Mundo de Sofia

Início Fóruns Pedidos de ajuda Mundo de Sofia

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 38 do total)
  • Autor

Estou fazendo uma pesquisa, para interpretar o pensamento filosofico de todos os filosofos que estão no livro: O Mundo de Sofia. Quam puder me ajudar, envie-me para o meu email:

[email protected]

Cara “anyma”!

O livro “Mundo de Sofia” é um livro que conta a história da filosofia ocidental em meio a um romance, nele aparecem quase todos os filosofos importantes desde o nascimento da filosofia, na grecia, até os tempos atuais. Fazer um trabalho envolvendo todos estes pensadores é trabalhar toda a historia da filosofia, que o livro, acredito, ajudou a tornar mais acessível. Meu conselho é que você procure sa basear também em dicionário de filosofia, em uma historia da filosofia (que voce encontra em bibliotecas) e, se possível, procure conversar com um professor de filosofia.
    Espero ter ajudado!

Estou fazendo uma resenha sobre o Mundo de Sofia. Quem puder me ajudar entre em contato pelo e-mail:
    [email protected].

Bom, escrevi uma resenha de memória (fazem 5 anos que eu li o livro). Muitos dados importantes devem estar faltando. Mas se achar alguma coisa útil, pode usar . Responda dizendo o que achou.

Resenha de o Mundo de Sofia de Jostein Gaarder, CIA das Letras.
    Fórum de Discussão Consciência, Internet, 2001.

O romance “O mundo de Sofia” foi escrito por um norueguês, Josteein Gaardner, que durante muito tempo lecionou filosofia para jovens do segundo grau. O livro conta a história de uma adolescente, Sofia, que está prestes a fazer 15 anos em seu aniversário. Como se sabe, a escolha do nome da personagem não é acidental, visto que a palavra sofia em grego pode ser traduzida por sabedoria e compõem em parte, a palavra filosofia.

Por esses dados, logo se vê que o livro foi escrito para aqueles que adolescem. O autor não tinha idéia de que seu livro, projetado inicialmente para um público local e restrito, fosse fazer tanto sucesso. Em parte pela sua história bonita e digierível, em parte pela demanda do grande público em saber filosofia, o livro se tornou um best-seller, atendendo não somente aos jovens, mas também aos profissionais de outras áreas que não a filosofia.

Sofia começa a receber uma estranha correspondência. Trata-se de um curso de filosofia, disposto em ordem cronológica, que após uma introdução, começa a tratar das origens da filosofia, na Grécia, com o conjunto de pensadores conhecidos como “Pré-Socráticos”. O autor do curso se chama Alberto Knox. Durante essa iniciação do aprendizado, Sofia começa a entrar em conflito com seus próprios valores. Ela chega mesmo a contestar a visão da mãe acerca de seus problemas, reividicando uma visão mais abrangente, mais investigativa. O curso vem se somar ao ritual de passagem de Sofia, do mundo infantil para o mundo adulto. Afinal, é com 15 anos que as meninas debutam.

Nestes escritos que formam o curso e que tanto impressionam a personagem estão presentes os resumos clássicos dos tópicos e dos conceitos que remetem ao nome de um autor. Nisto não difere muito das Histórias e Manuais da Filosofia tradicionais, com a diferença que o romance procura condensar esta história em cerca de quatrocentas páginas, muitas das quais dedicadas não ao curso, mas ao enredo do romance. Ao curso de filosofia, se misturam também elementos e analogias literárias e culturais, como referências a chapeuzinho vermelho e uma defesa do papel da ONU em questões mundiais.

O mestre de Sofia, Alberto Knox, é um homem misterioso, que faz questão de separar bem aquela vivência que está proporcionando a Sofia da vivência cotidiana da jovem. Tal artíficio enfatiza a idéia de que a entrada no mundo da filosofia se dá gradualmente, através de um mestre, e muitas vezes somos obrigados a largar nossos preconceitos e idéias formadas para entrar na fascinante e misteriosa arena de idéias que é a tradição filosófica carrega.

Aliás, muitas vezes os filósofos escreveram somente para outros filósofos, desprezando a opinião do vulgo, que não teria as condições ou a posse do arsenal teórico para compreender seus escritos. Foi assim com Espinosa em seu tratado filosófico político, ou muitos outros. No entando, a filosofia sabe que não pode travar um solilóquio, e se ressente desta falta de contato. Com isso, os filósofos encontraram maneiras de estreitar seu contato com o mundo real e com a sociedade. Foi assim com as aulas de retórica dirigidas a público pelos aristótelicos do Liceu, ou com a crítica moderna à escolástica medieval, ou com o filósofo agitador e propgador de idéias do iluminismo, ou com Hume e Kant escrevendo versões simplificadas de seus tratados para serem mais compreensíveis, ou mesmo com Marx escrevendo o seu manifesto comunista ou com Sartre defendendo a figura do intelectual engajado. Mas prossigamos.

O pai de Sofia trabalha na ONU, mas está viajando, numa missão. Ele também escreve algumas cartas para a moça. Há um mistério sobre o que será o presente dela. Quando Sofia encontra pessoalmente o seu Mestre Knox, coisas estranhas começam a acontecer, até que durante a explanação de Knox sobre Berkeley, o autor faz um paralelo entre o idealismo empirista de Berkeley que remete a Deus, a realidade manipulada que dá indícios no livro. Alguns desses sinais são as incongruências e descontinuidades que aparecem na vida da personagem, como o computador de Knox que parece adquirir vontade própria.

O autor usa, é claro, aquele velho recurso do livro dentro do livro, como se observa em outros lugares, como “A História sem fim”, de Michel Ende. Sofia descobre estar ela própria dentro de livro, e o autor do livro é seu pai, virtualmente um Deus desse mundo fechado. Mas o que aparece é que o próprio pai dela é um personagem. O desfecho do livro então, é meio inseguro, cambaleando entre um surrealismo insólito e o tradicional fim a la Alice no país das Maravilhas. Mas você terá de ler para saber.

Estou fazendo um resumo do livro O Mundo de Sofia.
    Só que tenho que pesquisar sobre todos os filosofos, autores, personagens que aparecem no livro.
    Quem tiver um resumo e puder me enviar, será com serteza um grande amigo ou amiga.

Gostei das vossas opiniões sobre a obra Mundo de Sofia. Como estudante de Filosofia e logicamente interessado em obter mais inf. sobre o tema, agradecia que me enviassem tb os vossos comentários sobre o lvro, uma vez que ainda não o li mas o prof. fala muito nele

Lidiane, pesquisar sobre todos os personagens e filósofos do livro é certamente trabalho para mais de uma vida. Você poderia ser mais específica?

Alfoneca, a resenha já contém alguns comentários sobre o livro. Se você estuda filosofia em nível superior, eu diria que ele não se adequa a este tipo de estudo.

Gostaria de um estudo sobre a vida de Heitor Jupiasú (filosofo)
    Urgente!

OI,……26/8/01….

Estou impressionada com essas discussões….
    Sou uma filósofa caseira…me identifico com muitos pensadores..que foram/são os pilares do mundo atual. Gostaria muito de saber sobre o Filósofo italiano: GIORDANO BRUNO, alguém pode me ajudar? Obrigada…

Estou fazendo uma pesquisa sobre a linha filosófica de Jostein Gaarder. Gostaria de obter ajuda.
    Sophia

Estou cursando o primeiro ano de psicologia, preciso fazer um resumo do livro O Macaco Nu e responder pontos positivos e pontos negativos. Gostaria de obter ajuda.
    Muito obrigada
    Rosa Maria

Estou escrevendo uma resenha sobre O MUNDO DE SOFIA, quem puder me ajudar mande um e – mail, ficarei muito grata

Estou escrevendo uma resenha sobre O MUNDO DE SOFIA , por favor quem puder me ajudar mande um e – mail [email protected]

Estou fazendo uma síntese do livro O MUNDO DE SOFIA, quem puder me ajudar agradeço.

Preciso de uma sintese sobre os Pre-Socráticos,
    quem poder ajudar favor enviar para o E-Mail:[email protected]

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 38 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.