Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Ensino de Filosofia › Filosofia no Ensino Médio
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
28/09/2006 às 0:48 #81744jgsaMembro
Olá fagner dezid,"ILMO"? huhuApenas Carbono!Por isso mesmo não me preocupo muito em fazer com que todo o mundo se interesse por filosofia!Isso é um tanto quanto utópico!Tento praticá-la na minha vida e mudar as vidas das pessoas que estão à minha volta! Apenas fazer a minha parte.O máximo que posso fazer é tentar despertar as pessoas para que elas vejam: se mudarem o que está à sua volta, todos juntos, fazendo o mesmo, assim poderemos mudar o mundo.Abraços
12/10/2006 às 0:11 #81745crisbodartMembroCaro jgsa…Poderia explicar melhor o seu método utilizado para cativar as pessoas em relação a Filosofia.Caro Fagner... O que te levou a se interessar pela Filosofia? Quando você diz que a filosofia possibilitaria um mundo menhor, você não está sendo otimista? A Filosofia pode ser usada para o mal.Pense nisso. Aproveito para lhe segerir a leitura de "O mundo de Sofia" e ler um pouco da Filosofia budista (a filosofia de vida e não a religião)Aos demais pensadores deste forum... Contem o que lhes aproximaram da Filosofia. Como ele poderia ser trabalhada no Ensino Médio?Abraços.
25/10/2006 às 22:26 #81746fagner dezidMembrocrisbodat Quando falo que o mundo se tornaria melhor, refiro – me ao poder tranformador da filosofia, Se usada para fins pacificos, ou você não concorda com a tese apresentada?você não acha que o mundo seria melhor?se fossemos motivados a pensar sobre cada ação que fizessemos, se analizarmos tudo antes de fazer, ou falar alguma besteira garanto que seria bem melhor ! Esta certo, estou sendo otimista sim. temos que ser, se queremos verdadeiramente marcar esta geração, mudar o mundo, fazer a diferença, temos que começar sendo otimistas.abraços de seu eterno aluno
26/10/2006 às 0:22 #81747BrasilMembroA Filosofia pode ser usada para o mal.Pense nisso.
Olá amigosCrisbodart, não vejo como a filosofia poderia ser usada para o mal, poderia explicar melhor?Abraços
26/10/2006 às 1:04 #81748jgsaMembroOlá crisbodart,A única coisa que faço é mostrar que elas podem andar com as próprias pernas, podem pensar, descobrir o caminho. Nada forçado.Agora se você quer algo prático, vou ficar te devendo, pois cada ser humano é diferente. Uso os métodos de acordo com a personalidade de cada um.Abraços
28/10/2006 às 19:19 #81749crisbodartMembroCaro Brasil…Quando me refiro ao uso negativo da Filosofia estou me referindo ao mal uso do conhecimento. Lebra-se de Adolf Hitler, as dicas de Maquiavel... Vemos como Mussolini iludiu o povo italiano...O Conhecimento é capaz de criar um mundo novo, não necessáriamente melhor para todos. Lembre-se "Saber é Poder" (Bacon)
28/10/2006 às 21:38 #81750BrasilMembroOlá crisbodart
Quando me refiro ao uso negativo da Filosofia estou me referindo ao mal uso do conhecimento.
Penso que o conhecimento obtido através da filosofia é um conhecimento público, não é restrito. Tanto serve para um, como serve para outro. Os ensinamentos ou conceitos dos filósofos tanto instruem o algóz, como a vítima, entende?Não se trata de uma ciência oculta ou secreta, ela ensina a todos!As dicas de Maquiavel, tanto instruíram e influenciaram comandantes e governantes, como também instruíram e influenciaram comandados ou governados e, as mudanças políticas e sociais que ocorreram no decorrer da história, foram a expressão de tudo o que foi assimilado e entendido da filosofia e de outras ciências também. Abraços
07/11/2006 às 0:15 #81751BrasilMembroQuando me refiro ao uso negativo da Filosofia estou me referindo ao mal uso do conhecimento.O Conhecimento é capaz de criar um mundo novo, não necessáriamente melhor para todos. Lembre-se "Saber é Poder" (Bacon)
“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.” (Marilena Chaui)
19/11/2006 às 22:29 #81752EgypcyoMembroOlá.Estou chegando um pouco atrasado na discussão, mas tudo bem...Quando tive filosofia na programação escolar, percebi que não tinha!O ensino dessa disciplina foge do escopo inicial da mesma. Está tudo errado nesse sentido!A professora, coitada, mal sabia o que fazia ali. Agrupava os alunos em rodas, fazia gincanas "nada a ver" e quando falava (quando falava) de Filosofia, era sobre Platão, Grécia Antiga. Nada mais...Acredito que seja uma matéria-entrave no ensino público, uma vez que nos Vestibulares não é cobrada.Eu sempre fui contra! Religião, Filosofia e Educações (Física e Artística) no Colégio Público? Sou contra...Essa etapa da vida estudantil é apenas mais uma etapa...O Ensino Superior é o próximo.Procurem escolas particulares com recordes de aprovação nas UF's da vida...Ensino Religioso só quando estudam Reforma e Contra-Reforma em uma disciplina chamada História. E igualmente nela ouve-se o nome Filosofia quando se estuda Iluminismo...Muita gente não compartilha essa minha idéia...Mas é a minha maneira bem-intencionada de dar mais oportunidades aos verdadeiros estudantes que, pelos mais diversos motivos, encerram seu ciclo escolar no 3º ano...Acrescentando aulas de Matemática, Física e Química haverá mais reflexo de esperança no caminho dos mais honestos...Grande abraço.
20/11/2006 às 11:20 #81753jgsaMembroAcrescentando aulas de Matemática, Física e Química haverá mais reflexo de esperança no caminho dos mais honestos…
Pode explicar melhor por favor?Abraços
25/11/2006 às 19:23 #81755EgypcyoMembroPerfeitamente jgsa…Os colégios particulares possuem um histórico espetacular de aprovações em cursos superiores. Obviamente...Matérias de suma importância para o estudante do curso médio são "rebaixadas". Meu prof. de Física reclamou há pouco tempo comigo e com alguns alunos a respeito.Segundo ele, "duas aulas são insuficientes; muita matéria ficam sem 'dar'."E no Vestibular elas são cobradas!Acredito que matérias como Ensino Religioso, Sociologia e Filosofia são muito subjetivas e menos importantes que as tradicionalmente utilizadas.Mesmo que algum aluno opte por Direito, deve saber um mínimo de Química pra passar pela primeira fase...Em contrapartida, o Ensino Religioso não é cobrado em nenhuma prova, em nada de grande importância, basicamente.Foi nesse sentido que expus o desejo do aumento de cargas horárias para Química, Física e Matemática.
27/11/2006 às 18:08 #81754jgsaMembroOlá,
Acredito que matérias como Ensino Religioso, Sociologia e Filosofia são muito subjetivas e menos importantes que as tradicionalmente utilizadas.
Concordo que as matérias citadas são bem subjetivas. Discordo quanto ao fato de serem menos importantes.Acredito que a melhor solução seria que a carga horária diária fosse de 8 horas e não 5. Dessa forma estudariam o dia todo como acontece em alguns países desenvolvidos.Abraços
01/12/2006 às 23:47 #81727crisbodartMembroCaro Egypcio…Talvés deveria saber que a escola não deve simplesmente preparar as pessoas para o vestibular. A educação deve ser humanizadora, política, capaz de possibilitar o rompimento com a alienação. Deve capacitar o educando para compreender o mundo, de entender porque é dominado ou explorado. Sem esse entendimento os alunos acabam perguntando: Praque Equação de 2º grau se não serei matemático. Não consegue compreender porque precisa estudar...Lembre dos médicos alemãos da II Guerra Mundial? Tinham conhecimento objetivo, mas lhes faltava ser "humano". Não queremos que a escola crie bobôs! Ou que a História se repita.
02/12/2006 às 20:20 #81728EgypcyoMembroOlá amigos…Eu concordo que a educação deve ser humanizadora. Mas, esperem! No colégio em que estudei a aula de religião era católica!!! ... Sinceramente... isso sim é ALIENAÇÃO (e uma falta de respeito para com as outras crenças presentes). ;)Se formos fazer a coisa, vamos fazer a coisa certa!Grande abraço.
03/12/2006 às 17:09 #81726BrasilMembroCaros amigosSe me permitirem opinar...Penso que a filosofia no ensino médio seria interessante, se tivéssemos realmente um ensino pelo menos, razoável. Não é o que acontece! O ensino no Brasil, com raríssimas exceções é precário e insatisfatório, em alguns casos é ridículo.Falar sobre o Estado prover um ensino público que administre aulas de filosofia, religião, sexo, etc, é, na minha opinião, ridículo! Primeiro os jovens precisam aprender efetivamente, português e metemática, para depois se falar em filosofia, etc.Abraços
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.