CONHECER A VERDADE.

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A verdade CONHECER A VERDADE.

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 72 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

“A maior oração é amar. Se não sabes amar tu não deves orar pois a melhor oração é amar”."Só o amor constrói"! A razão deve ser sua adjuntora.

Acácia
    Membro

Quando volto e vejo minhas respostas aos tópicos tenho a sensação de estar querendo convencer a mim mesma e aos meus semelhantes. Peço desculpas quando penso ter certeza de tais convicções e tento passá-las a vocês. Se fosse um espírito eu diria que era da “mãe Sophia” mas não é não. Sou eu mesma. Quanto as minhas convicções ao que escrevo, na minha óptica de realidade eu só tenho uma: Que há um Deus criador e concordo com as instruções de Jesus, o mais, sou eu tentando filosofar. E eu gosto por demais deste fórum, por isso não “arredei” ainda. Por favor, postem algum assunto para mim sobre Hegel, se possível ok?

ajce1962
    Membro

Olá!Fernando PessoaBom é que não esqueçaisBom é que não esqueçais Que o que dá ao amor rara qualidade É a sua timidez envergonhada. Entregai-vos ao travo doce das delicias Que filhas são dos seus tormentos Porém, não busqueis poder no amor Que só quem da sua lei se sente escravo Pode considerar-se realmente livre.Namasté

Acácia
    Membro

Que lindo!!!A Deus!!!

ajce1962
    Membro

Olá!Acácia estou a ler Tolstoi, e tirei de lá isto:"Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estascoisas vos serão acrescentadas" (Mt 6,33). O único sentido da vida é servir ahumanidade, colaborando para o estabelecimento do reino de Deus, o que não poderáser feito se cada um dos homens não reconhecer e não professsar a verdade.“A vinda do Reino de Deus não é observável. Não se poderá dizer: ‘Ei-lo aqui!Ei-lo ali!’ pois eis que o Reino de Deus está em vós.” (Lc 17, 20-21)Yasnaia Poliana.14/26 maio 1893Namasté

nickoss
    Membro

Verdade: é a representação fiel de algum ente (coisa, ser) da natureza, ou de um fato (causa) ocorrido. Só existe uma verdade para cada ente ou fato. A verdade é condição básica para a formação da moral do super-homem tão esperado para o futuro.A verdade não ampara os tabus das crenças religiosas, as fábulas, as histórias fantásticas, o sobrenatural, a ficção, o metafísico.Com relação às verdades dos entes da natureza, existem a dúvida e a imprecisão. Não existe a meia-verdade !Do fatoQuando de um fato, a verdade se manifesta tranqüila, quando a pessoa tem coragem de assumir as conseqüências de seus atos.Na nossa cultura cristã, a moral da maioria das pessoas, e consequentemente da sociedade, está em crise devido a atitudes como:1 – Os advogados de defesa de criminosos, não só pedem para o criminoso, confesso a eles, negar a autoria do crime, mais absurdo ainda é que muitos advogados mentem pelos seus clientes criminosos. 2 – Muitas vezes o criminoso conta o homicídio para seus pais e irmãos, e ao invés destes orientarem-no para a confissão da verdade e assumir as conseqüências, ficam calados, deixando a tarefa para o júri popular.3 – Um homicida confessa o crime para o seu padre, pastor, etc. e estes se dizem obrigados a guardar segredo, e assim a verdade ficará oculta.4 – O mesmo acontece com a maioria dos médicos e jornalistas, que argumentam segredo de profissão. Então, como chegar a essas verdades para que a pena seja aplicada? – Negue a verdade, que é problema de quem acusa provar ! – Bando de advogados e profissionais imorais ! Com essa moral as avessas, certamente não se pode falar em ética. A lógica dessa amoralidade é “ter coragem” para enfrentar um júri popular, jogando com 50% de chances de sair livre. – Acredito que a consciência do profissional que orientou seu cliente para a mentira, se funde com a deste. – Bando de imorais !Do ente(coisa ou ser)Mais tranqüila é a busca das verdades, num certo estágio, dos entes da natureza. Mesmo quando os nossos sentidos nos traem com relação a sua forma, cor, estado, geometria; a interpretação que fazemos deles, ainda que imprecisa naquele momento, mas se de interesse, são verdades, por estas estarem contidas no ente, principalmente se vão ter alguma utilidade. Tempos depois, verificamos que não era bem o que imaginávamos, mas vamos estudando e aperfeiçoando, e assim as verdades vão se revelando mais precisas a cada passo. A mentira existe porque dói muito a crueza da verdade, numa sociedade de fariseus hipócritas. Esse talvez seja o motivo maior de precisarem tanto de uma religião. É nela que o covarde vai buscar a sua proteção.AbraçosNickoss    :dirol_mini:

SE7MUS
    Membro

OLÁ PESSOAL,SOBRE A VERDADE...!QUE DIRÍAMOS?ALBERT EINSTEIN diz que tudo é relativo. Que pena, A VERDADE PODE CAIR nessa também.O que pode ser verdade para uns, não é para outros. Se um "anjo" descer e pregar qualquer coisa (que possa configurar como verdade) até isso é passível de filosofias e indagações.Se a verdade é a demonstração pura da realidade, com simples palavras é impossível apontar a VERDADE em si.Se a verdade é a demonstração pura da abstração, com simples "alfa" já foi demonstrada.A VERDADE É IRMÃ DE SANGUE DA LÓGICA, SENDO AINDA IRMÃS GÊMEAS, mas com personalidades distintas.A Verdade deve ser demonstrada cobrindo toda triangulação semiótica (realidade, pensamento e palavras).OLHA... EU GOSTARIA MUITO... MAS MUITO MESMO DE NÃO METER CRENÇA NESTA HISTÓRIA, entretanto não posso evitar - CRISTO É A VERDADE.

café
    Membro

Saudações.Primeiro temos que definir qual abordagem da "verdade" queremos fazer. Me pareceu que o autor do tópico fez um tipo de salada mista com o problema e acabou se desviando dele.Se quisermos abordar a "verdade" epistemologicamente, então nos perguntaremos: Afinal, podemos conhecer a verdade? Se quisermos abordar a "verdade" metafisicamente, então nos perguntaremos: O que é a verdade?Como não entendi a intuição do autor do tópico, fico no aguardo da resposta.

ppaulo
    Membro

Um dos posts anteriores tratou da questão do ente. Apropriado seria dizer que a indagação acerca de uma possível verdade não pode prescindir da separação de ente e ser.Seguindo uma orientação Heideggeriana, o primeiro passo é adequar a pergunta. Aqui todos falaram algo sobre verdade; mas o que é verdade?A esta pergunta, que é feita num primeiro momento ao ente, buscamos desvelar o seu ser. Eis que o ente sempre irá informar o seu primeiro sentido, algo como o índice de um livro que se está por ler. Este primeiro sentido é exatamente aquele do senso comum, que nos diz que a verdade ou verdadeira é a reprodução por quaisquer meios e de maneira fiel de algum fato, acontecimento, objeto de uma maneira tal que pudesse ser comprovado por todos os outros de todas ou qualquer maneira.Com certeza, como muitos irão notar ou contestar, este primeiro momento é cartesiano, fundado numa teoria do conhecimento, onde está assentada nossa cultura ocidental. Pois, nosso senso comum está assentado numa teoria do conhecimento, fundando nossa pré-compreensão.Paramos nossa orientação em direção ao sentido do ser por aqui. Antes de continuarmos, se faz necessário verificar se mesmo esta primeira impressão, este senso comum procede. E, apenas podemos fazê-lo recorrendo a uma abordagem pautada em alguns dos grandes filósofos que trataram tal questão. Neste primeiro post, daremos apenas a entrada à questão, e à medida que houver interesse e novas opiniões, iremos nos adiantando até que possamos finalmente indagar do ser.A entrada à questão do primeiro sentido do ser, que à primeira vista nos parece tarefa superada nos traz a pergunta: por quê os sofistas acreditavam que não havia verdade a ser defendida, que a verdade seria aquele melhor argumento, o vitorioso. Mais tarde, enterrada por séculos de uma teoria do conhecimento, originado de um pensamento platônico, tal questão ressurge em diversas correntes filosóficas, notadamente naquelas referidas ao campo do estudo do Direito. Podemos citar, Foucault, PerelmanHabermas.Para Foucault, a verdade é uma verdade histórica, é a verdade dos vitoriosos. As verdades que hoje temos, são as verdades daqueles que no decorrer da historicidade sobrepujaram outras verdades. Assim, a terra já foi plana, o átomo foi composto de 3 elementos e muitos outros exemplos do gênero. Seguindo esta linha de pensamento, é o que daria suporte ao choque de "verdades", como cristão x muçulmanos, capitalismo x comunismo etc. O conflito existiria enquanto uma das verdaes não se tornasse a verdade dominante e, não passasse a figurar como "verdade histórica".Encerramos aqui esta breve primeira introdução. Aos que se interessarem, continuaremos a construção deste caminho.Minhas saudações a todos que pretendem através da filosofia, construir um caminho para o conhecimento.

Philipon
    Membro

OLÁ PESSOAL,SOBRE A VERDADE...!QUE DIRÍAMOS?ALBERT EINSTEIN diz que tudo é relativo. Que pena, A VERDADE PODE CAIR nessa também.O que pode ser verdade para uns, não é para outros. Se um "anjo" descer e pregar qualquer coisa (que possa configurar como verdade) até isso é passível de filosofias e indagações.Se a verdade é a demonstração pura da realidade, com simples palavras é impossível apontar a VERDADE em si.Se a verdade é a demonstração pura da abstração, com simples "alfa" já foi demonstrada.A VERDADE É IRMÃ DE SANGUE DA LÓGICA, SENDO AINDA IRMÃS GÊMEAS, mas com personalidades distintas.A Verdade deve ser demonstrada cobrindo toda triangulação semiótica (realidade, pensamento e palavras).OLHA... EU GOSTARIA MUITO... MAS MUITO MESMO DE NÃO METER CRENÇA NESTA HISTÓRIA, entretanto não posso evitar - CRISTO É A VERDADE.

"Desde tempos imemoráveis é sabido quão proveitosa nos ha resultado esta fábula de Jesucristo"- Carta del Papa León X al cardeal Bembo.“Que lucro não nos trouxe esta fábula de Cristo!”. – Papa Leão X“Para os cristãos, o problema da existência de Jesus Cristo concerne à fé, e não à história.” – Papa Pio XII“A razão deve ser destruída em todos os Cristãos.” – Martinho LuteroO CONTO DO VIGÁRIOhttp://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/manual-do-satanista/o-conto-do-vigarioOBS. Minha colocação está referida somente a Jesus Cristo da biblia não a Jesús o mestre espiritual que serviu de modelo para criar a fábula. 

Acácia
    Membro

“Não se acende uma luz para a escondermos”. A Luz serve para iluminar caminhos…Então: Se Jesus disse que o Reino dos Céus é das crianças, e que se nós não nos fizéssemos como crianças jamais veríamos o Reino dos Céus, então é bom começarmos a apreciar as fábulas, como crianças.

Brasil
    Membro

OBS. Minha colocação está referida somente a Jesus Cristo da biblia não a Jesús o mestre espiritual que serviu de modelo para criar a fábula.

Como consegue  fundamentar alguma diferenciação entre um Jesus e outro, se todas as referências sobre ele, assim como também sobre seus feitos, encontram-se no referido livro?O que efetivamente, em sua opinião, constitui DIFERENÇA entre um e outro?

Brasil
    Membro

http://www.mortesubita.org/O site indicado pelo usuário Philipon é muito interessante!Num paranóico mesclado de satanismo com religiosidade bíblica, superstições, misticismos, crenças bizarras e outras superstições aparvoadas o site consegue até oferecer um incrível Kit de Sobrevivência  para 2012, ocasião em que, como todos aqui já sabem, teremos o fim do mundo.  Vou já comprar o meu antes que se esgote!Flw!!!  ;D

SE7MUS
    Membro

"Desde tempos imemoráveis é sabido quão proveitosa nos ha resultado esta fábula de Jesucristo"- Carta del Papa León X al cardeal Bembo.“Que lucro não nos trouxe esta fábula de Cristo!”. – Papa Leão X“Para os cristãos, o problema da existência de Jesus Cristo concerne à fé, e não à história.” – Papa Pio XII“A razão deve ser destruída em todos os Cristãos.” – Martinho LuteroO CONTO DO VIGÁRIOhttp://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/manual-do-satanista/o-conto-do-vigarioOBS. Minha colocação está referida somente a Jesus Cristo da biblia não a Jesús o mestre espiritual que serviu de modelo para criar a fábula. 

Ainda bem que é um CONTO [risos]...!

Philipon
    Membro

"Não se acende uma luz para a escondermos". A Luz serve para iluminar caminhos...Então: Se Jesus disse que o Reino dos Céus é das crianças, e que se nós não nos fizéssemos como crianças jamais veríamos o Reino dos Céus, então é bom começarmos a apreciar as fábulas, como crianças.

Cara Acácia, se você fosse mais racional que emocional você conheceria o verdadeiro Deus e não o Deus com características antropomórficas criado pela religião que você gosta tanto de mencionar. Por outra parte saberia que você não depende dele, senão que você é parte dele e, portanto não precisa de ninguém (Cristo fabricado) para alcançar o reino de Deus. Você já está nele, basta tomar consciência.

OBS. Minha colocação está referida somente a Jesus Cristo da biblia não a Jesús o mestre espiritual que serviu de modelo para criar a fábula.

Como consegue  fundamentar alguma diferenciação entre um Jesus e outro, se todas as referências sobre ele, assim como também sobre seus feitos, encontram-se no referido livro?O que efetivamente, em sua opinião, constitui DIFERENÇA entre um e outro?

A diferença entre um animal e o homem está numa propriedade inata no homem denominada psique (popularmente denominada alma). Esta psique esta composta de uma serie de elementos metafísicos isto é, não se podem ver nem medir, mas se podem experienciar, pelo tanto são uma realidade por se mesmo.É através da psique que o homem exerce as faculdades intelectuais (perceber, discernir, refletir, raciocinar, deduzir...) as quais capacitam ao homem para exercer o livre arbítrio.  O conjunto de todas estas atividades são as que determinam à consciência e a consciência determina a essência do ser.Se nós analisamos a realidade que nos rodeia poderemos perceber que quase o 80% dela, foi criada por o homem e se a isto somamos que através de experiências genéticas o homem também está criando vida podemos definir como verdade que “o homem possui o potencial de um Deus”.Tanto sábios como mestres espirituais entre eles o mestre espiritual Jesus, nos pregam dois  conselhos de importância fundamental para nosso desenvolvimento: “Conhece-te a ti mesmo” e “Buscai a verdade e a verdade te fará livre”. Quem segue este conselho adquire uma consciência espiritual e seu intelecto é direcionado para o metafísico (realidade implícita) por outro lado quem não segue o conselho, seu intelecto é direcionado para a realidade explicita captada pelos sentidos físicos e adquire uma consciência materialista. A base essencial para encontrar a verdade é a “percepção” e o “conhecimento”. Por serem ambas faculdades individuais, o homem possui autoconsciência e por tanto a evolução do homem é individual.È extremamente importante tomar consciência que “informação” é diferente a “conhecimento”. Com a informação obtemos somente o “Que”  da questão agora para adquirir o conhecimento devemos procurar as respostas para: Por quê? Para que? Como? Quando? Onde? da informação. Por ser esta operação bastante trabalhosa é que a maioria das pessoas se conforma somente com a informação e por isso, seu pensamento intelectual (analítico) é superficial (falta de conhecimento). Esta é a parte essencial que explora a “Igreja”.A formação da igreja católica, 400 anos após da morte do mestre espiritual Jesus, teve como origem um plano político e não espiritual sendo a meta principal adquirir poder por meio do controle da mente das pessoas e isto foi logrado através do "medo", "dependência espiritual" e "controle da informação" (base do conhecimento).O "medo" foi criado por meio da fantasia (existência de Adam e Eva) que originou o “pecado original” e a existência do “demônio”, segundo o qual, um Deus com características antropomórficas sentencia um castigo que se faz extensivo a toda a humanidade até o fim dos tempos. A "dependência espiritual" foi formada através da criação de um livro denominado Bíblia impondo a crença que é a palavra de Deus, sendo que, a bíblia é uma seleção  de livros entre mais de 8.000 livros (o fato de ser uma seleção nos indica a existência de uma finalidade). A finalidade nos é apresentada na mesma bíblia ao criar a “Jesus Cristo” como o filho unigênito do Deus antropomórfico criado, que encarnou para dar sua vida, para pagar a dívida adquirida pelo pecado original e desta forma salvar a humanidade. A dependência está que segundo a bíblia a única salvação possível é através desta crença . O perfil espiritual do “Jesus Cristo” criado foi tomado de uma seleção entre as centenas de evangelhos existentes na época sobre o mestre espiritual Jesus. O "controle da informação" (manter a ignorância nas pessoas) foi obtido através de 600 anos de inquisição (1231 – 1621) impondo como única verdade sua doutrina a qual é mantida até os tempos atuais. A finalidade de aplicar este recurso foi eliminar o livre arbítrio e a autoconsciência dos homens e desta forma impossibilitar a evolução do potencial inato dele.Devemos lembrar que o potencial do homem foi certificado pelas palavras do mestre Jesus quando falou: “vocês são deuses” “se tiveres fé poderias fazer maiores coisas das que eu faço”. O que foi comprovado posteriormente pelas atividades atribuídas a todas as pessoas nomeadas santas.  O bom resultado do plano da igreja católica se pode confirmar hoje (1600 anos depois). O mundo atual está composto de um 80% de pessoas alienadas atuando através de uma consciência coletiva direcionada pelas pseudas religiões.Devo esclarecer que as pessoas que aceitam este engano é por consenso próprio.A pessoa que sempre procure a verdade e utilize seu intelecto para conhecer-se a se mesma vá a lograr uma expansão de consciência junto à certeza da existência de um ser superior e que sua essência está formada da essência dele (potencialidade de um Deus) e por tanto não precisa de intermediários. Por outra parte, tampouco devemos clamar por um Deus para que solucione os problemas causados por nossa ignorância, nos temos o mesmo poder para solucionar-los.

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 72 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.