CONHECER A VERDADE.

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A verdade CONHECER A VERDADE.

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 72 do total)
  • Autor
    munaretti
    Membro

Pois é, o EU. É que desde que nascemos percebemos o mundo através de nós mesmos, de forma que nunca conseguimos “sair” de nossa consciência, de nossa percepção. O único mundo que conhecemos é o nosso, e não podemos saber se o outro percebe e conhece (supostamente) o mundo como nós. E se a autoconsciência for uma falácia? E se tudo for irreal? E se tu fores um enganado que não consegue evidenciar nenhuma realidade absoluta?Quando dizemos que temos certeza ao menos de que nós existimos, estamos em uma afirmação feita de nós para nós mesmos. Por que eu não posso saber se você é real, assim como tu não tens como saber que eu sou real. Como que você construi sua autoconsciência? Como você chegou a evidenciar que estava vivo? Ora, parece que isso aconteceu a partir do momento em que notaste que outras pessoas lhe percebiam como existente, de forma que as tuas características foram construídas verbalmente com a ajuda destas pessoas. Você não atribuiria a si mesmo as características que tu te atribui se não tivesse a companhia do seu meio, das pessoas com as quais supostamente tiveste uma vivência. E no entanto, como você se caracteriza? Através da linguagem não é mesmo? Essa linguagem que lhe foi dada, que você recebeu pronta e só restou aprendê-la. É através dela que você diz que "está vivo", que tem certeza do "EU" e do "cogito". O problema é que esta linguagem com a qual você pensa, esta linguagem que é condição de possibilidade para você afirmar qualquer coisa que seja, foi inventada, e talvez ela não seja fiel à realidade.Assim, não podemos nem afirmar nem negar nossa existência, trata-se de um ponto de interrogação, um entre muitos outros...Grande abraço

Z
    Membro

O famoso Penso, logo existo continua a reger a verdade utilizada como ferramenta e propósito.Sempre se utilizou da verdade conhecida para atingir mais verdade. Mas existe um problema, podemos estar partindo de "verdades" falaciosas. E se tudo o que conhecemos for irreal? Então em vez de estarmos buscando a verdade, apenas nos estamos cada vez mais fugindo dela.Será que estamos no caminho da verdade? Ou estaremos no caminho que a evolução do pensamento humano nos leva desde a criação da sua sociedade?  São coisas que podem não ser o mesmo. E se a verdade não é nada disto? E se a verdade é nada saber, nem mesmo que nada se sabe. E se a verdade é o nada!?Como já aqui disseram, a verdade pode ser apenas a interrogação, pois é a interrogação que nos guia, que nos motiva e que nos responde. Nós só aceitamos algo como sabedoria porque queremos alcançar a verdade. Concordam com isto?Uma coisa é garantida, o ser humano não consegue imaginar que não existe. É talvez a única coisa que não é possível imaginar, o nada. Será o nada a verdade? Vejamos o caminho que estamos tomando. Buscamos conhecimento para nos aproximarmo-nos da verdade. Usamos a verdade para autenticar os conhecimentos adquiridos. Se um dia soubermos tudo, o que seremos? Seremos a própria verdade? Se a verdade for o vazio, o despropósito, o nada, tornaremo-nos nada também? Meus caros, não costumo dizer isto, mas cuidado, pensem bem e imaginem minhas questões antes de refutarem meus argumentos, que afinal são só interrogações.;)as últimas questões são do plano existencial e fazem parte do Limite-Zen, uma teoria minha (elaborada nestes 5 minutos ;D) segundo a qual o conhecimento universal não pode ser obtido progressivamente.   Invés disso considero existir um ponto de ruptura no pensamento humano, em que a capacidade de compreensão atinge um valor tão elevado, que passamos instantâneamente do óptimo conhecimento para o conhecimento total e absoluto, e por consequente, a nada.   Ao nível da nossa realidade física significa para o ser humano que atinga este ponto de ruptura, a desmaterialização total da consciência. Se alguém achar esta ideia interessante é só postar ;))

Z, não compreendi nada, acho que cheguei ao limite do conhecimento ..hehehe… ;D

O problema é que esta linguagem com a qual você pensa, esta linguagem que é condição de possibilidade para você afirmar qualquer coisa que seja, foi inventada, e talvez ela não seja fiel à realidade.

Pois bem, então neste caso existe uma realidade e EU estou a percebê-la, mesmo que de modo distorcido devido à minha linguagem.Abraços a todos.

Z
    Membro

Z, não compreendi nada, acho que cheguei ao limite do conhecimento ..hehehe... ;D

Não se preocupe, um dia você descobre isso ;D Atenção, eu não falei em limite do conhecimento, falei em "ponto de ruptura" que ao ser atingido um determinado grau de compreensão, nossa consciência fica apta a levantar todas as questões e encontrar reposta correcta ara todas, isto se processará em segundos até que se atinga um colapso cerebral. Não é ficção,´não é baboseira ;D mas é capaz... ;)Claro que se nós de facto nem existirmos isto não interessa nada tal como qualquer outra teoria  :o

nabais
    Membro

A VERDADE DA VIDA, PARA MIM , BASEIA-SE EM TRÊS GRANDES COLUNAS :UMA É NO AMOR (INCLUI TUDO O  QUE QUALQUER INDIVIDUO O PROCURAR DEFENIR E PRATICAR), OUTRA É A LIBERDADE (INCLUI TODO O DESEJO OU ENSEJO DE CADA UM DE NÓS)E O OUTRO É O PODER (INCLUI A OBJETIVAÇÃO DAS NOSSAS VONTADES,NECESSIDADES E AMBIÇÕES).O DESIQUILIBRIO SURGE QUANDO UMA DESSAS COLUNAS SUPLANTA AS OUTRAS, LIMITANDO-AS.TER AMOR ,LIBERDADE E PODER É SENTIR A VIDA NA SUA PLENITUDE ,REALIZARMOS A VIDA NA SUA EXÊNCIA.

SE7MUS
    Membro

Conhecer a verdade é algo muito importante…comecemos em acreditar nos próprios pais. Depois nos rebelamos e temos a nossa própria verdade. Logo após, quebramos a cara e temos a verdade ABSOLUTA…! QUE PENA, quando chegamos a esse nível estamos VELHINHOS querendo aconselhar os outro sobre a verdade…!, mas onde encontrar a verdade?… Nos conselhos de um veterano que entende…MELHOR QUE A BÍBLIA não há…! seu AUTOR?  – O ANCIÃO DE DIAS (DEUS) –  (DN 7:13) –  Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.

Gustavo
    Membro

Bom, antes de tudo, peço-lhes pra só postarem aqui quando for pra dizer algo de concreto. Afirmar qualquer coisa sem uma explicação lógica pra isso, não tem sentido. Nem que seja uma lógica falha, é melhor do que lógica nenhuma.Bom... Vi uns posts bem interessantes aqui... De pessoas que vejo que conseguem perceber as falhas de certos pensamentos. E essas pessoas, aparentemente, estão mais próximas da verdade do que outras, que tentam explicar uma verdade, mas é cheia de falhas.Porém, essas pessoas que tentaram dizer que essas verdades são falhas, esquecem-se que estão fazendo algumas afirmações. E que se pode ter dúvida de tudo, então suas afirmações são duvidosas também. Vêem que não dá pra chegar a lugar algum assim?O fato é que vocês continuam vivos, aparentemente. Mesmo não estando mais próximos da verdade, continuam vivos. Mesmo sabendo que vivem em função de suas pulsões, e que nada parece ser verdadeiro, continuam vivos. Por que será? Escrevem de forma tão bonitinha, usam provas poderosas... Mas quando estão mais próximos da verdade, anulam ela, dizendo que ela não existe, porque são apenas humanos. Não, acho que estou errado. Acho que vocês disseram que a verdade existe, mas não podemos enxergá-la... Não que não existe uma verdade absoluta.Então qual é? De que adianta continuarem vivos se vão continuar sem saber da verdade? Vocês sabem muito bem. Tudo pode ser mentira. Sua felicidade. Seu sentimento de amor... Suas vontades... Visões... Pensamentos... Qualquer coisa... E continuam vivos. Por que não se mataram até agora? É o que me pergunto. Com certeza EXISTE um motivo. Pra vocês estarem vivos ainda... E se vocês não existem... Então tem um motivo pra eu tá digitando aqui. Mesmo que eu não exista. É fato que tem algo acontecendo agora, neste momento. Talvez minha memória seja falsa. Mas não muda o fato de que é uma memória. Alguma coisa existe. Seja lá eu. Algum de vocês. Ou qualquer coisa que nem se quer somos capazes de imaginar. Mas se alguma coisa existe... É suficiente pra todas as outras existirem. E se uma coisa existe, é porque existe uma verdade. Mesmo que não a entendamos.Mas será que não somos dignos de compreender essa verdade? Percebo que ignorá-la não vai levar a lugar algum, a não ser a um mundo regido por pulsões animais (e nem por isso sabemos se esse mundo existe ou não). Percebo isso pelo mesmo motivo das coisas que citei mais acima: "acredita que tudo pode sim ser falso, mas continuam vivos".Digo, portanto:"Toda verdade é meio falsa. Toda mentira é meio verdadeira". Conseguem negar isso? Sobre essa frase, a interpretação mais básica que tenho é: Podemos enxergar a nossa verdade até tal ponto. Mas ela tem um fundo de mentira. Tanto que, trazendo isso pra um lado mais grosseiro, eu lutaria por essa verdade até o fim, enquanto não enxergasse outra. Mas o meu colega pode sim ter outra verdade. Ele também vai lutar por ela. Isso acontece porque todas as verdades existem e inexistem ao mesmo tempo. E como se saber se isso que acabei de afirmar é verdade? Oras, ela é, mas também não é. Tanto faz.Me pergunto também o que nos resta fazer então? Bom, eu havia dito agora mesmo que ao menos uma coisa existe. E que essa coisa deve ser a verdade em si. Isso significa que, estamos todos dentro dessa mesma verdade, dessa mesma coisa. E é por estar dentro dessa verdade que nossas verdades tornam-se verdades. E então, nossas verdades podem se diferenciar sim, porque elas não existem ao mesmo tempo.E quando vocês dizem que suas próprias existências podem ser falsas... Lembro-me: "...Toda mentira é meio verdadeira".  No final das contas, até o que vocês julgam impossível, é possível. Em algum lugar, é possível.Bom, é até aqui que posso chegar, por enquanto.Desculpem-me por qualquer erro. Vocês vão me mostrar minhas falhas. Mas é assim que se refina os pensamentos. A verdade deve ser infinita, por isso não importa o quanto eu aperfeiçoe a minha verdade, ela nunca alcançará a verdade única (onde estão todas as outras verdades que são meio falsas e meio verdadeiras). Mas, com certeza... Minha verdade fica mais forte... Quando comparada à coisas que são dignas de serem comparadas. (Acho que a única coisa com o qual não podemos ficar comparando a nossa verdade, é com a verdade única, porque nunca chegaremos a algum lugar assim).Creio estarmos todos interligados, seja alguns falsos ou não, por estarmos dentro de uma única verdade. Então não faz diferença tentarmos alcançar alguma coisa juntos ou separados... Por isso nunca me julguei melhor que qualquer outro ser humano.Bom, boa sorte.Até outra hora.

oprofeta
    Membro

Somos Nós nosso proprio deus!  Quero deixar claro que respeito toda forma de crença religiosa. Mas como quem acredita em algo tem a liberdade de expressar, entendo que quem não acredita também pode!  O ser humano é um animal diferente. Ele descobriu ao passar dos anos que é capaz de imagina qualquer coisa que possa existir ou não. Isso é fato!  Diante desse argumento, acredito que toda e qualquer afirmação, seja ela pró ou contra deus, é passivel de erro.  Fui criado em uma familia cristã, logo, toda vez que falava a palavra deus minha conciencia pesava, como que se eu tivesse medo desta palavra. Comparei essa reação de sentir medo de proninciar um simbolo, com a reação de uma outra pessoa em qualquer época, qual seria sua reação, se pronunciasse algum simbolo que representasse sua crença. E chegei a simples conclusão que temos medo não do "ser invisivel" que cada religião procura atender, mas de que aquilo que mantem unidas todas as nossas crenças morais ou religiosas possa ser ameaçada. Pois tomamos qualquer decisão baseada em memorias, raras são aqueles que analizão cada oportunidade de escolha como se fosse unica porque sabem que ficariam a navegar por um mar de possibilidades. A coisa acontece mais ou menos assim: quando você encara uma situação nunca passada antes, procura analizar a saida mais SATISFATORIA  naquele momento, e logo em uma situação parecida, recorremos às lembranças de como foi procedido anteriormente. Bom acho que todos já sabem disso, mas quiz lembrar de que todos somos e estamos passiveis ao erro, e que o melhor modo de descobrir é errando. Por isso afirmo, se você acredita mesmo em deus, de um grito bem forte e bem alto, "EU NÃO ACREDITO EM DEUS, EU SOU UM SER UNICO, SOU LIVRE DE QUALQUER CRENÇA!", e uma sensação de liberdade vai tomar todo o seu ser. Porque não ha oque temer. Existimos aqui!    Toda e qualquer "sensação" extrasensorial, pode acreditar, é totalmente física! Se você procurar em se apurar mais nos seus sentidos irá perceber. A mágica que acontece quando sentimos ao mesmo tempo 2 ou mais sentidos, reações quimicas totalmente novas acontecem no seu corpo, nunca uma é igual a outra. Uma mistura de hormonios e outras substancias que pessoas mais instruidas vão saber, que são responsaveis por nos fazer sentir bem. Já se comprovou que os mamiferos quando estão em contato um com o outro liberam substancias parecidas com a morfina, que gera a sensação de prazer e bem estar. Derrepente voce está aleger, e por um pensamento qualquer que fez com seu corpo liberasse algum indicio de substancia depressiva, dependendo das outras substancias que estiverem em seu corpo, possa servir de estopim para uma queda repentina no humor. Meus caros colegas, o que eu estou tentando dizer, é que o ser humano é um bicho um pouco (bastante) egocentrista, pensa que está certo sempre, é natural, pois para se conseguir um sentimento estimulo para fazer qualquer discoberta, é preciso acreditar que se está certo em seguir aquele caminho, o problema é que toda escolha, nos obriga a ignoar outras possibilidades. E voltamos a ficar cegos novamente por nossa vontade de chegar na luz. [/i]AS MUDANÇAS  Quando se está totalmente "dentro" de um "mundo" criado, sim, porque toda conclusão que tomamos, nos dá a sensação diferende de percepção do nosso aredor, e não se vê mais para onde seguir, o assunto acabou, algo misterioso acontece, começa o efeito contrario, começamos em uma continua queda do pedestal em que nos encontravamos a pouco, e logo estamos no chão, húmido e sujo da nossa auto-estima. De onde nos reerguemos para começar tudo de novo, com tudo diferente. É no recomeço que se define já nossos objetivos, e todo imprevisto, já é uma reavaliação de nossas rotas.  É parecido com o caminho que Nietzsche narra para se alcançar o Super Homem. É o Homem livre de crenças que foram programadas em nossas mentes. Abrir os olhos e aceitar que estamos sozinhos, que temos apenas uns aos outros. Isso é o que poderia fazer com que a humanidade se unisse realmente, que alteraria de uma vez por todas o nosso destino certo e cruel. Se todos realemte vissem que não estamos aos olhos de ninguem, apenas dos nossos, e sem mais despreocupações, daquelas do tipo "este sujeito é mau e vai para o inferno" ou "deus nos ajude para resolvermos nossos problemas". Parem, parem com isso, somos nós que devemos nos ajudar. Somos Nós nosso proprio deus!

Brasil
    Membro

Olá, amigo!Desculpe-me, eu nem tive tempo de ler a tua mensagem ainda...Mas não é permitido espalhar mensagens iguais pelo fórum.Acho que você deve apagar as demais e deixar só uma, ok?

Emersux
    Membro

Olá, amigo!Desculpe-me, eu nem tive tempo de ler a tua mensagem ainda...Mas não é permitido espalhar mensagens iguais pelo fórum.Acho que você deve apagar as demais e deixar só uma, ok?

A verdade quando de fato aparece só precisa ser exposta uma vez ... geralmente é a mentira que precisa recorrer à técnica de convencimento por repetição  :shout_mini:

ajce1962
    Membro

Olá!Concordo com as ultimas mensagens.O oprofeta quer passar um atestado de estupidez a todo mundo, porque não quer ser ele só!Namasté

Brasil
    Membro

Quero deixar claro que respeito toda forma de crença religiosa. Mas como quem acredita em algo tem a liberdade de expressar, entendo que quem não acredita também pode!

Claro que pode! Só não pode transformar a tua mensagem numa deliberada tentativa de fazer lavagem cerebral nos leitores deste fórum! Imagine se todos os usuários deste fórum resolvessem espalhar múltiplas e ilimitadas cópias de suas mensagens aleatoriamente pelos tópicos. Certamente o administrador do site seria obrigado a contratar um serviço de hospedagem com espaço muito maior do que dispõe hoje. Acho que nem os computadores da Nasa dariam conta de armazenar tanta informação repetida desnecessariamente. Além disso, por menos que as pessoas gostem, existem regras a serem cumpridas. Senão isso aqui vai virar a casa da mãe Joaquina. Sim, mãe Joaquina, pois a mãe Joana morreu de gonorréia na semana passada.  Suas mensagens repetidas permanecerão aí até que o administrador volte de seu feriadão prolongado nas praias do Ceará ou nas pradarias dos Pampas.  :biggrin_mini:Sei que essa tua estúpida maneira de fazer valer as tuas palavras é uma das características inerentes ao fato de ser “deus de si próprio”, mas aqui pensamos diferente: Ou ele existe ou não existe. Esse negócio de “deus de si próprio”, aqui tem outro nome: Chama-se prepotência.

Acácia
    Membro

“Avião sem asas, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você”; Por que? Por que? Por que que tem que ser assim, se meu desejo não tem fim…Eu O quero a todo instante e nem mil alto-falantes vão poder falar por mim…Eu não existo longe de Você...e a solidão é o meu pior castigo...Eu passo as horas sem poder te ter..."Ouvindo a voz do(a) cantor(a) eu interpreto estas músicas como a frase "a voz do povo é a voz de Deus".Meu credo continua sendo em Deus meu criador e criador dos Céus e da terra e em Jesus como meu orientador.A Deus amigos.

Brasil
    Membro

Suas mensagens repetidas permanecerão aí até que o administrador volte de seu feriadão prolongado

Acho que eu disse bobagem! Pois, o administrador já viu as mensagens repetidas e não as apagou. Longe de mim a idéia de querer forçar uma barra para que as mensagens repetidas sejam apagadas. Apenas entendo que devo justificar as minhas palavras quando sugeri ao usuário “oprofeta” que apagasse as mensagens repetidas. Eu o fiz com base no REGULAMENTO deste fórum.Aqui está:  “É vedada a utilização do fórum para SPAM, propaganda comercial ou divulgação de material ilegal, assim como as tentativas de quebra da segurança do sistema e demais abusos.”http://www.consciencia.org/forum/index.php?action=registerVejamos o que significa “SPAN”:  O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.http://pt.wikipedia.org/wiki/SpamEspero que o espírito da mãe Joana não esteja rondando este fórum.

Brasil
    Membro

O silêncio é solução àquele que não tem razão.

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 72 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.