Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A verdade › CONHECER A VERDADE.
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
18/03/2011 às 12:55 #79486SE7MUSMembro
Conhecereis a VERDADE e ela vos LIBERTARÁ...!Libertar do que?É um PARADOXO?
Não existe paradoxo em nada bíblico. O paradoxo está na interpretação.Quanto a Verdade que liberta, liberta não de uma mentira pois mentiras, hoje sabemos que não existem... Existem sim, ilusões que aparentemente são verdades. Quando a Verdade (Luz) brilha, as ilusões (sombras) desaparecem. Pois é!
Há paradoxo sim...!"Deus não se ARREPENDE, mas se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra""Deus não se cansa e nem se fadiga, mas descansou no sétimo dia""Deus é luz nas trevas""Deus não pode ser tentado por ninguém, mas ouviu a sugestão de Satanás a respeito de Jó". Coisa que Jesus jamais aceitou (sugestões do inimigo).Disse Jesus: "Poque me chamais de BOM? Bom é o Pai" - Se Jesus não é bom então ele é...." hãhã.Se é leitora da Bíblia com certeza se deparou com tanta contradição que há nela. Mas, prefere ficar pulando a realidade.CarinhosamenteSE7MUS
18/03/2011 às 13:19 #79487AcáciaMembroHá paradoxo sim…!"Deus não se ARREPENDE, mas se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra""Deus não se cansa e nem se fadiga, mas descansou no sétimo dia""Deus é luz nas trevas""Deus não pode ser tentado por ninguém, mas ouviu a sugestão de Satanás a respeito de Jó". Coisa que Jesus jamais aceitou (sugestões do inimigo).Disse Jesus: "Poque me chamais de BOM? Bom é o Pai" - Se Jesus não é bom então ele é...." hãhã.Se é leitora da Bíblia com certeza se deparou com tanta contradição que há nela. Mas, prefere ficar pulando a realidade.CariosamenteSE7MUS
Uma dica: Como foi que Caim casou-se se Adão e Eva eram os primeiros habitantes da Terra? Por que a serpente mentiu se o próprio Deus bíblico confirmou suas palavras: "eis que o homem tornou-se como um de nós..." Já atentou que o Deus das bênçãos de Jacó , na Letra, não é o mesmo que abençoa Israel? Pois é amigo. Se ficarmos a procurar "chifres na cabeça dos cavalos", é fácil encontrar. O segredo está em procurarmos atentamente ouvir a direção do Espírito de Deus que é um Deus vivo! Eu repito: Quem confia em Deus não deve querer adentrar nas trevas e sim, contentar-se e maravilhar-se com o brilho Poderoso da Luz porque , como disse Jesus: "o homem não foi feito por causa do sábado e sim, o sábado foi feito por causa do homem". Busque a Deus com sinceridade de coração e O encontrará!
18/03/2011 às 14:01 #79489SE7MUSMembroUma dica: Como foi que Caim casou-se se Adão e Eva eram os primeiros habitantes da Terra?
Um Ateu lhe responde isso com muita obviedade...!
Por que a serpente mentiu se o próprio Deus bíblico confirmou suas palavras: "eis que o homem tornou-se como um de nós..."
A serpente mentiu, e mentiu feio. Ela disse que sereis como Deus **Semelhante a Deus? - Pois Deus fez macho e fêmea segundo sua imagem e semelhança! - Não é PARADOXO.Jesus disse: "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um". João 17:22Ser ainda um? Se em Gênesis disseram: "...tornou-se um de nós" - Ou está querendo dizer "...tornou-se semelhante a um de nós" (levando em consideração a trindade). - É PARADOXO. Ou seja, É e NÃO É ao mesmo tempo.Somos um no sentido "ligado à videira" ou somos um no sentido "semelhantes" - Em fim, TEÓLOGO rebola no solo gélido de suas doutrinas.
Já atentou que o Deus das bênçãos de Jacó , na Letra, não é o mesmo que abençoa Israel?
Que confusão...! Jesus disse: "examinais as escrituras pois ela testificam de mim" Ou seja, EU SOU o que as escrituras se referem.
Pois é amigo. Se ficarmos a procurar "chifres na cabeça dos cavalos", é fácil encontrar.
Eu acho impossível na realidade. Mas se referindo em mitos: "Em unicórnio há ". Mas prefiro os bichos do Apocalipse: Têm mais chifres - kkkkkkkk
O segredo está em procurarmos atentamente ouvir a direção do Espírito de Deus que é um Deus vivo! Eu repito: Quem confia em Deus não deve querer adentrar nas trevas.
Pedro não andou sobre as águas em um dia ensolarado (diga-se de passagem) AttSE7MUS
19/03/2011 às 12:26 #79490AcáciaMembro:vava_mini:
Um Ateu lhe responde isso com muita obviedade...!
Os ateus estão ocupados demais com o mundo de Platão. Aliás, precisamos ajudá-los urgente pois 2012 tá chegando e ninguém ainda achou solução pacífica para tanto caos. Quem mandou entregar o Império para a "sociedade corporativa"? Onde já se viu um homem ser comandado pela Economia né? O homem criou uma criatura sem pé nem cabeça mas que manda nele, no tempo dele e no espaço dele e ainda põe a culpa em Deus. Pode? Oh nobres ateus, "o exército da salvação" bem poderia ser o "exército de reserva" mas, como Deus, não temos o costume de nos ajoelhar diante de nossa própria criação ainda por cima se ela anseia pelo fim do seu Criador. Continuemos a marcha pois esta terra ainda não é nossa!
20/03/2011 às 13:28 #79493mirtesMembroPeço desculpas aos debatedores deste tópico importante – Sobre a verdade. Mas, preciso discordar esse ponto que o homem possui livre-arbítrio, porque o mesmo assunto (livre-arbítrio) já está em discursão em outro tópico e como foi demostrado lá O HOMEM NÃO POSSUI TAL LIBERDADE
O homem é prisioneiro do tempo e do espaço do ambiente no qual ele foi inserido. Assim, para vencer a predestinação ele precisa aprender a exercer o seu livre-arbítrio. Eis a realidade do homem que busca a verdade para sua liberdade!
20/03/2011 às 17:54 #79491RussellMembroCara mirtes,Concordo com você em que “O homem é prisioneiro do tempo e do espaço do ambiente no qual ele foi inserido”, mas gostaria agregar algo essencial “por opção”. Agora com respeito à “predestinação” você parte da hipótese que é uma verdade mas, devemos lembrar que a “verdade” é uma dedução subjetiva que para ser considerada uma realidade deve ser complementada com uma demonstração e isto, até agora ninguém tem feito. Predestinação e Livre-arbítrio são conceitos opostos um nega a existência do outro.Quanto a negar a existência do livre-arbítrio no homem é fazer alarde de uma falta do conhecimento essencial que é: Conhecer-se a si mesmo.Nós somos o único animal que possui consciência de si mesmo, isto é, possuímos “auto-consciência” e através desta percebemos, discernimos, raciocinamos e deduzimos o que nós conhecemos por verdades que posteriormente serão a base para modelarmos o "ser humano" que é nossa meta. A causa do caos em que nós vivemos é justamente a ignorância da existência do livre-arbítrio e com isto, nós comportarmos como simples animais atuando como dominadores ou dominados.
21/03/2011 às 12:41 #79492mirtesMembro:drink2_mini:
A verdade é tema por demais estudado e investigado por filósofos e psicanálistas de todos os tempos. Desde a filosofia pré-socrática até os dias de hoje pensadores se debatem para buscar através da razão a origem e as bases do que é a verdade. É certo que as virtudes dos seres, sejam elas: a ética e os valores que lhe seguem, o amor universal e o respeito à natureza não só humana, mas ao cosmo, são projetos erguidos sobre a razão, mas não perdendo a distância com a busca de uma dialética e de um método que eleve os seres humanos enquanto construtores e reconstrutores de novos paradigmas, autores e não meros atores de mudanças qualitativas de vida para todos os seres. A única verdade, a mais duradoura e convincente é a busca da paz, da justiça e do amor universal. A verdade esta contida dentro deste parâmetros concretos, sem os quais tudo torna-se apenas "folhas aos vento" e demagogia barata, barro amassado sem o trabalho do oleiro. Os grandes mestres: Sócrates, Platão, Aristóteles, Jesus "o cristo", Descartes, Marx e outros vários, também "bateram na mesma tecla". A grande verdade é a "grande busca da felicidade plena", de um sentimento de amar tudo e ser amado por todos, é se desprender dos dogmas e buscar novos vôos e novas alturas, novas conquistas no plano ontológico e abandonar o plano fisiológico gerador da filosofia do egoísmo e de todos os ísmos que lhe seguem tornando os seres em incuidáveis reprodutores de coisa nenhuma a não ser de prazeres pequenos e momentâneos que ferem a natureza universal que nos foi doada pelo Criador de todas as coisas.}}
Predestinação e Livre-arbítrio são conceitos opostos um nega a existência do outro.
Temos que saber diferenciar as projeções de nossa mente da realidade que já nos foi nela projetada. A predestinação pode ser liberdade ou escravidão para o homem. Se ele é prisioneiro do tempo e/ou do espaço, mesmo que ele exerça o livre-arbítrio lhe será de validade nula. Ele precisa ser primeiramente livre, para que possa exercer o livre-arbítrio. Apenas de forma livre, há validade para o livre-arbítrio. Esta liberdade é, também, a capacidade de raciocinar por pensamentos livres, por conceitos próprios. Em determinados casos, penso que a alma não adquire esta possibilidade se não estiver livre. Este é o motivo do "também".
21/03/2011 às 16:58 #79494mirtesMembro“Nada se pode criar num lado senão à custa da dissolução no outro.”Bertrand RussellSeguindo o raciocínio de Russell neste pensamento, e comentando sobre predestinação e livre-arbítrio, pode-se tornar-se hipotético que ambos não são opostos e sim, estão em lados diferentes. Portanto, há uma razão comum proporcional entre ambos.
24/03/2011 às 13:04 #79495mariahmMembroAgora com respeito à “predestinação” você parte da hipótese que é uma verdade mas, devemos lembrar que a “verdade” é uma dedução subjetiva que para ser considerada uma realidade deve ser complementada com uma demonstração e isto, até agora ninguém tem feito.
Não concordo que a Verdade seja uma "dedução subjetiva" . O que acontece é que não são todos que desenvolveram a capacidade de percebê-la.
25/03/2011 às 16:01 #79496AcáciaMembroSE7MUS: Olha uma verdade paradoxal:"amo o capitalismo porque me torna livredetesto o capitalismo porque liberdade dentro deste sistema é sinônimo de prisão". É ou não é uma verdade paradoxal?Portanto, A Verdade existe mas não se origina de uma "dedução subjetiva"do homem pois a subjetividade está implícita no nosso sistema de "controle" humano. Não é o homem predestinado pois ele pode e tem condições de exercer seu livre-arbítrio mas, é o homem prisioneiro de si mesmo pois nenhum livre-arbítrio exercido por ele pode conceder-lhe livramento da predestinação que ele, quer por inocência quer por ignorância , tenha criado. Qualquer "dedução subjetiva" é oriunda do que foi "injetado" no homem pela objetividade, portanto, existe uma Verdade absoluta fora dos limites impostos ao homem.
05/07/2011 às 3:31 #79497Ot@vio1357MembroSou novo no forum , e posso dizer que estou feliz de ter encontrado um forum que trata desses tipos de assuntos.Acredito que a verdade esta dentro de cada um de nos.Crer em uma verdade absoluta, é como tentar acertar um alvo no escuro, é escolher um caminho entre milhares. A verdade em que cremos faz parte de nossas identidade, é o que nos diferencia de tantos humanos racionais.Nossa sociedade tem o pessimo abito depadronizar as coisas. Encinam desde cedo nas escolas uma verdade absoluta de outro ser humano, as crianças crescem acreditam no que a encinaram, sua personalidade, crenças nao seram muito diferente da de seus colegas, ela nao terá sua propria verdade, nunca penso no assunto.´PPortanto, a unica verdade é que não existe uma verdade absoluta, não vale a pena crer em algo que você não sabe sua origem. Devemos sempre analisar o assunto e criar nossa propria verdade.
23/10/2011 às 18:32 #79498JoaoGuedesMembroPrimeiro post, vou deixar aqui o que compreendo por “Verdade”.Pois bem, a verdade é, que não compreendo a verdade. Porque como verdade, apenas entendo que à ela jamais chegaremos enquanto procurarmos por ela.Se não me engano foi Isaac Newton que disse algo assim "Não encontram a verdade, pois procuram no lugar errado"...Neste caso ele referia-se a física. Pois bem, até agora não faço idéia de que verdade este tópico trata. É verdade que meu corpo físico cessa suas funções depois de certo tempo, é verdade que ao queimar o dedo meu cérebro aciona um comando que faz com que eu sinta aquilo que é chamado dor.Pois então; entende-se por verdade aquilo que é verdadeiro, 2+2 = 4 e isso temos como verdade, verdade absoluta, 2+2 é de fato, 4, isto é inegável, é verdade absoluta.Partindo deste princípio de que verdade é aquilo que pode ser provado. Absolutamente tudo e qualquer coisa que deixa espaço para dúvida, trata-se de hipótese e não verdade.Portanto, amigos, a verdade está diante de vossos narizes o tempo todo...Logo, não há o menor sentido questionar a existência, pois a própria pergunta vai em buscar de algo que jamais poderá ser provado e portanto, a verdade não está em responder tais questões.De onde viemos, para onde vamos, qual o sentido da vida? A constante tentativa para responder tais questões apenas levará a humanidade em um constante e proporcional distanciamento da verdade. Pois, tudo que for respondido para tais, trata-se de hipótese.A verdade é que, vejo, sinto, escuto, cheiro e gosto da sensação que produz um sorvete de chocolate. Também é verdade que consigo pensar, imaginar, raciocinar e tomar consciência destas estados.Abraço...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.