Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
skuld678Membro
Os sofistas foram simplesmente essenciais para quebrar com as definições cristalizadas de “verdadeiro” e “falso”. Mesmo que muitos não acreditem na credibilidade de um sofista, é notória a sua importância no âmbito filosófico, pois (pode ser pretensão minha) mas é possível que a existência deles na Grécia Clássica tenha sido predominante para, posteriormente, o surgimento de outros tantos filósofos, tais como Sócrates, mesmo que ele não concorde com essa estratégia sofista.Os sofistas abriram o caminho para o pensamento além do estabelecido, enfrentando verdades fixas e mostrando o poder que a palavra pode ter sobre qualquer pessoa a respeito de qualquer assunto. E essa flexibilidade foi fundamental para que Sócrates ironizasse os atenienses sobre seus conhecimentos, questionando-os logicamente, como faziam também os sofistas. A diferença é que Sócrates procurava a redenção e os sofistas a manipulação. Os resultados são distintos, mas os caminhos até tais objetivos se assemelham muito.
skuld678MembroOlá e bem-vindo! Também sou nova por aqui, tanto que esse é o meu segundo post :biggrin_mini2:E concordo com você quanto a surpresa em relação ao nível intelectual dos tópicos aqui discutidos. Espero aprender muito com as discussões nos mais variados assuntos e ser ter uma representação ativa nos debates, seja - como você disse - lendo ou opinando.
skuld678MembroEu acho que a religião existe e foi “criada” com o intuito de explicar fenômenos que o ser humano ainda não era ou é capaz de entender cienfiticamente, por meio de seus experimentos. Por isso, embora muita coisa já tenha sido comprovada pela ciência ou já existam teorias sólidas sobre acontecimentos antes misteriosos aos olhos do homem – como por exemplo, a criação do Universo baseada na Teoria do Big Bang – ainda existem detalhes que os cientistas atuam não conseguem atuar. E esse seu questionamento sobre a possibilidade de conhecer o passado, mas não futuro não é algo além do mundo real que nunca será plenamente comprovado, pelo contrário, é só mais um exemplo que curiosidades humanas que ainda não foram plenamente estudadas. Entretanto, essa pergunta pode estar perto de uma resposta científica. De acordo documentários e livros sobre a chamada “Teoria das Cordas” – área muito explorada pela Física Quântica e que eu tenho, particularmente, muito interesse – é possível a existem de Universos Paralelos a esses que, então, teria regras próprias em relação a tudo, inclusive o tempo e que estejam, ao mesmo tempo, interligados uns aos outros. Portanto, esse mundo que chamamos “realidade” não seria nada mais do que um desses infinitos Universos. Assim, diante dessa perspectiva da Teoria das Cordas – que já é estudada seriamente com cálculos e hipóteses embasadas em experimentos científicos – é plenamente possível um Universo com todos os seres e elementos iguais aos daqui, mas posicionado numa frequência temporal adiantada que, em nosso linguajar, poderia ser traduzido como: futuro. Além disso, os Universos Paralelos poderiam ser também pontos de partida para nós depois da morte física, como uma espécie de “reencarnação”. E assim, enquanto as pessoas daqui se perguntam para onde vão depois de morrerem, as pessoas “do lado de lá” se pergutam para onde elas vão depois da morte também. Sendo elas, os bebês daqui.Pode parecer meio viagem, mas acho muito viável essa hipótese. Não vou dizer que acredito fielmente nesses estudos e em Universos Paralelos, mas acredito que esse caminho levaria ao o que chamam de encontro entre a ciência e a religião. E é justamente isso no que eu acredito. A religião e a ciência não são inimigas, pelo contrário, elas se complementam.Para quem quiser saber mais sobre isso, eu sugiro assistir o documentário lançado esse ano pela BBC chamado "Universos Paralelos", tem no youtube integralmente.
-
AutorPosts