O Triunfo do Neoliberalismo

Início Fóruns Questões do mundo atual Corrupção O Triunfo do Neoliberalismo

• Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 16 até 22 (de 22 do total)
  • Autor

Swann,

Os debatedores, a quem chamaria de “investigadores de pelo em ovo” já se deram ao trabalho de ler “destra e sinistra” de Bobbio?

Bobbio é sempre uma ótima referência. Já li alguns livros dele, inclusive tive que estudar todo o “Tratado Geral da Política”, mais o “Dicionário de Política” e o “A crise da democracia” em uma das disciplinas de filosofia política. Por outro lado, apesar de confessar não ter mesmo ainda lido o “Direita e esquerda”, até onde sei, nessa obra Bobbio vai defender que a divisão entre direita e esquerda é ainda bastante atual apesar de todas as mudanças, só não entendi pq a leitura dessa obra é tão fundamental assim para sua a falta resultar na desvalorização de tudo o que foi dito até agora.

O argumento básico de Norberto Bobbio no “Direita e Esquerda” é que nos embates políticos concretos observa-se sempre dois campos: um de pessoas que fazem questão de dar mais ênfase no que os seres humanos têm de igual; outro de pessoas que dão mais destaque ao que os seres humanos têm de desigual – essa visão é comum na obra do Bobbio, aparecendo também no “Tratado Geral da Politica”. Na opinião dele, os do primeiro grupo podem ser chamados – segundo tradição que remonta à Revolução Francesa – de pessoas de esquerda e os seus adversários de pessoas de direita. Assim, ambas as facções admitem que os homens têm similitudes e dessimilitudes, mas os que de esquerda acham as primeiras mais importantes e os de direita crêem que as segundas é que são essenciais. É este tipo de visão do mundo, segundo Bobbio, que faz com que haja diferenças na condução dos governos. Os esquerdistas, por acreditarem que a igualdade é o que importa e as diferenças têm, em sua maior parte, origem em vantagens e desvantagens sociais, querem, se não eliminá-las, pelo menos dimuinuí-las. Já os direitistas acreditam que as diferenças entre os homens são mais importantes por serem “naturais” e que elas devem ser mantidas, pois é por causa delas que a sociedade evolui.

Outro ponto é que, segundo Bobbio, ninguém pode ser de direita e esquerda ao mesmo tempo. Assim, apesar de desejar maior igualdade entre os homens e a diminuição das diferenças sociais, ao defender a importância da diferença eu acabaria tendo que me posicionar como de direita. Ora, sem problemas, se, de fato, a coisa tem mesmo que ser estanque assim, esses jargões não me envergonham. Apenas eu não gostaria de fechar com Bobbio nesse ponto tão rapidamente, já que por esses lados as coisas costumam ser banalizadas e distorcidas como meio de satanizar ou idealizar as fontes.

Gostaria muito de ver a resenha, ainda que breve, sobre “Direita e Esquerda”.

Ora, então por que vc mesmo não posta essa resenha aqui? Estou curioso por ler essa resenha escrita por vc, que, não sendo um “investigador de pelo em ovo”, e já tendo lido a obra, deve estar capacitado para escrevê-la. Também concordo que ler Bobbio é, frequentemente, de grande proveito. Seria uma grande colaboração sua ao debate.

(Mensagem editada por fox em Maio 29, 2004)

Pensando melhor sobre o postado anteriormente em azul:

Uma vez que frequentemente Bobbio é citado e defendido como alguém de esquerda, uma vez que frequentemente concordo com suas posições, senti estranho esse posicionar meu na direita. Se estiver correto, Bobbio seria de direita, ou eu estava errado e o que definiria a esquerda seria a luta por uma maior igualdade entre os homens. Assim fosse, eu teria que, ao contrário do colocado antes, ser de esquerda. Enfim, Bobbio pode pensar que a dicotomia direita/esquerda é atual e presente, mas, ou a ficha ainda não caiu, ou melhor eu ler o livro antes de opinar. De qualquer modo, talvez seja interessante a leitura de: En que consiste hoy ser de izquierda

PILGRIM
    Não aceito o repto de escrever sobre “Destra e Sinistra” de Bobbio, porque estou escrevendo sobre outro assunto e porque teria de me debruçar sobre o debate de Giancarlo Bossetti, Gianni Vattimo e o próprio Bobbio, mais tarde publicado em opúsculo publicado pelo Fondo de Cultura Económica intitulado “La Izquierda en la era del Karaoke”, bem como um delicioso ensaio de Bobbio sobre A Esquerda e suas Dúvidas publicado na coletânea efetuada por Giancarlo Bossetti a que deu o título de “Sinistra Punto Zero”.
    Fica aí uma simples sugestão de leitura para quem quiser enveredar por esse verdadeiro tópico da “esquerda”.
    Peço desculpas – humildemente – por utilizar “investigadores de pêlo em ovo”. Retiro a expressão infeliz.

Se for de alguma utilidade, transcrevo abaixo escrito de Norberto Bobbio constante do pórtico da obra de Sérgio Cândido de Mello, cujo título é “Norberto Bobbio e o Debate Político Contemporâneo”, publicada em 2003 pela Annablume, com patrocínio da FAPESP.

“Nenhuma pessoa de esquerda (sinistroso) pode deixar de admitir que a esquerda de hoje não é mais a de ontem. Mas, enquanto existirem homens cujo empenho político seja movido por um profundo sentimento de insatisfação e de sofrimento perante as iniqüidades das sociedades contemporâneas – hoje talvez menos ofensivas do que em épocas passadas, mas bem mais visíveis -, eles carregarão consigo os ideais que há mais de um século têm distinguido todas as esquerdas da história”.

Swann,

Sou um admirador da obra do Bobbio, a qual recorro com freqüência, mas sobre esse tema em particular – divisão direita-esquerda – tenho alguns senões que dificultam minha concordância ipsis litteris. A propósito, veio de um amigo a indicação de um site interessante The Political Compass. Nas páginas desse site há um teste que busca definir a orientação política do entrevistado. Se tiver tempo, vale a pena conferir e, testes a parte, achei muito oportuna a diferenciação que lá foi feita entre orientação política e orientação econômica. Se estiver ruim de tempo, pelo menos dê uma olhada no link com os comentários sobre a análise do teste. No meu caso, o resultado não foi nenhuma surpresa: esquerda libertária.

Depois vou ler o “Direita e Esquerda”, a leitura do Bobbio é sempre interessante.

Um abraço.

Brasil
    Membro

Ainda bem que o usuário Gallagher colocou este sub-tópico no tópico mais apropriado: CORRUPÇÃO.O "triunfo do neoliberalismo"  nada mais é que propaganda e opiniões suspeitas de alguns Jabors e Franklins da vida.O mundo está cada vez mais miserável.

Brasil
    Membro
Visualizando 7 posts - 16 até 22 (de 22 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.