Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › Viver é aceitar
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/11/2001 às 19:04 #69933Miguel (admin)Mestre
O sentido da vida é aceitar, temos que receber o que a natureza nos trás com serenidade,não medir, nem cobrar algo que não podemos alcançar a fim de não nos tornarmos uma obra carregada de frustrações mundanas.
assim, não incursaremos naquele sentimento que St.Agostinho nos deixou:”Eu era para mim uma infeliz morada de onde não podia estar da qual não podia sair.” aceitar é nos tornarmos mais humanos, mais tolerante com esse presente divino deixado a nós por Deus.14/12/2001 às 3:21 #75407Miguel (admin)MestreNão fazer sentido… é a busca que torna a vida interessante, se tivéssemos de imediato esta resposta cairíamos no vazio absoluto… Na verdade, na minha oponião, o que impede que o homem encontre alguma resposta são os deuses, as igrejas, as seitas, que nos impossibilitam de vermos as coisas como realmente são, na verdade o ser humano nunca se conformou com o fato de ser efêmero, de ser um animal que (como todos os outros) após cumprir o seu papel se transformará em adubo como os demais… No dia em que a humanidade conseguir libertar-se (daquilo que ela mesma criou) teremos a explicação necessária…
19/01/2003 às 2:03 #75408Miguel (admin)MestreMe desculpe, mas discordo, que “nao fazer sentido” seja a forca motora que faz a vida interessante, que nos mantem vivos, distantes de um “vazio absoluto”. Fazer tal afirmacao eh, como Nietzsche jah dizia, fazer uma inversao de causa e efeito:
“O mundo consciente nao pode servir como ponto inicial de valores […] Com relação a variedade e multiplicidade da colaboracao e da oposicao mutua encontrada na vida de cada organismo, o mundo consciente dos sentidos, de invencoes e de valores eh apenas um pequeno fragmento. Nos nao temos nenhum direito de colocar este pedaco de consciencia como alvo e proposito desse fenomeno total da vida: tornar-se consciente eh, obviamente, apenas um meio a mais para o desenvolvimento e extensao do poder da vida. Logo, eh uma matutice posicionar o prazer, a espiritualidade, a moralidade, ou qualquer outro particular da esfera consciente [como “nao fazer sentido”] como o valor mais elevado, e ateh justificar o mundo por meio deste. Esta eh minha objecao basica a todas as ‘razoes’ e os ‘mais altos valores’ na filosofia e teologia formalmente. Um tipo de *meio* [consciencia] foi mal entendido como um *fim.* Conversamente, a Vida, e o enriquecimento de seu poder, foi rebaixado a um *meio.* O erro fundamental eh simplesmente que, ao invez de se entender a consciencia como uma *ferramenta,* e como um aspect particular da vida como um todo, se posiciona ela como padrao de valor e toma-a como sendo a condicao de vida que eh de valor supremo.” (The Will to Power / A Vontade de Poder)
Devo lembrar: quantos animais—seres que nao estao ao nivel consciente que lhes permitiria perguntar “O que faz sentido?”—vivem em demasiada alegria e satisfacao? Ou ainda, quantos seres humanos—a grande parte de nos, pra ser mais especifico—vivem suas vidas inteiras sem fazer uso daquele pedaco de consciencia que lhes permitiriam fazer tal pergunta, e nem por isso acham a vida desinteressante?
Nao pode, por exemplo, um pescador “ignorante,” o qual nunca se fez tais perguntas “profundas,” ter suas pequenas alegrias que fazem a luta de sua vida interessante?26/01/2003 às 14:00 #75409Miguel (admin)Mestrecurioso, “”cumprir o seu papel”” presupoe, que alguem colocou voce aqui na terra na fazer algo, a religiao chama este de DEUS.
Me pergunto por que temos que estar aqui por algum motivo, por que nao basta estarmos aqui so por acaso e simplesmente viver.28/09/2003 às 13:28 #75410leandroMembroAO irmãzinho que não acha sentido( e esta em sentido estrito de finalidade) cabe a mim perguntar, se em meio de toda essa maravilha que é ser dotado de tantas faculdades, capaz de até ser aclamado como um ser ao infinito por tamanha grandiosidade de proporções e de predicamnetos que pode ter. A finalidade do homem é somar predicamnetos, não importa os quais ele busca ou
já é.
E de fato somos seres dotados de um dualismo entre o corpo e o espirito. E do espirito é que vem o sentido da vida humana. Esse espírito sabemos que é a força que moveu o homem no passado, foi esse espirito que moveu os filosofos, é esse espirito que faz com que eles fiquem presentes hoje.
Mas tanbém o mestre Sartre está muito certo ao afirmar em seu “SER E O NADA”. Só que faltou ele dar a finalidade do ser.
Repito o sentido da vida só se adquire atraves de trnsformar e dar o proprio sentido, mas sem ignorar que a realidade nos é imposta e temos que aceitá-la. Cair num subjetivismo é o mesmo que ser doente mental nessas condições de ser. Aceitamos, ou melhor, apreendemos e depois transformamos. Essa é a natureza do homem, contrariar isso é contrariar todo humanismo, toda a Ontologia do homem e voltar tres mil anos para trás e afirmar que seguios o caminho errado.12/09/2004 às 15:49 #75411Miguel (admin)MestreInteressante esssa discussão, me levou a pensar que na verdade o suposto ''vazio absoluto'' que nos faz perguntar algum sentindo a vida ou tentar impor algo como causa… Vocês pensaram na possibilidade da vida ser algo banal e totalmente sem sentido??? Soa meio insano mas é uma possibilidade que não se deve descartar .Os seres humanos criaram valores que se adequam como regra universal e tem seguido isso por anos, por que a vida não proporcionou melhores respostas … Isso fez com que eles pensasem no espiritual e para as questões da vida …Mas uma coisa eu achei altamente coerente o fato de a falta de causa fixa deixar a vida fluir ..Nunca saberemos a verdade sobre a vida pq ela simplesmente não existe .
15/09/2004 às 1:14 #75412Miguel (admin)MestreViver é aceitar…esta frase me parece um tanto perene e problemática:
Será que realmente nós vivemos ou tudo é um sonho, uma ilusão? Que é uma existência? bem Heidegger nos deixou o legado de que a existência se dá quando o ente tem noção de que ele É, ou seja, sabe que possue uma vida e que está no mundo juntamente com outros entes, mas não sei de algo que me apresente a realidade de minha existência assim como dos outros seres que passam a se tornar não-seres, não se trata de ceticismo nem falta de sentido para a suposta “vida” mas de uma incerteza que atinge o mais alto grau da vida humana pois tudo que foi construído até agora pode não passar de uma ilusão.
E o verbo aceitar de “viver é aceitar”?que diz ele? Aceitar o quê, a própria vida e suas condições? Ninguém aceita, e sim adapta ao seu universo subjetivo: quando ouço ou vivo algo que parece verdadeiro não quer dizer que eu aceitei esta coisa, mas que houve uma adição ideal ao meu ser, sendo que a essa adição ocorreu uma integração ontológica ou pseudo-ontológica… A frase proposta se mostra assim sem nexo, e é através de falta de conexão que buscamos traduzir aquilo que parece ser real, ou seja, se não é verdade que viver é aceitar, o que é então “viver”? o que traz esta convicção? paz para todos…12/10/2005 às 2:31 #75413Miguel (admin)MestreNão sei se concordo com Heidegger. Parece-me que vivia as emoções mais intensamente quando não tinha tanta consciência das coisas e sobre mim mesmo.
Talvez, o questionamento de Lizard Utopic tenha mesmo razão de ser: a vida pode ser um sonho ou vivemos a nos iludir…
17/06/2006 às 7:35 #75414SylviaMembroHum…vejamos...Viver é aceitar?Nem sempre...se eu disser que 2+2=5 entao voce vai aceitar nao é?se voce nao aceitar voce nao vai mais ter vida...se viver é aceitar, se eu negar eu morro???estranho isso!!!!
12/07/2006 às 23:49 #75415ZMembroAliás, viver é NÃO ACEITAR a vida como ela é. Se nós aceitássemos como o Jorge diz, nunca teríamos posto o sentido da vida em causa, certo?Não se trata de não fazer sentido, nem haver noções de Deus nem meio Deus, não percebo porque metem Deus em todo o assunto neste fórum, Deus não está sequer definido para ser argumento.Aceitar é morrer, se você aceita, não precisa perguntar, não precisa lutar, e aí você se deixa "morrer" na futilidade.Eu aceito somente que não posso aceitar que pôr em causa o sentido da minha vida não faça sentido. ??? ;)
14/10/2006 às 5:14 #75416dianacoutoMembroNão concordo que “Viver é Aceitar”! Se eu aceito e de certa forma concordo com aquilo que me vem naturalmente, subtende-se que eu deixe de pensar e me questionar das coisas e de tudo que me chega.Não viveria sem pensar e sem refletir, não aceitaria de gratidão tudo que acontece e chega a mim. Se posso pensar prefiro assim escolher aquilo que mais me convém.Portanto, viver é "não aceitar". Ter serenidade sim, sabedoria nas escolhas sim, paciência sim... mas tb ser capaz de discordar e assumir suas particularidas.
14/10/2006 às 15:00 #75417BrasilMembro"Viver é afinar o pensamento, de dentro pra fora e de fora pra dentro" Walter Franco -(músico-compositor)
15/10/2006 às 16:46 #75418Miguel DuclósMembroHey Brasil, adoro Walter Franco, e esta música “Serra do Luar” está entre as favoritas.abs
15/10/2006 às 19:00 #75419BrasilMembroOlá Miguel, fiquei cantarolando a música na cabeça e descobri que eu errei a letra.Onde eu usei a palavra “pensamento”, Walter Franco usou a palavra “instrumento”, acho que o sentido acaba sendo o mesmo, mas... preciso corrigir meu erro em respeito ao autor, he heAbraço Serra Do Luar - Walter FrancoAmor, vim te buscarEm pensamentoCheguei agora no ventoAmor, não chora de sofrimentoCheguei agora no ventoEu só voltei prá te contarViajei...Fui prá Serra do LuarEu mergulhei...Ah!!!Eu quis voarAgora vem, vem prá terra descançarViver é afinar o instrumentoDe dentro prá foraDe fora prá dentroA toda hora, todo momentoDe dentro prá foraDe fora prá dentroA toda hora, todo momentoDe dentro prá fora De fora prá dentroAmor, vim te buscarEm pensamentoCheguei agora no ventoAmor, não chora de sofrimentoCheguei agora no ventoEu só voltei prá te contarViajei...Fui prá Serra do LuarEu mergulhei...Ah!!!Eu quis voarAgora vem, vem prá terra descançarViver é afinar o instrumento De dentro prá fora De fora prá dentroA toda hora, todo momentoDe dentro prá foraDe fora prá dentroA toda hora, todo momentoDe dentro prá foraDe fora prá dentroTudo é uma questão de manterA mente quietaA espinha eretaE o coração tranquiloTudo é uma questão de manter A mente quietaA espinha eretaE o coração tranquiloA toda hora, todo momentoDe dentro prá foraDe fora prá dentroA toda hora, todo momentoDe dentro prá foraDe fora prá dentro
16/10/2006 às 14:42 #75420Miguel DuclósMembroWalter Franco deveria ser mais conhecido. Na minha opinião, tem a estatura musical de outros grandes da MPB. Esta parte do Coração Tranquilo já está em outro disco, é outra música. Tenho este em vinil, no LP Respire Fundo…abs
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.