Qual o maior ensinamento da Filosofia ?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A filosofia é útil para a sociedade? Qual o maior ensinamento da Filosofia ?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 10 posts - 31 até 40 (de 40 do total)
  • Autor
    Z
    Membro

Filosofar é entender a vida, fazer por fazer é facil o dificil é se entender porque se faz.

Penso que o que ele quiz fazer foi uma comparação, enquanto que fazer algo é fácil, entender o porquê, é MAIS difícil.Se seguirmos os vossos raciocínios, Silas e Thiedri, verificamos que na verdade, nada é fácil. Apenas umas coisas são mais difíceis que outras.O que não teria qualquer problema, mas deixaríamos de poder usar o termo "fácil".Foquem o tópico :P ;)

jvictorr
    Membro

De fato que grande saber,fico feliz pelo conhecimento, são guidas pelo racional ou pelos prazeres?

thiedri
    Membro

Prazeres! Eu acho.

jvictorr
    Membro

tão logo o prazer não se define como uma nescessidade.Considera uma nescessidade racional ou irracional?Tens escolha em senti-la ou não?

Z
    Membro

Não.Só se pode dizer que algo dá prazer a alguém, depois de dado.Antes, é só um mero saber empírico estatístico.Se alguém me vai fazer algo que me dá "sempre" prazer, eu não escolho se quero ter prazer ou não. Eu apenas escolho se deixo ou não deixo.Se deixar, e não sentir prazer, é porque a origem do prazer é outra.Exemplo simples:Sexo.O joão sente prazer com sexo sempre. Contudo uma rapariga que o magoo transa com ele, e ele não sente prazer. Isto não significa que ele o tenha escolhido, só significa que a origem do prazer não é o sexo em si, mas o sexo com determinado tipo de mulheres.Perceberam? (não sei se fui esclarecedor desta vez)O prazer é indomável, tal como o amor e muitos outros sentimentos.Cumps.

thiedri
    Membro

Opa! Temos uma coisa de fora, o instinto.SexoCom ou sem prazer, uma hora faremos pelo instinto.O prazer nos faz repetir sempre :)Acho melhor agora.Continuamos ou ainda falta algo ?

Kamil
    Membro

Bem, tentando responder a questão de face (Qual o maior ensinamento da Filosofia?)Acho que o maior ensinamento é que é preciso continuar filosofando sempre, para não morrer!O mundo muda a cada fração de segundo, se não seguimos tentando compreedê-los, ficamos defasados e atrasados, umas verdadeiras múmias paralíticas!bye

jvictorr
    Membro

conhecimentos em demasia, triste fim da filosofia, nunca saberemos tudo, e a ideia de opnião de platão ha de prevalecer sobre a terra?

Mostrar que eu sou caaz de pensar.

Estamos imersos em contradições.Creio que o "eterno buscar" é a maior contribuição disso que chamamos de filosofia.

Visualizando 10 posts - 31 até 40 (de 40 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.