter nenosprezado tanto. mas o dificil é saber quando esse milagre vai acontecer. quando usamos a filosofia como modo de vida "os problemas" do cotidiano seria nenos pesado. a margem de acontecer algum erro na vida seria minima. a filosofia pode ajudar tanto no modo de vida pessoal quanto no social. as muitas pessoas que gostam de filosofia acham que so podem usa-la quando o assunto diz respeito à sociedade, essa é uma enorme gáfia, pois quando a usamos no vida pessoal se torna mais facil pratica-la na vida social.
COM RELAÇÃO A REDUZIR Á FILOSOFIA AO HISTORICISMO CONCORDO PLENAMENTE QUE É UM ABSURDO. "FILOSOFIA COMO ESTILO DE VIDA" ???, "PRATICA-LA NA VIDA SOCIAL" ??? . fagner O QUE VC DISSE É PURA E SIMPLISMENTE REBAIXAR A FILOSOFIA À "FILOSOFIA DE VIDA" QUE É UM CONCEITO DE FILOSOFIA CONSTRUIDO NA GRECIA DOMINADA DURANTE Á ASCENÇÃO DO IMPERIO ROMANO, PRINCIPALMENTE PELAS ESCOLAS ESTOICA E EPICURISTA, SE VC PROCURA UMA "FILOSOFIA DE VIDA" DEVERIA INGRESSAR EM ALGUMA DESSAS PRATICAS RELIGIOSAS COMO O BUDISMO OU AINDA SE FIDELIZAR EM PRATICAS ASCETICAS OU RELIGIÕES PROTESTANTES, PRATICAS QUE TÊM COMO FIM APENAS TRAZER O "CONFORTO" OU "ELEVAR A ALMA" FRENTE À INSUPORTÁVEL E TORTURANTE REALIDADE VIVIDA PELA CONDIÇÃO HUMANA. AGORA SOBRE A "PRAXIS" DA FILOSOFIA SEU TEXTO PERPASSA IDEIAS PRE-MARXISTAS, POIS DIFERENTEMENTE DO ENGENHOSO PENSAMENTO DESSE ALEMÃO, O TEXTO RESTRINGE A PRATICA DA FILOSOFIA À RELAÇÕES SOCIAISCOMO SE O FIM UTIL DA FILOSOFIA FOSSE PACIFICAR E HUMANIZAR OS HOMENS PARA SE TORNAREM CORDIAIS UNS COM OS OUTROS. "Tinhamos sede de relâmpagos e grandes feitos; mantivemo-nos o mais longe possível da felicidade dos fracos da "resignação"... (Nietzsche)
08/11/2007 às 16:25 #81766fagner dezidMembroMEU QUERIDO AS PESSOAS NEM SABEM O QUE É FILOSOFIA!, NEM SE INTERESSAM EM SABER.COM ISSO, QUANDO APLICAMOS A FILOSOFIA N ENSINO MEDIO TEMOS QUE COMEÇAR DESDE O SU INICIO, POR QUE NÃO PRATICA-LA COMO ESTILO DE VIDA??SIM, SOU CRISTÃO PROTESTANTE E NÃO VEJO NEHUM REBAIXAMENTO DA FILOSOFIAEM TÊ- LA COMO ESTILO DE VIDA.A FINAL ESTA É VERDADEIRA ESSENCIA DA FILOSOFIA, OK MEU QUERIDOABRAÇOS
03/05/2008 às 14:27 #81767recuperador-de-postsMembro[html]
crisbodart « Responder #42 em: Fevereiro 15, 2008, 09:41:02 »
MEU QUERIDO AS PESSOAS NEM SABEM O QUE É FILOSOFIA!, NEM SE INTERESSAM EM SABER.COM ISSO, QUANDO APLICAMOS A FILOSOFIA N ENSINO MEDIO TEMOS QUE COMEÇAR DESDE O SEU INICIO, POR QUE NÃO PRATICA-LA COMO ESTILO DE VIDA??SIM, SOU CRISTÃO PROTESTANTE E NÃO VEJO NEHUM REBAIXAMENTO DA FILOSOFIAEM TÊ- LA COMO ESTILO DE VIDA.A FINAL ESTA É VERDADEIRA ESSENCIA DA FILOSOFIA, OK MEU QUERIDOABRAÇOSDiria que Filosofia é estilo de vida e que todo estilo de vida é uma filosofia. Ser cristão não é uma filosofia? Não parte de certos pensamentos e reflexões?Quanto ao tema centra, eu diria que o problema (quase sempre) não está na Filosofia ao ser aplicada ao Ensino Médio e sim aos estudantes desta etapa de ensino que muitas vezes (quase sempre) não sabem nem o que é política, por exemplo. Essa é a percepção que consegui contemplar a partir dos ângulos que a vida me tem posto. http://professordesociologia.blogspot.com/
« Última modificação: Março 30, 2008, 12:16:37 por crisbodart »
Registrado[/html]
07/09/2008 às 23:54 #81768105_torre_norteMembroO debate aquí está interessante!Acredito que incluir filosofia no ensino médio foi uma ótima idéia, não por que "vai ensinar as pessaos a pensar e blá, blá! Mas por que é uma ótima oportunidade de se perguntar ao aluno, faze-lo se inquietar, se remexer da cadeira. Nem que seja uma única vez no ano letivo ele se depare com uma questão que o deixe intrigado. Ah mais ás aulas são decorebas, chatas, etc. Se perguntarem aos alunos quais aulas são chatas provavelmente a maioria vai dizer: TODAS ! Existe formas do professor e da escola tornar uma áula menos chata para o aluno, mas mesmo se ele conseguir, ainda assim vai haver alguns alunos que vão dizer que a áula foi chatérrima. A questão não é a aula de filosofia que é chata, é a escola nos moldes atuais que é chata, mas nem por isso devemos desistir.
03/10/2008 às 5:35 #81769Rato de EsgotoMembroSou professor de filosofia, e encaro com felicidade o fato de ser legalizado o ensino de filosofia e sociologia. Concordo com a o 108 torre norte, sou um critico da escola e defendo que em vários aspectos ela carece de estimulos para quem senta naquela cadeira desconfortante (já começa por ai),procuro desenvolver um trabalho que seja estimulante aos discentes, por isso faço planejamento compartilhado- o que exije muito mais do professor. Pretendo nas aulas que eles desenvolvam o senso crítico que já possuem, orientando, pontuando, mostrando possibilidades…lembro-me de como temas como amor e “ficar” na juventude envolveram a turma e revelarm interessantes discussões. Mas creio que o básico de tudo é deixar do lado de fora da sala os esteriotipos sobre juventude e não se contentar com o desestimulo da classe. Eles respondem quando “futucados”! Lembro-me que fui um destes jovens que saboreou as aulas de filosofia no ensino médio e “cresceu” intelectualmente. Se apenas um me olhar com aqueles olhos da “descorberta”, da criação de um novo conceito em sua mente, já :P ;D ;D fico contente!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.