Início › Fóruns › Outros Tópicos › Simplesmente Che!
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/08/2006 às 2:33 #83152Miguel (admin)Mestre
Olá Brasil,Reconheço que não podemos utilizar a imprensa brasileira como parâmetro, mas ao menos temos a possibilidade de reclamar, e se não utilizamos este direito é pela apatia de nossa população. Isto tem conserto.
Você se refere ao campo político, digo, do direito de opinar e influir na condução das coisas etc.?
Eu não me refiro somente ao "direito" de criticar, mas também à necessária competência para tal. Como eu já disse, os cubanos não tem outras fontes de informação senão aquelas que o partido lhes oferece, e isto certamente não dá margens a análises críticas.E uma coisa que eu fiquei sabendo só agora: a filha e a irmã de Fidel tiveram que fugir de Cuba por dissidência ideológica:http://en.wikipedia.org/wiki/Alina_Fern%C3%A1ndezhttp://en.wikipedia.org/wiki/Juanita_Castro_RuzEu não encontrei muitos pormenores (na verdade eu também não procurei muito..hehehe...), mas depois pesquisarei melhor e voltarei a postar...Abraços, até mais.
04/08/2006 às 3:21 #83153BrasilMembroE uma coisa que eu fiquei sabendo só agora: a filha e a irmã de Fidel tiveram que fugir de Cuba por dissidência ideológica:
Você acha que um País que gastou o que os EUA gastaram com os ataques e bombardeios sobre Cuba na época e acabando por perder a guerra, com um poderio financeiro que possibilita-os oferecer uma recompensa de 25 milhões de verdinhas pela cabeça de Saddam Hussein , não compraria até a avó do Fidel? Assim como compraram o inesquecível e revelador Pedro Collor?Fidel tem uma filha orgulhosamente batizada por ele com o nome de: Revuelta Castro. Encontrei uma matéria nesse site capitalista safado, em que lançam todas as ofensas possíveis e imaginárias sobre Fidel. Os crápulas da cia compram todos para difama-lo. Na matéria diz que Fidel é arqui-milionário e eu te pergunto: Se Fidel "é arqui-milionário", o Grande herói da história de Cuba, então são os parentes de Fidel!!! Pois, “recusaram vida boa em Cuba” para dignar-se a denuncia-lo!!! Devem ser pessoas boníssimas, “Raul, que sempre esteve a seu lado, levando míssil USA na cabeça, deve ser o mais picareta de todos então!”http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=3469
Abraços fiei$
04/08/2006 às 19:30 #83154jgsaMembroOlá,Como será Cuba sem Fidel?Essa é uma pergunta importante, tendo em vista que ele se ausentou pela primeira vez (pelo menos que eu tenha visto).Abraço
04/08/2006 às 21:47 #83155BrasilMembroComo será Cuba sem Fidel?
A pergunta não é como será Cuba sem Fidel, Cuba será a mesma, Raul Castro segue os mesmos moldes e ideais de Fidel, a pergunta é, como será o comportamento dos EUA, sem Fidel.Att
05/08/2006 às 18:26 #83156BrasilMembroOlá amigos…Nos últimos anos (governo Lula) a mídia vem se referindo a Fidel Castro e a Revolução Cubana com mais respeito, mas mesmo assim, não deixam de considera-lo como um “rebelde”, alguém que anda à margem das leis, não deixam nunca de ponderar as execuções que se sucederam após a revolução e mesmo durante seu governo que já dura 4 décadas.Execuções de traidores comprovados e que, se fossem traidores de outras pátrias, seriam executados também, apenas diferenciando-se os métodos de execução.Porém, o mundo não vê Fidel com esses olhos, o mundo respeita e reconhece o líder, e podemos perceber que somos altamente influenciados, por uma mídia estritamente capitalista.A única coisa que aquele presidente tenta fazer, é manter uma nação unida, protegida dos abutres, assassinos que constantemente estão tramando e promovendo barreiras econômicas contra aquele País infiltrando espioões unicamente para desestabilizar o governo promovendo guerra$ pelo mundo todo, permanecendo absolutamente impunes. Só quem lhes chama(os abutres) de assassinos é o povão, ao contrario do que acontece com Fidel, que constantemente é questionado com relação as leis dos “Direitos Humanos”, por algumas autoridade$. Para minimizar as honras de Fidel, invoca-se invariavelmente as Leis Internacionais dos “Direitos Humanos”, acusando-o de execuções de traidores e assassinos. As leis de Cuba, nunca condenaram a morte, nenhum cubano, por tentar sair ilegalmente do País. Recentemente alguns bandidos que estavam tentando fugir, tomaram um barco de uma família e mataram algumas pessoas, unicamente para fugir do País. ESSES foram condenados a MORTE. Assassinos encobertos e protegidos por leis internacionais IDIOTAS.Dos inúmeros GENOCÍDIOS promovidos pelos EUA, não há lei internacional que fale nada... Não há mídia inteligente que se preste a denunciar de fato, ao invés de noticiar algumas poucas "bravuras" dos assassinos. O terror promovido por esses assassinos é noticiado naturalmente como se fosse algum mal necessário.Há alguns anos a nossa mídia mostrou o piloto bombardeiro estadunidense do avião que jogou exatamente a bomba sobre uma província no Vietnam e que acabou derivando naquela imagem mundialmente famosa de crianças correndo com os corpos todos queimados. Pois bem, a reportagem dava conta de que, depois de tantos anos, os EUA localizaram uma daquelas crianças e colocaram o piloto para pedir desculpas à garota.Sem comentários... Qualquer comentário seria puro sarcasmo...Sarcasmo que, “parece” que a mídia não enxerga, o Oriente Médio é hoje, um campo de batalhas na “cruzada” empreendida por Bush, tudo para o bem estar econômico daquela nação. Existe uma corrente de pensamento que acredita que a CIA já sabia de toda a trama para derrubar as torres gêmeas e deixaram os planos dos terroristas seguir adiante somente para terem um álibi ou um argumento forte para contar com o apoio da população em mais uma nova guerra, coisa que os estadunidenses já estão fartos.A ONU parece um boneco de marionetes, não tem força para absolutamente nada a não ser, advertir um ou outro governante, sobre as leis dos “Direitos Humanos”. :-X :-Tem gente aqui no Brasil que pensa que Fidel é um assassino frio, bem, ele determinou a morte de alguns traidores que estavam tentando, também mata-lo, porém nós não vemos ninguém questionar os governantes das superpotências, por suas guerras imundas, covardes e por motivos econômico$. Guerras que geram verdadeiros genocídios.Fidel é um revolucionário que, depois de muita “bala zunindo na orelha”, teve que lutar muito para dar CULTURA ao seu povo. Enfrentou todos os tipos de dificuldades e conseguiu fazer de Cuba, um dos países mais avançados da América Latina. "Isso não é mérito, o importante é dizer que ele é um ditador assassino".Abraços fidedignos ;)
09/08/2006 às 15:13 #83157Miguel (admin)MestreOlá amigos…Um programa interessante para quem mora em SP:
Evento: “Exposição Fotográfica - A Épica Revolucionária Cubana” Quando: abertura dia 13 de julho, às 19h30; visitação de 14 de julho a 18 de agosto de 2006, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas; e aos sábado, das 9 às 16Onde: Galeria Senac Lapa Scipião - São Paulo – SPRua Scipião, 67São Paulo – SP BrasilQuanto: entrada francaInformações: (11) 3866-2500(Mais informações)
Abraços. ;)
11/08/2006 às 23:56 #83158Miguel (admin)MestreOlá…Desviando um pouco do assunto do tópico:
Fidel já morreu?Se morreu, foi-se, na minha opinião, o maior herói do século 20. Com ele morrem muitos personagens: o jovem advogado, filho de rico fazendeiro envergonhado de viver numa pátria em que um patife vagabundo como Batista havia transformado num bordel de luxopara a máfia e políticos norte-americanos corruptos. Morreu o rapaz que passou dos 27 aos 29 anos na cadeia por não aceitar a democracia imposta pelos americanos com votos comprados ou obtidos à força.Morreu o leitor de Martí, de frei Bartolomeo de las Casas, de Marx e, certamente, de Cervantes. Morreu o homem mais amado de Cuba e o mais odiado pelos cubanos que preferiram Miami e Disney. Morreu também o homem que condenou muita gente à morte, entre elas, o número 2 das Forças Armadas Cubanas, envolvido com o tráfico de drogas. Morreu o homem que a CIA tentou matar mais de dez vezes e que suportou o maior embargo econômico da história moderna.Morreu o homem que fez a reforma agrária como já poderíamos ter feito há muito tempo: pagando aos latifundiários o que declararam que valiam as terras na hora de pagar seus impostos. Morreu o homem que devolveu a auto-estima aos cubanos. Morreu o homem que diziam possuir a quinta fortuna no mundo. Fidel respondeu que, se encontrassem um dólar numa conta em seu nome no exterior, ele resignaria ao cargo. Morreu o homem que acabou com o analfabetismo, tornou obrigatório o ensino médio e financiou universitários. Morreu o homem que fez de Cuba um exemplo para a medicina da América Latina. Morreu o homem que fez de Cuba a maior potência atlética da América Latina. Morreu o comunista que o papa abençoou.Certa vez, em Cuba, comecei a entrevistar passantes nas ruas. Todos estavam empregados, ninguém morava em casa alugada e todos, de certa forma, eram funcionários do Estado. Menos um. Perguntei ao senhor carequinha se era funcionário e ele, sorrindo, disse-me que não. "Profissional liberal. Soy limpiabotas."Na verdade, foram os americanos que jogaram Fidel nos braços da União Soviética. Queriam eleições em Cuba e tinham um candidato que - como já haviam feito com Batista - seria apenas um homem de palha. Foi muito ingênuo achar que, depois de limpar e dedetizar a casa, Fidel deixaria que os americanos colocassem alguém como Collor, por exemplo, lembram-se? Ou como Sarney e FHC, que deixaram o poder riquíssimos e o povo cada vez mais pobre e ignorante.Arthur Miller, Robert Frost, Edmond Wilson, Sartre, Russell, Clifford Odets, Adlai Stevenson, John Steinbeck, entre outros grandes intelectuais da época, escreveram artigos pedindo a Kennedy que deixasse Cuba em paz. Mas ele preferiu promover o fiasco da Baía dos Porcos e receber, como hóspedes, cubanos leais que em Cuba ninguém queria.Estive duas vezes com Fidel. Da primeira, perguntei-lhe (ordem da direção da TV) por que não instituía eleições livres. Ele me declarou que sairia muito caro para eles e mais caro ainda para os americanos que mandariam dinheiro para corromper os poucos indecisos. Da segunda vez, eu e outros jornalistas o acompanhamos num passeio pelas ruas - e não vi um guarda-costas.Formou-se uma multidão gritando "Viva Fidel!" e uma mulher grávida o abraçou. Perguntou-lhe quantos filhos já tinha. Ela disse que este seria o terceiro, e ele: "Por que não está tomando pílula? Que seja o último. Nossa ilha não pode alimentar mais do que o seu espaço permite". Hoje em dia falam muito das prostitutas de Cuba, mas esquecem-se de falar dos milhões de mulheres que, graças a Fidel, salvaram-se da miséria, da fome e da prostituição. Podemos dizer a mesma coisa?Mas Cuba é uma ditadura e Fidel um ditador. Pois eu lhes digo que 80% do povo brasileiro jamais viu tal democracia. Da última vez que estive em Cuba, entrevistei Teófilo Stevenson, cinco vezes campeão mundial olímpico dos pesos pesados. Ele me apresentou a mulher e filhos, bem como os alunos de educação física. Perguntei-lhe por que não aceitara o contrato de US$ 5 milhões que os americanos haviam lhe oferecido. Respondeu: "Havia muito a fazer em Cuba e, além disso, há coisas mais importantes que o dinheiro".Fidel já morreu? Não? Então, viva Fidel. (Fonte)
12/08/2006 às 2:08 #83159BrasilMembro12/08/2006 às 4:47 #83160BrasilMembroMas Cuba é uma ditadura e Fidel um ditador. Pois eu lhes digo que 80% do povo brasileiro jamais viu tal democracia. Da última vez que estive em Cuba, entrevistei Teófilo Stevenson, cinco vezes campeão mundial olímpico dos pesos pesados. Ele me apresentou a mulher e filhos, bem como os alunos de educação física. Perguntei-lhe por que não aceitara o contrato de US$ 5 milhões que os americanos haviam lhe oferecido. Respondeu: "Havia muito a fazer em Cuba e, além disso, há coisas mais importantes que o dinheiro".Fidel já morreu? Não? Então, viva Fidel. (Fonte)
Posso até ser um sonhador, mas sou um sonhador realista.Uma cirurgia de intestino aos 80 anos é algo arriscado, se Fidel resistir, dificilmente voltará à sua atividade regular, e acredito que a posse de Raúl, se fará definitiva, mesmo com Fidel vivo. Deus queira que ele possa viver por mais alguns anos!A matéria do Fausto Wolff, me inspirou dizer o que penso sobre essa estória de Fidel ser milionário. Bem, quem rouba quer gastar! Fidel, quando sai de Cuba, faz questão de levar os jornalistas de Cuba para registrarem e documentarem toda a viagem e os trabalhos: Conferências, palestras, reuniões, etc. Fidel não possui propriedade em lugar algum neste planeta, mora no Palácio do Governo, se tivesse dinheiro na Suíça, já teria sido denunciado a muito tempo, até o Maluf foi denunciado. Se Fidel tivesse dinheiro no exterior, a CIA já o teria denunciado e "desmascarado" há tempos e Fidel não seria o Líder mundialmente reconhecido que é.Se roubou... uma coisa eu garanto, não gastou!! Ninguém viu ele gastar “o dinheiro”, hehehe Ninguém mesmo!! Então, acho que não roubou.Recentemente, em sua última visita à Argentina, um repórter capitalista iniciante, perguntou a Fidel o que ele pensava sobre uma “sucessão presidencial em Cuba” e Fidel mandou perguntar ao Bush, pois este estava acobertando e protegendo o terrorista assassino Luis Posada Carrilles, figura fúnebre e peçonhenta que tramou mata-lo por diversas vezes.Cuba pede a extradição deste assassino terrorista mercenário, um porco que sempre agiu cometendo crimes, unicamente por dinheiro, um rato sem nenhuma ideologia em seus atos, etc, etc, etc.http://www.rtp.pt/index.php?article=187109&visual=16Abraços
18/08/2006 às 1:34 #83161BrasilMembroRadical literacyThe extraordinary story of Cuba's literacy campaign in 1961
"A desorientação é grande e os problemas da construção material absorvem-nos. Não há artistas de grande autoridade que, a sua vez, tenham grande autoridade revolucionária.Os homens do partido devem tomar essa tarefa entre as mãos e procurar o logro do objetivo principal: educar o povo." Ernesto Guevara de la Serna (o Che)
CARTA DEL CHE A mis hijos Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Celia y Ernesto: Si alguna vez tienen que leer esta carta, será porque yo no esté entre ustedes. Casi no se acordarán de mí y los más chiquitos no recordarán nada. Su padre ha sido un hombre que actúa como piensa y, seguro ha sido leal a sus convicciones. Crezcan como buenos revolucionarios. Estudien mucho para poder dominar la técnica que permite dominar la naturaleza. Acuérdense que la Revolución es lo importante y que cada uno de nosotros, solo, no vale nada. Sobre todo, sean siempre capaces de sentir en lo más hondo cualquier injusticia cometida contra cualquiera en cualquier parte del mundo. Es la cualidad más linda de un revolucionario. Hasta siempre, hijitos, espero verlos todavía. Un beso grandote y un gran abrazo de Papá http://www.granma.cu/che/aleida.html
.
23/08/2006 às 18:31 #83162BrasilMembro23/08/2006 às 23:18 #83163ZMembroGosto particularmente da 4ª foto, a que em poucas palavras descreve o verdadeiro significado da revolução.É pena que por tudo o mundo, se associe a palavra revolução a actos tão menores como um golpe de estado ou qualquer tipo de manifestação hostil.
19/10/2006 às 13:14 #83164BrasilMembroA Destruidora Cultura da Elite de RapinaOlá amigosOntem eu ouvi um desses comentários do Arnaldo Jabour, cronista articulador de opiniões e portador de uma insenssibilidade latente!No comentário Jabour dizia que Che Guevara foi um LOUCO que trocou seu cargo de presidente do Banco Nacional Cubano pela guerrilha na Bolívia...Bem, sem entrar no mérito do comentário, até por que um capitalista assumido e que se confunde com o próprio militarismo que ele tanto critica e do qual ele surgiu, não teria nehum comentário favorável à luta contra a exploração e a pilhagem internacional. Isso era de se esperar!O problema está na mensagem subliminar e de uma total irresponsabilidade, uma mensagem que diz claramente que ficar roubando é que seria normal!! Trocar um cargo como esse é loucura, na opinião deste cronista que a todo momento deixa transparecer seu passado de playboy carioca de família rica, seu passado fácil e aventureiro, aventureiro com dinheiro fácil, é claro! Talvez se ele fosse um dos milhões de jovens que se formam em jornalismo e depois são obrigados a trabalhar de contínuo ou motorista para poderem sobreviver, ele tivesse um pouco mais de cuidado nas palavras...Ele não pode esquecer que fala para milhões de pessoas e que o exemplo que ele dá, sempre será assimilado por alguém. Alias ele sabe muito bem disso! Na minha opinião, se ele quiser dizer que, ser honesto é ser louco, ele terá que dizer isso com todas as letras e assuimir o onus de sua declaração e não induzir uma legião de jovens e adolecentes à essa ideia de FDP.“Quem não rouba é louco”... não é mesmo Jabour? Abraços consternados.
11/12/2006 às 22:23 #83165BrasilMembroEste tópico é sobre Che Guevara, mas como ler algo sobre Che, sem lembrar de Fidel?Fidel está nos seus últimos dias e eu acho que cabe aqui um pouco de reflexão. Alguns dizem que ele é um dos homens mais ricos do mundo, assim como disseram que havia armas químicas e nucleares no Iraque...Se é rico, não gastou seu dinheiro em nada, pois até sua velha farda é estatizada. Também não tem propriedades, pois alguém que já sofreu mais de 600 tentativas de assassinato*1 no decorrer dessas quase cinco décadas, não poderia desfrutar de fortuna pelo mundo, muito menos em Cuba, pois mora no Palácio do Governo Cubano e quando sai de seu quarto, já está trabalhando. Durante toda sua vida como presidente, Fidel só saiu de Cuba, diplomaticamente e acompanado de uma equipe de jornalistas para documentar tudo, sempre agiu assim. Durante os anos da revolução, a CIA tentou comprá-lo por diversas vezes assim como tentaram comprar o Che também. Decepcionaram-se, "caíram do cavalo". Agora chamam-no de ladrão, rico... hehehe eles sabem bem... eles sabem muito bem! Em 1962 quase que vai tudo pelos ares: CIA, US, dolares, tudo!!! Só não foi tudo pelos ares porque os US recuaram e Fidel sempre foi sóbrio e seguro em seus atos. Todos os seus discursos e declarações desde a tomada da Ilha até hoje, ficam a disposição pública a quem quiser ler*2. O que é falado fica escrito para todos saberem e não se contradiz nunca. Os números de Cuba não mentem.Fidel é um ditador? Se formos levar em conta o sistema político eleitoral em Cuba, e não levarmos em conta outros aspectos importantes que abordarei mais adiante, sim! Ele é um ditador!O que é melhor? O governo de um, ou o governo do povo? Ninguém vai titubear para responder que o governo do povo é melhor. Porém, nem só de teorias vive o homem...Devemos observar a realidade! Cuba é uma ilha muito pequena e não dispõe de recursos fundamentais para seu desenvolvimnento, atravessa por quase 50 anos, um boicote que simplesmente os mantém reféns do capitalismo mundial e condena aquela nação ao atraso. Mesmo assim, são incontestáveis os altos niveis de desenvolvimento. O povo cubano tem a melhor medicina do mundo e o que é mais importante: à sua disposição e não à disposição de milionários que poderiam pagar tal privilégio de tratar sua saúde com os melhores médicos do mundo.Eles têm a melhor Educação da América Latina também: Em Cuba, todos falam mais de um idioma e a informática é ensinada desde os primeiros anos escolares.Mas... Fidel não permite que outro assuma seu lugar... e eu pergunto: PRA QUE?Pra que outro presidente? Pra que entregar as “rédias” que foram e são tão difíceis de segurar e conduzir o País de maneira justa e evoluindo constantemente? Os cubanos sofrem as penas impostas pelos US, mas sua evolução é incontestável, se aquele país estivesse sob o jugo estadounidense, não suportaria a pilhagem empreendida contra os países latino-americanos. Com certeza não teriam o nível de desenvolvimento que têm. Cuba é um frágil País, frágil de todos os pontos de vista, seja econômico, seja geográficamente e territorialmente também.A liberdade que é negada ao povo cubano, é a liberdade de eleger novo presidente, porém a democracia é muito mais praticada lá do que cá! O Orçamento Participativo é uma realidade cubana há muito tempo. Eles fizeram escola no que tange a economizar e evitar desperdícios, sobretudo desperdícios de órdem fraudulenta.Os brasileiros não fazem ideia de quanto o Brasil foi, é e será roubado pelos poderes imperialistas estadunidenses e europeus. Fidel simplesmente interrompeu por quase 50 anos, o cruél e safado saque que aquele País sofria por parte dessas potências mundiais.A nossa “democracia” não só não está produzindo resultados satisfatórios, como está entregando TODA a riqueza do país aos estrangeiros. Estão entregando toda a riqueza do País aos estrangeiros de forma oficial e extra-oficial(vide o “ponto cego” do nosso espaço aéreo, local de saída de ouro, diamante, amostras biológicas, sangue indígena e também local de entrada de armas, drogas e mafiosos internacionais). Não estou aqui pregando que seria bom algum ditador de plantão assumir o governo brasileiro, pois se este fosse desonesto(o que seria 99% provável), entregar o País aos magnátas estrangeiros seria mais fácil ainda... Não é isso o que estou dizendo, o que estou dizendo é que depende muito de QUEM está dirigindo o país. Quando digo que Fidel interrompeu por quase 50 anos, uma pilhagem que até então era contínua, estou me aproximando de onde quero chegar... Imaginem o Brasil, conseguindo manter longe de suas terras e longe de seus negócios as mãozinhas sujuinhas das empresas e das políticas de rapina internacionais. hehehe Imaginem o Brasil passar 50 anos sem a pilhagem, apropriação e exploração feitas oficialmente e extra-oficialmente por governos, empresas, empresários(investidores), e banqueiros internacionais, corrompendo todos os políticos safados brasileiros. O Brasil é muto rico, porém não é suficientemente rico para suportar tal pilhagem por muito mais tempo.Abaixo eu colei um trecho do livro As veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano – 1978. Estou lendo esse livro e posso dizer que é impressionante o tamanho do rombo e o nível da exploração que as potências econômicas impõem aos países subdesenvolvidos, ou seja, à América Latina inteira. Cuba conseguiu cessar essa prática em seu território, mas sofre os efeitos do embargo, isso é indiscutível, mas eu pergunto novamente: Em que, um possível embargo atrapalharia o Brasil? Alguém acha que atrapalharia? Bem se o tal embargo fosse manter as mão sujas dos ladrões estrangeiros, bem longe daqui, eu digo que o Brasil GANHARIA MUITO com um possível embargo:"No Brasil, as esplêndidas jazidas de ferro do vale do Paraopeba derrubaram dois presidentes - Jânio Quadros e João Goulart - antes que o marechal Castelo Branco, que tomou o poder em 1964, os cedesse a Hanna Mining Co. Outro amigo anterior do embaixador dos Estados Unidos, o presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-51), tinha concedido à Bethlehem Steel, alguns anos antes, as quarenta milhões de toneladas de manganês do Estado de Amapá, uma das maiores jazidas do mundo, em troca de 1,4% para o Estado sobre as rendas de exportação; desde então, a Bethlehem está transferindo as montanhas para os Estados Unidos com tal entusiasmo que se teme que daqui a quinze anos o Brasil fique sem manganês para abastecer sua própria siderurgia. De resto, de cada cem dólares que a Bethlehem investe na extração de minerais, oitenta e oito correspondem a uma gentileza do governo brasileiro: as isenções fiscais em nome do “desenvolvimento regional”. A experiência do ouro perdido de Minas Gerais - “ouro branco, ouro negro, ouro podre”, escreveu o poeta Manuel Bandeira - não serviu, como se vê, para nada: o Brasil continua despojando-se gratuitamente de suas fontes naturais de desenvolvimento4. Por sua parte, o ditador Renê Barrientos apoderou-se da Bolívia em 1964 e, entre uma e ou tra matança de mineiros, outorgou à firma Philips Brothers a concessão da mina Matilde, que contém chumbo, prata e grandes jazidas de zinco com um teor doze vezes mais alto do que as minas norte-americanas. A empresa foi autorizada a levar o zinco em bruto, para elaborá-lo em suas refinarias estrangeiras, pagando ao Estado nada menos de 1,5% do valor de venda do mineral5. No Peru, em 1968, perdeu-se misteriosamente a página número 11 do convênio que o presidente Belaúnde Terry tinha firmado aos pés de uma filial da Standard Oil; o general Velasco Alvarado derrubou o presidente, tomou as rédeas do país e nacionalizou os poços e a refinaria da empresa. Na Venezuela, no grande lago de petróleo da Standard Oil e da Gulf, tem lugar a maior missão militar norte-americana da America Latina. Os freqüentes golpes de estado da Argentina explodem antes e depois de cada licitação petrolífera. O cobre não está de modo algum alheio à desproporcionada ajuda militar que o Chile recebia do Pentágono até o triunfo eleitoral das forças de esquerda encabeçadas por Salvador Allende; as reservas norte-americanas de cobre tinham caído em mais de 60% entre 1965 e 1969. Em 1964, em seu gabinete de Havana, Che Guevara me mostrou que a Cuba de Batista não era só de açúcar: as grandes jazidas cubanas de níquel e manganês explicavam melhor, em seu juízo, a fúria cega do império contra a revolução. Desde aquela conversa ção, as reservas de níquel dos Estados Unidos se reduziram a um terço: a empresa norte-americana Nicro-Nickel fora nacionalizada e o presidente Johnson ameaçara os metalúrgicos franceses com o embargo de seus envios aos Estados Unidos, se comprassem o minério de Cuba.O Congresso brasileiro pôde realizar uma investigação que culminou com um volumoso informe sobre o tema10. Nele se enumeram os casos de venda de terras em vinte milhões de hectares, estendidas de maneira tão curiosa que, segundo a comissão de inquérito, “formam um cordão para isolar a Amazônia do resto do Brasil”. A “exploração clandestina de minerais muito valiosos” figura no informe como um dos principais motivos da avidez norte-americana para abrir uma nova fronteira dentro do Brasil. O testemunho do gabinete do Ministério do Exército, recolhido no relatório, assinalou “o interesse do próprio governo norte-americano em manter, sob seu controle, uma vasta extensão de terras para sua utilização ulterior, seja para a exploração de minerais, particularmente os radiativos, seja como base de uma colonização dirigida”. O Conselho de Segurança Nacional afirma: “Causa suspeita o fato de que as áreas ocupadas, ou em vias de ocupação, por elementos estrangeiros, coincidam com regiões que estão sendo submetidas a campanhas de esterilização de mulheres brasileiras por estrangeiros”. De fato, segundo o Correio da Manhã, “mais de vinte missões estrangeiras, principalmente as da Igreja protestante dos Estados Unidos, estão ocupando a Amazônia, localizando-se nos pontos mais ricos em minerais radiativos, ouro e diamantes... Empregam em grande escala a esterilização mediante o método DIU (Dispositivo Intra Uterino) e ensinam inglês aos índios catequizados... Suas áreas estão cercadas por elementos armados e ninguém pode penetrar nelas”11. Não é demais advertir que a Amazônia é a zona de maior extensão entre todos os desertos do planeta habitáveis pelo Homem. O controle de natalidade pôs-se em prática neste grandioso espaço vazio, para evitar a competição demográfica dos muito escassos brasileiros que, em remotos rincões da selva ou das planícies imensas, vivem e se reproduzem.Por sua parte, o general Riograndino Kruel afirmou, diante da comissão de inquérito do Congresso, que “o volume de contrabando de materiais que contém tório e urânio alcança a cifra astronômica de um milhão de toneladas”. Algum tempo antes, em setembro de 1966, Kruel, chefe da polícia federal, denunciara “a impertinente e sistemática interferência” de um cônsul dos Estados Unidos no processo aberto contra quatro cidadãos norte-americanos acusados de contrabando de minerais atômicos brasileiros. A seu juízo, se houvesse sido encontrado com eles quarenta toneladas de material radiativo era suficiente para condená-los. Pouco depois, três dos contrabandistas fugiram misteriosamente do Brasil. O contrabando não era um fenômeno novo, embora tivesse intensificado muito.O Brasil perde a cada ano mais de cem milhões de dólares, segundo certas estimativas, somente pela evasão clandestina de diamantes em bruto12. Mas, na realidade, o contrabando só se faz necessário em medida relativa. As concessões legais arrancam ao Brasil, comodamente, suas mais fabulosas riquezas naturais. Para citar mais um exemplo, a maior jazida de nióbio do mundo, que está em Araxá, pertence à filial da Niobium Corporation, de Nova Iorque. Do nióbio provêm vários metais que se utilizam, por sua grande resistência às temperaturas altas, para a construção de reatores nucleares, foguetes e naves espaciais, satélites ou simples jatos. A empresa também extrai, de passagem, junto com o niobio, boas quantidades de tântalo, tório, urânio, pirocloro e terras raras de alto teor mineral."O leitor que tiver o privilégio de ler este livro, por mais esclarecido e consciente que seja da condição latino-americana perante o mundo, se surpreenderá e tomará conhecimento de fatos históricamente documentados e que representam o verdadeiro papél atribuido à América Latina pelas potências mundiais.O autor traça um paralelo entre a exploração da AL desde a colonização até os nossos dias, revela os novos sistemas de exploração e manutenção perpétua dessa condição, revela ou traz à tona, fatos que passaram desapercebidos a todos nós, porém fatos importantíssimos e que mostram claramente qual é o caminho para perder e consequentemente, para ganhar. Muita informação verídica (todas referenciadas) e a opinião clara do autor em cada parágrafo, por assim dizer. Uma obra prima de inestimável valía aos latino-americanos. e-book em PDF: As Veias Abertas da América Latina – Eduardo Galeano – 1978http://www.todososlinks.com.br/eduardo_galeano_as_veias_abertas_da_america_latina.zip*1 - http://www.revan.com.br/catalogo/0237c.htm*2 - http://www.cuba.cu/gobierno/discursos/
17/12/2006 às 1:40 #83166BrasilMembroOlá unVolt
Alguns dias atrás assisti àquele documentário "Buena Vista Social Club", sobre a música cubana...
Então provavelmente vc deve ter ouvido aquela velha canção cubana cujo refrão diz: “Y en eso llegó Fidel/Se acabó la diverson/Llegó el comandante y mandó a parar!” ( Então chegou Fidel/Acabou a diversão/ Chegou o Comandante e mandou parar) hehehe
...e em meio a imagens de carros e construções antiquíssimas (que são alguns dos poucos argumentos dos opositores do regime) podia-se ver dezenas de crianças negras brincando de patins e outros esportes. Em outra cena, dentro de um belo prédio, várias crianças (e novamente quase todas negras) estudavam balé.Agora eu pergunto: em que lugar do Brasil as crianças negras (que em sua maioria moram em favelas) tem oportunidades como estas? A população negra foi posta em uma enorme desvantagem desde que foi trazida ao nosso país, e, desde lá, as crianças negras tem quase sempre menos oportunidades que crianças brancas.
Cuba passou pelo mesmo processo que todos os demais países da América Latina. Foi igualmente explorado pelos colonizadores, teve seu povo dizimado passou por guerras, miscigenou com africanos e espanhois e quando os cubanos estavam em vias de expulsar os espanhois de suas terras, depois de uma guerra sangrenta, os US “estenderam sua mão” aos cubanos e mal eles se livraram dos espanhois, já estavam endividados e consequentemente submissos aos US, dando início a hegemonia estadounidense naquele país, até que surgiu Fidel e tentou tomar o Quartel Moncada, foi preso e levantou uma polêmica internacional quanto a exploração estadounidense àquela Ilha, foi exilado e no México conheceu Che. Daí até a tomada de Cuba pelos revoluicionários, foi uma questão de tempo, pois a guerra fria estava no seu momento mais tenso e a URSS ofereceu total apoio a Fidel, Che, Raul, Camilo e tantos outros nomes de nobres homens que tombaram no caminho até a vitória.Se hoje Cuba é um exemplo de igualdade racial... graças aos Revolucionários!Se hoje Cuba é um exemplo de igualdade social... graças aos Revolucionários!Se hoje Cuba é a imagem e tão somente a imagem do atraso, com seus carros velhos, é graças a covardia do boicote econômico. Covardia de quem impôs e covardia de quem obedeceu e deixou de negociar com Cuba, por mais de 40 anos.Isso deveria ter o efeito contrário, mas... a mídia, a idiotice e a falação de botequim atribuem o atraso a Fidel.As pessoas que defendem o capitalismo e usam o argumento de que Cuba não tem indústria, etc., são COVARDES. Pois sabem muito bem, que essa situação se dá porque eles não aceitam a exploração estadounidense e não porque são incompetentes ou porque o regime é fechado aos aproveitadores. Usar este argumento é, na minha opinião, uma covardia além de mostrar TODA falta de argumentos.Gosto de quem gosta de mim... é muito gostoso conversar com um cubano, vc percebe o quanto eles gostam da gente! Já os estadounidenses, nos consideram índios idiotas. Gostam das mulheres latinas...Abraços latinos
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.