Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 241 até 247 (de 247 do total)
  • Autor
    umamart
    Membro

Se houvesse predestinação, então não haveria nenhum sentido em haver vida sobre a Terra, não haveria sentido em estar aqui, passando por todas as experiências e colhendo todos os resultados, não haveria sentido na evolução. Se houvesse predestinação não haveria sentido na existência do tempo nesta dimensão, bastaria dar um “fast-forward” e avançar a fita até o final. Evidente que se estamos aqui, é porquê o livre-arbítrio existe, acredite você em Deus ou não. Se Deus não existe, então estamos aqui pilotando nossa vida sem sentido de acordo com nossa própria vontade por um universo igualmente sem sentido, e se Deus existe e permite nossa existência aqui é porquê o exercício do livre-arbítrio é necessário por alguma razão, do contrário não haveria necessidade de vivermos aqui.O que acredito, no entanto, é a existência de uma pré-disposição voluntária. Não é predestinação, mas pré-disposição ocasionada por fatos ou escolhas que você mesmo tenha feito no passado e continua fazendo no presente que o levarão a algum resultado inevitável. Ou seja, o futuro pode ser previsto, não por predestinação, mas por ser consequencia do presente e, este, consequencia do passado.Como o tempo é relativo, tudo o que SERÁ já é, tudo o que É já foi, e o que já FOI sempre será.Nós construimos agora, com o nosso livre-arbitrio, o futuro que já existe.

Suzana
    Membro

Mas e se a Predestinação de Deus for exatamente um rascunho do que o homem poderia conceber se fosse capaz de exercer o livre-arbítrio? Sou de opinião que predestinação não é o oposto de livre-arbítrio mas a única forma de se conhecer a predestinação seria o exercício do arbítrio livre ,  um arbítrio exercido sobre "o visível que não se vê", longe das alternativas "zerinho ou um" predestinadas pelo homem...

Acácia
    Membro

Não vejo dificuldade em haver um futuro predeterminado. O que faz toda a diferença do meu pensamento ao de outros é: considero possível consilliar a predestinação ao livre-arbítrio.

É muito remota a possibilidade pois para exercermos o livre-arbítrio é necessário antes questionar do próprio Deus a predestinação que Ele já determinou para nós...é abrir no tempo do Absoluto espaço para a nossa relatividade... é muito difícil...

umamart
    Membro

Verdade Acácia, é muito díficil de compreender, porém o fato é que a nossa relatividade JÁ é existente e é compreendida pelo Absoluto. Então não é questão de “abrir” no absoluto um “espaço” para a nossa relatividade, porquê, se estamos aqui, é porquê esse “espaço” JÁ existe.Então, se existimos relativamente, dotados da capacidade de pensarmos e tomar decisões por nossa própria inteligência, pra quê a necessidade de existir esta existência relativa, não fosse pela necessidade do livre-arbítrio?

Acácia
    Membro

não possuo acesso ao futuro. A partir do momento que não possuo acesso, não o conheço, se não o conheço, posso concebe-lo. É aí que entra o meu livre arbítrio: sou responsável por minhas escolhas. Se não sei o que acontecerá, cabe somente a mim modar o meu futuro.

O fato de NÃO termos acesso ao futuro não exclui a predestinação! E escolher nem sempre é arbitrar. São muitas as pessoas que escolhem "às cegas", nem mesmo percebem que estão fazendo escolhas...

Somos de alguma maneira privilegiados, sem dúvida, só quem tem raciocínio pode ter consciência e o livre arbítrio requer consciência.

Temos que agir com consciência. Consciência é Deus, consciência é justiça, consciência é paz, consciência é vida.Tanto a predestinação como o livre arbítrio, requerem consciência para serem plenos.

Nem sempre! Há pessoas que raciocinam com o coração! Vide os poetas!  :D ;D ;)Mas resolvi mudar de consciencia reflexiva para contemplativa... Deste ângulo o homem tem sim o livre arbítrio. Ao meu ver, Deus não predestinou o futuro para o homem mas o homem para o futuro...O que Ele deixou determinado pela Sua onisciência, onipresença e onipotência foram as Leis Universais... Leis que servem ao homem como parâmetros para o exercício do livre-arbítrio.

umamart
    Membro

Temos que agir com consciência. Consciência é Deus, consciência é justiça, consciência é paz, consciência é vida.Tanto a predestinação como o livre arbítrio, requerem consciência para serem plenos.

Nem sempre! Há pessoas que raciocinam com o coração! Vide os poetas!  :D ;D ;)

Mas Acácia, então você está supondo uma consciência que não seja grande o suficiente para incorporar o coração. Existe essa consciência, mas esta é pequena. Mas uma consciência ampliada, e portanto justa, compreende o amor, sente e não racionaliza, e acho que é isso o que você quer dizer com "raciocinar com o coração".Portanto não acho que os poetas, que por darem vazão as emoções do coração, sejam inconscientes. Muito pelo contrário, julgo a poesia em geral fruto sublime de seres de maior consciência.

Acácia
    Membro

Mas Acácia, então você está supondo uma consciência que não seja grande o suficiente para incorporar o coração. Existe essa consciência, mas esta é pequena. Mas uma consciência ampliada, e portanto justa, compreende o amor, sente e não racionaliza, e acho que é isso o que você quer dizer com "raciocinar com o coração".

De certa forma sim! São também algumas memórias dos meus "5 eternos minutos de fórum"  ;DMas se for para analisar, "raciocinar com o coração" equivale a dizer , deixar extravasar com finalidade, o amor que há dentro dele. Abs.

Visualizando 7 posts - 241 até 247 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.