Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Violência e Criminalidade › A violencia se forma em casa
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/06/2000 às 15:13 #69815Miguel (admin)Mestre
Se hoje em dia a educação dada pelos pais e parentes fosse mais rigida e sincera não teriamos este grau enorme de violencia. Vê-se que com o decorrer dos tempos e nas atuais mudanças de ensinamento, nossa juventude ficou cada vez mais independente e incoerente, não levam mais as leis Legais e familiares a sério, não se sentem responsabilizados pelos proprios erros e não são forçados a reagirem ao que causam. Com isso tornamos nossa nova geração mais livre e mais libertina, esse erro causa e sempre causará o que temos hoje; violencia e criminalidade. É como diz o ditado ” para cuidar da plantação de outros temos que cuidar primeiro da nossa “. Se nossos filhos não nos respeitam, não respeitarão os outros como devem respeitar, se eles não realizam nossos feitos mais desejaveis naõ realizarão os próprios. Não podendo assim serem bons cidadões.
E isso não é uma questão de dinheiro mais uma questão de respeito.13/06/2000 às 20:01 #71521Miguel (admin)MestreCaro Samuel: Sem dúvida você tocou num ponto essencial à formação dos indivíduos, e conseqüentemente de seus comportamentos: a família. Porém acho que a questão não se restringe a isso. É até chato para um ateu admitir isso, mas para o bem ou para o mal, muitos jovens escampam da violência da criminadade, das drogas e do tráfico graças à assistência das igrejas, que muitas vezes não exploram o povo apenas, mas fazem um trabalho social sério.
A questão familiar é importantíssima, tanto em baderneiros da classe média, que pelo excesso de liberdade e confiança na impunidade que sua classe social garante, se acham no direito, por exemplo, de tacar fogo em um mendigo. Ou o caso de em famílias mais pobres, em que a mãe, não tendo onde deixar o filho, deixa-o na rua, ou separada víuva, casa-se com outro, e o padrasto espanca o menino que acaba se tornando marginal.Porém, será que o Estado também não abandona o cidadão à própria sorte? Será que se houvesse ensino de qualidade para todos, com assistência médica e merenda escolar não se formaria um ambiente mais propício para a formação de cidadãos? Será que o sistema carcerário brasileiro é feito para recuperar os marginais, ou para piorá-los?
14/06/2000 às 20:36 #71522Miguel (admin)MestreO problema maior da nossa sociedade é a virtual troca de valores morais/espirituais por simples e desgraçados valores materiais.Com esse conceito vemos pais que incentivam os seus filhos as drogas e a violência,não suprindo-os de amor ,carinho e respeito.Com esse círculo vicioso formado, os resultados são como por exemplo,o episódio da última segunda-feira aqui no Rio,onde o delinquente, fruto de uma sociedade desestrutura,hipócrita e violenta ,sequestrar um ônibus e ficar com 5 pessoas como reféns e que culminou na morte de uma inocente.O mais ridículo foi que todos os brasileiros, que assistiram aquelas cenas ficaram somente chocados com a morte da refém , e a atitude dos policiais que quando conseguiram pegar o meliante,bateram,pisaram,deram coronhadas,chutaram,como se o criminoso fosse um pedaço de carne morta,sem valor nenhum???.Realmente se eu estivesse no local com toda aquela tensão,faria o mesmo,Mas não Policiais que são os nossos “agentes da lei” e da ordem.Imaginem as crianças que assistiram aquelas tristes cenas,com certeza muitas colocaram em suas “cabeçinhas” que, matar um ser humano é o mesmo que matar um boi, uma vaca , uma galinha….
está tudo errado..precisamos fazer algo
urgente….
21/06/2000 às 1:42 #71523Miguel (admin)MestreUma matéria publicada em uma revista de informática de circulação nacional (*) trazia a frase: “Não podemos culpar o fabricante da arma pelo assassinato” para justificar o uso de um determinado software possivelmente com finalidade de pirataria. A frase a mim é de uma infelicidade dupla pelos dois pontos que a abrangem:
1- Um programa de computador pode ou não ser criado com a finalidade criminosa e quando esta não é clara pode realmente dar ensejo a classificação de “mau uso”.
2- Uma arma é criada com a finalidade criminosa – não importa o lado da lei que esteja aquele que a usa – está clara e não pode dar ensejo de “mau uso”.
A comparação ou seja, a metáfora é no mínimo de uma infelicidade, digamos criminosa pois assume claramente a postura de culpa e desculpa. Uma coisa que parece título de um daqueles filmes italianos de faroeste. “quem matou foi Deus, eu só puxei o gatilho” .
Lógico que ninguém poderá culpar o fabricante de um garfo ou de pedaço de madeira usados em crime, pois afinal não foram criados com a intenção de matar.
Mas o mesmo não acontece com o fabricante de uma arma, pois a mesma foi construída com um único e exclusivo propósito: matar.
Em termos jurídicos existe o chamado “crime doloso” em que diferente do “culposo”, há a clara intenção de matar, existe um planejamento, uma premeditação do crime. É diferente do fabricante de armas? Na fabricação de armas existe o planejamento, a premeditação, não de um crime, mas a maneira mais eficaz de se cometer o crimes perfeitos (isto é, sem nenhum dano ao criminoso). Não há um crime mas a clara intenção de cometer milhares e milhões deles.
Retornando ao mote inicial, podemos sim culpar um fabricante de armas pelos crimes que eles cometem, da mesma forma que um programador que cria um software para roubar. O interessante é que fabricantes de bebidas e cigarros estão sendo condenados, mas nunca se escutou algo como processar um fabricante de armas por um assassinato. A eterna e absoluta hipocrisia.
luiZ carloS cichettO, 15/6/2000
http://www.abarata.hpg.com.br(*) Revista Info, editora Abril, junho 2000, página 44, “A Era Napster”.
04/07/2000 às 19:08 #71524Miguel (admin)MestreACHO QUE A DISCUSSAO SOBRE A VIOLENCIA E A FALTA DE LIMITES DAS NOVAS GERACOES DEVE PASSAR PRIMEIRO POR UMA REFLEXAO DOS PROPRIOS ADULTOS EM RELACAO AO QUE ESPERAM DE SEUS FILHOS. QUEM HOJE E ADULTO NUMA FAIXA ACIMA DOS 40 ANOS DEVE SE LEMBRAR QUE ESSA GERACAO E PARTE DE UMA TRANSICAO IMPORTANTE DE VALORES. ESSA GERACAO FOI A QUE ROMPEU DE FORMA MAIS RADICAL OS MODELOS TRADICIONAIS DE EDUCACAO SE REBELANDO CONTRA UM ESTABLISHMENT QUE APRISIONAVA A CRIATIVIDADE E AS EMOCOES E SO PREPARAVA OS FILHOS PARA SEREM PESSOAS SEM MUITAS POSSIBILIDADES DE USAREM A LIBERDADE, APENAS REPETINDO MODELOS JA PRONTOS.
COM TODOS OS ERROS QUE ESSA GERACAO POSSA TER COMETIDO, PELO MENOS TENTOU BUSCAR UMA SAIDA.
SO QUE AINDA NAO FOI CAPAZ DE ACHAR UM MODELO NOVO ADEQUADO DE EDUCACAO E ENCONTRA-SE MEIO PERDIDA. AGORA, ESTAMOS VIVENDO O REFLUXO DESTE MOVIMENTO. CRIANCAS CRIADAS SEM LIMITES CLAROS (SABIAMOS O QUE NAO QUERIAMOS PARA NOSSOS FILHOS MAS NAO SABIAMOS O QUE QUERIAMOS) TORNARAM-SE ADOLESCENTES E ADULTOS INSEGUROS, QUE METABOLIZAM SUA INSEGURANCA EM AGRESSIVIDADE E FALTA DE PERSPECTIVAS RAZOAVEIS DE FUTURO.31/07/2000 às 10:06 #71525Miguel (admin)MestreOlá para todos; ÁS vezes me sinto uma solitária dando murros em ponta de faca, simplesmente por questionar nosso modo de vida e a rotina tão assassina da criatividade e espontaneidade humana, que obriga as pessoas a correrem desesperadamente atrás da sobrevivência e passarem uns por cima dos outros. Sou uma pessoa que procuro aplicar no dia a dia meus ideais, aprecio muito os preceitos cristãos e dou boas vindas a todos que também sentem o mesmo que eu ou que conheçam outros tipos de filosofia do viver. Gostaria de conhecer pessoas e montar um grupo de reflexão, sobre atitudes , e ética aplicada. Podería ser quinzenal, semanal, mensal. Para pensar e repensar em como construir um mundo melhor. Já fui á igrejas a tempos atrás, mas percebi que muitas das pessoas ficam mais presas a dogmas insensatos que na reflexão do propósito e da prática religiosa. Existirão pessoas ainda indignadas com algo? Existirão pessoas ainda sonhadoras e realizadoras? Se sim, e talvez eu esteja no lugar certo, me escrevam. Se esse grupo se tornar realidade, nossa, vou ficar muito feliz. Se vocês conhecem alguém que tenha manifestado desejo semelhante, por favor, peçam pra entrar em contato comigo. Tenho um site, se quiserem saber um pouco mais a meu respeito. Me escrevam! Um abraço
thelma06/08/2000 às 14:06 #71526Miguel (admin)MestreBom dia a todos.
Gostaria de parabenizá-los pela tentativa de “descascar um abacaxi” desse tamanho.
Eu gostaria de frisar que toda e qualquer manifestação de violência e desrespeito nasce, em regra, muito antes do acontecimento do fato, e não de uma vez, é um processo paulatino que acontece no ser humnano, da mesma forma ocorre com as manifestações de boa vontade.
O importante seria tentarmos localizar em nossa cultura mecanismos que nos levem a educar a nossa vontade no sentido de fazer o bem e abandonar de uma vez a hipocrisia.
Hoje vivemos numa sociedade por demais complexa, o que dificulta esse aprendizado, uma vez que ao mesmo tempo que tentamos e buscamos uma vida guiada por ideais mais do que dignos e morais nos deparamos com absurdos de toda ordem o que nos faz quase sempre recuar. A sociedade aceita, quase que passiva, as investidas (podemos chamar, imorais) feitas pelo mundo materialista.
Eu acredito que da mesma forma que o alcool ou o cigarro a hipocrisia deve ser vencida dia-a-dia, se cada dia conseguirmos vencer o nosso lado hipócrita, já estaremos vencendo uma grande batalha, porém necessário se faz estabelecer o que é, de fato, viver com ideais e dignamente.
Acredito que a causa dos problemas é o afastamento de Deus, pra mim o Deus dos cristãos.
Ficaria talvez sem resposta a questão que perguntasse como se viver dignamente sem ter um padrão METAFÍSICO no qual nos espelharmos, uma vez que a soma de todos os humanos não resultaria em um Deus? Como agir bem sem ter aonde se apoiar?
O apoio no simples respeito humano, baseado numa ciência humana talvez não fosse suficiente, e tem se mostrado dessa forma, na medida em que a humanidade tenta de uma forma ou outra fugir de um Deus, porém somente encontra abrigo quando aceita esse Deus, acredito que a experiência tem mostrado claramente as mudanças, como já disse o nosso amigo ateu que opinou logo acima.
Bem, obrigado pela atenção.
Obs. Thelma, podemos sim formar um bom grupo de estudos, me escreva, e todos que quiserem também.
Tchau.11/11/2000 às 6:52 #71527Miguel (admin)MestreA famíla é essencial p/ a formação do indíviduo. é a estrutura ou a falta dela que moldará os valores e posturas do ser perante a sociedade. E o que vemos hoje é uma completa falta de noções de civilidade, direitos e deveres. Vemos a corrupção e pior ainda, a impunidade diante das maiores barbaridades.Assim, torna-se difícil a possibilidade de haver uma sociedade livre da violência.
02/01/2001 às 21:38 #71528Miguel (admin)MestreA violência só se forma em casa para quem tem uma
uma casa. Violência é anunciar em todos os meios de comunicação que a impunidade existe para qualquer crime, e que é perda de tempo lutar por uma sociedade mais justa. É fazer as pessoas acreditarem que a melhor maneira de viver é se arranjar de algum “jeitinho” junto à corrupção. Como em ” Orfeu “, o traficante é afilhado do policial. Depois de sua morte
” violenta ” outro traficante viria. E o verdadeiro traficante( provavelmente um político ou um empresário ) encontra-se comemorando os lucros das últimas toneladas de pó, e que podem acabar sendo vendidas na favela ( ou varejo ?) para o filho do seu amigo, que pode matar seu pai para conseguir o dinheiro para comprar…
Violência é endividar um país e enfiar o dinheiro destes empréstimos no bolso. E fazer gerações trabalharem em um regime de semi-escravidão chamado de capitalismo (para quem está no hemisfério sul) e dar a entender que um povo é endividado para justificar as péssimas condições de vida em que se encontram e que geram a violência e a criminalidade !!!
No caso de o “adolescente violento” não encontrar-se nas classes menos favorecidas,
podemos tomar como causas, aí sim, a falta de ocupação, educação familiar e a impunidade.
Mas como disse Jesus, ” o que se pode esperar da planta que brota de impura semente ? ”05/01/2001 às 23:13 #71529Miguel (admin)MestreOlá, Colegas!!!
Eu li todos os pontos de vista e creio que vcs não estão analizando uma coisa importanta!!!
Se a familia é o fator determinante para uma pessoa ser violenta ou não, se depende da estruturação familiar. Então como se explica pessoas provenientes de familias com uma boa extruturalização, serem em demasia violentas ou o contrário, pessoas vindas de meois sem estrutura familiar nenhuma, todavia são pessoas sociavéis.
Como explicar essa relação?!?!? e o que disser acerca do ambito financeiro, será que só existe violência entre os pobres…, sera que só existe violência entre os capitalistas??? Fica essas perguntas para serem respondidas.Ate a Proxima!!!
P.S. A violência é violência, desde antes de se ter o conceito de familia!!!
Desde que houve o primeiro homem com ganância e Inveja, Existe a Violência.
O que acho, talvés achem um pouco pessimista mas, o homem sempre foi violênto e sempre sera!!!Abraços – CyberAngel
05/01/2001 às 23:47 #71530Miguel (admin)MestreOlá a todos
Quanto a relação violência/família, não vi ninguém explica-la suficientemente na presente discussão.
Quanto ao que falou cyberangel é importante notar que não se trata de que todas as pessoas com família de tal modo irão se tornar necessariamente violentas. Apenas se indica que existe uma relação entre meio familiar e violência, como demonstra uma simples olhada nas estatísticas.28/05/2001 às 17:53 #71531Miguel (admin)MestreNao sei se esta vai ser lida, mas vamos la!
Qto ao aspecto de a violencia estar ou nao aumentando, devemos levar em consideraçao que as relaçoes humanas, do modo como as conhecemos e a nos foram passaram pelos nossos pais estao falidas! Ao ir dormir, qdo pequeno, pedia a bençao aos meus pais. Ao sentarmo-nos para comer, nao o faziamos sem antes meu pai sentar a a mesa.
Agora me digam, nesse corre-corre que e a nossa vida atual, com setecentos e quarenta e sete compromissos ao mesmo tempo, tendo que estudar, trabalhar e ainda cuidar para sermos autenticos e possuir personalidade, aonde arranjar tempo para fortalecer nossas relaçoes pessoais? Aonde cuidar dos nossos para que fiquem preparados para o mundo? Jogamos esta responsabilidade para as escolas, sem lembrarmo-nos que os professores tambem sao da nossa esfera de realidade, portanto, tbem estao em meio a a essa confusao de fim de sociedade. Sim , acredito que a sociedade pos-moderna esta morta, e como e normal, ainda nao temos nenhum outro modelo para colocar no lugar, temos que cria-lo, e seu resultado so sera conhecido qdo esta era de transiçao, portanto, de crise, chegar a termo. DAQUI UNS 30 OU 40 ANOS. No mais, concordo com cyberangel no tocante a a parcela de animal que nunca iremos expurgar. A violencia foi a ferramenta usada pelo homem na sua evoluçao, e temos que aceitar que e a nossa parte mais autentica. sad but true.29/05/2001 às 0:48 #71532vinnyMembroDesde o início da humanidade, da história que conhecemos, sempre houve violência, indissociável do ser humano, dos animais e até de plantas ( a sombra feita por uma árvore de copa larga mata às pretensas pequenas que se entortam para conseguir a luz solar) bom, será que a violência é coisa ruim? Ou será que nossa moralidade é que é errada, contrária ao nosso modo de ser, nos aprisiona e assim provaca seu rompimento cada vez mais cedo… A violência nasce do útero, quando vem a termo o rebento, sofre esse o primeiro ato violento, e assim se defende, e a natureza é sábia, porém lá vem o homem com sua moral, sociabilizando o pequenino, conflitando sua defesa natural com o que a moral determina, pronto, nasce mais um neurótico moderno, e um homicida de inopino…
28/07/2001 às 20:48 #71533Miguel (admin)MestreBoa tarde a todos, na minha humilde opínião o que está acontecendo é o fato de que os pais querem os filhos de um determinado modo, mas suas atitudes educam os filhos de outra forma. Ou seja os pais tem uma atitude totalmente voltada para suas satisfações pessoais e mundanas, onde vale tudo desde enganar outras pessoas até admitir qualquer forma de violência contra outros, visando seu bem estar. Cada um de nós tem sua parcela de contribuição nesta situação. E que um mundo melhor passa pela melhoria individual do ponto de vista espiritual de cada um de nós. Vamos assumir nossa parcela de trabalho por um mundo melhor. Todos temos capacidade de tornamos um ser humano melhor. Boa sorte.
30/08/2001 às 22:39 #71534Miguel (admin)Mestresaudaçoes,
creio que quando falamos de violencia, a culpa dos pais é no maximo de 50%, pois de acordo com pesquisas recentes, pessoas com exesso de confiança, com um ego “inflado”, com uma auto-rstima alta, tendem a ser mais agressivos. isso nos leva a conclusao que quando alguma pessoa de perfil compativel com o acima escrito, tendem a “explodir” quando tem sua posiçao de suposta superioridade ameaçada, resultando em danos para a sociedade. “mas e aqueles garotos de rua e certos maus-elementos que vivem na miséria? sao eles quem mais cometem delitos graves, certo? que tipo de auto-estima alguém que vive embaixo da ponte pode ter?” muito simples, quando estes cometem um delito, (geralmente em grupo) estes ganham um certo poder de liderança ou status na “gangue”(ou matilha, se preferirem) pois se tem capacidade de “detonar” alguém que se recuse a dar a carteira, eles tem “status”, e isso causa todo um movimento contra a sociedade, etc… outros exemplos com os quais estamos mais familiarizados; nas escolas primarias americanas, existe um jogo em que as crianças tem que dizer em que sao boas, quais suas melhores qualidades e que n tem defeitos…hoje, com os egos maiores que a cabeça, no primeiro momento em que sao recusados por um grupo ou perdem status, pegam as armas dos pais e fuzilam todo mundo…
voltando ao topico principal, digo que a violencia e a miséria sao menos interligadas do que pensamos.grato pela atençao.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.