Porque é que damos tanto significado ao morto?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Morte Porque é que damos tanto significado ao morto?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 23 do total)
  • Autor
    Flag
    Membro

Eu gostava de entrar com um assunto que me atormente á algum tempo, isto é, porque é que damos tanto significado á pessoa depois da morte?Clarificando o que eu quero dizer, isto é, porque é que uma pessoa quando morre, tem que vestir aquele fatinho(parece que vai a uma gala) que custa alguma grana( os tempos estão dificeis), tem que entrar numa cova com um caixão todo ornamentado com a madeira toda invernizada que custa para mundial(não podia ser simplesmente um caixão simples), tem que ter uma campa feita de uma rocha que também custa muita grana, etc.E depois á aquele ritual de que tempos a tempos tem de mudar as flores, tem que mudar as velas, tem que "falar" para a pessoa que está morta. Porquê tanto ritual, tanto dinheiro gasto, tanto tempo perdido, ás vezes parece que ligamos mais ás pessoas quando elas estão mortas do que quando elas estão vivas.Eu compreendo que uma pequena homenagem á pessoa deva ser feita, mas para quê tanta coisa, essa pessoa já está morta, não consegue ouvir ou ver nada( ou assim se pensa).Tudo isto se passa em Portugal e muitos outros países, não sei se no Brasil se passa igual, mas gostava de ouvir a vossa opinião acerca deste assunto.

Brasil
    Membro

Olá FlagBem, aqui no Brasil nós vemos a coisa da mesma maneira, ou seja, questionamo-nos também, sobre esses rituais inúteis. Contudo, há que se notar que a maior parte dos questionamentos acerca desses aspectos, se dão no campo das diferenças sociais.Aqui, pobre é enterrado em cemitério de pobre, sem muitos ornamentos e parafernalhas de luxo, nem o padre comparece se não lhe pagarem, enquanto o rico é enterrado em cemitério de luxo, com muita ostentação de riqueza e toda a “importância” que eles acreditam ter, missas e todos esse rituais idiotas.O rico deixa a família bem amparada e o pobre deixa a família, literalmente mais pobre.Esse último, é o questionamento que a maioria faz aqui.

Flag
    Membro

BrasilSim há que ter em conta essas diferenças socias.Mas em Portugal não há problema ser pobre, porque mesmo assim as pessoas querem ter essas mordomias nos seus mortos, para satisfazer essa necesidade criaram-se agências, que 6 em 6 meses, cobram-nos dinheiro( quem quiser claro) durante quase toda nossa vida, para que no final dessa tenhamos acesso aos caixões luxuosos, acolchoada por dentro para que o morto não lhe doia as costas, as campas, o próprio funeral em si, e em fim, pagamos durante para ai 20 anos, para termos um funeral de lorde.Para mencionar dos ricos, então aí em que nem se fala, eles constroiem minis maosoléus( não sei bem se é assim que se escreve) para ficar lá a dormir por toda a eternidade.Não acha isso um absurdo? Neste caso podemos referir os militares estadunidenses positivamente, porque eles são enterrados e em local de seu enterro é ergida somente uma cruz com o seu nome e as datas.

Z
    Membro

Eu acho absurdo criticar as demonstrações de sentimento, sejam quais forem, incluindo com a morte de um familiar.Não traz benefícios económicos alguns realizar um enterro dispendioso, mas pode trazer redenção.Eu não me chateio se for enterrado numa vala comum ou cremado e depositado em jarra de ouro. Mas pode fazer diferença para quem o faz.Um pobre demonstra a mesma homenagem que um rico, simplesmente não se expressa com riqueza. É claro que não é por se edificar um maosoleu para os restos mortais de um familiar que significa maior respeito do que um pobre que enterra seu amigo num cemitério, de qualquer jeito. A homenagem está na consciência de cada um.Mas eu não critico a forma como cada um se sente melhor em demonstrar respeito pelo falecido. Condeno sim as mesquinhiçes das pessoas sempre que pensam coisas do tipo "ah vou fazer grande funeral para todo o mundo perceber que eu amava o falecido" ou "eu respeito mais porque comprei um caixão de ouro e você apenas comprou um de latão"  Idiotices destas são de fraca personalidade. O valor está dentro da pessoa e do que ela sente. Os preconceitos, isso sim eu critco, mas se um pobre se sente bem em gastar toda sua fortuna (que dava para comer bem) no enterro da mulher, porquê criticá-lo??? Há que respeitar as pessoas, e o modo como decidem prestar sua homenagem.Eu sei que Brasil e Flag não estão desrespeitando ninguém, mas estão comentando a questão de um ponto de vista material, como se fosse possível cada pessoa sentir o mesmo sentimento com uma morte e actuar de modo "padrão".Eu posso vir a enterrar meus pais em caixão de madeira prensada, e enterrar um filho numa igreja reputada que não é isso que vai dizer que eu gostava mais de meu filho do que meus pais. Mas se for esse o modo de me sentir mais tranquilo, é o que farei.Cumps.

Flag
    Membro

Eu acho absurdo criticar as demonstrações de sentimento, sejam quais forem, incluindo com a morte de um familiar.

Esta afirmação, é um pouco contraditória em relação ao que voçê disse no tópico da evolução das ciências se contribui para a evolução Humana, voçê acha um absurdo criticar as demonstrações de sentimento, que é uma opinião, e não acha absurdo a opinião do neo-nazismo.Voçê segundo seus principios, não deveria de achar absurdo a minha opinião, deveria apenas de respeita-la, e simplesmente dizer sua opinião, contrapondo-a em relação á minha.

Z
    Membro

Muito bem flag, vejo que percebeu minha posição.Mas eu não disse que Eu não posso achar nada absurdo. Eu defendo a liberdade de opinião, mas não abdico da minha.Eu defendo que você é livre de criticar as manifestações de sentimento, mas eu também sou livre de criticar sua opinião crítica. Valeu?Respeitar a opinião dos outros não é ficar indiferente, é considerá-la tão válida quanto a nossa. Não é por ter opinião contra opiniões que estou ignorando meus princípios defensores da liberdade de pensamento...Certo?cumps.

Brasil
    Membro

Mas eu não disse que Eu não posso achar nada absurdo. Eu defendo a liberdade de opinião, mas não abdico da minha.

E a sua opinião é achar que a nossa é um absurdo?E  a opinião do nazista, não?Tá complicado de entender...Até

Z
    Membro

eu não concordo com opinião de um naista, mas concordo com seu direito a tê-la.

Egypcyo
    Membro

Olá amigos.Gostaria, antes de mais nada, de fazer uma subpergunta por aqui:Vocês acham que o choro desesperado a cada velório cristão é uma prova do que disse Nietzsche um dia ("Deus morreu!") ?!Porque a saudade e a tristeza não deveriam ser maiores que um DEUS ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE... isso é inconcebível!Gostaria de saber o que pensam a respeito...Pra mim a morte é ao mesmo tempo uma certeza e uma interrogação.Certeza por tudo o que já presenciamos. Tudo termina nela: sonhos, sorrisos, aventuras...Dúvida porque não sei se representa uma parede ou uma porta, uma avenida ou um calabouço, o recomeço ou o verdadeiro fim...  ???Abraços.

Z
    Membro

Existem muitas razões para chorar a morte de um ente querido.Podem ser religiosas, existênciais ou de um receio egoísta.Mas a maioria das vezes, o motivo, que em nada é inferior aos atrás mencionados, é somente a perda do contacto com a pessoa. Se nós sofremos com a saudade temporária, qual o problema em sofrer por uma saudade eterna anunciada?É por isso que as pessoas choram, que se sente o luto. Questões como "porquê?" ou "coitado!" são supérfulas e totalmente vazias de lógica emocional para as próprias pessoas que as reflectem.Importância à morte de outra pessoa é muito mais penetrante do que importância à própria morte.Cumps.

bom.. axo q damos importancia pra um morto.. simplismente por que o brasil traz uma cultura Catolica…! e a igreja é quem mais lucra com um velório… por isso.. essa “importancia” toda entende?mas... claro q vc n precisa fazer isso! vc pode interrar seu familiar de modo mais barato, rapido e com menas "frescura"! n é lei fazer isso! nem tão pouko n fazer...eu pelo menos dou tanta importancia a um morto kuant dou para uma pedra... :P

thiedri
    Membro

As pessoas choram em velórios por achar que nunca mais encontrarão o ente querido.Se tivéssemos a certeza do reencontro ficaríamos até felizes sabendo que quem se foi pode agora estar numa situação melhor

As pessoas choram em velórios por achar que nunca mais encontrarão o ente querido.

ja vi velorio de catolicos, e de espiritas e de evangelicos!e todos eles crêem em uma vida após a morte xD ;D

thiedri
    Membro

Crer é uma coisa.Ter a certeza e não se deixar abater pela incerteza é outra.  ;)Por mais que tenhamos a certeza ainda fica aquele negócio de não verei mais a pessoa conosco, mas tudo bem, isso é uma etapa da vida.[]'s,Thiago.

Crer é uma coisa.Ter a certeza e não se deixar abater pela incerteza é outra.  ;)

quem crê, tem fé no que crê!e se há fé... não ha duvida!!!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 23 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.