Livre-Arbítrio X Predestinação

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Livre-Arbítrio X Predestinação

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 247 do total)
  • Autor

[html]

Hakkera

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #45 em: Fevereiro 12, 2008, 10:51:10 »

Partindo desse pressuposto, dois irmãos criados juntos  no  mesmo ambiente, sob a mesma educação, freqüentando as mesmas salas de aula, lendo os mesmos livros, indo aos mesmos lugares, teriam gostos, opiniões e comportamentos absolutamente iguais. Em sua opinião não há personalidades e sim estereótipos. É isto?

Primeiramente, eles devem possuir exatamente a mesma "dotação inicial", ou seja, devem ser geneticamente idênticos. Se você quiser que eles pensem da mesma forma, é preciso que eles recebam exatamente os mesmo estímulos. Eu afirmo que com as mesmas informações e a mesma genética, eles serão consistentes e sempre tomarão a mesma decisão.

[/html]

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Liberdade ainda que tardia!

Ver Perfil

« Responder #46 em: Fevereiro 13, 2008, 12:12:02 »

Eu afirmo que com as mesmas informações e a mesma genética, eles serão consistentes e sempre tomarão a mesma decisão.

Concordo com parte do que vc disse em sua primeira msg sobre o assunto, realmente o meio em que vivemos e as informações percebidas determinam muitas coisas no indivíduo, mas rigorosamente não há como duas pessoas serem exatamente iguais em suas decisões e comportamentos. Primeiramente pessoas geneticamente iguais são casos raríssimos de gêmeos univitelinos. E mesmo estes acabam tendo percepções diferentes de seu meio desde o ventre materno, o que acaba determinado diferenças irreversíveis de percepção.Veja isto:"(...)essa idéia de identidade total de um clone não se aplica a um ser humano. Basta ver os resultados de um "experimento" natural de clonagem, que são os gêmeos univitelinos. Seus genomas são idênticos, pois se originam do mesmo par espermatozóide/óvulo dos seus pais. Portanto, eles deveriam ser duas cópias iguais da mesma pessoa. Será que por causa disso poderíamos considerá-los como sendo a mesma pessoa? Tem gente que acha que sim. É uma noção intrigante, sem dúvida, mas que não corresponde à realidade. Ainda dentro do útero, a estrutura e as funções dos organismos dos dois gêmeos univitelinos começam a divergir de forma irreversível, de tal modo que, quando eles nascem, e mais ainda, quando crescem até a vida adulta, tornam-se duas pessoas distintas, cada uma com sua personalidade, trajetória de vida e memórias. Eles podem até ser praticamente idênticos em termos de aparência, anatomia externa e interna, etc., mas seus cérebros, que abrigam a base da individualidade, que são a consciência e a memória, já se tornaram bem diferentes, e nesse sentido continuarão a evoluir pelo resto de suas vidas. E porque ocorre isso? O cérebro é o maior fator de diferenciação dos gêmeos univitelinos pois ele se desenvolve de formas distintas, dependendo de sua interação com as situações, circunstâncias e estímulos ambientais ao longo da vida. É impossível replicar exatamente o mesmo curso de eventos, as mesmas experiências e as mesmas situações ambientais para ambos os gêmeos. Além disso, os neurônios (células do sistema nervoso) seguem padrões parcialmente aleatórios de formação de conexões durante o desenvolvimento embrionário e fetal, de modo que simplesmente não existe nenhum cérebro que seja igual a outro quando do nascimento, até mesmo em gêmeos univitelinos. Fora isso, ao longo da infância o desenvolvimento do cérebro segue caminhos distintos para dois indivíduos, e o resultado final é que, embora sejam parecidos em muitas coisas, os gêmeos jamais serão idênticos." http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/2872"Clone é um conjunto de células de mesma carga genética. Na verdade, os clones já existem de forma natural. Os gêmeos univitelinos, por exemplo, são uma clonagem da natureza. Nesse caso, só uma célula-ovo vai dar origem a dois seres, genetica¬mente idênticos, mas com impressões digitais diferentes. São idênticos do ponto de vista genotípico, porque têm a mesma carga genética, mas não são iguais quanto à fenotipia. No caso desses gêmeos, os bebezinhos estarão acomodados no útero materno, um à direita e outro à esquerda , porque é óbvio , dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, ao mesmo tempo. Isso, por sí só, já traz influências estereoespaciais diferentes."http://www.usepiracicaba.com.br/Conteudo/Paginas/VisDetalhes.aspx?ch_top=5&ch_use=177Até mais

Somos os que fazemos, mas somos sobretudo, o que fazemos para mudar o que somos.     (Eduardo Galeano)

[/html]

[html]

Hakkera

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #47 em: Fevereiro 13, 2008, 03:30:37 »

E mesmo estes acabam tendo percepções diferentes de seu meio desde o ventre materno, o que acaba determinado diferenças irreversíveis de percepção.

Aí você está partindo de um pressuposto diferente. Está partindo do princípio que eles tem estímulos diferentes. Quando digo os mesmo estímulos eu quero dizer exatamente a mesma força de (6,47212 + 0,2*Pi) Newtons aplicadas exatamente no mesmo ponto do tórax durante uma brincadeira, também estou levando em consideração os mesmo diálogos com a mesma entonação durante o mesmo tempo.Se você quiser dois humanos exatamente idênticos terá que caprichar bastante nos detalhes.O termo exatamente é de uma precisão desconfortável, mas não vejo motivos para isso ser impossível.

« Última modificação: Fevereiro 13, 2008, 03:33:38 por Hakkera »
    [/html]

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #48 em: Fevereiro 13, 2008, 03:38:37 »

Mas isso é humanamente possível? Pois, como bem disse um dos médicos cujo texto eu coloquei: É impossível dois corpos ocuparem o mesmo espaço ao mesmo tempo.Até

Somos os que fazemos, mas somos sobretudo, o que fazemos para mudar o que somos.     (Eduardo Galeano)

[/html]

[html]

Hakkera

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #49 em: Fevereiro 13, 2008, 08:09:21 »

E por acaso é impossível desenvolver dois ambientes idênticos?

[/html]

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #50 em: Fevereiro 13, 2008, 10:18:16 »

Em laboratório não... Mas parece que não é só esse o problema:“os neurônios (células do sistema nervoso) seguem padrões parcialmente aleatórios de formação de conexões durante o desenvolvimento embrionário e fetal, de modo que simplesmente não existe nenhum cérebro que seja igual a outro quando do nascimento, até mesmo em gêmeos univitelinos.”

« Última modificação: Fevereiro 13, 2008, 10:21:17 por Brasil »

"Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não? " ( Bernard Shaw)

[/html]

[html]

Hakkera

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #51 em: Fevereiro 14, 2008, 08:35:08 »

Em laboratório não... Mas parece que não é só esse o problema:“os neurônios (células do sistema nervoso) seguem padrões parcialmente aleatórios de formação de conexões durante o desenvolvimento embrionário e fetal, de modo que simplesmente não existe nenhum cérebro que seja igual a outro quando do nascimento, até mesmo em gêmeos univitelinos.”

Por que não seria possível reproduzir o mesmo ambiente em laboratório?Sobre o dado que botou, qual é a fonte?

[/html]

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #52 em: Fevereiro 14, 2008, 12:07:26 »

Por que não seria possível reproduzir o mesmo ambiente em laboratório?

Vc havia me perguntado: “E por acaso é impossível desenvolver dois ambientes idênticos?”E eu respondi: Em laboratório nãoA fonte da informação que eu coloquei é a seguinte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/2872

"Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não? " ( Bernard Shaw)

[/html]

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #53 em: Fevereiro 14, 2008, 01:43:49 »

A opinião da Dra Shirley é também corroborada pela opinião do Dr Drauzio Varella:"Cada indivíduo é um experimento único da natureza porque resulta da interação entre uma arquitetura de circuitos neuronais geneticamente herdada e a experiência de vida. Ainda que existam irmãos geneticamente iguais, jamais poderemos evitar as diferenças dos estímulos que moldarão a estrutura microscópica de seus sistemas nervosos. Da mesma forma, mesmo que o oposto fosse possível - garantirmos estímulos ambientais idênticos para dois recém-nascidos diferentes - nunca obteríamos duas pessoas iguais por causa das diferenças na constituição de sua circuitaria de neurônios. Por isso, é impossível existirem dois habitantes na Terra com a mesma forma de agir e de pensar."Drauzio Varellahttp://drauziovarella.ig.com.br/artigos/homossexualidade.asp

[/html]

[html]
    Italo*/Aeon Newbie

Deslogado

A Colher não existe.

Re: Livre-Arbítrio X Predestinação

« Responder #54 em: Abril 11, 2008, 06:22:34 »

Lógicamente se ouver um Deus que sabe tudo (onisciente) o livre-arbítrio não existe, pois tudo agira já determinado, pelo pensamento de Deus.

E se Deus sabe tudo, então ele sabe os seus próprios atos?

????????? ?????

“?? ??????? ??? ???????”
    (A colher não existe)

[/html]

[html]

Lord Thoth

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #55 em: Abril 15, 2008, 10:38:36 »

Grin BOM EU EXO QUE A MORTE É UMA MUDANÇA DE ESPIRITO PARA OUTRO CORPO , NA MINHA OPINIÃO APENAS A MATERIA ACABA APODRECE SE DETERIORIZA, ENQUANTO QUE A ALMA SAI EM BUSCA DE UM CORPO E CONTINUA UM VIDA NORMAL MUITOS AXAM ISSO COMO UM ENCOSTO MAS É A LEI DA VIDA MESMO. Cheesy

[/html]

cdp2x
    Membro

A única predestinação que existe é a morte.O livre-arbitrio é só um consolo para o fim inexorável.

Para voces tirarem suas duvidas sobre a existencia da predestinação ou livre arbitro é so observarem o mundo ao seu redor! Eu areditava que cada pessoa tinha um plano traçado porque era evangelico, mas observando muitos fatos descartei quase totalmente a predestinação ( porque a unica coisa que estamos predestinados sem duvida é a morte que é um  processo natural). É muito simples: A vida é um jogo de dados! O que determina nossa aparencia fisica é o nosso fenotipo, já nosso tipo sanguineo cor dos olhos etc,nosso genotipo. mas isso vem de uma disputa entre milhões de espermatozoides e de um óvulo mensal. Porque um antílope corre ao perceber um predador? porque ele sabe que essa ação pode mudar seu aparente destino  de ser presa nessa unica investida ( porque poderá haver outras e não escapar, mas com certeza ele correrá novamente) Porque vamos ao medico quando estamos doentes ? Porque não nos atiramos na frente de um onibus? A resposta é simples: porque não queremos morrer cedo! Vi também que o dia da morte de uma pessoa não pode estar escrito. A morte de uma pessoa depende exclusivamente de seu modo de vida , de doenças,de acidentes e até assassinos! Percebi claramente sem sombra de duvida que somos arquitetos do nosso destino, porque nossas escolhas e a escolhas de outros nos afetam. E somos sujeitos á casualidade. Porque existem tantas regras de segurança? porque tomar certas ações preventivas pode te livrar de lesões e até a morte. Logo  podemos mudar constantemente nosso destino, e portanto a unica coisa que somos predestinados é a morte e podemos adiar sua ocorrencia tomando algumas precauções. Livre arbítrio portanto é fato enquanto predestinação podemos apenas supor! podem discordar mas é fato.  

Lekso
    Membro

Porque um antílope corre ao perceber um predador? porque ele sabe que essa ação pode mudar seu aparente destino  de ser presa nessa unica investida

Boa tarde, Sr. LUCIANOBORGES.O simples fato de o antílipe correr ao perceber um predador é prova a favor da predestinação e contra o livre-arbítrio:1 - O antílope tem medo de morrer. Todos os antílopes têm medo de morrer. Todos os leões matam antílopes. Logo, todos os antílopes correm dos leões. Dessarte, não há livre-arbítrio, e sim predestinação.2 - O antílope nasce antílope. Ser leão é melhor que ser antílope. O fato de o antílope ser antíope — e não leão — prova que não existe livre-arbítrio, e sim predestinação.

Vi também que o dia da morte de uma pessoa não pode estar escrito. A morte de uma pessoa depende exclusivamente de seu modo de vida , de doenças,de acidentes e até assassinos!

Pois o fato de a morte da pessoa depender exclusivamente de seu modo de vida já prova que não existe livre-arbítrio, e sim predestinação:1 - Uma pessoa não escolhe se vai nascer homem ou mulher.2 - Também não escolhe a mãe e o pai.3 - Não escolhe, portanto, a educação que terá e os traumas que sofrerá.4 - E, mesmo sem ter escolhido seu sexo, seus pais, sua educação e seus complexos, esses e outros fatores igualmente independentes de sua vontade determinam integralmente seu desenvolvimento psicológico.5 - Daí em diante, todas as supostas escolhas, por serem dependentes do desenvolvimento psicológico, são consequências de coisas absolutamente alheias à suposta vontade.6 - Assim sendo, ninguém escolhe seu modo de vida.7 - Como a morte depende do modo de vida, a morte é, portanto, consequência absoluta das circunstâncias de nascimento.8 - Como as circunstâncias de nascimento não são escolhidas pela pessoa, não existe livre-arbítrio, e sim predestinação.(*Lekso é sofrível conhecedor da doutrina espírita.)

Caro senhor  Lekso, obrigado por responder e pela explicação excelente. Sua visão sobre a predestinação pode estar equivocada em dizer que não há livre arbítrio. O que eu disse sobre supor não quis dizer que predestinação não exista. lembre-se que eu disse " quase " descartei. Morte é predestinação do nascimento mas não significa que no tempo de vivos não podemos ter escolhas. Leões matam antílopes e isso não é premissa de predestinação porque antílopes podem não ser mortos por leões. Vivemos num universo de causa e efeito e voce toma efeito como predestinação de uma causa, tornado o resultado de uma livre escolha como predestinação. Pessoas não escolhem ser homem ou mulher ou pais porque não existem antes disso e o fato de sermos homens ou mulheres dependeu unicamente da casualidade e não de um destino pré escrito. Escolhas de outros nos afetam por isso nossa educação na infancia dependem dessas escolhas, mas não é porque seu pai quer que você estude medicina que voce deixará de fazer engenharia se quiser. As escolhas não dependem unicamente do desenvolvimento psicológco porque determinadas situações exigem escolhas que dependem dos atos de outras pessoas que contradizem sua fomação pscicológica. As pessoas podem ser induzidas a tomar decisões. Eu nasci num lar evangélico e meu desenvolvimento psicológico me dizia que tinha que ser cristão e fui cristão por vinte anos, mas hoje não sou mais evangelico, portanto minha escolha não dependeu do meu desenvolvimento psicológico, mas de perceber alguns fatos ao meu redor. Pessoas que nasceram em lares tradicionais e conservadores  podem ficar casadas por trinta anos e depois se separarem. E como fica a dependencia psicológica nesses casos? tenho conhecimento de que alguns até viraram gays depois de velhos e conviverem  por muitos anos com suas esposas. Existe também o livre arbitrio e pelo fato de mudarmos o destino constantemente pelas nossas escolhas a predestinação tem vida muito curta e não dura.  

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 247 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.