Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A ciência › Genialidade
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
29/06/2006 às 20:45 #77634FlagMembro
Eu sei que certo tipo de inteligência, como a aptidão para a matemática é hereditário, mas isso não significa que o individuo seja bom a matemática, pode simplesmente não gostar dela.E mesmo aquela pessoa que não nasceu com os genes inclinados para a matemática, pode vir a ser um bom aluno de matemática e gostar dela.Por isso é que eu acho que não devíamo-nos de fiar no teste qi, porque embora ele possa avaliar o nível de inteligência agora, ele não pode avaliar o nosso potencial, portanto uma pessoa que tenha qi 100 num dia, daqui a dois anos pode ter 130 ou mais, o nosso cérebro é como um músculo, só precisamos é de o "tunificar".
23/09/2009 às 3:32 #77635Silas Carneiro do CoutoMembroNão entendo como, em se tratando de genialidade, queiram se limitar ao caráter exato. Ora, genialidade, segundo vejo, é mais uma questão de criatividade do que de capacidade de raciocínio bruto (QI). Esse raciocínio é como uma ferramenta com a qual realizamos aquilo que vem da nossa criatividade: uma calculadora pode processar calculos que nossa mente não processaria e, no entanto, jamais poderia ser classificada como genial.Dominar as palavras, os números, perceber o ambiente com perfeição, ter boa percepção intuitiva, ter boas habilidades com relações sociais. Tudo isso não passa de meios através dos quais a genialidade pode se manifestarO exemplo do menino é um exemplo de como uma pessoa pode, efetivamente, se impedida de manifestar sua genialidade: porque, ao invés de construir sua vida, provavelmente o menino será manipulado pelos pais. Será como um Micheal Jackson. Com sua capacidade bruta de raciocínio endo explorada pela mídia.Um gênio é aquele que consegue, efetivamente, por exemplo, mudar a epistemologia.Deixo aqui um trecho de um texto meu que ilustra a questão:"Hoje em dia te dizem que sua mente é exercitada pelo exercício cansativo e repetitivo da matemática. Que a mente é como um músculo. Mas isso é uma fraude que existe para a alienação. A partir do momento em que você concentra sua energia em cálculos inúteis para os quais você não dará nenhuma aplicação que seja uma prova(vestibular) você na verdade está se tornando mais idiota, porque você não está criando. Está se tornando uma maquina de interpretar e calcular, que poderá, em breve ser substituída por um programa de computador. Aliás, pior, como esse tipo de exercício mecânico é exaustivo, você provavelmente não irá querer ficar perto do conhecimento que ele decorre depois de passar na prova. Exercitar a capacidade de calculo exaustivamente é um erro, e uma pessoa com boa capacidade para calcular não é inteligente! Uma pessoa capaz de dar aplicação prática sim, essa é inteligente. Porque inteligência é criatividade, e essa é a qualidade essencialmente humana que jamais será substituída pela maquina. Afinal de contas, criar não é exaustivo como levantar pesos e resolver equações matemáticas entediantes."
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.