Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
MarcioABMembro
(preciso pensar mais um pouco, mas … )Temos um mesmo resultado sendo produzido por 2 fenomenos:De um lado temos uma inteligencia que de forma alguma compreendemos e do outro nao temos nada que de forma alguma compreendemos.Para esse outro dizemos que nao tem causa ou nao conseguimos explica-la, nao tem inteligencia, chegamos a duvidar que existe tal fenomeno. Pensamos no Acaso como se fosse nada, sem importancia. Eu acho isso muito estranho.A ideia nao é fazer trocadilho ou inverter palavras (embora reconheca que parece que a ideia é essa), mas sim analisar e filosofar sobre esse aspecto.(obs: viajando de ferias por 1 semana ... fui! )
MarcioABMembro“piloto automatico” versus “piloto” … interessante.Como estamos falando de fenomenos "universais", "absolutos" ( atuando em todo lugar, todo tempo ) e se (permitido) resvalarmos para o lado da "perfeicao" um piloto automatico perfeito é o proprio piloto perfeito e vice versa.
MarcioABMembroEsse “excluo a existencia do acaso” é na linha de o acaso nao existe e que tudo teria uma causa conhecida por nos humanos ?(coloquei acaso aqui com letra minuscula indicando que nesse caso nao estou fazendo a relacao Deus/Acaso )>> pra mim é razoável que exista uma inteligência ( que de nenhuma forma compreendemos ) em Deus.assim como para mim é razoavel que exista uma "inteligencia" (que de nenhuma forma compreendemos) no Acaso.
MarcioABMembroNão se trata de preconceito, é o conceito do termo "acaso".
Tem razao. Mas essa definicao tambem serve para "nao encontrar" ao inves de "nao ter".( Acaso é algo que surge ou acontece sem explicação aparente )Se nao encontramos ou nao sabemos (a causa), nao quer dizer necessariamente que nao tenha.Acaso estaria relacionado a nao encontrar o motivo, causa, logica, inteligencia ou explicacao para isso que surge ou acontece.(duvida) Existe um pressuposto que encontramos ou compreendemos a inteligencia de Deus ?
MarcioABMembroA principio eu nao ficaria “preso” nesse (pre)conceito ( de que nao exista nenhuma “inteligencia” no Acaso ).O Acaso existe ?Entendo que sua resposta é nao.Por outro lado eu acho que o Acaso existe. Nao sei exatamente como seria a prova (cientifica) que o Acaso existe mas imagino que bastaria que um resultado do dado nao desse o resultado previamente calculado (por um modelo de simulacao de dados ou o que seja) que isso ja serviria para provar que para os humanos o Acaso existe. Ou seja, nenhum humano consegue calcular o resultado que vai dar. Se os humanos nao conseguem, sera que alguma outra inteligencia (alien) no Universo teria essa capacidade ? Eu duvido, mas nunca se sabe.Outra forma de analisar seria caso o Acaso nao existisse, entao TUDO seria 100% (pre)definido ou (pre)determinado ou (pre)calculado. Mas se isso nao é possivel ( para humanos ou aliens ) como poderiamos dizer que o Acaso nao existe ? Poderiamos perguntar: Entao quem esta "controlando" o dado ? Resposta: O Acaso. Mas como o Acaso faz isso ? Resposta: Nao temos a menor ideia.(assumindo que o Acaso existe)O Acaso é inteligente ?Entendo que voce considera a "inteligencia" humana como referencia.E se essa "inteligencia alem da nossa compreensao" do Acaso nao se parece com ou nao se comporta como a "inteligencia referencia" entao ela nao existe.Alguns dias atras (17/Ago) falamos sobre a logica do Acaso ser "uma inteligencia alem da nossa compreensao". Uma inteligencia alem da nossa compreensao, pode ser entendida (pela nossa limitadissima inteligencia) tanto como uma logica absurdamente incrivel como absolutamente sem logica nenhuma. Se o Acaso tem "uma inteligencia muito alem da nossa compreensao" isso pode ser interpretado como uma "super inteligencia" ou "ausencia completa de inteligencia".
MarcioABMembroO meu ponto é que Acaso = Deus.Acredito que em geral a substituicao de uma palavra pela outra carrega as mesmas caracteristicas.Estou procurando alguns pontos onde essa substituicao falhe claramente.Entendo ser necessario tirar a parte da personificacao ( tanto do Acaso como de Deus ), pois nao aplica.
MarcioABMembroImagino que poderiamos analisar assim:Acaso = infinidade de coincidencias sem logica.Ou em forma de equacao:Acaso = (1) infinidade X (2) coincidencias x (3) sem logica(1) O Acaso atua de forma "infinita" ou seja, atua todo o tempo em todos os lugares ( beira o ridiculo mesmo ).(2) O Acaso gera coincidencias. Voce pode jogar 100 dados para o alto e todos eles cairem 6 ( isso tambem beira o ridiculo ).(3) Sobre a logica do Acaso, alguns dias atras (17/Ago) falamos em ser "uma inteligencia alem da nossa compreensao". Uma inteligencia alem da nossa compreensao, pode ser entendida (pela nossa limitadissima inteligencia) tanto como uma logica absurdamente incrivel como absolutamente sem logica nenhuma. Multiplicando esses 3 fatores temos o Acaso gerando infinitas coincidencias que parecem nao ter logica nenhuma ou logica absoluta.As infinitas coincidencias acontecem porque como o Acaso atua de forma "infinita" (todo tempo, todo lugar) mesmo sendo as coincidencias em menor numero que as nao-coincidencias, no final ambas vao ser infinitas.
MarcioABMembroColoquei o termo "fator" em referência à sua análise que coloca o "Resultado Individual" como resultado dos fatores Lógica/Razão, Instintos e o Acaso. É a sua análise que colocou o Acaso como um dos fatores da equação:
Ah, é mesmo (falta de atencao aqui, desculpe).
1. O acaso, como costuma ser entendido, como um resultado ou fator completamente aleatório, é absolutamente improvável.
Sabe ... esses termos "aleatorio", "provavel", "improvavel", "probalidade", etc ... isso vem da matematica. De certa forma foi a melhor forma que encontramos na tentativa de "equacionar" o Acaso. Pegamos um evento qualquer ( jogar um dado por exemplo ), onde o Acaso atua fortemente e simplesmente ficamos ali olhando sem entender o que acontece. Depois de algum tempo alguem diz: Cara, saquei !!! Na media o Acaso esta fazendo com que cada lado do dado apareca em 1/6 das vezes.Assim como nao sabemos o que é o Acaso, tambem nao sabemos como ele atua. Em alguns casos super simples conseguimos identificar alguma logica (no nosso conceito de logica), alguma numerologia e chamamos tudo isso de teoria das probabilidades (ou algo assim).Me permita trocar o termo "aleatorio" por "nao tenho a menor ideia" ( exemplo: isso é algo aleatorio ... isso é algo que nao tenho a menor ideia )Voce diz ser improvavel nao ter a menor ideia de um resultado que sera gerado pelo Acaso.Eu nao vejo problema em dizer que nao tenho a menor ideia de um resultado que sera gerado pelo Acaso.(puxa, aqui temos uma diferenca de 180%)Alias entendo que em geral o resultado do Acaso é algo que nao temos a menor ideia. Por exemplo, quando jogo um dado, eu nao tenho a menor ideia que numero vai dar. Alguem tem ? Alguem teria CERTEZA ABSOLUTA que numero vai dar ?
2. Este Acaso é o mesmo fator, ou elemento, que muitos chamam de Deus. O mesmo "objeto", portanto, visto por diferentes facetas.
Entendo que sim.
MarcioABMembroSim, mas não seriam os homens e animais criações deste Acaso?
Sim (obs: tudo que digo/escrevo é baseado no meu mais humilde e limitadissimo entendimento das coisas )
Inteligência e instintos inerentes ao homem ou aos animais não teriam a sua origem primeira neste Acaso?
Sim.
Então, não é "forte" dizer que o Acaso seria a fonte geradora de todas as coisas.
Tudo bem. Minha logica foi na direcao de um "microcosmos", por exemplo, um copo de plastico. Esse copo nao foi diretamente construido pelo Acaso. Mas se voce usa o termo "fonte geradora", descendo todos os sub-niveis ( prensa, extracao do petroleo, maquina de extracao, etc, etc ) alem do Acaso estar DIRETAMENTE envolvido em cada um desses sub-niveis, la no final, no nivel da materia, no nivel da origem da vida, temos la o Acaso novamente. Entao entendo que sim e nao somente como "fonte geradora" mas tambem como fonte ATUANTE em todas as etapas dessa "cadeia de valor".
Sim, o fator Acaso, que alguns chamam de sorte, ou azar, ou coincidência, presente em tudo.
É ... as pessoas se referem ao Acaso com varios outros nomes dependendo do que estejam falando. ( obs: talvez nao seja necessario colocar esse termo "fator" na frente de Acaso ... esse termo vem a esclarecer alguma coisa ? )
O Acaso criou o equilibrio perfeito e as condições perfeitas para a existência do Universo, suas galáxias, estrelas e planetas, e, pelo menos em um desses planetas, criou a vida em uma diversidade incrível, e dentre todas as infindáveis espécies, criou um ser único, capaz de ter consciência e inteligência. E o fator Acaso continua sempre presente em cada resultado obtido por cada indivíduo existente, como que onipresente.
Faz sentido.
Não dá pra reconhecer uma inteligência nisso tudo?
Com certeza. E acho que "reconhecer" me parece ser uma boa palavra.
Uma inteligência além da nossa compreensão?
Com certeza.
O que é esse Acaso, afinal?
Exatamente o que é eu nao sei. Mas tambem tenho certeza que NINGUEM nunca soube, sabe , ou saberá exatamente o que é o Acaso.
MarcioABMembroExatamente. o Acaso é maravilhoso. Mas o Acaso tambem é terrivel. Louvar o Acaso … Porque nao ?Dizer que o Acaso é a fonte geradora de TODAS as coisas é um pouco forte. Os homens, os animais, tambem fazem coisas que nao sao exatamente ao Acaso. Mas seguramente podemos dizer que quase todas as coisas tem um pouquinho de Acaso.A experiencia (mental) do dado pode ser interessante para ver o Acaso comecando a agir.Resultado Individual = x% de Logica/Razao + y% de Instintos ( condicionados e naturais ) + z% de Acaso.Alias, para aqueles com uma tentencia mais cientifica, pode ser uma leitura interessante o livro "O Andar do bebado - Como o Acaso determina nossas vidas" escrito por um cientista.
MarcioABMembroDeus (ou Acaso) é soberano. Sim, sem duvida. Soberano é aquilo que tem o poder supremo. Como tudo no Universo e fora dele esta sob as leis do Acaso (ou de Deus), sem duvida Deus (ou Acaso) é soberano.
MarcioABMembro“quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha”. Palavras de Jesus.Mas, nao estamos falando de Jesus. Estamos falando de Deus.Mas, nao estamos falando de Jesus. Estamos falando de Acaso.Alias uma curiosidade: Na Indonésia, homem é condenado por dizer que 'Deus não existe'Alias uma curiosidade: Na Indonésia, homem é condenado por dizer que 'Acaso não existe'( http://oglobo.globo.com/mundo/na-indonesia-homem-condenado-por-dizer-que-deus-nao-existe-5201849 )Que absurdo nao ? É claro que Deus existe. Como é que alguem pode dizer que Deus nao existe ?Que absurdo nao ? É claro que Acaso existe. Como é que alguem pode dizer que Acaso nao existe ?É so um minimo ajuste no termo.
-
AutorPosts