Senso Moral

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  • #71158
    Graziele
    Membro

    Creio que a atitude de dar esmola parte do princípio humano de piedade… O que segundo Schopenhauer seria a única forma de tornar a vida um pouco mais suportável. Ao vermos um indivíduo em situação de miséria nos colocamos no lugar dele, e isso faz com que tenhamos vontade de ajudar de alguma forma, mesmo não sendo a mais correta.

    #71159
    ppaulo
    Membro

    Creio que seja necessária uma definição clara ao que se refere como sendo senso moral.Apesar dos posts anteriores que bem definiram as fronteiras entre ética e moral, creio que o termo 'senso moral' utilizado no tópico, se aproxima muito mais da ética do que propriamente da moral. Sem dúvida que a moral se refere às ações humanas, enquanto a ética tem um caráter eminentemente reflexivo, mas, ambos os conceitos são apenas referenciais, e mesmo as palavras que as designam podem ter sentidos diferentes para pensadores diferentes.Penso que, o senso moral, traz muito mais a idéia de princípio e, portanto, se aproximando muito mais da idéia de ética. Usualmente não existe uma reflexão moral (no sentido mais utilizado para moral, como um conjunto de regras sociais - 'more').

    #71160
    nickoss
    Membro

    Ppaulo. Quem não teve necessidade de passar fome, talvez não tenha percebido ainda; mas, partindo-se do princípio, real e verdadeiro, que, de todas as necessidades humanas, a de se alimentar todos os dias é a principal; então, dar esmolas em alimentos ou dinheiro aos que pedem por necessidade, é no mínimo uma ação ética de todo cidadão de boa formação moral.E. Mileto de Souza. Concordo plenamente com a máxima chinesa: "Se der um peixe a um homem, você o alimenta por hoje, se você ensiná-lo a pescar, você o alimenta pelo resto da vida", e que esse aforismo, ou máxima, chinês encerra a idéia principal de Nietzsche ao criticar a moral da fraqueza, em Der Antichrist. Porém, as iniciativas individuais das pessoas físicas e jurídicas, nunca foram e nunca serão, um dia, suficientes nos sistemas políticos, somente, capitalista. A solução para a minimização da miséria, seria a socialização do excedente de capital(do sistema capitalista, mantido) que seria investido em todas as áreas sociais necessárias, para erradicar-se e manter-se as pessoas em condições mínimas dignas de vida(comida e casa). Vai contribuir muito para a implantação desse sistema de distribuição de riquezas, a imposição de penas duras a todos aqueles representantes do povo(políticos e empresários) que praticarem a malversação do dinheiro público, a sonegação fiscal, e a corrupção em geral; bem como a pena de devolução de tudo o que foi roubado por tais delinqüentes(ainda impraticável no nosso Brasil).Os ensinamentos dos chineses, de sua milenar e revolucionária cultura, sempre serão bem-vindas.  Haja visto, e que nos sirvam de exemplo, as penas impostas por esse povo disciplinado. AbraçosNickoss    :scratch_one-s_head_mini:

    #71161
    Brasil
    Membro

    Concordo plenamente com a máxima chinesa: "Se der um peixe a um homem, você o alimenta por hoje, se você ensiná-lo a pescar, você o alimenta pelo resto da vida", e que esse aforismo, ou máxima, chinês encerra a idéia principal de Nietzsche criticar a moral da fraqueza, em Der Antichrist. (...)Porém, as iniciativas individuais das pessoas físicas e jurídicas, nunca foram e nunca serão, um dia, suficientes nos sistemas políticos, somente, capitalista. A solução para a minimização da miséria, seria a socialização do excedente de capital(do sistema capitalista, mantido) que seria investido em todas as áreas sociais necessárias, para erradicar-se e manter-se as pessoas em condições mínimas dignas de vida(comida e casa).

    A máxima chinesa consiste em sábias palavras num contexto natural, porém, condicionada ao sistema capitalista ela é uma grande bobagem!Percebam: Pra quê um plantador de abobrinhas vai ensinar seus visinhos a arar a terra de maneira correta, adubar com o adubo apropriado, quais as melhores sementes para o plantio, qual  o melhor defensivo para afastar as pragas que atacam a lavoura, como  poder comercializar a colheita no momento e local apropriado, etc.?  Para fazer-lhe concorrência?  ???O mesmo se aplica às outras atividades econômicas!No mundo competitivo, que é o mundo capitalista, isto é simplesmente impensável.E é exatamente por este motivo que o conhecimento custa caro.A utopia capitalista não é menos ingênua que a utopia comunista. Os dois sistemas em questão carecem da boa e velha compaixão ou piedade, qualificadas por Nietzsche como “fraqueza”, para aspirar fazerem-se regimes “justos”, possíveis e “sustentáveis”. Há que se ter os pés no chão e não sair voando em qualquer rabo de foguete!  :good_mini:

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