Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Qual a verdadeira imagem fisica (caracteristicas fisicas) de cristo?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
05/10/2009 às 3:45 #87335BrasilMembro
será que esse processo do sincretismo foi unilateral?
“Sincretismo” seria uma fusão... O que vemos pela iconografia não é uma fusão, é uma apropriação, uma substituição.
Será que os próprios descendentes de escravos não participaram na construção dessa nova iconografia, sendo assimilado e apropriado pela igreja oficial?
Os escravos participaram enquanto “fiéis” seguidores – até por demonstração de respeito aos senhores portugueses –, de uma doutrina (sistema filosófico, religioso e mitológico) que não era a deles, concebida em outros tempos, em outras terras e por outros povos.Suas cerimônias religiosas trazidas da África eram reprovadas e reprimidas por aqui... Assim como as suas expressões culturais como a capoeira, o jongo, etc.Já os descendentes de escravos, eu tenho a impressão de que não participaram dessa apropriação da religião cristã sobre as crenças de seus antepassados. A abolição aconteceu relativamente há pouco tempo. Eles só assimilaram a herança cultural e religiosa sincretizada como bem quiseram os cristãos.Da Capoeira de Angola a miscigenação deu-nos a Capoeira Regional, muito mais rica, alegre e musical. E do Jongo deu-nos o Samba, que dispensa comentários sobre sua riqueza rítmica e harmônica. A união (fusão) de culturas é fértil. A apropriação de culturas é prepotente e destruidora.
05/10/2009 às 11:51 #87336BrasilMembroFiquei pensando nessa questão sobre a unilateralidade do sincretismo experimentado aqui no Brasil e acho que cheguei ao fio condutor da minha afirmação, até então, muito intuitiva.Perceba que se você falar com um pai de santo ou mesmo com um simples adepto da Umbanda, sobre Jesus, Nossa senhora, crucificação, ressurreição de Jesus, certamente você estará “falando a língua dele”. Não lhe soará nada estanho e nem arrancará risos dele.Agora, fale para um padre ou pastor, ou para um devoto católico ou evangêlico, sobre reencarnações, guias espirituais, preto velho, pomba gira, etc.Existe realmente uma fusão? Ou esse “sincretismo” foi apenas mais uma manipulação deliberada do cristianismo?
05/10/2009 às 16:40 #87337AcáciaMembroKd todo mundo deste site? Só restaram Miguel e Brasil?
05/10/2009 às 22:30 #87338AcáciaMembroBrincadeira. Se é para “atrapalhar” o fórum, melhor todo mundo desaparecer né mesmo? Afinal, a cultura é “imprescindível” à sociedade. Estou gostando muito das leituras… Mas, e se eu já tiver respostas com base “racionais” para algumas questões do fórum, eu posso voltar? Eu já entendi que todo argumento precisa ser “fundamentado” em algo que se possa comprovar. Eu não mais “disvirtuarei” o tema em questão ok? Desculpem-me pelo mal tempo...
07/10/2009 às 16:12 #87339lincolnpsiMembroOlá a todos , gostaria de agradecer pelas respostas , esclarecedoras e provocadoras ao mesmo tempo.Eu sempre me questionei sobre essa imagem fisica de cristo, na verdade é estranho não haver nem uma estatua , uma obra de arte de algum artesão da epoca , tal qual houveram com aristoteles , socrates etc...Eu nao me lembro de ver ou saber nenhum acontecimento deste tipo , onde jesus haveria de ter sido retratado em uma obra de arte enquanto vivo e tal , ter ficado parado por alguns instantes para ser retratado num quadro ou numa outra forma de arte...Interessante...Lincoln F.M.Junior
16/10/2009 às 22:50 #87340AcáciaMembroNa época de Cristo, Ele deveria ter traços físicos semelhantes aos de Maria, eleita por Deus para ser a mãe de Jesus. Na atualidade, “assim como um relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente, assim há de ser a vinda do filho do homem”!
19/10/2009 às 15:22 #87341lincolnpsiMembroCristo parecia com Maria?Nossa que criatividade fabulosa!Entao devemos buscar nos avós de cristo a verdadeira origem ...Ele teve avós?logico né?tataravós , bisavós, e tal...Ninguem nasce assim do nada , sozinho, no meio da rua e tal ...o unico que fez isso foi o exterminador do futuro...lembra aquela cena classica dele nascendo no meio da rua , tinha ate uns relampagos la tambem , deve ser isso entao né rsrs
20/10/2009 às 0:02 #87342AcáciaMembroE eu sei lá de ficção científica? Quanto a minha resposta eu posso fundamentá-la, vejamos:"Mais tarde enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra(...) ...É lícito pagar o tributo a César, ou não? Devemos pagar, ou não devemos pagar? Mas Jesus, conhecendo a hipocrisia deles, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que a veja. Eles trouxeram a moeda. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. Então Jesus lhes disse: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele. (Mc 12, 13-17).Os ensinamentos de Jesus Cristo é o que importa ao verdadeiro Cristão. Por que se importar com as características físicas de Cristo? Com certeza ele é adorado não por ter olhos azuis ou por ser negro mas por nos consolar em nossas aflições, em nos amar, em ser nossa fortaleza. Ele não interrompe o progresso, a ciência, o poder. Ele se importou com o homem em sua essência. Ensinou a verdadeira sabedoria, aquela que edifica o Espírito e a Mente e que o mais fino ouro não pode comprar e que as drogas não podem remediar...
20/10/2009 às 15:35 #87343lincolnpsiMembroamém…
20/01/2011 às 13:02 #87344AcáciaMembroO Rosto de CristoJ. NetoComposição: Josias Menezes Sempre que eu leio a história de CristoEu fico a pensar com grande emoçãoDo privilegio que muitos tiveramDe ver o Seu rosto e sentir Sua mãoEu também teria a mesma alegriaDe vê-lo bem pertoBem juntinho a mimOlhar seus olhos serenos e meigosOh! Como eu seria tão feliz assimQueria saber como era o seu rostoEmbora eu sinta que era mui lindoInspirava fé e também confiançaE dava a todos um gozo infindoAo ver as gravuras dos quadros pintadosDaquilo que dizem ser o meu SenhorMeu ser não aceita o que está na telaÉ falsa inspiração do pintorNão creio, não creio num Cristo vencidoCheio de amargura, semblante de dorEu creio num Cristo de rosto alegreEu creio no Cristo que é vencedorE um dia também O verei face a faceE assim eu creio pela minha féOh! Aleluia, verei o Seu rostoVerei a Jesus como Ele éOh! Aleluia, verei o Seu rostoVerei a Jesus como Ele é
04/02/2011 às 12:15 #87345massMembroJesus provavelmente seria parecido com os judeus de antigamente, logicamente por ser judeu. Ele certamente não era loiro, e certamente não tinha olhos claros, também certamente não tinha aspectos africanos, muito menos asiáticos ou europeus. Muito provavelmente usava barba e cabelos longos, como os judeus da época, ambas escuras, e pele um pouco bronzeada.PS.: Não entendi a dinãmica do site. A idéia parece interessante, porém não vejo uma organização de regras e etc. Algum moderador ainda é presente?
04/02/2011 às 18:04 #87346OpiniaoBSMembroA pergunta me indica o quanto de importância estamos no momento dando à aparência visual.Não há na Bíblia descrições visuais de corpos. Na época isto era visto como algo sem importância, e arrisco dizer, até detrimental à mensagem.Apesar de fora de tópico, este post é só um lembrete a respeito de como 'temas' podem ser multi-multiplicados, e nesse particular, se houvesse uma foto de Jesus, que diferença isso faria ?
04/02/2011 às 19:17 #87347massMembroTem razão. A foto dele não faria diferença alguma. Seria até prejudicial ter uma foto dele, por causa do fanatismo. Mas não há mal em se ter curiosidade sobre isso também. Saber que o loiro dos olhos azuis não é real já ajuda a humanizar o personagem no meu ponto de vista.Mas não acho que seria detrimental ou algo parecido. Talvez só não haja descrições para que fosse possível que um número maior de pessoas pudessem se indentificar com ele, pois ele era judeu e a maioria dos seus seguidores eram romanos.
05/02/2011 às 2:33 #87348AcáciaMembroMas não acho que seria detrimental ou algo parecido. Talvez só não haja descrições para que fosse possível que um número maior de pessoas pudessem se indentificar com ele, pois ele era judeu e a maioria dos seus seguidores eram romanos.
Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo! É natural que não tenha importância a sua imagem visual.
28/11/2011 às 11:53 #87349Antonio MelloMembroChuto que tenha uma aparência “comum” dos povos daquela regiao!Pelo menos é o que faz mais sentido :)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.