Mulheres filósofas

Início Fóruns Pedidos de ajuda Mulheres filósofas

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 23 do total)
  • Autor

Caro amigos,

Necessito da vida, história e origem de uma filósofa pois é muito dificil encontrar uma.

Na antiguidade existem várias filósofas de menor importância, especialmente na escola cínica e epicurista, e dados sobre elas podem ser obtidos no livro “vida e doutrina dos filósofos ilustres” de Diógenes Laércio.

Mais contemporaneamente, temos algumas filósofas de importância universal, tais como Rosa Luxemburgo, Simone de Beauvoir, Mary Wollstonecraft. Você pode achar farto material sobre elas na internet mesmo. Sugiro uma consulta ao Google ou Altavista brasil

Boa sorte.
    Ah, no Banco de Imagens tem o link para um banco de imagens só de filósofas. Dê uma olhada lá.

Erico,

Eu acrescentaria à lista do Miguel a filósofa Hannah Arendt, e sua principal obra “A Condição Humana”. Hannah, de origem alemã, foi aluna de Heidegger, Husserl e Karl Jaspers.

Érico,

Tenho ainda um nome para sua lista, este de uma brasileira que, sem dúvidas, muito merece reconhecimento pela sua valiosa produção – Marilena Chaui, da UNICAMP. Espero que concorde.

Olá.

O único problema é que Marilena Chaui é da USP, e não da Unicamp. Além disso, ela é uma historiadora da filosofia, professora, e comentadora brilhante, mas não tem uma produção filosófica própria a âmbito mundial…

Mas é mais uma prova de que as mulheres estão com tudo no Brasil. Ela é sem dúvida a maior filósofa brasileira.

Peço desculpas pelo meu equívoco. Dou minha mão à palmatória, que se repare o palpite: a Profa. Marilena Chauí é da Universidade de São Paulo. É muito válida a correção, não obstante, sendo da USP ou da UNICAMP, em nada se altera o que ela é e significa.

Por outro lado, o que se pretende com referência a uma produção filosófica própria a âmbito mundial? Em que tal referência presta como critério conclusivo para a avaliação do trabalho intelectual de alguém?

O fato é que não há como não percebê-la, seja como historiadora, como comentarista, seja lá como for, voltada a uma preocupação e pensamento nas circunstâncias e métodos pretendidos dos filósofos.

Concordo, eu porém entendi que ela queria “filósofas” e não filósofas. Explico. Não existe um chaunismo na mesma medida em que existe um hegelianismo ou um platonismo. Ou seja, a contribuição dela, creio eu, é no campo da historiografia e dos comentadores. Uma enorme contribuição, sem dúvida, especialmente na área de filosofia moderna, embora eu não conheça o bastante para julgar. Eu apenas quis destacar essa diferença entre o filósofo autor e o filósofo que é aquele que lê profissionalmente textos de filosofia e escreve profissionalmente sobre filósofos autores. Segundo a própria Chaui diz, em algumas entrevistas que dela li, ela se encaixa mais na segunda categoria. Embora talvez ela seja em certos aspectos uma filósofa “autora”, pois tem, alguns estudos originalíssimos sobre a realidade brasileira.

A discussão perde a relevância, porém, diante do brilho e competência da professora, uma das pessoas que mais contribuiu e contribui para a filosofia do país. É tudo.

Estou fazendo um trabalho sobre a política no pensamento da filósofa Hannah Arendt, gostaria se vocês podesse me ajudar fornecendo material sobre o mesmo. Meu endereço é [email protected]

PELO AMOR DE DEUS PRECISO DA PERQUISA DE Edumund Husserl por favor te imploro quero so o tempo da filosofia que ele viveu imploro
    Ate segunda 1 de Abril

Icq 149802414
    ou Email [email protected]

Explique melhor o pedido, por favor

Preciso fazer um trabalho, a nível de 2o grau, com base no texto de Nilo Odália sobre o Mito da Caverna. Alguém poderia me ajudar?

Ainda se poderia acrescentar: Martha Nussbaum, Susan Sontag, Simone Beauvoir e Lou Andreas Salome.

Olá …
    Já que a discussão é sobre “mulheres filósofas”, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o fato de as mulheres não se sobressairem tanto quanto os homens na filosofia .À que se deve isso ? O que vocês pensam ?
    Simone de Beauvoir deu lá sua contribuição à Jean Paul Sartre…talvez ele tenha sofrido forte influência dela em boa parte de sua vida , suas obras.
    Vos digo que eu , enquanto mulher e amante de filosofia , penso que a filosofia transcende o sexo… transcende. Vai muito além … penso que a filosofia aborda temas tão importantes , tão essenciais ( até mesmo para a própria sobrevivência) , cruciais , que qualquer discussão sobre “mulheres filósofas” ou “homens filósofos” me parece vã e sem propósito.

}{Por favor preciso de alguma coisa falando sobre filósofas da idade moderna o mais rapido! obrigada.}

Por Favor preciso de informações a respeito da mulher e da filosofia na Idade Média,Heloise, amante de Aberlado, filósofo e teólogo do século XII,poderia ser considerada uma estundante ou amante ,também, da filosofia?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 23 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.