Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Nietzsche é talvez o único filósofo a ser levado a sério
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
02/08/2011 às 18:43 #88715mirtesMembro
Esse negócio de “Senhor dos Espíritos” é coisa de espíritas
>:( Jesus Reina absoluto entre os vivos e os mortos portanto, Ele é o Senhor dos espíritos! Essa história de reencarnação (espíritas) não me atrai. E Rousseau dentre outros muitos filósofos devem ser levado a sério sim. Por que não? São pensamentos vivos acorrentados dentro da diversidade filosófica do mundo ocidental. Se Cristo vive naquele que com ele comunga, por que a filosofia dos grandes pensadores não teria seu espaço?
02/08/2011 às 21:19 #88717MonstrinhoMembroEsse negócio de "Senhor dos Espíritos" é coisa de espíritas
>:( Jesus Reina absoluto entre os vivos e os mortos portanto, Ele é o Senhor dos espíritos! Essa história de reencarnação (espíritas) não me atrai. E Rousseau dentre outros muitos filósofos devem ser levado a sério sim. Por que não? São pensamentos vivos acorrentados dentro da diversidade filosófica do mundo ocidental. Se Cristo vive naquele que com ele comunga, por que a filosofia dos grandes pensadores não teria seu espaço?
Amiga Mirtes, Eu havia convidado você para tomar um cafezinho, mas parece-me que está a precisar de uma chícara de chá :D ;) Bjuxx :biggrin_mini:
03/08/2011 às 2:02 #88716AcáciaMembroOlá a todos!Cadê as almas viventes do fórum? Tomaram chá de sumiço???
Na leitura que faço da obra de Nietzsche a questão central que se deve ter em conta é a questão da autoridade - e essa autoridade sempre está representando poderes, interesses e idéias dominantes - a que, o unânime formigueiro está constantemente hipnotizado e atraído irrestivelmente no sentido de trocar a sua liberdade pela proteção oferecida pela autoridade.
Gostaria de argumentar que o "unânime formigueiro" não está hipnotizado e sim, que possui o espírito em si adormecido, tendo como base para este argumento o que li em um de seus posts: "O espírito é a fonte da consciência". Desta forma também, o "unânime formigueiro" encontra-se em um dos estágios citados em Nietzsche quando sugere: "Toda vida não vivida viveria dentro de você por toda a eternidade..." (O eterno retorno). Estando a fonte adormecida, a quem caberia a ação do despertar da consciência ? ??? :'(
03/08/2011 às 4:01 #88718MonstrinhoMembroOlá a todos!Cadê as almas viventes do fórum? Tomaram chá de sumiço???
Na leitura que faço da obra de Nietzsche a questão central que se deve ter em conta é a questão da autoridade - e essa autoridade sempre está representando poderes, interesses e idéias dominantes - a que, o unânime formigueiro está constantemente hipnotizado e atraído irrestivelmente no sentido de trocar a sua liberdade pela proteção oferecida pela autoridade.
Gostaria de argumentar que o "unânime formigueiro" ;D não está hipnotizado e sim, que possui o espírito em si adormecido, [...]Estando a fonte adormecida, a quem caberia a ação do despertar da consciência ? ??? :'(
A quem senão ao próprio indivíduo? O que o unânime formigueiro ;D espera é isso mesmo: que a alguma espécie de autoridade ou algo exterior a si venha despertá-lo.Ainda ontem eu estava lendo - aqui neste fórum mesmo - o tópico sobre o importante conceito Vontade de Poder, que é uma vontade de auto-superação, uma demanda da própria vida, vejam: http://forum.consciencia.org/nietzsche/vontade-de-poder-520/ Eu mesmo não saberia definir o que é a Vontade de Poder... Para despertar do sono é preciso demandar a Vontade de Poder = "O Reino dos Céus, que é como uma sementinha de mostarda que está dentro de vós, e que é a menor de todas, mas que, quando cultivada se torna uma árvore tão grande de modo que as aves do céu vêm fazer ninhos em seus ramos" :o.Há uma descrição de Nietzsche em "Assim Falava Zaratustra", canto "Dos Virtuosos", em que ele já começa falando
“É com grande reforço de trovões e de celestes pirotécnicas :D que é preciso falar aos sentidos sonolentos e adormecidos.Mas a beleza fala em voz baixa; ela só penetra nas almas mais despertas.
==> http://mascarasdedeus.blogspot.com/2011/06/dos-virtuosos.htmlPenso que não há, efetivamente, uma maneira de se despertar, fazer surgir o Além-homem de modo coletivo. Isto só é possível "para as almas mais despertas", como diz Nietzsche aí nesse Canto de Zaratustra. Assim, se conseguirmos despertar a nós mesmos, já é alguma coisa (Um pequeno passo que transpõe um abismo); de outro modo ficamos como cegos a conduzir outros cegos e ambos caem no abismo. Abçs,
03/08/2011 às 4:58 #88719MonstrinhoMembroOlá Acácia, tudo bem? :happy_mini:
Estando a fonte adormecida, a quem caberia a ação do despertar da consciência ? ??? :'(
Talvez a chave para esta questão esteja nesta frase de Nietzsche, no canto "Dos Virtuosos":
Vós amais a vossa virtude como a mãe ama o filho; ouvimos alguma vez dizer que a mãe queria ser paga de sua ternura?
A mesquinharia e a mediocridadade, para Nietzsche, residem no "espírito de vingança".A vingança, o ódio ressentido é que se transmutam milagrosamente e emergem em forma de moral. Não que isso seja novo, mas pelo menos no âmbito da História da Filosofia, a crítica de Nietzsche nesse sentido é única e singular. Essa crítica já havia sido feita por Jesus, quando por exemplo, num dos quebra-paus com os fariseus, diz ironicamente a estes: "O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado ;), de modo que o Filho do Homem é senhor também do Sábado" e que portanto, faz as curas no dia de Sábado - o que era rigorosamente proibido pela lei judaica. Para eu não me delongar muito aqui, direi que o primeiro reduto enquanto instituição social a ser questionado como locus privilegiado de culto à Ideologia Dominante, é a família. Na família, é certamente onde se reproduz as tradições, costumes, normas, preceitos e condicionamentos sociais sem questioná-los. "Se o meu pai me obrigou a isso, também obrigarei você; "meu pai fez isso comigo, por isso faço com você, que é para você se tornar "homem de bem"" ::).O despertar, portanto, consiste em sair do unânime formigueiro. É como na parábola da Ovelha perdida. Por que o pastor larga as 99 ovelhas sozinhas, abandonadas, e vai atrás daquela que se apartou do rebanho? Porque, em primeiro lugar, as ovelhas tem um instinto de rebanho, ou seja, se uma pula a cerca, todas pulam; se uma corre para um lado, todas correm, de modo que, o pastor estando ausente elas estão "auto-protegidas" porque estão sempre juntas. Mas a ovelha que se aparta do rebanho, fica perturbada e sem rumo, e por isso ela precisa do pastor para buscá-la, e assim, ela é alvo de interesse pelo pastor. A ovelha perdida é a Vontade de Poder amadurecida; o rebanho, é claro, é o unânime formigueiro ;D; a ovelha que se aparta do rebanho é o Além-homem, aquele que se tornou "acima do homem", que transcendeu a condição de humanidade que caracteriza o rebanho e o pastor é o despertar a partir de nós mesmos, do EU SOU, de Nisargadatta Maharaj: "eu não sou isto e nem aquilo, simplesmente EU SOU", de outro modo, acabo por acreditar naquilo que o unânime formigueiro diz acerda de mim ;). O dia em que a humanidade entender que a chave para todos os problemas humanos está lá nos Evangelhos, haverá então "um só rebanho, um só pastor" (Aqui entendido como unidade, o rebanho fundido com o pastor, e não um rebanho sendo conduzido por um pastor, o que é diferente). Mas aqui é que entra a importância de Nietzsche, porque os condutores de rebanho já têm, a priori, as suas miríades de explicações sobre a Boa-nova, que não faz senão distorcê-la a ponto de transformá-la na "Má-nova", dirá Nietzsche em O Anti-cristo. Portanto, é preciso ficar de olho nesses condutores de rebanho, e aprender com Nietzsche que grandes mestres como Jesus, Buda, Krishna, Krishnamurti e outros, não são de modo algum construtores de religiões, condutores de rebanhos e tampouco salvadores do mundo, mas são a antípoda de tudo disso: são os que mais contundente e impiedosamente atacaram as religiões estabelecidas e os diversos tipos de moralidades instituídas.
04/08/2011 às 20:46 #88720MonstrinhoMembroBruno, Achei o link: http://www.4shared.com/dir/7720763/7463976c/sharing.html :D ;) Tomara que esteja funcionando ;) Abçs,
04/08/2011 às 20:47 #88721MonstrinhoMembroCaramba! postei errado! :mad_mini:
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.