Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
RussellMembro
Em primeiro lugar, devo lhe pedir que não deposite sobre mim suas opiniões sobre quem ou o que eu seja – você estará invariavelmente enganado. Não sou filósofo, não sou um homem, um animal, não sou nada que você consiga imaginar, por mais criativas que sejam suas fantasias.
Se você não é nada disso então estão estou debatendo com um ET. Que interessante!! Desculpe a brincadeira, eu sei a que se está referindo.
Embora algumas de suas respostas tenham me soado bastante mal-educadas e cheias de pré-julgamentos, eu vou lhe responder. Eu costumo tentar não ser determinante nas coisas que digo, pra que não pareça que sou dono da verdade ou algo assim, e por isso me utilizo de alguns recursos (o que você chamou aqui de dialética). Muitas vezes falo assim para não ser acusado de proselitismo ou de radicalismo, algo um pouco incômodo, mas em geral é apenas uma maneira de fazer alguns interlocutores pensarem em certas bobagens que disseram.
O tom de minhas respostas foi derivado do tom das suas respostas.“Eu costumo tentar não ser determinante nas coisas que digo, pra que não pareça que sou dono da verdade” Então você entra a um fórum só pra jogar conversa fora ou mostrar erudição? Num fórum tipo filosófico se entra para demonstrar verdades não para deixar a idéia que possui a verdade.
Não estou confundindo nada, o homem é um animal porque pertence ao Reino Animal.
Sim, você está bastante confuso. Chega a ser engraçado seu argumento. O Reino Animal é apenas um conceito, uma construção mental sem qualquer realidade. Uma mera classificação. Na realidade, não há nenhum “Reino Animal”. Se você puder fazer esse esforço, verá que nem mesmo isso que chamamos ‘animais’ tem qualquer realidade. O “Reino Animal” é o sonho de um sonho de um sonho. Claro, na vida prática, é útil trabalharmos com esses conceitos – foi pra isso que eles foram criados, para nos auxiliar. Mas daí a achar que um conceito, uma criação linguística, tem alguma realidade chega a ser risível. .
E eu sou o que está confuso? Conhecimento básico: A natureza (realidade) está classificada em três reinos O ANIMAL, O VEGETAL E O MINERAL por tanto, si o homem não se encaixa no Reino Vegetal nem no Reino Mineral então pertence ao Reino Animal e deve ser considerado ANIMAL. Agora eu fiquei intrigado com toda essa verborragia indefinida aplicada a sua definição. Gostaria muito saber de que está falando o é simples bla bla bla...Agora se a base de sua verborragia é a explicação metafísica de que todo o que consideramos como realidade é somente uma interpretação de nosso cérebro eu a aceito como válida.
Gostaria-me saber em que parte do que eu postei, eu estou negando as coisas que você esta sugerindo.
Meu comentário se refere apenas a um pequeno mas importante detalhe de seu argumento – afinal, não estou aqui para “encontrar detalhes bobos que podem desmerecer a competência do oponente” (é assim que você me vê, como um oponente? Ah, agora entendi seu tom...). Embora eu creia ter sido suficientemente claro, vou explicar: o detalhe ao qual me refiro é este “O homem é uma espécie de animal e o único que possui Auto-Consciência com potencialidade de perceber, discernir e o mais importante refletir, raciocinar e deduzir”. Não, não é o único. Nem é o único animal autoconsciente, nem é o único ser autoconsciente. E se eu dizer que as plantas o são? Não vou nem falar da consciência das pedras pra você...
Na realidade sua explicação foi bastante clara, o detalhe que tomo como base para sua analise “O homem é uma espécie de animal e o único que possui Auto-Consciência com potencialidade de perceber, discernir e o mais importante refletir, raciocinar e deduzir” é que está errado.O que eu coloquei foi: “O homem é uma espécie de animal e o único que possui Auto-Consciência com potencialidade de perceber, discernir e o mais importante refletir, raciocinar e deduzir. Em outras palavras com “potencial” de evoluir intelectualmente (em conhecimentos) e transformar-se num Ser Humano (que se preocupa com a humanidade) que é sua meta”.Em outras palavras, você deixou de fora a parte que fundamenta a idéia. Veja que estou diferenciando ao homem porque possui além da consciência coletiva que possuem todos os seres vivos, possui uma Auto-Consciência que lê permite evoluir intelectualmente e determinar sua individualidade. Em quanto a sua frase: “Não vou nem falar da consciência das pedras pra você...”Me deculpe, mais aqui, você está demonstrando arrogância e displicência ignorando a minha competência nas questões.Bom até agora você só tem demonstrado erudição (possui informação) sobre as questões mais não tem demonstrado que possui conhecimento sobre as mesmas. A informação e o QUE do assunto, o conhecimento é ter as respostas do POR QUE, PARA QUE, COMO, QUANDO do assunto e isso falta em suas colocações.Para finalizar deixo uma sugerência, se deseja podemos debater sobre a consciência das pedras. Você se surpreenderá de meu conhecimento sobre a questão.Eu estou muito interessado em saber de você o conhecimento sobre a questão.
RussellMembroHum… Agora analisando sua resposta a minha pergunta Qual é a essência do homem, a consciência ou a mente? Y Por quê?
A Consciência refere-se ao sentir-se, ....
A Consciência não se refere-se ao sentir-se, refere-se à percepção o sentir é uma interpretação do cérebro.
... e o que buscamos identificar aqui refere-se ao Ser; logo, também a Consciência não pode ser esta essência..
O Ser é função da consciência... O ser não poderia existir se não existe-se uma consciência que dieciona-se suas acões.
Penso que a essência é aquilo que chamam Atman, o Absoluto em nós. Aquela instância incompreensível...
Atman ou Alma é a consciência individual do homem formada pela ação da sua Auto-Consciência.
Mas não sei se é bem isso a que você se refere. Talvez esteja se referindo àquilo que mais basicamente faz do homem o homem. E isso eu não consigo responder, porque não sei o que é o homem. Talvez o homem seja uma espécie de evento.
O homem é uma palavra utilizada para identificar um organismo formado por centos de trilhões de células agrupadas segundo suas funções para formar tecidos, órgãos, ossos... formando desta forma uma estrutura que nos chamamos de homem. A origem do organismo é uma célula denominada Zigoto a qual é produto da união de duas células, uma de origem masculina chamada espermatozóide e outra feminiza de nome óvulo.
RussellMembroHum… Bruno, analisando suas respostas vejo que a base sua para o debate é a retórica dialética com mostras de erudição mais com falta de objetividade na suas respostas. Além disto está mais preocupado com encontrar detalhes bobos que podem desmerecer a competência do oponente ao invés de preocupar-se em dar uma resposta objetiva à questão em debate.Como você colocou pra o usuário SE7MUS que tinha conhecimentos que não deveria postar porque as pessoas não tinham a base necessária para compreender, eu gostaria saber qual e esse conhecimento e sobre que. O é só bla bla?
RussellMembroHum... Me diga: o que é um animal? Você pode estar confundindo um conceito que o homem criou (e por meio do qual ele consegue classificar a si mesmo) com o que o homem de fato é. O homem é um animal ou "animal" é um conceito criado pelo homem e que se refere ao próprio homem?
Não estou confundindo nada, o homem é um animal porque pertence ao Reino Animal.
Não compreendo o que faz você acreditar que o homem é o único ser que é capaz de se perceber, de se sentir ou mesmo de refletir ou discernir. Julga você que um peixe não se sente? Que um camaleão, capaz de adquirir a coloração do ambiente em que se encontra, não se percebe? Ou que um gato, muito mais astuto do que você e eu juntos, não consegue refletir? Os animais podem não discernir por meio de pensamentos articulados, como os nossos, mas certamente têm discernimento.
Gostaria-me saber em que parte do que eu postei, eu estou negando as coisas que você esta sugerindo.
Esse entendimento me parece ser baseado naquela velha ideia, mais ou menos comparativa, de que o homem pensa e os animais "agem por instinto". Crê nisso?Pelo que entendi, você avalia que a meta do ser humano é se tornar um Ser Humano, maiúsculo. Queria saber o que você entende por Ser Humano, além de ser a.
Para mim, Ser Humano é um ser que tem como base para sua ações o AMOR. Os poucos homens que evoluíram para Ser Humano, os canonizaram. Y para você?
RussellMembroOlá, Brunopi, obrigado pelo “bem vindo”.Para mim seria melhor abrirmos outro tópico e desta forma teríamos mais liberdade sobre os temas a tratar. Brunopi pelas suas colocações me parece que você é meio filósofo. Para mim, um filósofo é uma pessoa que procura realidades implícitas nas realidades explicitas. Eu sou assim.Com respeito às respostas:
Qual é a essência do homem? Hum, uma pergunta e tanto. Poderia entender que a essência do homem é aquilo que nele é o mais profundo e o mais simples, o mais para além e o mais presente. Se for isso, penso que a essência do homem não é nem a Consciência nem a Mente. A Mente deriva da Consciência; logo, não poderia ser ela esta essência (no âmbito do indivíduo, se não há este que sente, também a mente não há).
Brunopi, para mim, a essência do homem é a Consciência e concordo com você que a mente é dependente dela. O homem é uma espécie de animal e o único que possui Auto-Consciência com potencialidade de perceber, discernir e o mais importante refletir, raciocinar e deduzir. Em outras palavras com “potencial” de evoluir intelectualmente (em conhecimentos) e transformar-se num Ser Humano (que se preocupa com a humanidade) que é sua meta.Brunopi o que estou colocando não é uma idéia é uma dedução onde entra F.Q. e Biologia. Como este não é o tópico adequado para demonstrar minha dedução sugiro-lhe que em vez de sua resposta ser dada aqui, abra outro tópico. Se lhe parece bem o nome poderia ser “Filosofando sobre Filosofia”.Um abraço..
RussellMembroOla amigo Brunopi,Tenho lido suas colocações e concordo com a maioria delas. Também percebi que é uma pessoa estudiosa e motivada a encontrar a verdade sobre temas variados como o tópico em debate. Como eu tenho a mesma tendência que você e também ligo a F. Q. com a espiritualidade, gostaria estabelecer um dialogo para debater alguns pontos.Para dar inicio me gostaria perguntar-lhe: Para você qual é a essência do homem, a consciência ou a mente? Y Por quê? Um abraço...
RussellMembroCara mirtes,Concordo com você em que “O homem é prisioneiro do tempo e do espaço do ambiente no qual ele foi inserido”, mas gostaria agregar algo essencial “por opção”. Agora com respeito à “predestinação” você parte da hipótese que é uma verdade mas, devemos lembrar que a “verdade” é uma dedução subjetiva que para ser considerada uma realidade deve ser complementada com uma demonstração e isto, até agora ninguém tem feito. Predestinação e Livre-arbítrio são conceitos opostos um nega a existência do outro.Quanto a negar a existência do livre-arbítrio no homem é fazer alarde de uma falta do conhecimento essencial que é: Conhecer-se a si mesmo.Nós somos o único animal que possui consciência de si mesmo, isto é, possuímos “auto-consciência” e através desta percebemos, discernimos, raciocinamos e deduzimos o que nós conhecemos por verdades que posteriormente serão a base para modelarmos o "ser humano" que é nossa meta. A causa do caos em que nós vivemos é justamente a ignorância da existência do livre-arbítrio e com isto, nós comportarmos como simples animais atuando como dominadores ou dominados.
-
AutorPosts