Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Por Neitzsche era ateu?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/12/2008 às 2:34 #80874BrasilMembro
Nietzsche se declarava ateu, mas era traído pelas próprias palavras.
Bem, isso é verdade. Aqui está um exemplo:" 'Os contínuos e graves sofrimentos não alteraram, até agora, meu humor. Ao contrário, parece que me sinto mais alegre e mais benévolo do que jamais o fui. De onde virá esta influência que me fortifica e melhora? É claro que não vem dos homens, os quais, salvo raras exceções, "todos se irritaram comigo" (*) e não sentem escrúpulo algum em fazer-me saber disso. Leia, meu querido amigo, do principio ao fim este último manuscrito e veja se descobre nele alguma marca de dor ou depressão. Eu creio que não, e esta crença me dá a certeza de que deve haver alguma força oculta nos meus pensamentos* e não a impotência e lassidão que aqueles que não me aprovam, querem ver neles.' (Nietzsche)(*) Peter Gast acredita que nesta frase há uma reminiscência evangélica. As reminiscências das Sagradas Escrituras são freqüentes na língua e no pensamento de Nietzsche."Doença de Nietzsche / Vida de Friedrich Nietzsche Autor: Daniel Halévyhttp://www.consciencia.org/nietzschehalevy5.shtml
30/12/2008 às 16:59 #80875AriadneMembroConfesso que tenho uma certa admiração por Nietzsche, pela coragem que ele “tem” de dizer coisas óbvias, atribuindo-lhes caráter genial e sendo, a partir disso, tomado como um gênio por boa parte da humanidade. Nietzsche decretou que não existe nada além das aparências, algo que até uma criança de 5 anos de idade poderia declarar, sem hesitação. Percebeu o poder da irracionalidade sobre os humanos, ainda que, equivocadamente, pressupondo que estaria nela (a irracionalidade) a chave para a "felicidade". Parece que não estava no caminho certo, pois, numa ironia do destino, teve uma vida desgraçada e morreu de forma indigna, contrariando todas as suas pretensões, mentalmente incapacitado e depende dos cuidados alheios. Nietzsche intuiu, de forma correta, a importância da estética. Contudo, esqueceu-se, lamentável, da ética. Foi, para mim, um religioso no sentido mais puro do termo: acreditou que, se nascemos num mundo essencialmente perverso, então nós, seres humanos, devemos nos submeter a tal perversidade resignadamente, lutando eternamente como bárbaros uns contra os outros, como se a Natureza selvagem, sagrada para ele, não pudesse ser tocada, aprimorada, modificada. Como se a lei das selvas fosse uma espécie de lei divina. Se eu fosse religiosa e acreditasse em divindadades, talvez aceitasse sem qualquer questionamento as idéias de Nietzsche. Como não sou, prefiro constatar os fatos da realidade como se apresentam, observando que nascemos num mundo essencialmente perverso e selvagem, mas que, a despeito de todos as limitações, está ao alcance do homem modificá-lo para melhor. Acho que, bem ou mal, fizemos isso ao longo do processo civilizatório, com grande débito à herança deixada pelo cristianismo...
14/08/2009 às 11:55 #80876profeta_livreMembroMesmo em sua obra o Anticristo ele não se demonstra Ateu. Não consigo ver isso nele nem em schopenhauer……Eu acredito fortemente que não era ateu. E pelo livros não vejo justificativas sobre o fato de ele ser ateu....
28/08/2009 às 2:19 #80877Nilton SpettatoriMembroSe quando criança ele era tão religioso, o que fez ele se tornar ateu na opiniao de vocês? Até por que praticamente todo cientista "esbarra em Deus" para dar uma explicação. Por exemplo: O que tinha no mundo antes dele surgir? antes do big bang, o que havia no espaço? São essas colocações que,de alguma forma fazem com que os Pensadores, Cientistas, etc. não sejam ateus!! Mais. voltando ao assunto inicial.. Qual a concepção adotada por Neitzsche que o levou a virar ateu?
Ele descobriu a verdade...bom!Ser ateu resumidamente é não acreditar em divindades,mas esses parâmetros de divindades que conhecemos não se encaixa na concepção de deus para Nietzsche.E tambem dizer-se ateu é mais facil!! :- obs(minha opinião)
28/08/2009 às 4:03 #80878BrasilMembroTornar-se ateu é descobrir a verdade? Que verdade? :nea_mini:
04/03/2010 às 2:50 #80879nickossMembroA verdade de que acreditar em deuses é uma visão falsa da realidade ! A essência da Obra de Nietzsche, é a excepcional visão em forjar uma nova moral, ao esclarecer as premissas falsas das religiões. Por ter tido a sua moral construída no seio de uma família e sociedade de crentes, teve muita coragem(para a sua época) em rejeitar a visão sobrenatural das crendices; e buscar as verdades existentes na naturais(universais) para a construção da moral do novo homem(super-homem), que hoje já é uma realidade. Mais ético falar-se: fazer sexo que fuder; anûs que cú; vagina que bucêta; esperma que pôrra; pênis que caralho; etc. Isso porque, na moral cristã, diz-se: Deus no céu e Diabo no inferno. Para um ateu convicto, os termos baixos não fazem parte do seu vocabulário. Nickoss
04/03/2010 às 3:34 #80880BrasilMembroA verdade de que acreditar em deuses é uma visão falsa da realidade !
Qual é a tua, alquimista? Você acha que ficar repetindo “acreditar em Deus é ignorância” é algum tipo de embasamento filosófico ou científico?
(...)buscar as verdades existentes na naturais(universais) para a construção da moral do novo homem(super-homem), que hoje já é uma realidade.
Já é uma realidade? E quem seria o frankienstein nietzscheano?
Mais ético falar-se: fazer sexo que fuder; anûs que cú; vagina que bucêta; esperma que pôrra; pênis que caralho; etc. Isso porque, na moral cristã, diz-se: Deus no céu e Diabo no inferno. Para um ateu convicto, os termos baixos não fazem parte do seu vocabulário.
Cara... acho que você ta forçando...
10/03/2010 às 14:13 #80881BrasilMembroMais ético falar-se: fazer sexo que fuder; anûs que cú; vagina que bucêta; esperma que pôrra; pênis que caralho; etc. Isso porque, na moral cristã, diz-se: Deus no céu e Diabo no inferno.
O senhor, a exemplo de Nietzsche, faz uma confusão digna de trapalhões!Então, quer dizer que moral e ética são exclusividades cristãs? Muçulmanos, judeus, budistas, xintoístas, hinduístas, zoroastristas, etc., normalmente fazem uso de termos baixos, assim como o senhor, para se expressar?Só cristãos não fazem uso de termos baixos para se expressar?Só cristãos sentem compaixão? O senhor, a exemplo de Nietzsche, guarda reminiscências do cristianismo!O senhor já disse aqui neste fórum, que somos a imagem de Deus... Que raio de ateu é o senhor? Essa sua “informação” é uma crença cristã, não é NECESSARIAMENTE uma crença teísta. O seu “cristianismo ateu” ou “ateísmo cristão” é simplesmente ridículo!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.