Otimismo ou Pessimismo? Qual o Futuro da Humanidade?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Otimismo ou Pessimismo? Qual o Futuro da Humanidade?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    Cientista
    Membro

Há grande quantidade de otimistas e outro tanto de pessimistas! Ao seu ver, qual o futuro da humanidade? Que você imagina para daqui a 50; 100; 1.000; 10.000; um milhão de anos? Pensa que estaremos melhor ou pior do que estamos hoje? Quando pensa que acabaremos de vez? Como? Quando pensa que acabará a vida no planeta?

Z
    Membro

Não querendo retirar utilidade ao tópico proposto, o qual considero interessante, não posso deixar de referir que se trata de respostas delicadas e relativas, isto porque o raciocínio de cada resposta envolverá as palavras “Melhor” e “Pior”.A ética em níveis genéricos está constituída não sendo flexivel consoante as opiniões.Mas a ética varia conforme o contexto em que a mesma é projectada.Com o objectivo de prevenir a clareza e racionaliade deste tópico, proponho que para esta matéria se adopte uma matriz de contextualização da ética.Para tal deverão ser sublinhados em cada pensamento, os conceitos chave: Sobrevivência da espécie,Evolução progressiva, Sustentabilidade social, Liberdades/integridades intrísecas humanas.Economia não interessa nada para este assunto. Pois se estivermos "bem" socialmente, é porque a economia existente estará a funcionar bem. ;)Se alguém achar que a matriz deve ser completada, aguarda-se os contributos :)cumps ;)

Cientista
    Membro

São pensamentos novos para mim e vejo que os domina em algum grau. Porque não nos dá uma “palhinha”?

Z
    Membro

Profetizar é sempre um exercício… divertido!Análises profundas e precisas do Futuro da humanidade em seu tema global, é algo fútil e desnecessário face à sua extrema relatividade.As previsões menos casualistas são sempre as previsões de uma matéria específica, da qual se conhece e compreende o seu passado.A evolução dos continentes e das espécies animais são um exemplo.No entanto, a experiência da ciência demonstra a imprevibilidade das previsões.Vejamos por exemplo, quanto à demografia:Sempre se previu um crescimento exponencial, as projecções fundadas no gráfico do crescimento populacional só por si, indicam uma população de 20 biliões para 2020, contudo nos EUA o crescimento desacelerado aproxima-se da estabilização. Na Europa, atingido o pico entre 1995 e 2000, agora decresce.Será que afinal, o crescimento populacional do mundo vai desacelerar daqui a 50 anos ?Difícil prever. Tudo é imprevisível.Antes que me chamem à atenção para a divagação deste tema para a teoria do Caos, para já, fico-me por aqui pois neste tópico não se espera profecias nem previsões vinculativas. Podemos então navegar por ideias de intuições mais ou menos fundamentadas em bases concretas.Para dar alguns contributos palpáveis vou lançar desde já umas ideias genéricas de uma previsão, completamente aberta, para 2060:Posso começar pelo crescimento populacional.Parece-me razoável antever que o número de pessoas atinga os 25 biliões ainda antes de 2060, salvo calamidades globais como uma terceira guerra mundial, epidemias globais ou outros acontecimentos "apocalípticos".Mais pessoas implica mais energia. Considerando o nível de esforço dos países em reduzir as emissões (ainda que pouco vigorosa), penso que as emissões em 2060 não serão maiores que hoje.Poluição:Poluição atmosférica e águas residuais não representarão problemas de risco maior do que o risco que já corremos. Isto porque as polícitas de tratamento vão sendo implementadas.Resíduos sólidos urbanos será um problema! A reciclagem hoje em dia é quase que meramente industrial, movida por factores económicos.em 2060 ainda haverá espaço para Aterros (sob cidades etc.) Mas em 2200 não haverá provavelmente espaço de manobra para o depósito do nosso "lixo". Políticas restringidoras quanto à produção de embalagens e outros produtos não absorvíveis pelo ambiente têm urgentemente que ser reforçadas.Temos contudo, outros tipos de poluição: Resíduos sólidos urbanosClaro que isto só se aplica s considerarmos somente o plano planetário. Se considerarmos a evolução positiva da exploração espacial, veremos a possibilidade de o nosso Sol se tornar numa inceneradora brutal, salvando-nos assim da nossa porcaria.Outras poluições como a poluição sonora e luminosa vão crescer a um ritmo desenfreado, sobretudo auxiliado pela evolução das novas tecnologias, maquinizações e automatizações, dotando o planeta de uma "iluminação própria".Mudando para o estado social, com mais dois terços da população existente, a noção de distancias será muito menor, o factor proximidade será pouco relevante para se determinar relações e influências;)O crescimento nos países desenvolvidos estarão estabilizados, provavelmente com implementação de medidas de Controlo da natalidade(qualidade e registo). No entanto temos países asiáticos como a India e a China que em 2060, serão no seu conjunto quase certamente portadores de dois terços da população mundial. Isto trará consequências decisivas na evolução tecnológica, nacional, de mercado e social.Contudo, temos a evolução dos transportes, a mobilidade crescente possibilitará a todos a dispersão pelo mundo. Assim Não se prevê uma china e India sobrelotados, mas uma cara asiática em todos os centros comerciais de todos os países.Bom, não posso adiantar mais que tenho um jantar para participar ;)Divirtam-se ;)

Cientista
    Membro

Profetizar é sempre um exercício... divertido!

É mesmo, concordo contigo!

No entanto temos países asiáticos como a India e a China que em 2060, serão no seu conjunto quase certamente portadores de dois terços da população mundial. Isto trará consequências decisivas na evolução tecnológica, nacional, de mercado e social.

Preocupo-me com a questão populacional, especialmente a asiática. Muita gente significa muita pressão sobre os finitos recursos da Terra e sobre quem os controla. Creio que isto sifnifica a guerra como meio aliviar estas pressões referentes a poder e ecologia. Preocupo-me de ver tanto a China como India tornarem-se grande potências nucleares.  Pode ser extremamente maluco isto, mas, pode ser bem mais conveniente destruir estes arsenais preventivamente do que quando for tarde demais. Quem viver verá!Penso que, de agora em diante, em ritmo cada vez mais acelerado, as EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS crescerão enormemente e tornar-seão um rico filão da economia. Não vejo para breve solução para o transporte ultra-rápido ou instantâneo e imagino que quando ocorrer, por muito temo não vai ser nada barato, pois quanto mais rápido o veículo (como os ScramJets testados hoje nos EUA) mais consome energia e quanto mais sofiticada a tecnologia, mais custosa costuma ser. Assim, viagens virtuais serão o must dentro de não mais do que 10 anos.A realidade atual já disponibiliza varios tipos de aparelhos de realidade virtual, como jogos interativos e simuladores de realidade em geral, como os usados em treinamento militar e de aviação. Estã vindo ai simuladores de movimento e cheiro para cinemas e a gurizada que joga conhece estes novos comandos que trepidam, etc.Acho que logo haverá uma infinidade de aparelhos, como: Cãmaras de orgasmo, de viagens sem sair de casa, Casamentos (parceiros virtuais), amigos virtuais, empregados robóticos. Operações a distância de todo o tipo serão normais e não aquelas cirúrgicas.Tudo coisa para uns 10 anos, pelo menos nos paises desnvolvidosSds

Brasil
    Membro

Economia não interessa nada para este assunto. Pois se estivermos "bem" socialmente, é porque a economia existente estará a funcionar bem. ;)

Bem, a economia existe há tempos e as cosias estão como estão, se para imaginarmos a humanidade no futuro, tivermos que estar presos a conceitos econômicos, eu acho  que o exercício estará TOTALMENTE prejudicado. Na minha opinião o dinheiro é o fautor de quase todas as injusticas e desumanidades que acontecem. Eu me refiro específicamente ao dinheiro e não simplesmente à má distribuição de renda.

Parece-me razoável antever que o número de pessoas atinga os 25 biliões ainda antes de 2060, salvo calamidades globais como uma terceira guerra mundial, epidemias globais ou outros acontecimentos "apocalípticos".Mais pessoas implica mais energia. Considerando o nível de esforço dos países em reduzir as emissões (ainda que pouco vigorosa), penso que as emissões em 2060 não serão maiores que hoje.

Considerando-se o nível de esforço que se faz hoje, para se reduzir as emissões de poluentes, em 2060 não existirá humanos vivos. Se os índices de poluentes manterem-se os mesmos, em 2060 estaremos todos mortos. Ou pelo menos teremos uma vidinha muito desagradável, fedida e quente.

Preocupo-me com a questão populacional, especialmente a asiática. Muita gente significa muita pressão sobre os finitos recursos da Terra e sobre quem os controla.[/QUOTE]Humm...

Creio que isto sifnifica a guerra como meio aliviar estas pressões referentes a poder e ecologia.[/QUOTE]Que saída de mestre!!! Fazer as pessoas se matarem, para diminuir a população e com isso aliviar a barra dos que controlam os finitos recursos... Muito bom!!! Magistral!!! Pra isso que é bom a gente ter cultura...

A realidade atual já disponibiliza varios tipos de aparelhos de realidade virtual, como jogos interativos e simuladores de realidade em geral, como os usados em treinamento militar e de aviação. Estã vindo ai simuladores de movimento e cheiro para cinemas e a gurizada que joga conhece estes novos comandos que trepidam, etc.Acho que logo haverá uma infinidade de aparelhos, como: Cãmaras de orgasmo, de viagens sem sair de casa, Casamentos (parceiros virtuais), amigos virtuais, empregados robóticos.[/QUOTE] É, poderemos ir até a locadora da esquina e alugar um cérebro diferente, um cérebro consciente...  Podemos mandar nossos clones para o trabalho em nosso lugar!!!  Podemos fazer uns 10 clones e assim ganharemos 10 salários!!! Quem sabe 20 ou mais? Essa "evolução da humanidade" promete!!!   :-[Não vou discorrer sobre minhas opiniões para um futuro melhor, apenas atenho-me a apontar as discrepâncias do presente olhando para o futuro...Sinceramente, não vejo ninguém preocupado com a qualidade de vida de seus netos...

jvictorr
    Membro

Esse é o espirito do inicio de seculo.Não podemos generalizar o desconhecido..mas realmente a proporção dos adeptos de tal conceito é egoisticamnete distinto e maior.Na verdade não importar-se com as gerações futuras, generaliza egoísmo?Se sim tão claro expoe-se que nos defrontaremos a um obscuro e triste futuro.

Brasil
    Membro

As discrepâncias do presente olhando para o futuro.Às vezes vejo algumas opiniões que realmente não dão pra entender...As pessoas vêem os problemas pela frente e tentam encontrar soluções imediatistas, individualistas e daí o agravamento cíclico dos problemas!Vemos alguns pseudointelectuais na mídia, com umas idéias que eu diria, no mínimo, hipócritas. Idéias sobre habitar estações espaciais, colonizar outros planetas, e mais algumas bestialidades cinematográficas que só podem germinar na cabeça de malucos..." É hora de recolocar o pé na estrada e partir rumo aos planetas. A longo prazo, ou colonizamos os planetas, ou seremos uma espécie extinta."Carl Saganastrônomo estadunidense1934 - 1996"Eu acredito que a raça humana não tem futuro se não for para o espaço."Stephen Hawkingfísico inglêsEstamos no planteta vida, o planeta Terra é a coisa mais maravilhosa que nossa consciência conhece, com seus oceanos, rios, vales, planaltos, planices, picos e montanhas todos cheios de vida e armonia. Tudo o que a nossa mente consegue imaginar de bom está aqui, tudo o que gostamos e admiramos está aqui, tudo que achamos maravilhoso está aqui. Tudo o que a nossa vida precisa para ser plena, está aqui!  Como é que esses caras conseguem dizer isso e ainda por cima, serem levados a sério? São celebridades...  Por que esses caras acham que a Terra será inviável para se viver? Porque a própria humanidade a está destruindo. Se a própria humanidade a está destruindo, então eu acho infinitamente mais fácil  a humanidade parar de destrui-lo, ao invés de querer e "poder" mudar-se para outro planeta. Isso me parece óbvio!O que será que esses caras imaginam ALÉM disso? "Colonizar outro planeta" significa o que? Encontrar algum que possibilite a vida humana. E quanto isso vai custar? E quanto vai custar para alguém poder viajar até lá e morar "lá"? Isso não é uma tolice típica de hollywood? Será que num futuro longínquo aguém esperará amealhar alguns milhões de dólares para fazer essa "mudança  interplanetária"?Falta lucidez...  É muita informação pra pouca reflexão...  :'(

Brasil
    Membro

Economia não interessa nada para este assunto. Pois se estivermos “bem” socialmente, é porque a economia existente estará a funcionar bem.

E por que diabos você acha que estaremos bem, socialmente? Não é o que as previsões mais sensatas apontam.  Alias, para se presumir que  num futuro longínquo estaremos bem, sociamente, usando estes mesmos princípios de relações sociais que atualmente usamos; compra, venda, financiamento, aluguel, consignação, direitos corporativos, etc., precisaria primeiro demonstrar que não estamos às portas do caos por causa deles mesmos. Quando se fala em “finitos recursos”, estamos falando de que afinal?Quais os recursos que são finitos? Pra mim é simplesmente uma questão de dinheiro.

Gomes
    Membro

Boa noite, a todos!Estava procurando algo para ler na internet e achei esse forum e gostei muito do nivel. Espero der contribuir com minhas humildes opniões.Vejo com muita tranquilidade que o futuro é agora. Ví todas as conjecturas acima e por sinal muito claras e valiosas e fundamentadas e analize logicas e racionais, mais gostraria de propor uma optica voltada para analize simplista das relações naturais.Partindo da predefinição que todo ecesso é danoso, estamos diante de uma lei da fisica que é a lei da ação e reação,Terceira Lei de Newton que diz "Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, simultaneamente o corpo B exerce uma força sobre o corpo A de intensidade e direção igual mas em sentido oposto". Que é logicamente comprovada. Estamos diante de algums fatos que já são reações naturais do desequilibro das relações, vou citar algums exemplos: Polulação mundial obesa, Manciais de agua potaveis já em estado avançado de degradação, super população nas areas urbanas e alastramento de epidemias em velocidade jamais vistas, reflexo da mudança de clima devido alteração de temperatura no planeta isto são só algums exemplos que me veio a mente. Então meus amigos não querendo ser alarmistas mais já estamos vivendo o problema em um grau avanção. Mais tudo isso por encrivel que pareça não é nada mais uma reoganização do equilibrio e o mais apto se beneficiara desse novo realinhamento.

Acácia
    Membro

Concordo plenamente. A Lei da “seleção natural”…

Brasil
    Membro

“Entre ser otimista ou pessimista eu prefiro ser otimista.  Quando e, se tudo der errado, o otimista sofreu menos.” (Armando Nogueira)

Morpheusceci
    Membro

A Humanidade reconhecerá o que significa evolução e se colocará a rir por ter tentado se auto-destruir. Possivelmente prevalescerá a “Lei da Seleção natural” onde o vencedor será o que mais humano for.

Sica
    Membro

Muito do que essas falsas celebridades dizem pode ser encontrado nos contos do Isaac Asimov.Mudando completamente de assunto, fico intrigado em observar que mesmo apos todos esses comentarios niguem citou o apocalipse de 2012! QUE ABSURDO! :blum_mini: heheheSendo franco, acredito seriamente que a grande maioria da populaçao estará presa às grades do entretenimento. E aqueles que nao se deterem a essa imposiçao, serão excluidos, bem como sempre foram. Dentro desse contexto fico me perguntando: será que restará alguma esboço de liberdade? É dificil encontra-la nos dias de hoje, e no futuro ,entao!? A menos que a elite dominante modifique sua ideologia drasticamente, deixando de lado os seus valores sordidos, caminharemos, lentamente, para o fim.

Brasil
    Membro

niguem citou o apocalipse de 2012! QUE ABSURDO! :blum_mini: hehehe

Eu já comprei a minha passagem pra Marte e estou tranquilo... Se o mundo não acabar eu volto. smiley-money-mouth.gif

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.