Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › O que é fé?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
20/08/2007 às 13:49 #70729José AraújoMembro
Perguntas para impulso do tópicoO que é fé?O ateu tem fé?A fé ganha forma , por observação e intuito individual?A ciência também se sustenta na fé?Não será fé o conjunto de todos os nossos intuitos e medos?
01/10/2007 às 10:39 #85353BorgesMembroFé seria acreditar em algo que possa acontecer"Tenho fé que o São Paulo ganhara o Brasileirão"ahahahAcho que é por ai
03/10/2007 às 1:09 #85354Ir.Gabriel,OSBMembroFé é o sinal vivo da presença de Deus no meio de nós.Não é preciso uma demonstração da aquilo que é empirico para compreendermos a fé. Até por que a fé não para ser comprendida e sim vivida.
12/10/2007 às 15:24 #85355Leonardo LeiteMembroA fé é apenas uma faculdade mental, tal como a razão.Ambas procuram chegar a VERDADE.A Fé tem uma perspectiva espiritual das coisas, já a razão está para o material.Em matéria de ciência, menor fé é necessária para conhecer seus preceitos.Em matéria de religião, maior fé é necessária.Fé e Razão fazem parte da estrutura epistemológica humana. Ambas são provadas pela experiência.
14/10/2007 às 21:12 #85356thiedriMembroA Fé tem uma perspectiva espiritual das coisas, já a razão está para o material.
Desculpe, mas "disconcordo" ;)
14/10/2007 às 23:02 #85357Charles_SoMembroFé é uma firme convicçao em algo .. contrariando ate mesmo os limites da simples razao em determinados momentos . É um crer absoluto .. insento das condiçoes materiais q nos rodeiam … baseada no abstrato , em suas proprias teorias balizadas outrora por outras mesmas .Pelo menos é oq acho ..rs.
14/10/2007 às 23:44 #85358LidiompsMembroA fé embora seja uma questão um tanto que complexa no ponto de vista lógico e racional, pode ser vista como uma atitude de espírito que o homem tem no seu desenvolvimento humano, aponto de dizer que o homem é o único animal que possui esta capacidade de acreditar, não só no trancendente mas no irrealizado.A fé define o homem, concuindo que o homem tem fé.
18/10/2007 às 5:03 #85359VariableMembroGente boa de todos os credos, a Fé é uma coisa muita séria para o bicho homem! Feliz ou infelizmente ela engloba estas “fezinhas” religiosas mal estruturadas, que não resistem a um assoprão de razão e bom senso. Nem por isto devemos desmererecer a FÉ em si. Ela é o esteio de nosso comportamento, mesmo que não nos demos conta disto! Tudo o que fazemos, fazemos segundo uma suposição, que é outra palavra para FÉ.Fé e crença são a mesma coisa. Suposição idem. Então: Fé=Crença=suposição. A qualidade das crenças, fés ou suposições de um indivíduo dependem principalmente da vida pregressa deste indivíduo e em segundo lugar da qualidade dos indícios que levam e conduzem à crença/fé.Uma mente acostumada a pensamentos mágicos terá crenças bem diferentes de uma mente acostumada ao pensamento lógico-cartesiano. Nada mais natural. Então, para fechar a idéia, Fé=Crença e a qualidade de qualquer deles depende dos hábitos cultuados durante toda uma vida; principalmente no que se refere a pensamento mágico x pensamento cartesiano (ou não mágico, para simplificar).Historicamente, o Povo todo é levado, pelas elites dominantes, ao Pensamento Mágico e sua derivações religiosas, coisa que é de seu profundo interesse. Pensamento “de primeira” apenas para os de primeira. Para o resto, as baboseiras religiosas e seus agregados. Nada melhor para manter sob controle uma grande massa. A "Fé" religiosa quer, geralmente dizer "desejo" ou "necessidade". Assim quando digo que tenho grande "Fé" que de que vou me curar de minha enfermidade, na verdade estou dizendo que tenho grande "desejo" e "necessiidade" de me curar de minha enfermidade. É só uma questão de saber ler nas entrelinhas.Coisinhas do bicho-homem!
23/10/2007 às 12:16 #85360WagnerRoMembroFé “religiosa” está no mundo das “idéias” como define Kant, não no mundo da existência. A teoria da física universal também, creio. Mas a grande diferença é que a segunda está disposta a rever sua idéia à medida da descoberta da existência enquanto que a primeira, a serviço do medo e da esperança, é muito mais resistente à evidência do contrário.
Perguntas para impulso do tópicoO que é fé?O ateu tem fé?A fé ganha forma , por observação e intuito individual?A ciência também se sustenta na fé?Não será fé o conjunto de todos os nossos intuitos e medos?
23/10/2007 às 14:13 #85361BrasilMembroFé "religiosa" está no mundo das "idéias" como define Kant, não no mundo da existência. A teoria da física universal também, creio. Mas a grande diferença é que a segunda está disposta a rever sua idéia à medida da descoberta da existência enquanto que a primeira, a serviço do medo e da esperança, é muito mais resistente à evidência do contrário.
Se a fé está no mundo das idéias – o que eu também concordo -, porque vc acha que ela não está disposta a rever suas idéias à medida da "descoberta da existência"? Se as idéias são individuais, pessoais, como é possível afirmar isso?Por que vc acha que a fé está a serviço do medo?Acho que isso é um preconceito a respeito da fé, pois, eu tenho fé e não duvido de sequer uma teoria científica comprovada. Simplesmente nenhuma delas abalou minha fé! Nenhuma delas deu conta de acabar com a fé e, isso não é uma "resistência", pois, entre os próprios cientistas há pessoas que têm fé em Deus. Uma coisa não anula e nem minimiza a outra.Acho que as pessoas de pouca fé, é que têm medo que a ciência venha um dia a esfacelar suas esperanças. Isso sim!
a primeira, a serviço do medo e da esperança, é muito mais resistente à evidência do contrário
Qual é a "evidência do contrário"? Desconheço!! ???
29/10/2007 às 15:40 #85362VariableMembroMeu caro Brasil, A crença na existência de divindades é tão infantil como a crença em Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa! Hora de crescer, meu bom filósofo! :D
29/10/2007 às 16:22 #85363thiedriMembroA crença na existência de divindades é tão infantil como a crença em Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa! Hora de crescer, meu bom filósofo!
Meu caro Variable,A crença na inexistência de divindade é tão infantil como a crença em Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa! Hora de crescer, meu bom filósofo!
29/10/2007 às 16:38 #85364BrasilMembroMeu caro Brasil, A crença na existência de divindades é tão infantil como a crença em Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa! Hora de crescer, meu bom filósofo! :D
Vc se esqueceu de citar os duendes...
31/10/2007 às 13:05 #85365WagnerRoMembroFé "religiosa" está no mundo das "idéias" como define Kant, não no mundo da existência. A teoria da física universal também, creio. Mas a grande diferença é que a segunda está disposta a rever sua idéia à medida da descoberta da existência enquanto que a primeira, a serviço do medo e da esperança, é muito mais resistente à evidência do contrário.
Se a fé está no mundo das idéias – o que eu também concordo -, porque vc acha que ela não está disposta a rever suas idéias à medida da "descoberta da existência"? Se as idéias são individuais, pessoais, como é possível afirmar isso?Por que vc acha que a fé está a serviço do medo?Acho que isso é um preconceito a respeito da fé, pois, eu tenho fé e não duvido de sequer uma teoria científica comprovada. Simplesmente nenhuma delas abalou minha fé! Nenhuma delas deu conta de acabar com a fé e, isso não é uma "resistência", pois, entre os próprios cientistas há pessoas que têm fé em Deus. Uma coisa não anula e nem minimiza a outra.Acho que as pessoas de pouca fé, é que têm medo que a ciência venha um dia a esfacelar suas esperanças. Isso sim!Caro Brasil,Acho que a fé reliosa judaico cristã sem dúvida está a serviço do medo (ou da esperança), não da verdade. Todas partiram da mesma necessidade da ciência, ou seja, de explicar a grande questão da origem, mas servem a outros propósitos. Afinal o que explica arraigar-se ao Catolicismo, ao Adventismo, ou ao Islamismo senão o medo das consequências, a esperança na salvação? Já ouviu falar em salvar-se pela fé? Salvar-se de quê? Salvar-se?
a primeira, a serviço do medo e da esperança, é muito mais resistente à evidência do contrário
Qual é a "evidência do contrário"? Desconheço!! ???Evidência do contrário é a de que o Corintians não será campeão brasileiro de 2007, apesar de ser o time da fé! Desculpe-me a brincadeira. Mas é a evidência de que o universo não tem cinco mil anos, de que Deus não criou Adão e Eva, de que a terra não era o centro do universo, de que o homem não é melhor que um macaco ou uma árvore - é apenas outro tipo de ser vivo, de que Deus não foi criado a nossa imagem e semelhança...
31/10/2007 às 14:44 #85366thiedriMembroCaro Brasil,Acho que a fé reliosa judaico cristã sem dúvida está a serviço do medo (ou da esperança), não da verdade. Todas partiram da mesma necessidade da ciência, ou seja, de explicar a grande questão da origem, mas servem a outros propósitos. Afinal o que explica arraigar-se ao Catolicismo, ao Adventismo, ou ao Islamismo senão o medo das consequências, a esperança na salvação? Já ouviu falar em salvar-se pela fé? Salvar-se de quê? Salvar-se?
Wagner,Aqui estamos misturando algumas coisas. Salvar-se pela fé significa para o cristianismo salvar-se da conduta errada, ter um modelo de conduta correta a seguir para a evolução própria. Muitas doutrinas se enganam dizendo que foi a salvação do mundo ou coisas do gênero sendo algumas dessas usando o medo para prender as pessoas. Mas não esqueça catolicismo, adventismo, etc, são doutrinas mas não são cristianismo. Cristianismo = seguidores de Cristo (Jesus Cristo). Cristãos são pessoas que seguem os ensinamentos de Cristo, e temos doutrinas cristãs que não são em absoluto a serviço do medo.
Qual é a "evidência do contrário"? Desconheço!! ???Evidência do contrário é a de que o Corintians não será campeão brasileiro de 2007, apesar de ser o time da fé! Desculpe-me a brincadeira. Mas é a evidência de que o universo não tem cinco mil anos, de que Deus não criou Adão e Eva, de que a terra não era o centro do universo, de que o homem não é melhor que um macaco ou uma árvore - é apenas outro tipo de ser vivo, de que Deus não foi criado a nossa imagem e semelhança...Aqui novamente digo. O citado por você é a Bíblia. Ela é adotada em algumas religiões cristãs e ainda assim, muitas delas entendem tudo isso como uma interpretação, uma metáfora de algumas coisas e não como verdade.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.