Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Qual seria a proxima metamorfose da religião cristã?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
23/07/2009 às 18:15 #70908lincolnpsiMembro
Sabemos que a religião esta em constante mudança… Acatólica do inicio do seculo 3 e a da atualidade são diferentes… Os evangélicos estão transformando a forma de ser das pessoas no mundo capitalista sem perder a magia das relações com deus…Enfim, eu de meu tom afirmo ser ateu, porem tenho interesse neste assunto tão polemico.Qual seria, ou quais seriam , as metamorfoses seguintes destas linhas religiosas no ocidente?Seria possivel a religiao evangelica se transformar numa nova disicplina nas faculdades de marketing ou administração de empresas? ou a religiao catolica se transformar em alguma coisa do tipo, seita oculta e tal... Eu só sei que da minha parte todas elas estão no mesmo saco , e todas deveriam ser extintas para o avanço real dos seres humanos... bem , ja fiz meu comentario agora espero o de voces!desculpem os erros ortograficos mas eu estou com muita pressa pra escrever , pois estou no meu trabalho agora... rsrsrs
23/07/2009 às 18:52 #87206thiedriMembroEu só sei que da minha parte todas elas estão no mesmo saco , e todas deveriam ser extintas para o avanço real dos seres humanos...
E porquê a extinção delas faria o avanço real dos seres humanos ?Alias, o que é o avanço real dos seres humanos ?
23/07/2009 às 20:23 #87207lincolnpsiMembroO avanço real no sentido de uma afirmação da vida enquanto tal.As religioes , catolicas e derivados, elas pregam a morte , são adoradoras da morte , ou seja , após a morte é que esta a razão da existencia, o paraiso e tal ...Eu acho que a religião catolica e as derivadas pregam nescessariamente a morte , elas negam a vida , uma vez que durante a vida nada se faz com pleno sentido , deus programou tudo ele sabe de tudo e ele tem o dominio de tudo apesar do livre arbitrio.Meu pensamento é muito influenciado por um livro chamado assim falou zarathustra, este livro mudou minha forma de pensar e ver a vida, ele me causou um impacto muito grande , me fez refletir sobre coisas que antes eu não fazia ideia em pensar... Uma delas foi a posição assassina das religioes... Os pregadores da morte ...pois é , eu acredito que sem as religioes os seres humanos evoluiriam de forma mais rapida em varios aspectos da medicina por exemplo, da ciencia, isso a partir de hoje, e imaginem voces se as religioes nunca tivessem existido , estariamos no seculo 21 com tecnologia e pensamentos do seculo 41 , sei lá , é uma hipotese...
24/07/2009 às 14:07 #87208thiedriMembroA religião atrapalhou sim a ciência, mas isso não ocorre mais atualmente.
Uma delas foi a posição assassina das religiões... Os pregadores da morte ...
E as religiões não são assassinas e nem querem a morte. Pense bem, a católica e derivadas dela (evangélicas, etc) dizem que se você não for bom em vida, viverá no inferno pela eternidade.Como você pode ver desprezo pela vida ?
24/07/2009 às 20:45 #87209umamartMembroAs religiões baseiam-se em dogmas, ou seja, verdades que devem ser simplesmente aceitas, sem uma análise razoável. E esta é uma das maiores falhas das religiões, que impõe verdades e conceitos negligenciando os aspectos intelectuais humanos, e, dessa forma, retarda a evolução.Além disso as instituições religiosas sempre foram e continuam sendo usadas por seus líderes como fonte de poder sobre as massas, para atingir objetivos próprios e egoístas, desvirtuando completamente das diretrizes e dos conceitos puros e originais da religião.No entanto, as religiões têm a sua utilidade na sociedade, e elas são muito importantes. Em qualquer religião existe a idéia de bondade, de fraternidade, e transmite isso em discurso à sociedade, embora, geralmente suas ações não condizam com suas palavras, o que as faz perder a força totalmente. Ainda assim, as igrejas perpetuam os conceitos morais e éticos, protegem a idéia de família, que é célula base de qualquer sociedade.Não diria que a religião prega a morte, isto é exagerado. A religião prega a vida após a morte, e este conceito alivia a ansiedade humana causada pelo desconhecido. A vida após a morte, não importa se real ou não, traz impulso para prosperar a sociedade. A idéia de que a morte é a destruição final, por outro lado, significaria que a vida é completamente sem propósito, e, neste caso, de que valeria o esforço de construir algo em vida? De que valeria manter o esforço de avanço da humanidade? Se a idéia da vida após a morte inexistisse, a humanidade viveria em sombras, obscurecida pelos seus próprios medos, sem nenhuma esperança. Ainda assim, mesmo com o conceito de vida eterna mais vivo do que nunca, o medo da morte permanece, porque existe incerteza. No entanto, a ansiedade é amenizada, porque há esperança.Não sou defensor das religiões como melhor caminho para se promover a evolução humana, mas reconheço sua utilidade na história para evitar a completa degradação da sociedade. As igrejas são freios, freios humanos para os humanos. Elas freiam a libertinagem, na medida em que cerceam a liberdade.Nossa sociedade ainda precisa das religiões e das igrejas, mas, quando alcançarmos um próximo estágio, quando realmente pudermos nos considerar uma sociedade evoluída, constituída por homens evoluídos, com consciência ampliada, neste dia não haverá mais necessidade de igrejas. Neste dia haverá liberdade, sem libertinagem.A religião, portanto, voltará a sìgnificar aquilo que sempre deveria ter sido. Religião é RELIGARE, religar-se, religar-se a uma consciência superior. Através da razão e sem dogmas.Eu imagino um futuro otimista, onde será impossível separar ciência e religião em conceitos distintos.No futuro, as pessoas entenderão que a natureza, que através de leis absolutas e matemáticas, permite a existência de "coincidências" incríveis, capaz de formar um mecanismo imenso e complexo de átomos e galáxias, povoado de estrelas e planetas, um mecanismo que permite reações e interações que fazem surgir e manter a vida, controlando milhares de variáveis, esta natureza é em si um grande complexo inteligente. As pessoas entenderão, com convicção, que o universo é uma forma de inteligência muito superior, que foi capaz de criar humanos sobre a Terra, além de muitas outras coisas. Chame a isso de consciência cósmica, ou de Deus, se preferir.Não haverá distinção de ciência e religião.
30/07/2009 às 16:15 #87210lincolnpsiMembroOk , eu concordo quase que plenamente com tudo o que nosso companheiro ai de cima colocou.Porem, todavia, contudo e entretanto, ainda não consigo entender a utilidade de se freiar a humanidade... Se a libertinagem for uma realidade a ser explorada pelos homens isso se daria de forma progressiva, ou seja , passariamos por mais esta fase de descontrole e niilismo , e lhe digo que sobreviveriamos a ela...Eu acho que as religiões e as superstições em geral nao possuem utilidade na atualidade e ainda tenho algo a dizer sobre as religiões , tipo , se a humanidade precisa de freio então é melhor parar tudo de uma vez... imaginem voces , se fosse assim, eu estou numa rodovia a mais de 200 por hora... ta ok... dai , de repente aparece um coelhinho branquinho e fofinho no meio da pista, o que é qu evou fazer?Vou espalhar as viceras dele por uns 200 metros e nem vou me tocar ... rsrs Claro! isso é obvio ! eu não posso mudar meu caminho , minha rota, meu objetivo por compaixão...Alias foi a compaixão pelos seres humanos que matou o famoso Jesus cristo.. e que morte horrivel, até a do sadan foi mais humana ....Agora imaginem , se a humanidade desenvolvesse uma trajetoria , um objetivo de evolução , sem freios , mesmo que com libertinagem, e todas as putrefarias que lhe cercam , todos os males que lhe invadem , eque faazem parte dela mesmo, da sua evolução , inclusive a propria religiao é um processo evolutivo , no futuro não vai existir religiao , apenas conceitos fisicos , matematicos quimicos e etc... apenas conceitos naturais ou seja a natureza é natural , com isso os homens deveriam ser naturais... o sexo entre animais é sublime, pq? não existe outra forma , outro sentimento que não seje a inocencia dos sentidos , mas uma inocencia evoluida, quem não gosta de ejacular? todos os seres que ejaculam gostam de ejacular! isso é natural ... mas as religioes criaram o pecado!e oq é o pecado?o pecado é a natureza na sua forma natural....e oq é pior?criaram o pecado no meio do povo que praticava a natureza de forma mais natural...os judeus...comentem ai , lembrando que não precisam concordar comigo , alias eu adimiro mais os que discordam de mim...Lincoln Furtado DE Mendonça Junior30/07/2009
03/08/2009 às 4:07 #87211AcáciaMembroPelo Amor de Deus!É mesmo necessário escarnecer da pessoa de Jesus Cristo para promover o tão "projetado" humano digital, ou seja, o humano incapaz de se auto-programar como Deus permitiu ao homem quando o criou de fazer suas escolhas! Se fossemos criados com a finalidade de sermos controlados Deus não teria permitido que a árvore da ciencia do bem e do mal ficasse a mercê no jardim. Não conscientes, não! Um homem não pode dominar a outro salvo na coletividade porém nunca na individualidade! O que deu errado na humanidade é que reijeitaram o precioso manual de instrução (que é a Bíblia) para uma humanidade perfeita! Lá estão todos os códigos de linguagem para a perfeita pogramação humana tanto para a individualidade (Novo Testamento) como na coletividade (veja as bênçãos e maldições por parte de Deus criador no Antigo Testamento)! Para tanto, bastaria que o homem fosse capaz de controlar seu próprio espírito, submetendo-o, por amor a Deus e aos seus semelhantes e daí, cada um tendo tal capacidade, não precisaria de rédeas como mulas que só atendem mediante "freios"! Foi Cristo quem foi crucificado e não Jesus, ou seja, Ele ofereceu o seu lado divino e poderoso em sacrifício para que o homem pudesse ressucitar na perfeição. No entanto, esta perfeição não é válida se antes o homem não nascer de novo pela água (arrependimento) e o fogo do Espírito (prova de sua capacidade de amar) e não mediante a uma "pura conciencia". Eis aí a diferença dos verdadeiros cristãos que sofrerão com a perseguição dos antiCristo! O cristianismo que se metamorfoseia não é cristão pois, Jesus continua com sua identidade até hoje! "Um cristianismo que não custa nada, não vale nada"! Meus pêsames aqueles que pretendem controlar a humanidade mediante a uma "língua universal, multidisciplinar, consciente do bem" porém almejando ser Deus! Não será possível às "raças de víboras" alcançarem tal privilégio! Ou aprendem a amar e usar seu grande poder para o bem da humanidade ou todo este trabalho de "evolução" descerá pelo ralo! Lembrem-se: Conforme Aristóteles "o homem é um animal político". Traduzindo para a linguagem bíblica: "O homem é individual antes de viver em sociedade" portanto, criatura de Deus apto a tornar-se filho: basta apropriar-se do que lhe pertence por direito e restituir a Deus o que lhe é devido! Ainda há tempo para alguns...
03/08/2009 às 18:33 #87212ajce1962MembroOláRejeitar conceitos:O sofrimento e o amor não podem coexistir,mas no mundo cristão idealizaram o sofrimento, crucificaram-no para o adorar, dando a entender que ninguém pode escapar ao sofrimento a não ser por aquela única porta; tal é a estrutura de uma sociedade religiosa e exploradora.OSHOAdeus amigos
03/08/2009 às 18:50 #87213BrasilMembroO que deu errado na humanidade é que rejeitaram o precioso manual de instrução (que é a Bíblia) para uma humanidade perfeita!
È bom lembrar que a Bíblia, para metade da população do planeta, não significa absolutamente nada. Para esta parte da humanidade, a Bíblia simplesmente não existe, alguns a conhecem assim como nós cristãos conhecemos o Alcorão ou o Mahabharata. Alias, para esta parte da população mundial, o verdadeiro manual para a humanidade perfeita, seriam os livros mencionados acima.
03/08/2009 às 20:56 #87214lincolnpsiMembroUm manual para a vida?Tipo um munual de instruções de um eletrodoméstico?E as mudanças?E o avanços?E os paradigmas?E os rompimentos dogmáticos?O grande problema das religiões, tanto faz as cristãs, as orientais (apesar destas serem menos anti-humanas do que as restantes), ou quaisquer outro tipo de superstição, uma vez entendido religião como sendo sinônimo de superstição, o grande problema é justamente este desviar de responsabilidades.Uma vez colocado a responsabilidade de um humano nas mãos de uma entidade espiritual, ou a responsabilidade de seus atos , ou a responsabilidade de não aceitar tal configuração de hierarquia, este se torna um não humano, ou um humano menos e menor frente aqueles que compartilham tal doutrina.O fato de um médico ateu chegar a assumir ser um descrente, após alguns instantes, ele entra numa sala de cirurgia e realiza uma bem sucedida cirurgia em outro ser humano, retirando um projétil balistico do qual o fabricante foi um crente ( seje ele de qual denominação ), isso não o torna o anti cristo.Não sei se fui claro, mas o que quero dizer é que o avanço da medicina e o avanço tecnológico não condiz com a estagnação das religiões.Entretanto eu não as vejo estagnadas, a religiao protestante, ou a religiao evangélica nos dias de hoje, ma atualidade é muito util em aulas universitarias de cursos como marketing ou administração.Certa vez estava eu e um amigo dentro de um carro vazendo uma viagem de familia numa estrada de chão deste interior mineiro... Estava-mos aproximadamente uns 90 Km adentrando uma estrada de chão, rumo à fazenda da familia... Não existia nada de um lado da estrada... E nada do outro lado da estrada... Apenas uma rua , reta, e o mato , capim plantação de milho em ambos os lados, isto por uns 150 Km direto...Eis que aparece no meio deste vazio todo , uma igreja, bem pequenina, bem pequena mesmo, universal do reino ..., no meio do nada...O comentario feito por nós dois simultaneamente foi:"Pequenas empresas, grandes negocios"Esse é o lance atualmente, as metamorfoses que estas instituições passam , elas precisam se adequar ao novo mundo, uma adolescente de classe média alta, que tem milhoes de coisas pra fazer durante o dia, milhoes de obrigações, varios cursos, varios compromissos, uma agenda lotada, na maioria das vezes é a agenda dos pais frustrados que projetam nos filhos aquilo de que gostariam de terem feito, porem não é o caso... Este adolescente precisa se preocupar com o transito, com a matematica absurda dos horarios de suas obrigações... Voce realmente acha, que este adolescente poderá cogitar a hipotese de ir a uma reunião numa instituição dessas no meio da tarde no brás?...não...Então o que ele faz?Ele liga a televisão !Mas ele precisa ser dizimista pra poder receber as melhores bençãos...Então o que ele faz?Ele faz um depósito bancário !Isto é uma forma de metamorfose da religião, a 50 anos atras isso não existiria...Grande abraço a todos, gostaria de deixar claro que não é meu objetivo denegrir ou levantar criticas muito pesadas aos companheiros evangélicos, muito pelo contrario, eu apenas utilizo do meu direito de expressão, da mesma forma que eles utilizam o direito deles de se expressarem...Lincoln F.
04/08/2009 às 13:29 #87215AcáciaMembroConcordo plenamente com seu ponto de vista.Se este médico em questão que "tirou o projétil balístico" do cérebro de tal penitente for o mesmo Jesus que conhecemos através dos Evangelhos, ótimo! Tudo está no caminho certo. A religião, seja ela qual for, foi criada com o objetivo de eleger deuses, poderosos, seres que almejam alienar e colocar a maioria na dependência da minoria e não de Deus. Hoje vemos o fim para o qual os meios as justificaram: colaborar com a implantação do capitalismo no sistema do qual a mercadoria é o próprio homem. A tese: cria-se uma religião que prega um Cristo apenas para ser adorado; a Antítese: Cria-se um protestantismo que prega a fé mas promovendo a razão para o comando contrariando a "suposta fé e adoração"; A síntese: Trabalhar nas mentes humanas que Jesus Cristo foi um teatro inventado pela humanidade. As pessoas que precisam ser extintas da humanidade: Aquelas que não aceitarem a tese, a antitese e a síntese. Mas Jesus Cristo está vivo agora não somente no coração da humanidade:Ele está se apoderando das mentes, por CONVENCIMENTO, e não por INDUÇÃO, anulando todo o processo falso das religiões. Consciência, o homem é amado por Deus e jamais será desprezado. Não poderá terminar sua trajetória como uma simples mercadoria sujeita ao uso dos poderosos amantes do dinheiro. Dê os césares a César e os verdadeiros homens a Deus. O que vai ressurgir é "o filho do homem" em comunhão com Cristo Jesus. Este será completo: coração para os sentimentos, razão para as suas perfeitas vontades e Espírito para Deus. Ainda estamos submissos mas já está escrito e não será invalidada a Palavra de Deus: Em Cristo somos mais que vencedores!!!Quanto aos livros que atuam no Oriente não faz parte da minha cultura. Deus sabe porque um livro como a "Bíblia" , que aparentemente é tão "sentimental" foi designado para atuar na cultura ocidental onde impera a lógica do pensamento!!!
04/08/2009 às 14:10 #87216BrasilMembroQuanto aos livros que atuam no Oriente não faz parte da minha cultura. Deus sabe porque um livro como a "Bíblia" , que aparentemente é tão "sentimental" foi designado para atuar na cultura ocidental onde impera a lógica do pensamento!!!
Então os ocidentais foram privilegiados por Deus? Essa estória de "povo escolhido" já causou muitos conflitos!Esse sentimento de "superioridade ocidental" é contraditório... Não é isso o que diz a religião cristã! Alias, os cristãos falam de uma Humanidade igualitária... Falam de um manual para a Humanidade... Mas a Humanidade não está só na face ocidental do planeta!Os cristãos falam de um manual para a Humanidade, mas se esquecem que metade da população mundial não teve acesso ao seu manual.
04/08/2009 às 20:26 #87217AcáciaMembro“Povo escolhido”? Humanidade Igualitária?O povo escolhido por Deus´desde os mais remotos tempos que apenas sofrem. A tão almejada terra que mana leite e mel ainda se está a procura por este povo de Deus aqui na terra. Os grandes detentores do poder apoderaram-se destes patrimônios e gozam de uma liberdade sem censura vista a olho nu. Onde já se viu em pleno século 21 enforcar um ser humano diante de toda a humanidade sem ter quem conteste! parecem estar encantados ainda pela serpente de bronze erguida por Moisés no deserto! Acordem!!! Da serpente sai o veneno mas também o antídoto. Cristo foi levantado na Cruz da mesma forma! Atentem para Ele e se desencantem!!! Cristo não ensinou uma humanidade igualitária afinal, somos semelhantes apenas na composição orgânica! Pensamentos e sentimentos diferentes e respeito ao individualismo sem escravidão curando até mesmo nos dias de descanso de Deus para ensinar as massas! Ele de fato se importava com o povo e não queria impor, escravizar aqueles que tiveram infortúnio! Por que selecionar um Israel doentio apenas por ser circuncidado? perverteram a Lei de Deus e querem herdar o Paraíso jogando bombas, mantendo um curral de analfabetos e agora "inclusão digital" para marcar o gado?Temos olhos para ver e vemos, não podemos ser hipócritas nos associando com fariseus e "doutores da Lei". Um ocidental cheio de cultura enforcando...um oriental sem cultura virando homem bomba e explodindo os demais por manter uma fé cega como a justiça humana! Não conscientes! Prefiro ser identificada e padecer no mesmo tribunal de Cristo do que morrer sem convicção. No entanto, se tudo não passar de conjunturas, uma eterna necessidade de ter alguém ou alguns para serem sacrificados para que os seus deuses possam se alimentar, eu saberei que defendi algo em que acreditei na minha sã consciência e aí terão que criar nesta vida ou na outra um tribunal que julgue mediante a Lei do Amor! Para tanto, deverão primeiramente aprenderem a amar!!! A propósito, quem tiver acesso aqueles que estão no comando dizendo serem judeus e não o são, estão apenas sentados na cadeira de Moisés, digam-lhe que no capitalismo o homem vale de acordo com o seu trabalho eque Deus ordenou que os homens trabalhassem: portanto, o mais lógico, igualitário, fraternal e libertário é que sejam criados postos de trabalho para o homem ao invés de substituí-los por máquinas!!!
05/08/2009 às 0:27 #87218matusalemMembrobom amigos ja era dito que iria acontecer muitas mudanças na religiao ate mesmo por jesus no livro de mateus no novo testamento.mas a provavel mudança baseando no livro de apocalipse é que avera um uniao de todas as igrejas de Deus ai dessa uniao avera uma simplificaçao do sistema politico mundial em um so estado[....]
05/08/2009 às 12:03 #87219AcáciaMembroOlá irmãos!Sistemas 666 (Política, Religião e Cultura), tudo criação do homem, a parte e voltemos-nos para Deus!Claro que este sistema é cruel e sacrifica muita gente que gostaria de dar o melhor de si, ser útil a humanidade e, principalmente cumprir a Lei de Deus aperfeiçoada por Jesus Cristo. No entanto, aqueles que estão no poder também estão pela permissão de Deus (pois é necessário que tudo aconteça). Preferem engordar suas contas bancárias e aumentar o "carne aval" que respeitarem o ser humano e exercerem seus mandatos com dignidade. Mas que dignidade? Com certeza não lhes foi concedido o poder real do império da justiça vindo da linhagem de Davi. Apenas talvez os que se misturaram com a linhagem de Salomão e perveteram a Justiça de Deus em sabedoria humana. Mas Jesus foi a pedra angular: ele se mostra em justiça e em sabedoria para o trigo e o joio. Façamos nossa escolha e nos posicionemos para a batalha! Eu, de minha parte, repudio as "raças de víboras" mas, quem sou eu para identificá-los e julgá-los? não compete a mim mas a toda humanidade unida a Cristo. E afinal, a Lei maior é que amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos e o mais Deus tudo fará. "Orai e vigiai para que não caias em tentação". Eis o que eu continuarei a fazer. Não esqueçam que "o verbo se fez carne e habitou entre nós" e que "o verbo era a Palavra e a Palavra estava com Deus". "Haja separação entre a Luz e as Trevas" e assim foi feito. Logo, eu os perdoaria de minha parte desde que os mesmos aceitassem a Deus como seu senhor soberano. Ao Deus de justiça, misericórdia e perdão.E agora, conhecendo o amor e procurando viver em sã consciencia, vou continuar a buscar viver com dignidade neste mundo de "Platão e Cesar" ocupando o meu posto de trabalho secular pois também o apóstolo Paulo nos advertiu: "aquele que não trabalha também não coma"!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.