Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 247 do total)
  • Autor

Nos filmes que abordam este tema, é muitas vezes utilizado a redundância do fim previsto, que a pessoa, sabendo de seu fim trágico decide e decide tentando fugir dele e acaba sempre no fim previsto. Eu não corroboro esta ideia de não ter escapatória porque a definição de Destino impede-o de ser “actualizável” se o destino existe, não pode ser alterado e tudo o que um ser possa ter acesso será um instrumento do destino e nunca o próprio Destino.

Este parece ser o caso do filme citado, "Efeito Borboleta", que eu não assisti, mas por sua sinopse me parece bastante superficial. A propósito: o personagem principal não fura os próprios olhos no fim do filme não, né!? ;DBem, mas agora falando sério, se o livre-arbítrio já me parece bastante limitado sem a presença de um Deus, quanto mais com Ele.

(...) não podemos fugir do determinismo, ou seja, somos direta ou indiretamente influenciados pelo meio em que vivemos, que por sua vez, teria sido criado quando e como Deus quis.Deste modo, temos no mínimo uma influência indireta por parte deste suposto Deus Criador.

Z, você apenas expôs o seu argumento, mas não comentou o meu. Você acha que nossas decisões baseiam-se somente no nosso "querer"? De onde este "querer" se originou? Não é ele consequência (ao menos parcialmente) do meio em que vivemos?

Não acha que é um tanto quanto contraditório Deus nos dar poder de escolha e saber qual será? Como isso é possível? Se ele sabe qual será minha escolha eu não tenho escolha!

Eu penso ter explicado isso na minha resposta anterior... imagine que eu sei onde vc irá próximo Domingo, o facto de eu saber isso impede que vc faça as suas escolhas? ;)

Certamente que impede! Eu tenho a liberdade de escolher ir a outro lugar? Não, a não ser que vc esteja errado, ou seja, não saiba.Abraços a todos...

Z
    Membro

percebo suas questões, mas não vão contra a minha ideia excepto quando diz que alguém conhecer o destino de uma pessoa, impede que essa pessoa tenha livre-arbítrio.Veja assim, eu conheço o sítio onde você irá amanhã, você sabe onde pensa ir amanhã, como tem livre arbítrio, pode muito bem decidir se vai para onde pensava ir ou para outro sítio ou simplesmente não ir. Esta liberdade de decidir é uma consequência do livre arbítrio certo?.  Agora imagine que após as suas várias decisões.. acaba indo no shopping, que era mesmo o que eu pensava que ia. Eu sempre soube seu destino e você sempre decidiu o que queria ou pôde decidir. Nada o impedia de ter ido ao futebol, mas se tivesse ido então o destino que eu tive conhecimento me teria dito isso mesmo.Destino neste exemplo é conheçer o futuro na hora presente. se conhecemos o futuro conhecemos todas as deciões que você irá optar, mas a liberdade de optar existe! O problema é que eu já sei o que você vai optarNós podemos estar ambos aqui a ter esta discussão interessante em que não posso afirmar que existe algo que me obrigue a escrever determinada palavra, mas no meu "destino" pode estar revelado que eu iria por o próprio destino em causa.Você se julga com livre-arbítrio? acha que pode tomar uma decisão? Com o destino, elas estarão já todas tomadas e você liita-se a seguir o caminho predestinado mas... No momento, você na sua consciência sabe que pode optar.   O preocupante é que desta forma, o destino implica que a nossa consciência esteja pré-programada... ou seja, com Destino próprio hehe.Abraço.

percebo suas questões, mas não vão contra a minha ideia excepto quando diz que alguém conhecer o destino de uma pessoa, impede que essa pessoa tenha livre-arbítrio.

Me parece que não chegaremos a uma concordância com relação a este tema...Mas o que eu quis dizer foi o seguinte: se acreditamos que o meio nos determina, e se acreditamos que Deus determinou o meio em que vivemos, chegamos à conclusão de que Deus, indiretamente, também nos determina.

Você se julga com livre-arbítrio? acha que pode tomar uma decisão? Com o destino, elas estarão já todas tomadas e você liita-se a seguir o caminho predestinado mas... No momento, você na sua consciência sabe que pode optar.

Não, eu não julgo possuir o livre-arbítrio em pleno, e também creio ser muito pouco provável a existência de Deus ou qualquer outra coisa "transcedental".Abraços. sml99.gif

Z
    Membro

porque não sente ter o completo livre-arbítrio? Eu acho que o tenho mas não existe nenhuma decisão que não tenha influências para orientar a decisão. Não há uma decisão com consciência imparcial, até porque se houvesse não conseguiríamos decidir.    Talvez ambos estejamos a encarar a diferença entre livre-arbítrio e liberdade DA decisão de forma diferente.    Tudo bem, você não acredita em Deus, não irá pa nenhum inferno por isso julgo eu :P     Mas o modo como eu tento argumentar a sua existência parte do problema conceitual.    Vejamos outra questão, Você acha que o Universo é infinito ou limitado?    Existem pessoas que acreditam que é infinito e outras que acreditam ser ilimitado...    Num ponto de vista do conceito, Universo é tudo o que está dentro e fora do nosso planeta, o que deverá significar tudo o que existe.  Se o universo fosse limitado, acabaria com o quê? Estará o universo envolto numa espécie de casulo? Admitidno que sim, esse casulo tem espessura infinita? Não? O que há para além do casulo, nada? espaço vazio?  Agora.. será que o próprio casulo e/ou os espaços vazios para além dos astros não fazem parte do Universo enquanto sendo tudo quanto existe?  Como vê trata-se de um problema de atribuição de significado à palavra Universo. Continuaram sempre muitas pessoas a tentar definir Universo como Finito, mas o conceito da palavra diz-me que não :S.     A palavra Deus é o mesmo problema.Nunca obrigarei ninguém a aceitar a minha definição de Deus, mas uso-a para refutar as crenças ou descrenças baseadas em definições diferentes.Cumps.

Olá Z,Segundo o Dicionário Michaelis, livre arbítrio é "a  faculdade do homem de determinar-se a si mesmo". E eu acredito que, em mudando-se as circunstâncias da formação de nosso caráter, seríamos indivíduos completamente diferentes, de modo que nossas decisões são pura e simplesmente consequência de nossa história de vida.Quanto à questão do Universo, creio que, justamente pela definição da palavra, impõe-se que seja infinito, o que me parece mais um fator dificultante da crença em Deus.(No tópico Deus existe? Então me Prove ! eu também comentei algo a respeito...)Abraços.

jgsa
    Membro

Como é possível alguém saber o que irá acontecer e mesmo assim eu poder escolher?????????Se esse alguém sabe qual será minha escolha, que liberdade eu tenho???Abraço

Z
    Membro

UnVolt, com o Universo sendo infinito, para mim só corrobora a ideia de Deus segundo o panenteísmo. Deus não é nem numa pode ser um ser pessoal que cuida de suas criações, ele é o espírito que as une a todas, se o Universo é infinito, Deus é infinito, sendo o universo “material” e Deus “espiritual”.jgsa, imagine que voçe vai num a um bar comigo. Eu aponto no papel o que acho que você vai escolher para beber. Você não sabe o que escrevi e pede sua Cintra, o facto de estar escrito no papel Cintra impediu que você escolhesse? você poderia ter escolhido um martini, ninguém obrigou você a escolher Cintra, só que eu simplesmente já sabia que você ia escolher cintra.Nós temos poder de decidir, agora a questão é: Será que temos nossa consciência viciada?

UnVolt, com o Universo sendo infinito, para mim só corrobora a ideia de Deus segundo o panenteísmo. Deus não é nem numa pode ser um ser pessoal que cuida de suas criações, ele é o espírito que as une a todas, se o Universo é infinito, Deus é infinito, sendo o universo "material" e Deus "espiritual".

Olá Z...Cara, eu penso que se o Universo é infinito, há uma grande probabilidade de que ele também seja eterno. E, não existindo a "Criação", Deus não é o "Criador", de modo que não lhe sobram muitas funções mais, concorda?Abraços.

Z
    Membro

Bom aspecto. Mas isso é mais uma incoerência das bíblias que invocam a criação.O que você diz eu posso dizer bem pior. Antes da criação, que estava Deus fazendo? vendo FUTEBOL? LOL ;DTenho consciencia dessas questões, mas para mim Deus é eterno. A minha posição é do prisma científico, porque se for do ponto de vista filosófico, Deus pode só ter começado a existir desde o momento em que o Homem virou racional.Mas eu não penso que Deus seja uma criação do Homem, eu penso que Deus é uma descoberta interior do Homem! ;)

eleito
    Membro

[flash=200,200][/flash] O HOMEN NO SEU ESTADO DE INOÇENCIA(O ESTADO DE ADAO E EVA)TINHA O LIVRE ARBITRIO, MAS DEPOS DA SUA QUEDA O HOMEN PERDEU ESSA CAPACIDADE DE ESCOLHER O BEM AGORA SO ESCOLHE O MAL,EU FALO NA QUESTÃO DA SALVAÇÃOA BIBLIA DIZ QUE ¨NAO A QUEM BUSQUE A DEUS NAO A UM SI QUER¨

[html]

tbento

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #40 em: Dezembro 14, 2007, 09:10:26 »

Na Bíblia a única citação de predestinação está relacionada à salvação do individuo humano. A relação Libre-Arbitrio X Predestinação na visão Biblica (Deus) em relação ao homem é como aquela frase do Morfeu em Matrix: "Uma coisa é saber o caminho, outra coisa é trilhar o caminho", lógico que dentro da onisciência divina.

[/html]

[html]

Hakkera

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #41 em: Fevereiro 11, 2008, 01:09:06 »

Diferentemente de determinados indivíduos, não acredito em nada que não tenho evidência da existência, e costumo analisar os elementos candidatos a evidências com circunspeção. Ou seja, não acredito em nada sobrenatural.  Penso nos seres humanos como máquinas de analisar informações e tomar decisões. Em última instância, acredito que todas decisões que pensamos tomar com autonomia, tudo aquilo que somos e pensamos é mera consequência das informações externas às quais fomos expostos. Essa exposição se dá ao acaso, não escolhemos nossos livros, nossas religiões ou nossos sentimentos. Tampouco nossos pais, irmãos ou amigos. Em vez disso, por mero acaso, encontramos informações que , após analisadas, "criam" uma vontade de procurar tal livro, ou então, informações que, após analisadas,  mudem nosso "percurso" ao ponto de esbarramos em informações que "criarão" a vontade de ler o livro.  Penso que todos nós temos uma árvore de probabilidades extremamente complexa. Se tivéssemos como equacionar tudo conseguiríamos achar a probabilidade de nos tornarmos qualquer coisa, com qualquer nível de detalhes. Dessa forma, temos apenas uma ilusão do livre-arbítrio.   Criatividade? Eu chamo de sorte.

[/html]

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Liberdade ainda que tardia!

Ver Perfil

« Responder #42 em: Fevereiro 11, 2008, 11:14:52 »

não acredito em nada sobrenatural

Mas todos são obrigados a acreditar no sobrenatural. Será que não?Atualmente a humanidade tem três explicações diferentes para a origem do Universo e, por conseguinte à sua origem:1ª – Foi criado por uma inteligência sobrenatural.2ª – Surgiu do Nada.3ª – Sempre existiu.Qual das três é menos sobrenatural?  Cheesy

Somos os que fazemos, mas somos sobretudo, o que fazemos para mudar o que somos.     (Eduardo Galeano)

[/html]

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Liberdade ainda que tardia!

Ver Perfil

« Responder #43 em: Fevereiro 12, 2008, 12:21:29 »

Penso nos seres humanos como máquinas de analisar informações e tomar decisões. Em última instância, acredito que todas decisões que pensamos tomar com autonomia, tudo aquilo que somos e pensamos é mera consequência das informações externas às quais fomos expostos. Essa exposição se dá ao acaso, não escolhemos nossos livros, nossas religiões ou nossos sentimentos. Tampouco nossos pais, irmãos ou amigos. Em vez disso, por mero acaso, encontramos informações que , após analisadas, "criam" uma vontade de procurar tal livro, ou então, informações que, após analisadas,  mudem nosso "percurso" ao ponto de esbarramos em informações que "criarão" a vontade de ler o livro.

Partindo desse pressuposto, dois irmãos criados juntos  no  mesmo ambiente, sob a mesma educação, freqüentando as mesmas salas de aula, lendo os mesmos livros, indo aos mesmos lugares, teriam gostos, opiniões e comportamentos absolutamente iguais. Em sua opinião não há personalidades e sim estereótipos. É isto?

« Última modificação: Fevereiro 12, 2008, 12:28:33 por Brasil »

Somos os que fazemos, mas somos sobretudo, o que fazemos para mudar o que somos.     (Eduardo Galeano)

[/html]

[html]

Hakkera

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #44 em: Fevereiro 12, 2008, 10:43:40 »

não acredito em nada sobrenatural

Mas todos são obrigados a acreditar no sobrenatural. Será que não?Atualmente a humanidade tem três explicações diferentes para a origem do Universo e, por conseguinte à sua origem:1ª – Foi criado por uma inteligência sobrenatural.2ª – Surgiu do Nada.3ª – Sempre existiu.Qual das três é menos sobrenatural?  Cheesy

Parto do pressuposto que o mundo é conhecível, e tudo pode ser explicado cientificamente.

[/html]

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.