Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Violência e Criminalidade › A violencia se forma em casa
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
21/07/2002 às 2:18 #71550Miguel (admin)Mestre
Caro Morus: Vc me pergunta sobre as causas sociais..quais? Vc não as conhece? Eu te digo:desemprego, subemprego, exclusão social em geral que levam ao desespero e a explosão de violência. Veja que me refiro sempre a “explosão da violência” e nunca simplesmente a violência que é inerente ao ser humano em seus diversos graus, seja da ironia a vingança. Qualquer sociedade que venceu as explosões/exacerbações da violência fez, sempre, profundas mudanças sociais, sejam revoluções ,sejam reformas radicais. Essas revoluções ou reformas podem até começar com movimentos massivos, etc, mas nunca sem conteúdo como essas ( desculpe) ridículas campanhas pela paz, não as drogas, proibição de armas de fogo, etc. Porque não movimentos contra o pagamento da dívida externa que drena recursos vitais do terceiro mundo, movimentos anti-globalização? ..enfim…esses movimentos, no fundo poderão combater a violêcia e são, sim, sempre radicais. As pessoas detestam a palavra radical que no fundo quer dizer que se atacam as raízes , que se vai ao fundo das questões e não se permanece na superficialidade. Para combater a explosão da violência, a banalização do crime, só profundas reformas no status quo. Abraços
21/07/2002 às 20:02 #71551Miguel (admin)MestreSlogans políticos sempre podem deformar a realidade ou as mentes, que em vez de interpretar a realidade preferem transformar a realidade nos slogans mais convenientes.
Temos vários casos de ricos que mandam matar outros ricos. Temos casos de ricos que roubam, coagem e enganam vítimas indefesas ou incautas.
Enfim, não há uma única evidência de que a condição social fabrique o canalha. Mas em compensação tal baboseira faz com que aqueles que, mesmo já enriquecidos ou bem remediados, se locupletam expropriando populações sob ameaça de tropas armadas (impostos) se utilizem deste estapafúrdio sofisma para exigirem que a organização exploradora de povos (governo) avance ainda mais nos bolsos da população produtiva a pretexto de atender as demandas dos pobres. Não é dificil perceber que a pobreza é o capital dos oportunistas.
O juiz Nicolau estudou bastante, tinha um padrão de renda, concedida pelo Estado e provaveis investimentos, muito acima do necessário para se viver bem, mas mesmo assim é acusado de fraude e roubo. Os bicheiros também possuem fortunas já cristalizadas que os dispensaria de praticar crimes. Altos funcionários públicos, também com gordíssimos salários, expropriados da população produtiva, também dedicam-se a fraudes e recebimento de propinas. O dono de uma rede de lojas, Brochão das tintas, também foi condenado por mandar matar o seu concorrente Rei das Tintas. O médico Osmani Ramos, Doca Street e muitos outros super estudados e, se não ricos, pelo menos muito bem remediados, praticaram variados crimes e violências.
Em compensação, muitos extremamente pobres se mostram infinitamente mais dignos do que aqueles que tentam justificar os crimes pela pobreza, pois que mesmo pobres levantam-se de madrugada para trabalhar honestamente e auferir rendimentos que mal dão para sobreviver. Mesmo assim este fantásticos campeões da dignidade humana, na sua penúria material, não se rendem aos discursos de bem nascidos filhinhos de papai que afirmam que a pobreza é a causa do crime, como que desumanizando o homem racional interpretando-o como um animal que determina seus atos em prol de benefícios materiais.
Pobres filhinhos de papais ricos, que receosos de jamais se igualarem a seus pais, preconizam a escravidão de todos a elites burocráticas enriquecidas por comandarem tropas armadas a coagir os que produzem a sustenta-los a tripa forra.
Pobres parasitas ricos que não acreditam conseguirem viver através da remuneração espontanea, por terem de si um conceito menor, que os obriga a defeder a escravidão como meio de vida, se não escravizando, pelo menos consolado por saber que o mundo divide-se em escravos e senhores que comandam tropas armadas, não cabendo nenhum mérito aos ricos senhores e tão pouco deméritos aos escravos por eles COAGIDOS IGUALMENTE21/07/2002 às 21:15 #71552Miguel (admin)MestreOk CM, Mas vc propõe o que? A violência( descontrolada) então não tem jeito? Tanto faz ricos , quanto pobres, todos podem agir violentamente. Mas vc esquece, que para que Lalaus se mantenham impunes por anos, há que existir por trás uma sociedade iletrada e desorganizada. Os slogans políticos só deformam as mentes? é mesmo? Mas como criar uma sociedade que se contraponha, eficientemente ao crime organizado, a violência descontrolada? Todos respondem…como educação…claro..mas eu pergunto..como se consegue os recursos para se investir em educação( que significa , também ensino fundamental com alimentação para a maioria da população carente)? Conseguem-se estes recursos taxando-se os muito ricos, e para que isso ocorra há que existir uma mobilização político/ideológica. Mas pessoas como vcs , apenas contestam , mas nada propoõem, pois detestam, por alienação e/ou conservardorismo barato, o que vcs chamam da “slogans políticos”. É uma lástima, mas um raciocínio comum que conservadores e racionários , sempre desprezem a questão social quando se fala de violência sem controle.
28/07/2002 às 3:47 #71553Miguel (admin)MestreCaro Fernando,
– Movimento contra o pagamento da dívida externa?
– Movimento anti-globalização?
– O que é isso, companheiro?
Por aí, não dá!Um abraço.
01/08/2002 às 10:57 #71554Miguel (admin)MestreMorus , responde ao Fernando, dizendo..” por aí não dá”. Ora…então…por onde ” dá” ? Eu também entendo que sem ações sociais profundas, que incluem transformações entre as grandes diferenças de renda existentes( entre outras ações radicais e profundas), são fundamentais para se controlar a violência. De outra forma, ficaremos em apelos piegas, moralismos baratos, sem qualquer saída efetiva. Mais uma vez concordo com Fernando: a violência é inerente ao ser humano, mas pode ser controlada por mecanismos sociais. No passado foram as religiões, hoje ha´que ser um estado que promovendo o bem estar social, mantenha a violência sobre controle.
05/11/2002 às 20:35 #71555Miguel (admin)MestreCaros amigos, o debate sobre a violência me faz lembrar o tão respeitado livro de René Girard sobre a violência de nome: A VIOLÊNCIA E O SAGRADO. Talvez não nos demos conta, mas as sociedades primitivas procuraram resolver o problema da violência coletiva recíproca através da sacralização da violência. Uma vez sacralizada, era possível responder por vias rituais – diga-se, “vítima expiatória ou bode expiatório – às constantes desavenças entre clãs, tribos e famílias. Os rituais de conciliação serviam de tribunal penal para solucionar o problema da violência e evitar a destruição das comunidades. Infelizmente com o surgimento do ESTADO no formato maquiavélico, hobbiano e rousseauriano, o lado sagrado da violência foi banalizado, e acabamos por perder a válvula de escape de nossas agressões. Sem termos a quem recorrer, geramos violência dos mais diferenciados tipos sobre o primeiro que encontramos, o vizinho, o pai, a mãe, o irmão ou irmã, o país vizinho, a cidade vizinha, ou até sobre nós mesmo. É fundamental decifrarmos os novos códigos da violência para a partir daí buscarmos soluções mais duradouras do que somente paliativos. Um dos trabalhos que temos feito é a criação das Comunidades de Investigação Filosófica acerca do HOMO VIOLENS. Caso queiram maiores informações, escrevam-me.
Muito obrigado,
Itamar Paulio ([email protected])
03/05/2004 às 14:08 #71556Miguel (admin)MestreA violêcia de hoje em dia esta relacionada com a etica .
04/07/2004 às 2:43 #71557Miguel (admin)Mestrea violencia se forma em uma casa chamada mundo, chamada sociedade..é claro que em certa parte a violencia depende da educaçao dada ao filho..porém a aprtir do momento que pra viver precisamos do relacionamento com outras pessoas, ou seja, diferentes educaçoes, podemos nos influenciar..outra razão é que se voce tem apenas uma tv em casa voce está ajudando a violencia aumentar..em um simples botão de liga e desliga se consiste toda uma manipulaçao de mentes..sendo que a tv só mostra a violencia..e ainda podemos citar outra razao..como podemos querer um mundo sem violencia se o nosso próprio governo nos rouba e ninguem faz nada, ninguem luta pelos direitos?? o nosso governo poderia ser o maior introdutor da violencia..e eles ainda dizem que estão tentando melhorar a situaçao da violencia..nesse caso eles teriam que estar fazendo um tratamento forte com eles mesmos..o que posso resumir sobre essa questão?? O MUNDO CONSPIRA PARA A VIOLENCIA!!
05/07/2004 às 1:31 #71558Miguel (admin)MestreO MUNDO CONSPIRA PARA A VIOLENCIA!!– Lú manowar
errado, errado, erradonós falamos muitas vezes como se não merecessemos esse mundo, pretensos super-homens…será q um mundo sem essa violência seria o mundo adequado à gente…será q essa violência não teria sua utilidade? em tornar o homem merecedor de um mundo sem ela? quando nós tentarmos adentrar em sua origem, nós, veremos o quanto ainda temos q mergulhar em pensamentos sombrios para achar um caminho…quer minha opinião?!o violento é apenas uma alma sincera, q deixa transparecer o q realmente é…e os críticos incompreensivos somos somente nós q não as praticamos em ações pq somos, ou covardes, ou pq não tivemos chance, pq em pensamento não superamos ainda tudo isso, somos pequenos mesmo…o negócio é buscar o além disso tudo…é não ter a violência em nós, nem como reflexo, pq grande só é aquele q compreende.
refazendo a frase…O MUNDO CONSPIRA PARA A FILOSOFIA…será q não enxergamos? será q só com “atos extremos” seremos capazes de sentir o puxão de orelha? o homem, sempre se comportando igual ingênua criança, q prefere o castigo (ser chicoteado por si mesmo) ao chamado amigo (se ajudar).
KINGDOM COME
(Joey DeMaio)See the white light
The light within
Be your own disciple
fan the sparks of will
For all of us waiting your kingdom will comeRays of power shining rays of magic fall
On the golden voice that speaks within us all
For all of us waiting your kingdom will comeKingdom come
Now feel the white light the light within
Yea it burns a fire that drives a man to win
For all of us waiting your kingdom will comeKingdom come
Words of power calling to us all
Holding us together while other kingdoms fall
No longer waiting our kingdom has comeKingdom come
Kingdom coming
Another kingdom falls
The rightful are waiting
But all are not rightful
Wait and receive the weight of the fallKingdom come
Kings Of Metal
(Manowar)05/07/2004 às 13:35 #71559Miguel (admin)Mestreutilidade da violência
a violência é fática, existe—> a violência é observada por seres dotados de raciocínio–> a violência adentra nosso ser através da observação…seus dados são trabalhados por nós…o pensamento deve alcançar os maiores níveis de trabalho e abstração(buscar a intuição dos deuses!)…através do desligamento dos valores vulgarmente comuns, subjetivos, procurando valores universais, absolutos, objetivos, para trabalhar junto a essa violência. sendo vingativo, justiceiro, rancoroso, parcial, etc, somente aumentará a força do q queria combater, inutilizando toda a bela criação do ser racional…assim nem nos igualaríamos aos animais, pq estes não desprezam suas faculdades… o certo seria a busca de um comportamento típico de frodo, fugindo ao imediatismo e “à primeira vista”, subjetivo e egoístico enganador de sauron. quando essa “mensagem violência” percorrer as cabeças, e encontrar uma típica atitude filosófica, ela irá se tornar útil, e estará aí a sua razão de ser. enquanto não encontrar essas ligações, continuará a violência a percorrer as mentes, onde, de observadores dela, passaremos a ser os observados por possuirmos ela, isso numa cadeia, pulando de cabeça a cabeça até q encontre fim na atitude adequada. aquele q encontra a atitude adequada, aos poucos vai se livrando da violência nele, pq tb vê violência nele, e quer combatê-la, nele…mesmo povoando um “mundo violento”, este utilizará disso como instrumento para seu crescimento, veja como o alquimista transfoma o metal em ouro, e este não maldirá o mundo, mas agradecerá a tudo, pq do mundo tb se fará construtor… esse até q merecerá um mundo melhor, mas isso não lhe aflige, pois já fez deste o seu próprio
05/07/2004 às 18:47 #71560Miguel (admin)MestreOlá Ricardo,concordo em grande parte com vc embora existam questões que ainda não me ficaram claras.
Dizer que o mundo conspira para algo, não provem do mesmo sentimento que faz um matematico dizer que o mundo é matematica, um quimico dizer que o mundo é quimica, um filosofo dizer que o mundo é filosofia?
Sou da opinião que o mundo não se desenrola atraves de nada especifico,acho que nossa visão do mundo provem em muito de nossa visão estetica.Quem quer acreditar em algo arranja meios para faze-lo, se esses meios são melhores ou piores,complexos ou simples depende da capacidade de cada um como criadores de conceitos (e leitores de “conceitos” também).Não concordo de todo que uma pessoa violenta seja a pessoa mais sincera.Talvez seja sincera com seu corpo, mas não necessariamente sincera com sua alma (ou intelecto,razão etc).
Exemplo claro disso é Emil Cioran, que diz quase a mesmo coisa que voce quanto a violencia, no entanto ele mesmo não é violento(até aqui concordamos).
No entanto sua discplina quanto a “pensar contra si mesmo” é tamanha, que não só seus impulsos violentos são refreados (postos em duvida) como também todos os impulsos intelectuais, todos os impulsos esteticos , edificadores.Ou seja donde vem a filosofia vem o aniquilamento do mundo…
Se minha raiva é só uma perspectiva, não existe aquele reconhecimento moral que impulsiona a violencia…
Se minha visão do mundo é só mais uma perspectiva, não existe mais aquele reconhecido do “real” que impulsiona meu intelecto (razão e imaginação)Acho que a extrema sinceridade acaba num aniquilamento de todos os valores (inclusive a violencia)…aí vem Nietzsche,William Blake,as religioes,a falta de sensibilidade e quem mais puder pra tentar concertar..e creio mesmo que principalmente o ultimo seja bem efetivo..
Ricardo, não pense no entanto que discordo de voce, acho que entendo sua visão, mas outras são possiveis, e de outras mais outras.Ficaremos só com a que podemos por enquanto….Tambem acho que a questão que pus apenas tangencia a problematica discutida aqui, no entanto creio que ela propoe uma nova pespspectiva para o quadro geral da relação violencia-conhecimento.(?)
Outra cousa:Voce ligou a abstração a intuição dos deuses,isto me lembra Lao Tse e também Blake (denovo esse cara??!…hehe)
Quem estiver interessado em Blake, antes de ouvir The Doors e aquele album do Bruce Dickinson (que é muito bom por sinal!), visite a pagina abaixo,ela contem a obra completa do velho Guilherme:07/07/2004 às 16:32 #71561Miguel (admin)MestreRicardo..concordo com mtas coisas que vc falou..eu nao disse em momento algum que nao somos merecedores de um mundo sem violencia..até porque a violencia vem de nós mesmos..as nossas açoes nos fazem merecedores deste mundo..eu quis dizer que a sociedade do jeito que está hoje, o mundo do jeito que está hoje, só tende a gerar + violencia e cada vez mais..realmente os seres humanos sao pequenos…até poruqe a verdade está na frente de muitos olhos e mesmo assim, preferem fecha-los..”porque um homem que ama tanto a luz ainda prefere uma pesada cortina?” Dogville..mto bom essi filme..mostra o que é ser humamo, ser individualista, ser imaginário..acredito e até concordo que o mundo conspira para a filosofia porém isso nao é pra todos..algumas pessoas conspiram para a filosofia seria + certo dizer..se todos, se O MUNDO conspirase para a filosofia nao estaríamos nessa farça..essa é minha opiniao..Kingdom Come já ouvi trilhares de vezes e acho ela perfeita!! só pra encerrar..”a Verdade é inacessível..a humanidade não a merede..” Freud..
08/07/2004 às 20:51 #71562Miguel (admin)Mestreem relação à frase e à msg, eu só quis dar uma abertura, se o mundo conspira para algo, q seja para a filosofia, com esse termo filosofia quis dar o tom a uma não especificidade…mas isso depende muito do conceito q cada um dá ao q ela, filosofia, seja…e nesse ponto bookofurizen tem razão, é uma visão pessoal…e nisso os outros pontos tb…quanto à sinceridade, não pus superlativo algum se olhar com mais atenção, mas pus a sinceridade em contraposição a pretensão, puro auto engano, ou seja, não sinceridade…acho q vc entendeu.
17/09/2006 às 18:54 #71563crisbodartMembroCaros Pensadores…Violência se forma em vários lugares, porém não era de se esperar que se formasse em casa.Isso acontesse porque a casa deixou de existir (em sua essência).A casa que temos hoje:Os pais saem de casa antes dos filhos acordarem, esses quando chegam da escola deparam com o bilhete: "a comida está na Geladeira é só esquentar"A tarde os filhos ficam a contemplar a TV;18h os pais chegam, tomam banho e todos se reunem na sala para ver TV. Nesse momento é hora de silêncio. 22h todos vão dormir, as vezes tem o "boa noite mãe, boa noite pai".No dia sequinte a mesma rotina...Isso que é educação familiar ???Se os jovens que têm famílias vivem sendo "edudados" desta forma, imaginem aqueles que não têm uma família estruturada! - família estruturada num visão bem aquém do ideal.Hoje as crianças são jogadas nas escolas. Esperam os país que a escola os dê educação! Aí o professor vira pai, psicológo, amigo, menos professor, pois os volumes de papéis lhe dificulta na transmissão de conhecimento. Não que o professor não deva ser humano, mas os pais não devem abandonar a função que lhes competem.
26/09/2006 às 9:26 #71564ZMembroO problema é que a concorrência social impede que haja outra educação senão a que a nossa sociedade mundana nos oferece.A mentalidade está lá. Grande parte das pessoas têm consciência de que a educação de hoje é mais desleixada, baseada em responsabilidades forçadamente impingidas como se o impingir responsabilidades fosse um direito.As pessoas sabem que antes os miúdos brincavam na terra e sorriam, e hoje olham no computador e falam de intrigas... Mas que fazer quanto a isso? Cabe à consciência de cada um, fazer o máximo que puder para evitar que as crianças se corrompam nesta sociedade. Contudo, a importância cada vez mais significativa que a economia, os estatutos e o tempo usado em prol dos objectivos materiais impede que a vontade de fazer o correcto impere.Cumps...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.