Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Livre-Arbítrio X Predestinação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/04/2006 às 17:52 #70431jgsaMembro
Gostaria de levantar uma questão sobre o futuro que tem provocado muitas divergências.Tentarei tratar o assunto com neutralidade, sem entrar no mérito ético de nenhuma religião específica. Penso ser mais justo fazer minhas reflexões como um ser humano, não como um seguidor de algo, alienado.Bases:Predestinação: a predestinação tem, na maioria das vezes, um embasamento no fato de haver um Deus soberano que sabe o futuro, logo, sabe o que acontecerá.Livre-arbítrio: defendido principalmente pelos ateus, de forma clássica por Sartre, defende a idéia de que o homem controla o seu futuro, faz suas escolhas, é livre.Minha tese:Em tudo que faço ou que estudo, gosto de manter sempre o equilíbrio, por considerar que extremismos são inconsequentes e tolos. Ressalto que apesar de possuir minhas opiniões, respeito que diverge dos meus pensamentos, afinal, se fossemos todos iguais o mundo seria um enorme tédio.Confesso que sou tentado pela tese da predestinação mas não discarto o livre-arbítrio, porque não gosto da idéia de transferir minhas responsabilidades a outros. Por que prefiro a predestinação? Inicialmente aceito a idéia da existência de Deus, porém não o vejo como os outros. Tenho uma idéia bem particular sobre a existência de Deus, mas isso fica pra outra hora.Independente de Deus existir ou não, há de se concordar que há um futuro, mesmo que abstrato. A partir do momento que há um futuro, há uma sequencia de fatos que certamente ocorreram, senão, não existiria futuro, mas sim um enorme vazio numa parte de nossas vidas. Levanto um questionamento: por que o tempo deve ser tão blocado como o concebemos atualmente? Por que podemos ter acesso ao nosso passado e não ao nosso futuro? Entendem o quero dizer?Não vejo dificuldade em haver um futuro predeterminado. O que faz toda a diferença do meu pensamento ao de outros é: considero possível consilliar a predestinação ao livre-arbítrio.Por conta de minha limitação humana (da qual me libertarei um dia), não possuo acesso ao futuro. A partir do momento que não possuo acesso, não o conheço, se não o conheço, posso concebe-lo. É aí que entra o meu livre arbítrio: sou responsável por minhas escolhas. Se não sei o que acontecerá, cabe somente a mim modar o meu futuro. Se ficar parado esperando que caia tudo do céu, e não cair nada, a responsabilidade será somente minha, não poderei culpar Deus por não ter me ajudado, sendo eu um indivíduo, sendo eu, eu mesmo, e Deus, Ele próprio, como posso esperar que ele aja por mim?O máximo que Ele pode fazer (de acordo com minhas idéias) é me ajudar, mas nunca agir em meu lugar.Muito obrigado. Comentem se discordam ou concordam. O mais importante não é se eu ou você estamos certos, mas sim que podemos crescer rumo à verdade.
22/04/2006 às 20:24 #81891BrasilMembrojgsaAcho que é isso, sua tese, no meu entender, é o que a maioria das pessoas fazem e entendem, com exceção dos ateus e dos religiosos fervorosos.Mais ou menos uma mescla de predestinação com livre arbítrio, e acho que é exatamente isso que devemos fazer. Você colocou muito bem: não possuo acesso ao futuro. A partir do momento que não possuo acesso, não o conheço, se não o conheço, posso concebe-lo. É aí que entra o meu livre arbítrio: sou responsável por minhas escolhas. Se não sei o que acontecerá, cabe somente a mim modar o meu futuro.Estamos no meio de um universo com bilhões, talvez trilhões de espécies, micro-organismos, insetos, fungos, corais, vegetais, animais e somente UMA espécie tem raciocínio, os humanos.Somos de alguma maneira privilegiados, sem dúvida, só quem tem raciocínio pode ter consciência e o livre arbítrio requer consciência.É só usa-la, a predestinação do homem é usar sua consciência, é isso.Se os homens sabem disso e na hora de agir colocam suas consciências de lado, o resultado é péssimo, como são péssimas as perspectivas do planeta. É o que está acontecendo, as pessoas acreditam em Deus, mas na hora de decidir optam pelas suas vaidades e ganância e acreditam que estão deixando tudo a cargo da predestinação, deixando a consciência de lado. Pensam assim: Se estou tendo essa oportunidade é porque devo aproveita-la, é porque está predestinado. E não usam as suas consciências para julgar se aquilo ou àquela oportunidade não é injusto, ou desonesto, ou desumano. Agem de acordo com a conveniência, se for conveniente usar a consciência usam e se for conveniente deixar para a predestinação, deixam e não usam suas consciências. E para os ateus é ainda mais fácil incidir nesse erro, pois só têm atenção para as leis do homem.Temos que agir com consciência. Consciência é Deus, consciência é justiça, consciência é paz, consciência é vida.Tanto a predestinação como o livre arbítrio, requerem consciência para serem plenos.
23/04/2006 às 17:48 #81888BodartMembroAcredito no livre-árbitrio. Baseo-me em questões religiosas e sociológicas.Segundo o cristianismo Deus criou o homem e lhe deu condições de escolher seu destino (o caso de Adão e Eva e a fruta do bem e do mal). A cada dia damos de "cara" com o Bem e com o Mal. Devemos escolher nossos passos, sabendo que cada caminho nos leva a um lugar diferente. Não podemos dizer que a culpa é de Deus se um jovem se envolver com drogas. Podemos questionar o sequinte: Mais foi a sociedade a culpada. Acredito que os atores externos influênciam em nossas decisões, mas são os fatores internos que determinam. Nós fazemos a escolha. Um criaçã que cresce no meio da criminalidade não será necessariamente um criminoso. Dependerá de sua escolha. O que acontece é que por muitas vezes escolhemos o mais fácil. A influência da sociedade acaba nos levando a decisões mais cômodas.
23/04/2006 às 21:19 #81889BrasilMembroCaro Bodart:Com exceção de um detalhe, concordo com tudo o que vc disse.O detalhe: “Uma criança que cresce no meio da criminalidade não será necessariamente um criminoso. Dependerá de sua escolha.”No caso de crianças, acho que é muito complicado, afinal a criança não tem discernimento suficiente, ainda mais diante de exemplos esdruxulos que a nossa mídia insiste em dar.O convívio também é muito importante. Se a criança morar em meio a bandidos, terá que ser completamente isolada das demais crianças da região, pois estas serão os filhos dos bandidos e aí é mais complicado ainda.Uma criança que convive numa família sadia, normal, terá que decidir entre o que sua família e professores lhe ensinam e o que os seus amigos delinqüentes lhe ensinam e em se tratando de crianças isso já é complicado. Já aos filhos dos bandidos, não resta escolha.Quanto a todas as suas outras observações, concordo100%
24/04/2006 às 2:58 #81890onaiabMembroO livre-arbítrio pode ser considerado uma liberdade relativa de escolha e ação, assumindo o indivíduo, total responsabilidade pelos seus atos.O determinismo existe, ao considerarmos que, de algum modo, todas as situações vivenciadas por cada um de nós são simplesmente a consequência das escolhas que fizermos. Nós determinamos o nosso futuro. É evidente que tais conceitos atendem mais a espiritualistas que ateus, por admitir, necessariamente, uma concepção imortalista da vida.
13/05/2006 às 21:50 #81892Miguel (admin)Mestrehahaha! ;D
15/05/2006 às 21:59 #81893VisionMembroConcordo. O livre arbitrio é, evidentemente, limitado, pois existe seres superios que possuem vontade mais forte que a dos humanos. Nós podemos fazer nossas escolhas com a condição de não interivir na vontade desse seres. Esse seres superiores tem uma visão mais detalhada do futuro do que nós.Esse seres são materialmente alienigenas. Eu não acredito nessas manisfetações de OVNIS que muitos dizem ter por aí, pois não teve qualquer contato com elas. Mas por dedução logica acredito que existam esses seres superiores.Existem seres superiores na dimensão espiritual.
15/05/2006 às 22:20 #81894Miguel (admin)MestreConcordo. O livre arbitrio é, evidentemente, limitado, pois existe seres superios que possuem vontade mais forte que a dos humanos. Nós podemos fazer nossas escolhas com a condição de não interivir na vontade desse seres. Esse seres superiores tem uma visão mais detalhada do futuro do que nós.Esse seres são materialmente alienigenas. Eu não acredito nessas manisfetações de OVNIS que muitos dizem ter por aí, pois não teve qualquer contato com elas. Mas por dedução logica acredito que existam esses seres superiores.Existem seres superiores na dimensão espiritual.
Por favor, compartilhe conosco esta dedução lógica! :o
29/05/2006 às 23:55 #81895lvrfMembroBoa noite a todosCom a devida licença, arrisco um palpite: Dedução lógica seria ''por conseqüencia''? No sentido de - não depende de mim, nem de ninguem ao me redor, nem do meu ambiente sensível, portanto, vem de algo alem da minha compreensão - e se não compreendo, está em nível acima. Seria isso?Se for, até concordo, pois enquanto não se compreender, não poderá ser confirmado ou desmentido, e aí, não se pode tomar posições muito seguras. Acredito então, que seja essa a predestinação? O que é inevitável de acontecer, pois está a caminho, e nossa falta de consciência e compreensão nos impede de tomar uma medida a respeito. Mas o livre-arbítrio de outrem não pode ter colocado a situação nesse caminho, ou ainda tirá-la dele? O que acham?
30/05/2006 às 1:26 #81896jgsaMembrolvrf,Quando se diz predestinado, se diz exatamente isso: o sujeito não possui poder para fazer escolhas pois seu destino está traçado, portanto não pode optar por esse ou aquele caminho.Abraço
30/05/2006 às 4:01 #81897Miguel (admin)MestreOlá a todos,lvrf,Não entendi o que vc quis dizer. Seria algo do tipo "não compreendo, logo, existe"?jgsa,O que vc acha disso?
"Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade"
Abraços.
02/07/2006 às 4:25 #81898Jesus FreakMembroBem, eu serei bem claro e objetivoAo perceber eu sou um "fanático cristão". E acredito em um Deus bondoso e misericordioso, tal com descreve a bíblia. Acredito também em sua onipotêncio e su onisciência, que eh o q está em discursão aqui.Deus nos deu o livre-arbítrio com o propósito de ver como seria nossas escolhas. Ele sabe o qual eh a sua escolha e lhe dá a chance, ainda assim, com Sua imensa misericórdia, de escolher.De forma que seria como um jogo de RPG. A onisciência Dele eu vejo assim: Ele sabe exatamente o que vai acontecer se a gente fazer nossa escolha. Ele sabe qual eh a nossa escolha? Sabe sim. Mas este eh o momento em que Ele prefere não interferir. Porque Ele quer ver como sairemos diante da escolha.De fato, não teria lógica alguma a pessoa nascer, e Deus já saber que ele vai pro inferno. Não teria o menor sentido.Deus sabe o que é melhor pra cada um e sabe a preferência em que a pessoa deseja. O caminho que vc escolheu, certamente Deus já sabia que vc iria percorre-lo. Porém, em algum momente Ele o deu a chance de escolher.Eu acredito que em algum momento Deus abre mão de Sua sabedoria para lhe conceber o livre-arbítrio. Uma chance a vc de escolher o caminho.Espero que eu tenha sido entendido.Origado gente pela compreensão...Eu quis apenas expor minha opinião.Que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja convosco
02/07/2006 às 19:33 #81899Miguel (admin)MestreDe fato, não teria lógica alguma a pessoa nascer, e Deus já saber que ele vai pro inferno. Não teria o menor sentido.
Olá amigo, bem vindo ao fórum...Bem, então se Deus não sabe se eu vou pro inferno ou não, ele não é onisciente, concorda? Em minha opinião, onisciência e livre-arbítrio são palavras mutuamente exclusivas.E o que vc acha daquela citação que fiz logo acima de Efésios 1:11?Abraços.
02/07/2006 às 19:51 #81900Miguel (admin)MestreAh, mais um ponto que acabei de lembrar:É óbvio que a ciência, na visão de vocês, deve ser rejeitada quando confrontar com a Bíblia, mas o Princípio da Incerteza nos diz que jamais será possível ter-se absoluta certeza de qualquer coisa. O máximo a que se pode chegar são 99,9% de possibilidade de acerto, o que anula a possibilidade da onisciência.Até mais...
03/07/2006 às 11:21 #81901jgsaMembroUnVoit,Penso que "pior" que Efésios é Romanos 8:29!A quem você se refere com "alguns de vocês"?Abraço.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.