Qual o maior ensinamento da Filosofia ?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A filosofia é útil para a sociedade? Qual o maior ensinamento da Filosofia ?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 40 do total)
  • Autor

SÓ COM O PENSAMENTO SE TEM A RAZÃO DE UMA EXISTENCIA MAIS CENTRADA NA VERDADEIRA LINHA NATURAL DO ENTE , E ESTA É A FUNÇÃO DO SER FILOSOFIA

O MAIOR?(*#@!!!****)

….que podemos estar numa ilusão a ponto de que não há ensinamento maior, sublime que qualquer outro.
    ….que não podemos dizer ´´superiores“, afinal somos dejetos do universo, o mais é ´´querer humano“!

O maior ensinamento é a liberdade e o exercício do pensar. A MAIOR ferramenta de apoio ao Livre Arbítrio.E vejam, aí está uma bifurcação:  O pensar pode levar a uma verdade ou a uma mentira.Ao erro ou ao acerto!Isto prova que a Filosofia não termina em si.  Mas é a chave para esse perpétuo exercício...Logo, vejo a Filosofia como meio, não como fim.  [Encontro sempre proposições desse tipo]Ela é um instrumento. Não o Ômega!

jgsa
    Membro

Olá,

A MAIOR ferramenta de apoio ao Livre Arbítrio.

Maior? Creio que não há! Posso dizer que um dos maiores é aprender a respeitar outras formas de pensar. Logo, posso não concordar com sua frase que apóia o livre-arbítrio! hehihiSem ressentimentos?  ;DAbraços

Claro que sem ressentimentos,só que a SUA frase possui uma contradição muito grande!Leia direitinho o que você escreveu, e você vai ver que a sua posição foi anulada por você mesmo...Até pra se discordar é preciso muita atenção.Sem ressentimentos?  :) ;)Ed.

jgsa
    Membro

Olá,Não vi contradição. Pode ser mais detalhista? Ser for com relação a não haver maior em vez de maiores. Continuo afirmando pois quis dizer o seguinte:Não algo isolado que se sobrepõe aos outros, mas sim podemos, de acordo com interesses, obviamente, sobrepor um conjunto de pensamentos coerentes.Entendeu?Abraços

Não entendi e só piorou!A Contradição:1º- "Posso dizer que um dos maiores é aprender a respeitar outras formas de pensar."2º- "Logo, posso não concordar com sua frase que apóia o livre-arbítrio!"Colega, veja:  Se você afirma que ela (a Filosofia) é uma das maiores ou maior, instrumento em respeitar outras formas de pensar. Como você vem a seguir querendo não concordar com a "minha" frase que apoia o Arbítrio?Ora, se você respeita outras formas de pensar então como vai desrespeitar o Arbítrio?Desculpe-me mas você criou um sofisma.Outras formas de pensar É o PRÓPRIO Arbítrio!Não se preocupe, não estamos em um "duelo", mas admita que é uma contradição sim.  Ah isso é!Você pode discordar de tudo que, de fato, eu venha a realizar.Mas se você respeita outras formas de pensar, então você respeita o ARBÍTRIO!Logo, você concorda comigo sim e ainda você ressalta:"...Posso dizer que um dos maiores é aprender a respeitar outras formas..."O objeto em questão a quem (eu) defini como MAIOR é a Filosofia!Se você não concordar comigo significará que você NEGA a Filosofia como MAIOR instrumento do pensar.E se negarmos a FILOSOFIA como MAIOR instrumento do Pensar estaremos a fazer o que aqui nesse Fórum SOBRE Filosofia?Acho que agora ficou claro.E não quero de maneira nenhuma parecer "indelicado" nem "grosseiro", não foi essa a minha intenção em hora nenhuma, mas EU que digo: Sem ressentimentos... (risos)E vamos debater! Pois quem lucra somos todos nós!E afirmo: Somos colegas (eu e você) de mesma opinião quanto a esta questão, tenho certeza!Abraço! ;)EdAllien

jgsa
    Membro

Olá,Disputa legal essa hein? aheuaeuaehEm nenhum momento quis dizer que não respeito quem apóia o livre-arbítrio. Sobre esse assunto, tenho um tópico: http://www.consciencia.org/forum/index.php/topic,1824.0.html. Se quiser dar uma olhada!Realmente não havia entendido. Pensei que você falava que dentro da filosfia há um maior, mas agora compreendo que você diz que a FILOSOFIA é maior em si mesma! Não é? Se não... tá difícil né? heauehaueEnfim, "O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros."Abraços

?A pergunta era: Qual o maior ensinamento da Filosofia ?Eu respondi, de forma clara e objetiva.Encerro aqui a minha participação quanto a este assunto.Acho que está tudo muito esclarecido.  Quem tem olhos de LER já "sacou".  ;D

thiedri
    Membro

Como nunca será acordado o maior ensinamento, passo um muito importante que ouvi, pegando o gatilho do erro."Espertos aprender com os próprios errosSabios aprendem com os erros dos outros"[]'s!

Nightstalker
    Membro

O maior na minha opinião é o não conformismo com verdades pré-estabelecidas.

thiedri
    Membro

Acho que a filosofia nos ensina a pensar, a raciocinar. O que é indispensável para a nossa sociedade.

Z
    Membro

Maior ensinamento da filosofia?Mais do que capacidades e liberdades, a filosofia sem dúvida instituiu-nosalgo muito precioso:O RESPEITO PELA SABEDORIA;)

O AMOR A SABEDORIA!Filosofia>Philo - Sofia> Amor - Conhecimento = AMOR ao Conhecimento!se vc ama saber a verdade, ama procurar respostas, e principalmente; AMA FAZER PERGUNTAS, intão vc é um filósofo!MAIOR REGRA? AMAR a sabedoria! com certeza!!! :D ;D sabedoriaaaa I LOVE YOU!

Z
    Membro

A pergunta referia-se ao maior ensinamento, algo que é consequente da filosofia, e não algo que se subentende do termo.Você diz que amar a sabedoria ensina a amar a sabedoria? hehe claro que não eu sei. :PEu amo a sabedoria, logo devo ser filósofo, e agora, o que aprendo com o continuar a amar a sabedoria?(a resposta a isto vai ser respostas possíveis para o pretendido neste tópico).Desculpe Silas estar mais uma vez chocando com sua escrita. [[]]

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 40 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.