Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 247 do total)
  • Autor

A quem você se refere com “alguns de vocês”?

98% dos evangélicos, já que não podemos criticar os católicos (em sua maioria) pois eles nem ao menos sabem em que é que acreditam.Putz, por algum motivo isso aí me lembrou essa música:Infinita Highwayby Engenheiros Do HawaiiEstamos sós e nenhum de nós sabe exatamente onde vai pararMas não precisamos saber pra onde vamos, nós só precisamos irNão queremos ter o que não temos, nós só queremos viverSem motivos, nem objetivos, estamos vivos e isso é tudoFalou...

jgsa
    Membro

Unvoit,Concordo com a letra da música e acho ela perfeita, assim como muitas outras dos engenheiros.Retrata muito bem um fanático religioso.Abraço.

Jesus Freak
    Membro

O caso de efésios 1:11….Antes de falar sobre essa citação, eu prefiro ver o contexto, e assi m q possível eu verei isso.O assunto, acredito eu, ja está se desviando.O que era "livre arbítrio x predestinação" agora já está "fanatismo religioso"Bom, realmente se a pessoa ja nasce sem que Deus saiba qual o futuro dela, se eh céu ou inferno, Ele não seria onisciente.Mas o q eu quis dizer foi na possibilidade de Deus abrir mão do seu poder de controlar o futuro para conceber o livre-arbítrio

jgsa
    Membro

Jesus Freak,A partir do momento que Deus te concede o poder de escolha ele não sabe o seu futuro, porque um futuro previsto pra ser real deve acontecer, se não, você não sabe o futuro, logo, não é onisciente, onipotente.Abraço.

Z
    Membro

Um dos maiores princípios religiosos é o de que Deus concebeu o Homem com o Dom do livre arbítrio, para que o mesmo pudesse optar e evoluir.Um ser com destino delineado não vê com isso a sua liberdade reduzida porque se repararmos, o livre arbítrio prende-nos à tomada de todas as decisões. A liberdade de não ter que decidir é das poucas que não será alcançada pelo Homem no mundo que conhecemos.Eu acredito em ambos. Não é por decidirmos o percurso da nossa vida que o mesmo não está delineado. Um destino delineado, considerando que existe, deverá prever as tomadas de decisões ao longo da vida, isto é, o facto de uma pessoa tomar decisões toda a vida alterando várias vezes o rumo da sua vida, não implica que altere o seu próprio Destino. É uma questão de conceito da palavra destino. Destino é todo o percurso quer ele seja manipulado pelo próprio ou por outra entidade.Para limpar um pouco este racioncínio nublado dou um exemplo algo laico: O João, uma pessoa normal viu ser revelado num livro mágico o seu próprio destino, esse passava por morrer atropelado por um camião azul numa autoestrada. Ele então nunca mais se aproximou de uma autoestrada, viveu muitos bons anos e acbaou morrendo de um ataque cardíaco.E agora, estava o "livro mágico" errado?A resposta é que o livro nem estava certo nem errado. Ele era sim parte do destino do João, se existia um destino para o João, esse destino contemplava a revelação daquele primeiro destino previsto pelo livro mágico e a sua consequente reacção do João levando-o à morte por ataque cardíaco.Isto tudo para dizer que, se de facto existir um destino, será impossível fugir dele através de tomadas de decisões diferentes.Nota: Para quem pensa que ciência está em conflito com a Bíblia desengane-se. O facto de a ciência assumir que nada é certo torna tudo possível. No caso da bíblia, a ciência inclina-se para a grande probabilidade de os dizeres da Bíblia serem inreais.

Flag
    Membro

Não é por decidirmos o percurso da nossa vida que o mesmo não está delineado

Desta vez já concordo com voçê ;D, eu acho que Deus pode já saber o que nos vai acontecer, mas no entanto dar-nos a possibilidade de escolher, só que Ele já sabe qual vai ser a nossa escolha.

Z
    Membro

Não é por decidirmos o percurso da nossa vida que o mesmo não está delineado

Desta vez já concordo com voçê ;D, eu acho que Deus pode já saber o que nos vai acontecer, mas no entanto dar-nos a possibilidade de escolher, só que Ele já sabe qual vai ser a nossa escolha.

Certíssimo! Mas... existe outro problema que consiste na possiblidade das nossas decisões poderem ser manipuladas ou mesmo decididas por outrém.. o que só torna a "liberdade" de livre arbítrio hipócrita ::)

Olá a todos…

Um ser com destino delineado não vê com isso a sua liberdade reduzida porque se repararmos, o livre arbítrio prende-nos à tomada de todas as decisões. A liberdade de não ter que decidir é das poucas que não será alcançada pelo Homem no mundo que conhecemos.

Reafirmo que Deus e livre-arbítrio são idéias mutuamente exclusivas, principalmente se trabalharmos com o conceito de um Deus Criador. Digo isso pois não podemos fugir do determinismo, ou seja, somos direta ou indiretamente influenciados pelo meio em que vivemos, que por sua vez, teria sido criado quando e como Deus quis.Deste modo, temos no mínimo uma influência indireta por parte deste suposto Deus Criador.

Para limpar um pouco este racioncínio nublado dou um exemplo algo laico: O João, uma pessoa normal viu ser revelado num livro mágico o seu próprio destino, esse passava por morrer atropelado por um camião azul numa autoestrada. Ele então nunca mais se aproximou de uma autoestrada, viveu muitos bons anos e acbaou morrendo de um ataque cardíaco.E agora, estava o "livro mágico" errado?A resposta é que o livro nem estava certo nem errado. Ele era sim parte do destino do João, se existia um destino para o João, esse destino contemplava a revelação daquele primeiro destino previsto pelo livro mágico e a sua consequente reacção do João levando-o à morte por ataque cardíaco.

Se seguirmos esta lógica acabaremos por entrar num círculo vicioso que invalida seu exemplo. Explico:Se o "livro mágico" conhecia todo o destino de João (inclusive o subterfúgio de manter-se afastado de estradas) deveria obrigatoriamente tê-lo revelado por completo, sob pena de estar, sim, errado. Sabendo que a VERDADEIRA causa de sua morte seria um ataque cardíaco, João provavelmente trataria de procurar outro subterfúgio, que obrigaria o livro a fazer outra profecia, e assim indefinidamente.De qualquer modo, esta idéia de destino como um ponto fixo no futuro do espaço-tempo ao qual deveremos chegar de uma maneira ou outra me parece absurdamente ridícula.

Nota: Para quem pensa que ciência está em conflito com a Bíblia desengane-se. O facto de a ciência assumir que nada é certo torna tudo possível. No caso da bíblia, a ciência inclina-se para a grande probabilidade de os dizeres da Bíblia serem inreais.

O problema da Bíblia não é seu conflito com a Arqueologia ou a Biologia, por exemplo. O problema da Bíblia é COM ELA MESMA. Compreende-se que um livro religioso contradiga a ciência, aliás é por isso que se chama religião, e por isso depende da fé. O que é difícil (quase impossível) de se aceitar é que tenha sido escrito por Deus um livro que diz algo, e, duas linhas depois, diz o oposto.E por fim só uma curiosidade: a palavra "inreal", que vc utilizou, existe na gramática do "português de Portugal"?Abraços.(Edit sublinhado)

Z
    Membro

sim meu caro. Existe e significa não ser real.Quanto à sua primeira afirmação de Deus VS Livre-arbítrio, não vou argumentar a minha ideia de que são ambos simbióticos com a condição humana, mas afirmo que que não são nada exclusivas. Livre-arbítrio para nós é o poder de escolhermos o que vamos fazer a seguir. A omnisciência de Deus que o caracteriza como conhecendo tudo em todos os tempos não inviabiliza a possibilidade de o mundo da consciência humana ser predestinado por uma entidade externa a esse mundo. Assim, o que é livre-arbítrio para nós, será predestinação para um Destino ou para um Deus.Relativamente ao caso do joão, existe um pormenor que separa a sua verdade da minha, e que por eu não ter especificado deixou caminho livre às duas interpretações. Pormenor que passo a descrever. O livro que joão encontrou com seu destino era parte de seu rumo de vida, e não o seu destino verdadeiro. O livro não estava errado porque simplesmente era mais um pormenor que iria influenciar decisões do joão para seguir o seu destino. Com sito afirmo que se existe Destino, será impossível conhecê-lo, porque fazendo-o, ele deixa de o ser.Nos filmes que abordam este tema, é muitas vezes utilizado a redundância do fim previsto, que a pessoa, sabendo de seu fim trágico decide e decide tentando fugir dele e acaba sempre no fim previsto. Eu não corroboro esta ideia de não ter escapatória porque a definição de Destino impede-o de ser "actualizável" se o destino existe, não pode ser alterado e tudo o que um ser possa ter acesso será um instrumento do destino e nunca o próprio Destino. Se nem mesmo o Passado podemos provar que é real, o futuro é apenas uma curiosidade. ;)Edit: Quanto à questão da Bíblia estou de acordo com não haver conflito com a ciência e sim nela própria. Mas a Bíblia foi escrita por pessoas e não por dinvidades. Exemplo de algo escrito por Deus temos Os Dez Mandamentos. É a prova de que o que Deus "disse" não era para ser cumprido. Mas pode ter sido dito para ser sabido.

jgsa
    Membro

Z,Com relação a seu livro mágico: o fato de o livro se referir a um acidente automotivo na intenção de provocar um ataque cardíaco (se é que me entende) não seria muito vago?Penso que o inglês é mais feliz ao diferenciar os destinos aos quais você se refere usando "destiny" e "fate".Concordo com você quando diz que não há conflito entre a Bíblia e a ciência mas não penso ser melhor explicação.Flag,Não acha que é um tanto quanto contraditório Deus nos dar poder de escolha e saber qual será? Como isso é possível? Se ele sabe qual será minha escolha eu não tenho escolha!UnVoit,Quando você se refere às idéias de Deus e Livre-arbítrio, não são exclusivas mas sim exclusas hehe (só uma observação)!Concordo quando diz que o determinismo exclui completamente o Livre-arbítrio mas penso que, para conciliar Predestinação e Livre-arbítrio, Einstein seria MUITO útil com sua relatividade!Z,Como "inreal" penso "omnisciencia" existir em portugal também não é? Tendo em vista que "omni" passa a idéia de universal!Um bom filme que mostra o quanto não temos controle sobre o nosso futuro é "Efeito BOrboleta" baseado na teoria do caos!Sobre sua comparação entre passado e futuro: assista a "Quem somos nós". Nesse filme há alguns questionamentos sobre isso!Abraço."Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser."Goethe

Quando você se refere às idéias de Deus e Livre-arbítrio, não são exclusivas mas sim exclusas hehe (só uma observação)!

Olá jgsa,Na verdade tanto as expressões "mutuamente exclusivas" quanto "mutuamente excludentes" podem ser utilizadas, mas "mutuamente exclusas" eu nunca vi..hehehe...À noite comentarei o restante das mensagens. Preciso trabalhar. Aliás, que que eu tô fazendo aqui? ??? ;DAté mais.

Z
    Membro

jgsa, queira desculpar-me mas não vi muito sentido nos seus comentários.O livro mágico não tinha intenção nenhuma nem era vago, eu utilizei esse exemplo memso para ser simples e muito concreto. Mas vou deixar o assunto de parte visto que está fora de contexto.Inglês mais feliz? A lingua portuguesa é quase em tudo mais rica e completa que a língua inglesa, e se para eles há o destiny e o fate, para nós há o destino, o fado e a sina.Não há conflito entre bíblia e ciência. Eu não pretendi explicar nada com essa afirmação, nem tem nada a ver com a minha relação de Livre-arbítriocom prédestinação.Teoria do Caos conheci-a na primeira vez que vi o filme Jurassik Park. No filme Butterfly Effect A teoria do caos serve de inspiração, mas é vagamente tratada. O filme baseia-se mais no princípio-da-não-escapatória tal como muitos filmes de viagens no tempo. Este filme fala da falta de controle sobre o futuro e indica um destino pré-definido como uma espécie de maldição.

Não acha que é um tanto quanto contraditório Deus nos dar poder de escolha e saber qual será? Como isso é possível? Se ele sabe qual será minha escolha eu não tenho escolha!

Eu penso ter explicado isso na minha resposta anterior... imagine que eu sei onde vc irá próximo Domingo, o facto de eu saber isso impede que vc faça as suas escolhas? ;)

Jesus Freak
    Membro

*Deus Sabe o futuro*Deus deu o livre-arbítrio*Vc tem o direito de escolha*Deus sabe qual a sua escolhaO sentido da vida seria: Deus sabendo o seu destino (céu/inferno)porém não eh Ele quem controla a sua escolha, pq Ele lhe deu o libvre-arbítrioMas Ele sabe a sua escolha, porém a escolha eh sua escolhaessa eh a minha conclusãoMas qual o objetivo de nascer se Deus já sabe o seu destino??Ele sabe o seu futuro, mas o futuro q vc escolheu!Não o futuro q Ele escolheuEstão me entendendo??Mudando de assunto... Algum tópico desse fórum já teve alguma conclusão em q todos os participantes concordassem??

Mudando de assunto… Algum tópico desse fórum já teve alguma conclusão em q todos os participantes concordassem??

Isto é necessário?

O caso de efésios 1:11....Antes de falar sobre essa citação, eu prefiro ver o contexto, e assi m q possível eu verei isso.

E aí? sml24.gif..hehehe...Abraços.

Z
    Membro

Mas qual o objetivo de nascer se Deus já sabe o seu destino??

Pois isso agora será outro campo. Estará Deus usando a nossa existência para um propósito maior? Para uma "brincadeira" como os mais sarcásticos podem afirmar, ou a nossa passagem por esta vida serve para nos julgar numa outra dimensão da consciência? São perguntas à muito questionadas, e que também se pode discutir aqui embora eu não considere este subtema muito útil discutir.

Visualizando 15 posts - 16 até 30 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.