y2001

Respostas no Fórum

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
  • em resposta a: O carácter formativo da filosofia #76177
    y2001
    Membro

Tinha dez anos. Assistia à minha primeira aula de filosofia. O professor procurava explicar-nos o que era a filosofia. Talvez por ingenuidade, imaturidade, ou rebeldia, senti-me estimulado pela possibilidade de poder questionar. O que é a filosofia? O que é filosofar? Filosofar é questionar disse-me o professor. Mas se filosofar é questionar, será que quererei perguntar o que é filosofar? Porquê? Posso parar, e pensar? Posso questionar? Mas se posso questionar, o que quero saber? Por onde começar? Será que quero saber porque estou aqui? De onde venho? Quem sou? Se sou eu, porque sou eu e não sou outro? O que quero? O que me move? Quero ser feliz? Mas o que é ser feliz? Será que necessito saber o que é ser feliz para ser feliz? Será que se souber o que é ser feliz vou estar mais próximo da felicidade? Se souber o que é ser feliz e lá chegar, vou continuar a ser feliz? Mas então querer ser feliz é tomar como um dado que existo e viver, procurando ser feliz. Mas será que posso viver sem saber porque aqui estou? Necessito saber porque aqui estou para viver? Porque quereria saber porque aqui estou? Talvez me ajudasse a perceber o que devo fazer. Mas será que quero saber o que devo fazer? Porquê? Será que devo fazer algo? Se soubesse de onde venho e o que devo fazer teria menos questões a colocar. Seria tudo mais simples. Mas porque gostaria eu que tudo fosse mais simples? Será mais simples mais feliz? Mas se mais simples é mais feliz, porquê questionar? Talvez poder questionar, em si mesmo, me faça mais feliz. Mas o que é ser feliz? Acabou a minha primeira aula de filosofia. Gostei. Não gostei de nenhuma outra aula de filosofia.

Visualizando 1 post (de 1 do total)