Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Julgamento falaz
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
25/04/2007 às 18:42 #84741thiedriMembro
Na verdade não fui ao ponto.O problema não é o dinheiro, mas sim a ânsia pelo poder.dinheiro é o veículo, poder é o alvo.Se não fosse dinheiro seria alguma outra coisa.Se vivêssemos num mundo sem dinheiro, seria alguma outra coisa que levaria ao poder, e esse é o corruptorAcho que consegui me expressar melhor agora.Q achas?
25/04/2007 às 18:52 #84742BrasilMembroO problema não é o dinheiro, mas sim a ânsia pelo poder.dinheiro é o veículo, poder é o alvo.
Claro! É isso mesmo!!
Se não fosse dinheiro seria alguma outra coisa.Se vivêssemos num mundo sem dinheiro, seria alguma outra coisa que levaria ao poder, e esse é o corruptorAcho que consegui me expressar melhor agora.Q achas?
O que eu acho: Acho que vc é o terceiro cara neste fórum que me diz que, se não fosse o dinheiro seria outra coisa e, NÃO ME DIZ QUE COISA É ESSA. ::)Já vi muita gente dizer que não mas, sem dizer por que, hehehe Abraço.
26/04/2007 às 13:50 #84743thiedriMembroBom, temos então o consenso do poder, o alvo.Agora vamos ao meio.No exemplo da escola, onde não há dinheiro, o poder vem pelo status de dominação.Pq as pessoas gostam de estar no comando ? PoderMesmo sabendo que elas serão as primeiras a perder a cabeça em um combate.Nessas não temos $$$ envolvido.[]'s!
26/04/2007 às 15:33 #84744BrasilMembroAmigo Thiago, desculpe-me se eu estiver sendo chato. Pois, minha intenção é chamar a atenção das pessoas para essa “hipnose” que impossibilita as pessoas perceberem a realidade dos fatos.O objetivo é o poder e, o meio para isso é o dinheiro. Concordamos nisso.O que vc acha mais fácil: Os homens mudarem NATURALMENTE seu comportamento abstendo-se de atitudes ganaciosas, egoismo, desonestidade, etc. OU abolir a FERAMENTA que promove tudo isso?
Pq as pessoas gostam de estar no comando ? Poder
Exato, e ter poder implica necessariamente em ter MUITO DINHEIRO, não é mesmo? Quem tem muito poder SEM ter muito dinheiro? Ninguém!Vc não acha que o dinheiro está por trás de todas as guerras e praticamente TODOS OS CRIMES, com exceção dos passionais?
No exemplo da escola, onde não há dinheiro, o poder vem pelo status de dominação.
Continuo sem entender o que vc quer dizer. Refiro-me aos malefícios que o dinheiro acaba por criar, uma vez que ele corrompe os homens e estimula a desonestidade e, com isso leva as pessoas ao sofrimento.
Se vivêssemos num mundo sem dinheiro, seria alguma outra coisa que levaria ao poder, e esse é o corruptor
Vc não me disse O QUE seria o "corruptor", se não fosse o dinheiro. Vc não me disse, porque NÃO HÁ!! Como ser ganacioso sem existir dinheiro? Seria uma ganância de que ? As pessoas se matariam por que? Os políticos roubariam e se corromperiam com o que? O ladrão roubaria o que e pra quê? O traficante teria qual interesse em fornecer drogas aos outros? Existiriam sequestros? Latrocínios? Existiriam comércios ilegais como: drogas, pedofilia, armas, órgãos humanos, etc? Acredito piamente que não. E você?Desculpe-me se estou te colocando em uma "sinuca de bico" mas, este é exatamente o meu objetivo. Pra isso estou neste espaço que privilegia o raciocínio acima de qualquer outra coisa.Abração
26/04/2007 às 17:52 #84745thiedriMembroAmigo Thiago, desculpe-me se eu estiver sendo chato.
Não se preocupe! Claro que não.
O objetivo é o poder e, o meio para isso é o dinheiro. Concordamos nisso.
Sim! :)
O que vc acha mais fácil: Os homens mudarem NATURALMENTE seu comportamento abstendo-se de atitudes ganaciosas, egoismo, desonestidade, etc. OU abolir a FERAMENTA que promove tudo isso?
Boa pergunta. Se abolisse o dinheiro, usariam coisas.Egoísmo é o maior câncer da sociedade.A melhor forma acho diminuir o materialismo das pessoas, mas por onde começar... Preciso pensar
Exato, e ter poder implica necessariamente em ter MUITO DINHEIRO, não é mesmo? Quem tem muito poder SEM ter muito dinheiro? Ninguém!Vc não acha que o dinheiro está por trás de todas as guerras e praticamente TODOS OS CRIMES, com exceção dos passionais?
Indiretamente, ele realmente está. Incluindo (na minha opinião) as guerras santas.
Como ser ganacioso sem existir dinheiro? Seria uma ganância de que ? As pessoas se matariam por que? Os políticos roubariam e se corromperiam com o que? O ladrão roubaria o que e pra quê? O traficante teria qual interesse em fornecer drogas aos outros? Existiriam sequestros? Latrocínios? Existiriam comércios ilegais como: drogas, pedofilia, armas, órgãos humanos, etc? Acredito piamente que não. E você?
Antigamente usavam-se animais. Arranjam outras coisas.Carro, roupa, comida, celular, metais.Talvez até fazendo uma moeda paralela.Você pode tirar as cédulas de dinheiro, mas o dinheiro como idéia não.Se um menino bate com um martelo no outro, vc tira o martelo e ele bate com uma vassoura, tira vassoura bate com a mão...
Desculpe-me se estou te colocando em uma "sinuca de bico" mas, este é exatamente o meu objetivo. Pra isso estou neste espaço que privilegia o raciocínio acima de qualquer outra coisa.
Novamente não esquente :) Eu gosto de discutir!Eu acho que temos que tentar amenizar as coisas, dai poderia entrar uma ação no dinheiro, mas acho que as coisas virariam novamente a lei do mais forte. O dinheiro não é ruim. Ruim é o valor que as pessoas dão à ele.A ação correta é pegar a fonte do problema, e esse materialismo exagerado que temos.Abração!
26/04/2007 às 19:15 #84746BrasilMembroOlá ThiagoEste assunto que eu levantei, contemplando o uso do dinheiro pelos homens, pode não parecer a princípio, pertinente a tópico, porém se aprofundarmos um pouquinho mais o pensamento, perceberemos que julgamos falaciosamente as coisas de nosso dia-a-dia, julgamos falaciosamente as relações humanas e as relações sociais também.
Se abolisse o dinheiro, usariam coisas.
Não é difícil imaginar: Não usariam coisas, pois teriam todas as coisas que precisássem. Se formos analizar profundamente, o dinheiro só serve e serviu para alimentar ou possibilitar um jogo, que, de acordo com as leis que ele próprio fomenta, favorece a alguns poucos acumular fortunas que não serão gastas nunca, em detrimento de TODO o planeta, incluindo a ecologia e a preservação de nossa própria espécie.
Talvez até fazendo uma moeda paralela.Você pode tirar as cédulas de dinheiro, mas o dinheiro como idéia não.
Não usariam moeda paralela, não haveria razão nem possibilidade para isso. Uma vez abolido o dinheiro e todos vivendo de uma outra maneira, tentar usar o dinheiro novamente seria inútil, posto que, TODOS JÁ TERIAM adotado o novo sistema e constatado que o dinheiro só serviu para atrasar a evolução do homem e promover injustiças por séculos.A sociedade não precisa de dinheiro, precisa de responsabilidade. A "moeda" que daria ao indivíduo o direito a usufruir de tudo o que a sociedade disponibilizaria, seria a responsabilidade de cumprir com sua parte. Simplesmente as leis seriam justas e o seu respectivo cumprimento, garantido quase que naturalmente, pois, não haveria OBJETO de corrupção, nem INTERESSES de corrupção.
Eu acho que temos que tentar amenizar as coisas, dai poderia entrar uma ação no dinheiro, mas acho que as coisas virariam novamente a lei do mais forte. O dinheiro não é ruim. Ruim é o valor que as pessoas dão à ele.
Veja, eu só poso concordar. O problema na realidade é o nosso comportamento... Mas é exatamente por isso que temos leis, não é mesmo? Sem leis a coisa seria muito pior. Por que temos leis? Para conter os abusos do homem, não é mesmo? Para regar as coisas! Porém, as leis são burladas ou corrompidas pelo dinheiro. As leis nascem em função do dinheiro, são executadas ou não em função do dinheiro e são corrompidas em função do dinheiro. Uma vez abolido o dinheiro, as leis funcionam."Consertar" o homem é muito mais difícil do que evitar que ele se destrua. É muito mais difícil do que desestimular sua ganância.Abraço
26/04/2007 às 19:54 #84747thiedriMembroConcordo que o mundo viveria muito melhor sem dinheiro, mas vc não consegue mudar o costume das pessoas fácil. Daí eu acho que não adiantaria tirar o dinheiro
26/04/2007 às 20:06 #84748BrasilMembroAbolir o dinheiro já seria a própria mudança nos costumes… ;)Abs
26/04/2007 às 20:14 #84749BrasilMembroConcordo que o mundo viveria muito melhor sem dinheiro, mas vc não consegue mudar o costume das pessoas fácil.
Quer dizer: A dificuldade está em fazer as pessoas "enxergarem" e não própriamente na existência, manutenção e benefícios desta sociedade. ;)A dificuldade está em fazer as pessoas se desapegarem do maldito veneno. Conforto, tecnologia, prazer, etc., não estão ou não estariam necessariamente ligados ao fato de existir o uso do dinheiro, ou possuir dinheiro. É só pensar... ::)
27/04/2007 às 11:53 #84750thiedriMembroComplicado….Não podemos de forma alguma abdicar da tecnologia.Conforto, e outros prazeres, tanto faz, mas a tecnologia não dá...Senão voltaríamos no tempo.
27/04/2007 às 15:36 #84751BrasilMembroOlá Thiago,
Não podemos de forma alguma abdicar da tecnologia.
Exato! Seria regredir e jogar fora tudo o que se alcançou de bom com ela. Já, o que a tecnologia trouxe de ruim, só é um mal "necessário" porque o sistema "tem" que ser mantido. Que quero dizer: Se as tecnologias fossem criadas e implantadas com interesses puramente comuns, efetivamente sociais, sem interesses financeiros, o que ela trás de mal seria evitado, seria rejeitado. Não tenho dúvidas disso.
Conforto, e outros prazeres, tanto faz
Bem, eu vejo a tecnologia, também como uma forma de conforto e prazer e, penso que isso é importante para nós. Penso que isso poderia ser acessível a TODOS, desde que mudássemos de comportamento. É possível TODOS terem tecnologia disponível, desfrutar dela e preservar o planeta. As tecnologias nocivas teriam que ser abolidas ou convertidas para tecnologias limpas. Sem interesses particulares determinando e fomentando tudo, isso É perfeitamente possível. Não somos feitos de dinheiro. O raciocínio humano independe de dinheiro para funcionar. Pelo contrário: Os conceitos pré estabelecidos, embebidos de "comércio" até a alma, acabam por prejudicar o raciocínio, uma vez que ele tem que obedecer esses padrões equivocados, mal intencionados ou no mínimo egoistas.Abraço
28/04/2007 às 1:14 #84752Silas GaarderMembroque tal o fim da humanidade? ;D
29/04/2007 às 23:12 #84753thiedriMembroOlá Brasil!A necessidade de uma moeda atualmente é a mostra de como a nossa sociedade é primária.Qualquer sociedade que necessite de moeda ou tenha um pequeno grupo mandando em um grande é primitiva.Nós estamos caminhando para esse mundo que você descreve, e acredite, um dia chegaremos!
30/04/2007 às 0:26 #84754BrasilMembroOlá Thiago
Nós estamos caminhando para esse mundo que você descreve, e acredite, um dia chegaremos!
Com certeza! Infelizmente nossa geração não poderá ver a "árvore", muito menos os frutos, mas plantou a semente, pelo menos é o que vou fazer até o fim dos meus dias.Os 90% de capacidade de raciocínio que o Homem hoje involuntariamente dispensa, amanhã sera usado por completo. Não tenho dúvidas disso! Qual será a porcentagem de capacidade de raciocínio que o Homem usava no início das civilizações? 1% ? 2% ? Tavez 3%, sei lá...Alguém já disse: Sois deus. E somos mesmo! ;)Abração
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.