Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 211 até 225 (de 247 do total)
  • Autor
    skuld678
    Membro

Eu acho que a religião existe e foi “criada” com o intuito de explicar fenômenos que o ser humano ainda não era ou é capaz de entender cienfiticamente, por meio de seus experimentos. Por isso, embora muita coisa já tenha sido comprovada pela ciência ou já existam teorias sólidas sobre acontecimentos antes misteriosos aos olhos do homem – como por exemplo, a criação do Universo baseada na Teoria do Big Bang – ainda existem detalhes que os cientistas atuam não conseguem atuar. E esse seu questionamento sobre a possibilidade de conhecer o passado, mas não futuro não é algo além do mundo real que nunca será plenamente comprovado, pelo contrário, é só mais um exemplo que curiosidades humanas que ainda não foram plenamente estudadas. Entretanto, essa pergunta pode estar perto de uma resposta científica. De acordo documentários e livros sobre a chamada “Teoria das Cordas” – área muito explorada pela Física Quântica e que eu tenho, particularmente, muito interesse – é possível a existem de Universos Paralelos a esses que, então, teria regras próprias em relação a tudo, inclusive o tempo e que estejam, ao mesmo tempo, interligados uns aos outros. Portanto, esse mundo que chamamos “realidade” não seria nada mais do que um desses infinitos Universos. Assim, diante dessa perspectiva da Teoria das Cordas – que já é estudada seriamente com cálculos e hipóteses embasadas em experimentos científicos – é plenamente possível um Universo com todos os seres e elementos iguais aos daqui, mas posicionado numa frequência temporal adiantada que, em nosso linguajar, poderia ser traduzido como: futuro. Além disso, os Universos Paralelos poderiam ser também pontos de partida para nós depois da morte física, como uma espécie de “reencarnação”. E assim, enquanto as pessoas daqui se perguntam para onde vão depois de morrerem, as pessoas “do lado de lá” se pergutam para onde elas vão depois da morte também. Sendo elas, os bebês daqui.Pode parecer meio viagem, mas acho muito viável essa hipótese. Não vou dizer que acredito fielmente nesses estudos e em Universos Paralelos, mas acredito que esse caminho levaria ao o que chamam de encontro entre a ciência e a religião. E é justamente isso no que eu acredito. A religião e a ciência não são inimigas, pelo contrário, elas se complementam.Para quem quiser saber mais sobre isso, eu sugiro assistir o documentário lançado esse ano pela BBC chamado "Universos Paralelos", tem no youtube integralmente.

mirtes
    Membro

:bye_mini:

Desculpe a intromissão, mas não devemos falar daquilo q não temos certeza absoluta…dizer q a religião foi criada pelo homem, é total falta de conhecimento…afinal de contas, quando é q o homem poderia supor haver alguma Deidade, sem q este antes se apresentasse a ele? Cito um ex: os "alienígenas" podem ser adorados como um ser superior, uma divindade, ou criador, pelo simples fato de q ACHAMOS q eles possam existir??? E pq não é nada comum achar tais adoradores de ET's??? É simples esta resposta. Pq nada se conhece deles, pois não se fez conhecido aos homens, e por lógica dedução, eles de fato não existem... sem dúvida trata-se de um simples fruto da imaginação humana....fácil, nao é?Agora, existem inúmeras provas da existência de Deus, e tbém de anjos e demônios, o qual verificamos pelas manifestações físicas, mas principalmente pelas emocionais... A religião não começou por acaso, nem mesmo na época de Cristo, mas desde o início da criação humana, Deus se fez conhecer ao homem q criara... Até mesmo muitos demônios, querendo imitar a Deus, se fez conhecido ao homem, para igualmente querer ser adorado.Enfim,  a religião não partiu de homem algum, porém do próprio Criador, que deseja que o homem, sua criatura, seja religado com Ele em comunhão de corpo, alma e espírito.Abraços

Acácia
    Membro

Deus não criou nenhuma religião. Deus criou o homem e dotou-o de racionalidade. A religião é uma das formas criadas pelo homem para vencer o temor ao desconhecido bem como uma forma de Agradar a Deus!

apto1970
    Membro

Olá a todos! Acabei de conhecer o site e confesso que não sou nenhum estudioso, não sigo nenhuma religião, mas adoro o tema.Reparei que o tópico é bastante interessante e polemico. O JGSA afirmou que: "Tentarei tratar o assunto com neutralidade, sem entrar no mérito ético de nenhuma religião específica."Esse assunto está diretamente ligado ao cristianismo.Predestinação x Livre-Arbítrio não tem nenhum significado quando separados do pensamento Salvação.Vendo esses debates fico me perguntando o que uma formiga pensaria disso. Isso mesmo uma formiga! ( http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/formiga.htm ) Estão elas Salvas? Não estou ironizando, estou colocando uma pergunta simples. Não gosto de ironias e minha intenção não é ofender. Tem uma passagem no budismo que conta o seguinte: um homem é atingido por uma flecha envenenada. Quando vão socorre-lo para retirar a flecha e curar a ferida, o homem ferido impede e começa a fazer perguntas, quem atirou a flecha, porque, de onde, como, de que é feita. Num certo ponto quem estava a socorre-lo diz: deixe-me tirar a flecha primeiro e depois pergunte o que quiser pois VOCÊ ESTA MORRENDO!!!! NÓS ESTAMOS MORRENDO!!!!Não mais do que 110 anos a partir de hoje todo o planeta vai ter sido renovado!A minha pergunta: "O QUE É A FLECHA?"Gostaria que alguém aqui me ajudasse a retirar a flecha!Obrigado e um beijo no coração!

Acácia
    Membro

Não sei se você crê no Big Bang (universo sem Deus) que se expande para maior evolução conforme as adaptações que a própria natureza propõe à vida ou se acredita no Criador que pode estar “criando” ainda dando prossecução ao seu plano apocalíptico…!RESOLVA-SE!

Creio nas duas opções. Penso que a alma que não se renova no Reino de Deus e a mente que não se renova no Reino dos homens em busca do equilíbrio entre os dois Universos tende a se manter na opção que escolheu ou que foi condicionada;  No entanto, quando sigo a Cristo tenho toda a percepção de nossa condição humana e todo um Caminho a ser descoberto... "Sigamos a voz do vento", não a voz mística a qual fomos acostumados mas a voz suave, mansa e humilde que nos alcança de forma afável e racional os nossos corações e nossas consciências... Uma voz que podemos confiar pois não "lesiona" nossos sentidos... Uma voz que nos faz alçar vôo sem tirar os pés do chão... Temos um destino certo... temos uma passagem secreta...Temos o amor como guia. Não podemos prevê o que virá mas podemos evitar a "catástrofe" exercendo a fé no tempo que se chama HOJE!Au revoir

ajce1962
    Membro

Deus existe, é a consciência una, universal.O homem pensa ter livre-arbítrio, mas não tem. Se todas as suas escolhas estão aprisionadas ou ligadas à escola que é a vida, ao passado, nunca podem ser livres. Por isso não há essa coisa de livre-arbítrio.Até logo!!

Acácia
    Membro

Deus existe, é a consciência una, universal.O homem pensa ter livre-arbítrio, mas não tem. Se todas as suas escolhas estão aprisionadas ou ligadas à escola que é a vida, ao passado, nunca podem ser livres. Por isso não há essa coisa de livre-arbítrio.Até logo!!

Bem, se é esta a condição do homem, por que nos batizamos, por que exercemos a crença, por que precisamos estudar sobre a moral e os bons costumes, por que não continuamos a comer as batatas com raízes sentados na relva juntos com os animais, por que precisamos de quarto para dormir, por que temos que render nossas vontades e desejos à aquisição do dinheiro como fonte de sobrevivência, por que precisamos ceder a ordem da democracia que nos faz antidemocraticamente ficarmos nas filas para votar em candidatos colaboradores de um sistema universal falido que insiste em se perpetuar e por aí vai... Se é esta a condição do homem, "comamos e bebamos que amanhã morreremos". Então, o homem rende graça a si mesmo, inventando um Sistema que pode se dar ao luxo de estagnar aprisionando almas que anseiam por liberdade em detrimento de pouquíssimas mentes livres que, apenas pela perpetuação no Poder deixam de exercer o lado Sagrado e devido ao Pai de toda a Criação?  De forma alguma renderei meu livre-arbítrio a este Sistema. E também não ficarei do lado do "suposto" reino de Deus como "santa no altar" . Eu tenho livre-arbítrio e vou exercê-lo. E não sou ET, sou humana e minha maior felicidade e ter o direito concedido gentilmente pelo Pai de poder rir e chorar!P.S.: Não vou mais debater com vocês pois insistem em permanecer onde estão;P.S.2: Se suas escolhas estão aprisionadas, exerça a fé em Cristo , a Salvação! E você, tenho certeza, está do lado Ocidental, ou seja, a Graça ainda o convida!Beijos! :kiss_mini:

ajce1962
    Membro

Porque são todas as regras sociais que nos fazem afastar da percepção de Deus!! São totalmente contrárias a essa percepção da verdade, como falou Cristo.A percepção social, o egoísmo, é o estorvo da percepção da verdade.E como podemos ter livre-arbítrio se nascemos dentro de uma sociedade cheia de preconceitos e crenças vãs, e que nos ensinam a olhar o outro como inimigo?Se somos todos um, onde está o mal, o pecado ou o inimigo, apenas na cabeça de quem assim pensa, ou não?Deus, a consciência, julga-nos pela intenção, sendo assim, o único livre-arbítrio é amar a Deus acima de todas as ilusões do mundo. Este amar a Deus ou ao próximo como a nós mesmos, como bem disse Cristo, não significa amar os corpos, a carne ou a matéria mas sim o Espírito.A todo mundo!! A Deus!!  :music_mini2:

Acácia
    Membro

Ora, as regras eu posso vê-las e comandá-las na geometria plana. Está ao alcance de todos justamente por este todo necessitar delas. Não são as regras sociais que nos afastam da percepção de Deus, ao contrário, Dele cada vez mais nos aproximamos através do conhecimento. O que não é comum a todos é  que interessa para Deus pois ele nos concedeu individualidade. É a profundidade, a terceira dimensão, a alma humana é que importa a Deus. É em seu território particular que o homem faz suas escolhas, exerce seu livre-arbítrio. Se a pressão das regras sociais tende a nos dividir entre Deus e nós mesmos, cabe a nós a escolha, por isso, a importância de amarmos a Deus sobre todas as coisas. Quanto a amar os corpos, a carne ou a matéria, eu estou aqui na condição de humana sob permissão de Deus. Se Deus nos permite o usufruto das delícias, por que abrir mão delas? No entanto, seria desprezando o meu semelhante que eu estaria apto a gozar tais delícias??? Não seria o meu egoísmo a ilusão que me deixa estagnado bem como me torna uma trave no olho do meu irmão? “…É do coração que procedem as saídas da vida…” Em paz com Deus, em paz com os homens. E esta paz é que garante minha evolução. Existem muitas moradas ainda a nós ocultas por não estarmos aptos a explorá-las…  o que a mente humana é capaz de conceber é possível de realizar… Mas apenas um é o Caminho…

ajce1962
    Membro

Ora, as regras eu posso vê-las e comandá-las na geometria plana. Está ao alcance de todos justamente por este todo necessitar delas. Não são as regras sociais que nos afastam da percepção de Deus, ao contrário, Dele cada vez mais nos aproximamos através do conhecimento. O que não é comum a todos é  que interessa para Deus pois ele nos concedeu individualidade. É a profundidade, a terceira dimensão, a alma humana é que importa a Deus. É em seu território particular que o homem faz suas escolhas, exerce seu livre-arbítrio. Se a pressão das regras sociais tende a nos dividir entre Deus e nós mesmos, cabe a nós a escolha, por isso, a importância de amarmos a Deus sobre todas as coisas. Quanto a amar os corpos, a carne ou a matéria, eu estou aqui na condição de humana sob permissão de Deus. Se Deus nos permite o usufruto das delícias, por que abrir mão delas? No entanto, seria desprezando o meu semelhante que eu estaria apto a gozar tais delícias??? Não seria o meu egoísmo a ilusão que me deixa estagnado bem como me torna uma trave no olho do meu irmão? "...É do coração que procedem as saídas da vida..." Em paz com Deus, em paz com os homens. E esta paz é que garante minha evolução. Existem muitas moradas ainda a nós ocultas por não estarmos aptos a explorá-las...  o que a mente humana é capaz de conceber é possível de realizar... Mas apenas um é o Caminho...

Será que há mesmo livre-arbítrio? Livre tem que ser livre... E como é isso possível se na mais mínima escolha que fazemos sempre optamos por uma ou outra consoante o que aprendemos no passado?E qual será esse caminho único? Não será pela meditação, pelo esvaziar a mente de coisas velhas, que nos impingiram desde crianças? Para nos encontrarmos com a verdadeira essência.O ego, ou as várias personalidades que vestimos instantaneamente perante qualquer situação, é o inimigo do Espírito, de Deus. São as máscaras que nos iludem e afastam da percepção da verdade.Namasté

Acácia
    Membro

A genealogia humana é fato.Desconheço aquele que não tem passado...O único ritual ao qual me rendo é o ritual comum a todos os mortaisNamasté

ajce1962
    Membro

A genealogia humana é fato.Desconheço aquele que não tem passado...O único ritual ao qual me rendo é o ritual comum a todos os mortaisNamasté

O passado, mesmo depois de se tornar inconsciente pelo tempo e desde crianças, continua a influenciar-nos.O não ter passado significa que, pela meditação, o trazemos do inconsciente para o consciente. Terminando, assim, a sua influência, o passado. Vivendo-se, então, no momento a momento, percebendo-se tudo como realmente é... sempre novo.A Deus!!

Acácia
    Membro

O não ter passado significa que, pela meditação, o trazemos do inconsciente para o consciente. Terminando, assim, a sua influência, o passado. Vivendo-se, então, no momento a momento, percebendo-se tudo como realmente é… sempre novo.A Deus!!

"...O contrário também bem que pode acontecer..." Mediante a fé irmos ao encontro do que nos interessa...Quem sabe?A forma como estamos no momento da colheita é que direciona nossos passos... pouquíssimos se habilitam em atingir o Solo da Verdade...Au revoir

apto1970
    Membro

O não ter passado significa que, pela meditação, o trazemos do inconsciente para o consciente. (ajce1962)...pouquíssimos se habilitam em atingir o Solo da Verdade…(Acácia)

Olá desculpem pela intromissão. Vocês não teriam uma linguagem mais fácil? Fico confuso!Até onde eu sei, meditar é estar consciente de qualquer coisa que se esteja fazendo (Estou errado?).Atingir o solo da verdade, não seria viver uma vida verdadeira, sem falsidades e mentiras?Beijo no coração,

Visualizando 15 posts - 211 até 225 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.