Que tal fazer uma experiencia com a palavra "Deus" ?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Que tal fazer uma experiencia com a palavra "Deus" ?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 29 do total)
  • Autor
    Posts
  • #71116
    MarcioAB
    Membro

    Experimente trocar a palavra “Deus” por “Acaso” e vice-versa para ver se a coisas se encaixam, por exemplo:Dito pelo ATEU mais ATEU que possa existir:Acaso criou o Universo.Acaso esteve, esta e estará em todos os lugares do Universo, dentro e fora dele ao mesmo tempo.Minha vida esta nas maos de Acaso.Acaso esta sempre ao seu lado.Acaso criou o Ceu e a Terra. E o Homem.Ninguem sabe o que é Acaso.Nao existe a menor chance de alguem ou qualquer coisa controlar Acaso.Ninguem nunca viu Acaso e ninguem nunca vai ve-lo.Nos vemos as acoes de Acaso a todo momento.Acaso nao vai abandona-lo nunca.Acaso nunca vai morrer.Tudo, absolutamente tudo, depende de Acaso.Dito pelo RELIGIOSO mais RELIGIOSO que possa existir:Deus criou o Universo.Deus esteve, esta e estará em todos os lugares do Universo, dentro e fora dele ao mesmo tempo.Minha vida esta nas maos de Deus.Deus esta sempre ao seu lado.Deus criou o Ceu e a Terra. E o Homem.Ninguem sabe o que é Deus.Nao existe a menor chance de alguem ou qualquer coisa controlar Deus.Ninguem nunca viu Deus e ninguem nunca vai ve-lo.Nos vemos as acoes de Deus a todo momento.Deus nao vai abandona-lo nunca.Deus nunca vai morrer.Tudo, absolutamente tudo, depende de Deus.

    #88855
    mirtes
    Membro

    Experimente trocar a palavra "Deus" por "Acaso" e vice-versa para ver se a coisas se encaixam, por exemplo:Dito pelo ATEU mais ATEU que possa existir:Acaso criou o Universo.Acaso esteve, esta e estará em todos os lugares do Universo, dentro e fora dele ao mesmo tempo.Minha vida esta nas maos de Acaso.Acaso esta sempre ao seu lado.Acaso criou o Ceu e a Terra. E o Homem.Ninguem sabe o que é Acaso.Nao existe a menor chance de alguem ou qualquer coisa controlar Acaso.Ninguem nunca viu Acaso e ninguem nunca vai ve-lo.Nos vemos as acoes de Acaso a todo momento.Acaso nao vai abandona-lo nunca.Acaso nunca vai morrer.Tudo, absolutamente tudo, depende de Acaso.Dito pelo RELIGIOSO mais RELIGIOSO que possa existir:Deus criou o Universo.Deus esteve, esta e estará em todos os lugares do Universo, dentro e fora dele ao mesmo tempo.Minha vida esta nas maos de Deus.Deus esta sempre ao seu lado.Deus criou o Ceu e a Terra. E o Homem.Ninguem sabe o que é Deus.Nao existe a menor chance de alguem ou qualquer coisa controlar Deus.Ninguem nunca viu Deus e ninguem nunca vai ve-lo.Nos vemos as acoes de Deus a todo momento.Deus nao vai abandona-lo nunca.Deus nunca vai morrer.Tudo, absolutamente tudo, depende de Deus.

    Se aplicarmos a lógica no que acima está exposto podemos harmonizar o Acaso X Deus neste escrito:"Quem Comigo não ajunta... espalha"!

    #88856
    MarcioAB
    Membro

    “quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha”. Palavras de Jesus.Mas, nao estamos falando de Jesus. Estamos falando de Deus.Mas, nao estamos falando de Jesus. Estamos falando de Acaso.Alias uma curiosidade: Na Indonésia, homem é condenado por dizer que 'Deus não existe'Alias uma curiosidade: Na Indonésia, homem é condenado por dizer que 'Acaso não existe'( http://oglobo.globo.com/mundo/na-indonesia-homem-condenado-por-dizer-que-deus-nao-existe-5201849 )Que absurdo nao ? É claro que Deus existe. Como é que alguem pode dizer que Deus nao existe ?Que absurdo nao ? É claro que Acaso existe. Como é que alguem pode dizer que Acaso nao existe ?É so um minimo ajuste no termo.

    #88857
    Acácia
    Membro

    Deus é Soberano!  ::)

    #88858
    MarcioAB
    Membro

    Deus (ou Acaso) é soberano. Sim, sem duvida. Soberano é aquilo que tem o poder supremo. Como tudo no Universo e fora dele esta sob as leis do Acaso (ou de Deus), sem duvida Deus (ou Acaso) é soberano.

    #88859
    Acácia
    Membro

    Deus faz chover milimetricamente ou não sobre toda a plantação do UniversoO Acaso, nem se ele se permitisse deixar de ser Acaso... Acaso não é Deus ou, se preferir,Deus não é Acaso  ;)

    #88860
    umamart
    Membro

    Bom, se Acaso criou o Céu e a Terra e tudo o que existe, se Acaso criou as maravilhas do oceano e as belezas da terra, se acaso criou as estrelas, as flores, as grandes mentes e as belas mulheres, se Acaso criou também as mentes não tão grandes assim, e as mulheres nem tão belas, se Acaso criou o bem e o mal, se Acaso criou a energia, a matéria, o tempo e o infinito, então, só tenho algo a dizer: ” Que o Acaso seja louvado, porque ele é maravilhoso!”. Que sabedoria, que inteligência e que bondade suprema é o Acaso! E por acaso, qual é a diferença do Acaso e de Deus? Se o Acaso é a fonte geradora de todas as coisas, o Acaso é Deus.Um abraço.

    #88861
    MarcioAB
    Membro

    Exatamente. o Acaso é maravilhoso. Mas o Acaso tambem é terrivel. Louvar o Acaso … Porque nao ?Dizer que o Acaso é a fonte geradora de TODAS as coisas é um pouco forte. Os homens, os animais, tambem fazem coisas que nao sao exatamente ao Acaso. Mas seguramente podemos dizer que quase todas as coisas tem um pouquinho de Acaso.A experiencia (mental) do dado pode ser interessante para ver o Acaso comecando a agir.Resultado Individual = x% de Logica/Razao + y% de Instintos ( condicionados e naturais ) + z% de Acaso.Alias, para aqueles com uma tentencia mais cientifica, pode ser uma leitura interessante o livro "O Andar do bebado - Como o Acaso determina nossas vidas" escrito por um cientista.

    #88862
    umamart
    Membro

    Dizer que o Acaso é a fonte geradora de TODAS as coisas é um pouco forte. Os homens, os animais, tambem fazem coisas que nao sao exatamente ao Acaso. "

    Sim, mas não seriam os homens e animais criações deste Acaso? Inteligência e instintos inerentes ao homem ou aos animais não teriam a sua origem primeira neste Acaso? Então, não é "forte" dizer que o Acaso seria a fonte geradora de todas as coisas.

    Resultado Individual = x% de Logica/Razao + y% de Instintos ( condicionados e naturais ) + z% de Acaso.

    Sim, o fator Acaso, que alguns chamam de sorte, ou azar, ou coincidência, presente em tudo. O Acaso criou o equilibrio perfeito e as condições perfeitas para a existência do Universo, suas galáxias, estrelas e planetas, e, pelo menos em um desses planetas, criou a vida em uma diversidade incrível, e dentre todas as infindáveis espécies, criou um ser único, capaz de ter consciência e inteligência. E o fator Acaso continua sempre presente em cada resultado obtido por cada indivíduo existente, como que onipresente.Não dá pra reconhecer uma inteligência nisso tudo? Uma inteligência além da nossa compreensão? O que é esse Acaso, afinal?

    #88863
    MarcioAB
    Membro

    Sim, mas não seriam os homens e animais criações deste Acaso?

    Sim (obs: tudo que digo/escrevo é baseado no meu mais humilde e limitadissimo entendimento das coisas )

    Inteligência e instintos inerentes ao homem ou aos animais não teriam a sua origem primeira neste Acaso?

    Sim.

    Então, não é "forte" dizer que o Acaso seria a fonte geradora de todas as coisas.

    Tudo bem. Minha logica foi na direcao de um "microcosmos", por exemplo, um copo de plastico. Esse copo nao foi diretamente construido pelo Acaso. Mas se voce usa o termo "fonte geradora", descendo todos os sub-niveis ( prensa, extracao do petroleo, maquina de extracao, etc, etc ) alem do Acaso estar DIRETAMENTE envolvido em cada um desses sub-niveis, la no final, no nivel da materia, no nivel da origem da vida, temos la o Acaso novamente. Entao entendo que sim e nao somente como "fonte geradora" mas tambem como fonte ATUANTE em todas as etapas dessa "cadeia de valor".

    Sim, o fator Acaso, que alguns chamam de sorte, ou azar, ou coincidência, presente em tudo.

    É ... as pessoas se referem ao Acaso com varios outros nomes dependendo do que estejam falando. ( obs: talvez nao seja necessario colocar esse termo "fator" na frente de Acaso ... esse termo vem a esclarecer alguma coisa ? )

    O Acaso criou o equilibrio perfeito e as condições perfeitas para a existência do Universo, suas galáxias, estrelas e planetas, e, pelo menos em um desses planetas, criou a vida em uma diversidade incrível, e dentre todas as infindáveis espécies, criou um ser único, capaz de ter consciência e inteligência. E o fator Acaso continua sempre presente em cada resultado obtido por cada indivíduo existente, como que onipresente.

    Faz sentido.

    Não dá pra reconhecer uma inteligência nisso tudo?

    Com certeza. E acho que "reconhecer" me parece ser uma boa palavra.

    Uma inteligência além da nossa compreensão?

    Com certeza.

    O que é esse Acaso, afinal?

    Exatamente o que é eu nao sei. Mas tambem tenho certeza que NINGUEM nunca soube, sabe , ou saberá exatamente o que é o Acaso.

    #88864
    umamart
    Membro

    ( obs: talvez nao seja necessario colocar esse termo "fator" na frente de Acaso ... esse termo vem a esclarecer alguma coisa ? )

    Coloquei o termo "fator" em referência à sua análise que coloca o "Resultado Individual" como resultado dos fatores Lógica/Razão, Instintos e o Acaso. É a sua análise que colocou o Acaso como um dos fatores da equação:

    Resultado Individual = x% de Logica/Razao + y% de Instintos ( condicionados e naturais ) + z% de Acaso.

    Exatamente o que é eu nao sei. Mas tambem tenho certeza que NINGUEM nunca soube, sabe , ou saberá exatamente o que é o Acaso.

    Certamente, ninguém sabe! Mas é possível concluir algumas coisas, cito apenas 2:1. O acaso, como costuma ser entendido, como um resultado ou fator completamente aleatório, é absolutamente improvável. 2. Este Acaso é o mesmo fator, ou elemento, que muitos chamam de Deus. O mesmo "objeto", portanto, visto por diferentes facetas.

    #88865
    MarcioAB
    Membro

    Coloquei o termo "fator" em referência à sua análise que coloca o "Resultado Individual" como resultado dos fatores Lógica/Razão, Instintos e o Acaso. É a sua análise que colocou o Acaso como um dos fatores da equação:

    Ah, é mesmo (falta de atencao aqui, desculpe).

    1. O acaso, como costuma ser entendido, como um resultado ou fator completamente aleatório, é absolutamente improvável.

    Sabe ... esses termos "aleatorio", "provavel", "improvavel", "probalidade", etc  ... isso vem da matematica. De certa forma foi a melhor forma que encontramos na tentativa de "equacionar" o Acaso. Pegamos um evento qualquer ( jogar um dado por exemplo ), onde o Acaso atua fortemente e simplesmente ficamos ali olhando sem entender o que acontece. Depois de algum tempo alguem diz: Cara, saquei !!! Na media o Acaso esta fazendo com que cada lado do dado apareca em 1/6 das vezes.Assim como nao sabemos o que é o Acaso, tambem nao sabemos como ele atua. Em alguns casos super simples conseguimos identificar alguma logica (no nosso conceito de logica), alguma numerologia e chamamos tudo isso de teoria das probabilidades (ou algo assim).Me permita trocar o termo "aleatorio" por "nao tenho a menor ideia" ( exemplo: isso é algo aleatorio ... isso é algo que nao tenho a menor ideia )Voce diz ser improvavel nao ter a menor ideia de um resultado que sera gerado pelo Acaso.Eu nao vejo problema em dizer que nao tenho a menor ideia de um resultado que sera gerado pelo Acaso.(puxa, aqui temos uma diferenca de 180%)Alias entendo que em geral o resultado do Acaso é algo que nao temos a menor ideia. Por exemplo, quando jogo um dado, eu nao tenho a menor ideia que numero vai dar. Alguem tem ? Alguem teria CERTEZA ABSOLUTA que numero vai dar ?

    2. Este Acaso é o mesmo fator, ou elemento, que muitos chamam de Deus. O mesmo "objeto", portanto, visto por diferentes facetas.

    Entendo que sim.

    #88866
    Germane
    Membro

    Alias entendo que em geral o resultado do Acaso é algo que nao temos a menor ideia. Por exemplo, quando jogo um dado, eu nao tenho a menor ideia que numero vai dar. Alguem tem ? Alguem teria CERTEZA ABSOLUTA que numero vai dar ?

    =8)

    #88867
    umamart
    Membro

    Me permita trocar o termo "aleatorio" por "nao tenho a menor ideia" ( exemplo: isso é algo aleatorio ... isso é algo que nao tenho a menor ideia )Voce diz ser improvavel nao ter a menor ideia de um resultado que sera gerado pelo Acaso.Eu nao vejo problema em dizer que nao tenho a menor ideia de um resultado que sera gerado pelo Acaso.(puxa, aqui temos uma diferenca de 180%)

    A diferença de 180% ocorreu porque sua análise se baseou em um sofisma. Aleatório não é o mesmo que "não tenho a menor idéia". Seria mais próximo do correto se você substituir "aleatório" por "ninguém tem a menor idéia".Aí sim, afirmo ser improvável que ninguém tenha a menor idéia de um resultado a ser gerado pelo acaso, porque nesse caso deveríamos excluir também a existência de uma inteligência superior, ou Deus, se preferir. Mas eu acho totalmente improvável a não existência de Deus, porquê nesse caso eu teria que acreditar na existência de uma infinidade de coincidências sem lógica em tantos níveis diferentes, do micro ao macrocosmos, que beiraria o ridículo.

    #88868
    MarcioAB
    Membro

    Imagino que poderiamos analisar assim:Acaso = infinidade de coincidencias sem logica.Ou em forma de equacao:Acaso = (1) infinidade X (2) coincidencias x (3) sem logica(1) O Acaso atua de forma "infinita" ou seja, atua todo o tempo em todos os lugares ( beira o ridiculo mesmo ).(2) O Acaso gera coincidencias. Voce pode jogar 100 dados para o alto e todos eles cairem 6 ( isso tambem beira o ridiculo ).(3) Sobre a logica do Acaso, alguns dias atras (17/Ago) falamos em ser "uma inteligencia alem da nossa compreensao". Uma inteligencia alem da nossa compreensao, pode ser entendida (pela nossa limitadissima inteligencia) tanto como uma logica absurdamente incrivel como absolutamente sem logica nenhuma. Multiplicando esses 3 fatores temos o Acaso gerando infinitas coincidencias que parecem nao ter logica nenhuma ou logica absoluta.As infinitas coincidencias acontecem porque como o Acaso atua de forma "infinita" (todo tempo, todo lugar) mesmo sendo as coincidencias em menor numero que as nao-coincidencias, no final ambas vao ser infinitas.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 29 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.