CRÍTICAS A RELIGIÃO

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 36 do total)
  • Autor
    viana
    Membro
    onaiab
    Membro

As refutações ateístas à crença em Deus é realmente algo muito repetitivo e sem criatividade, pretensamente, algo de uma importância enorme, que só os próprios ateus conseguem enxergar. Antes de visitar a página indicada eu já sabia o que iria encontrar lá. E não deu outra. Citações da Bíblia, questões sobre a historicidade de Jesus, piadas, etc etc etc. Tudo de que o ateísmo necessita para sobreviver como minoria absoluta que sempre foi e sempre será. Existe uma realidade à nossa volta, que, mais que pensada, deve ser explorada, compreendida, vivenciada. Buscar refúgio na filosofia e na ciência não tem sido uma atitude das mais inteligentes, já que não se vê por aí espiritualistas se “convertendo” ao ateísmo.

Vision
    Membro

As refutações ateístas à crença em Deus é realmente algo muito repetitivo e sem criatividade, pretensamente, algo de uma importância enorme, que só os próprios ateus conseguem enxergar. Antes de visitar a página indicada eu já sabia o que iria encontrar lá. E não deu outra. Citações da Bíblia, questões sobre a historicidade de Jesus, piadas, etc etc etc. Tudo de que o ateísmo necessita para sobreviver como minoria absoluta que sempre foi e sempre será. Existe uma realidade à nossa volta, que, mais que pensada, deve ser explorada, compreendida, vivenciada. Buscar refúgio na filosofia e na ciência não tem sido uma atitude das mais inteligentes, já que não se vê por aí espiritualistas se "convertendo" ao ateísmo.

Concordo.

Z
    Membro

Quem é apologista do ateísmo não acolherá o que direi como verdade ou razão, mas o que direi não é para eles mas para os que conseguem julgar o ateísmo pela ideologia dogmática que é.  Ateísmo, em todos os seus argumentos mais inovadores ou não, revela-se uma doutrina limitada, sem potencial nem saída filosófica, de mente reduzida e redutora do pensamento humano.  Tem mais visão o crente numa entidade que não compreende, do que aquele que nega sem bases a possibilidade da sua existência.  Quanto ao link disponibilzado, trata-se de uma boa compilação das criticas às crenças religiosas, utilizando do poder dos factos contraditórios presentes na história.  Às alegadas contradições que alegadamente desacreditam os religiosos, eu respondo com o seguinte, se a lei só tivesse uma interpretação, nunca existiriam advogados.  Contudo, pode ser mais sábio aquele que cegamente se diz ateu negando a possibilidade de uma entidade superior ao homem, do que aqueles que na verdade são "apenas" agnósticos não acreditando que o homem é capaz de compreender a existência de Deus, ou não.

Olá Z,

Quem é apologista do ateísmo não acolherá o que direi como verdade ou razão, mas o que direi não é para eles mas para os que conseguem julgar o ateísmo pela ideologia dogmática que é.

TODAS as ideologias, na medida em que se baseiam em certos pressupostos, são dogmáticas e devem ser tratadas como tal.

Ateísmo, em todos os seus argumentos mais inovadores ou não, revela-se uma doutrina limitada, sem potencial nem saída filosófica, de mente reduzida e redutora do pensamento humano.

É um pensamento, no mínimo, interessante. Por favor revele-nos as razões que o levaram a tal afirmação...

Tem mais visão o crente numa entidade que não compreende, do que aquele que nega sem bases a possibilidade da sua existência.

Em minha humilde opinião, tanto acreditar sem bases como negar sem bases são atitudes igualmente estúpidas.

Quanto ao link disponibilzado, trata-se de uma boa compilação das criticas às crenças religiosas, utilizando do poder dos factos contraditórios presentes na história.   Às alegadas contradições que alegadamente desacreditam os religiosos, eu respondo com o seguinte, se a lei só tivesse uma interpretação, nunca existiriam advogados.

Em primeiro lugar, as tais contradições bíblicas provam apenas a sua não-veracidade, e não a inexistência de Deus.Em segundo lugar, a lei somente é passível de interpretações por ser limitada e imperfeita, o que não pode ser afirmado com relação a Deus (supondo-o existente). Deus revelar-nos sua palavra através de fábulas de gosto duvidoso e passíveis de milhões de interpretações? Não me parece nada razoável.

Contudo, pode ser mais sábio aquele que cegamente se diz ateu negando a possibilidade de uma entidade superior ao homem, do que aqueles que na verdade são "apenas" agnósticos não acreditando que o homem é capaz de compreender a existência de Deus, ou não.

Como vc disse, pode ser, mas pode também não ser. De minha parte, tenho por pouco provável a existência de Deus, mas penso ser impossível negá-la categoricamente.De resto, bem vindo ao fórum. Espero que também participe de outros tópicos ;)Até mais...

Fala pessoal, blz?Dêem uma olhada no site da Landover Batipst Church pra ver quanta barbaridade os caras conseguiram reunir num mesmo lugar... Abaixo segue uma lista Top-Tosco do site:MAS ATENÇÃO: Só entre neste site se vc for salvo por Jesus Cristo... - Deus envia ursos para comerem criancinhas - Críticas de cinema - Você tem demônios no seu cólon? - APOCALIPSE NOW! VOTE BUSH! - Circuncisão faça-você-mesmo - Sem comentários - Is My Child The Devil's Son?Landover Baptist Church: Garantindo sua salvação desde 1612Abraços, e até mais, infiéis ;D

onaiab
    Membro

Tem mais visão o crente numa entidade que não compreende, do que aquele que nega sem bases a possibilidade da sua existência.

Em minha humilde opinião, tanto acreditar sem bases como negar sem bases são atitudes igualmente estúpidas.

Na sua "humilde opinião", quais seriam as bases para uma verdadeira crença em Deus, e quais são as bases legítimas do ateísmo, para que a des(crença) de ateus seja insuspeitável ?

Olá onaiab,Em primeiro lugar, deixe-me corrigir: quando utilizei o termo "acreditar", minha intenção era utilizar o termo "afirmar", em oposição ao "negar", que empreguei.Mas quanto à minha "humilde opinião", como vc fez questão de destacar, nenhuma crença é insuspeitável - e muito menos a crença ateísta. A crença deísta, por sua vez, também jamais apoiou-se sobre argumentos sólidos, fundando-se basicamente sobre o argumento de atribuir a Deus tudo aquilo que não compreendemos.Até mais...

Z
    Membro

A crença deísta, por sua vez, também jamais apoiou-se sobre argumentos sólidos, fundando-se basicamente sobre o argumento de atribuir a Deus tudo aquilo que não compreendemos.

unVolt, julgo que vais concordar com o meu reparo, a crença deísta fundamenta-se sobre o argumento de atribuir a Deus grande parte do que não compreendemos e sobretudotudo aquilo que compreendemosOs deístas não negam a responsabilidade de outras entidades sobrehumanas em determinados acontecimentos, mas baseia-se em atribuir toda a responsabilidade do conhecido a Deus.O que o deísmo afirma é que Deus é a relação de todas as coisas.. ele é tudo, todos os universos, todas as dimensões, todas as visões, eu pelo menos acredito assim. O ateísmo limita-se a desacreditar o deísmo.   É esta luta de argumentações entre deístas e ateus que provoca uma compreensão do assunto estupidamente supérfula.O facto de se compreender Deus como um ser divino que zela pelos religiosos e não pelos infiéis, obriga à existência e cultivação do ateísmo que apoiando-se nas contradições das religiões (devido à compreensão supérficial materialistad destes) desacreditam os argumentos deístas subjectivos.Eu tento viver acreditando na essência do que Deus representa, acredito na utilidade das igrejas mas condeno as atitudes autoritárias que só dão razão aos cépticos e ateus.A convicção dos ateus é tão importante como a dos deístas na compreensão deste fenómeno espiritual que é o tentar compreender Deus. E eu que critico os argumentos superficiais dos ateus que buscam provas onde não existem que desacreditem Deus, igualmente abomino os argumentos deístas que tentam provar e impingir a existência de Deus tal e qual como os estatutos da sua determinada igreja apregoa.Deus é uma questão de consciência.. e não uma doutrina que se ensine como lei.Cumps de Portugal ;) :S

Flag
    Membro

Cumps de Portugal ;) :S

Voçê é Português? É  que eu também sou.

http://www.cursodepastor.com.br/cursos_fp.htmTenha vc mesmo a sua própria igreja! ;D

Z
    Membro

LOL interessantíssimo, se vocês quiserem virar milionários, contem comigo ;D ;D ;DOu então não... :-

http://www.jesusmechicoteia.com.br ;D

Bem, se vcs acharam esse blog demasiado herege, podem pedir perdão online a Deus por ler tamanhas blasfêmias. Ele não é tão onisciente quanto eu pensava, mas dá pro gasto..hehehe... :D

Euclides
    Membro

A crença deísta, por sua vez, também jamais apoiou-se sobre argumentos sólidos, fundando-se basicamente sobre o argumento de atribuir a Deus tudo aquilo que não compreendemos.

unVolt, julgo que vais concordar com o meu reparo, a crença deísta fundamenta-se sobre o argumento de atribuir a Deus grande parte do que não compreendemos e sobretudotudo aquilo que compreendemosOs deístas não negam a responsabilidade de outras entidades sobrehumanas em determinados acontecimentos, mas baseia-se em atribuir toda a responsabilidade do conhecido a Deus.O que o deísmo afirma é que Deus é a relação de todas as coisas.. ele é tudo, todos os universos, todas as dimensões, todas as visões, eu pelo menos acredito assim. O ateísmo limita-se a desacreditar o deísmo.    É esta luta de argumentações entre deístas e ateus que provoca uma compreensão do assunto estupidamente supérfula.O facto de se compreender Deus como um ser divino que zela pelos religiosos e não pelos infiéis, obriga à existência e cultivação do ateísmo que apoiando-se nas contradições das religiões (devido à compreensão supérficial materialistad destes) desacreditam os argumentos deístas subjectivos.Eu tento viver acreditando na essência do que Deus representa, acredito na utilidade das igrejas mas condeno as atitudes autoritárias que só dão razão aos cépticos e ateus.A convicção dos ateus é tão importante como a dos deístas na compreensão deste fenómeno espiritual que é o tentar compreender Deus. E eu que critico os argumentos superficiais dos ateus que buscam provas onde não existem que desacreditem Deus, igualmente abomino os argumentos deístas que tentam provar e impingir a existência de Deus tal e qual como os estatutos da sua determinada igreja apregoa.Deus é uma questão de consciência.. e não uma doutrina que se ensine como lei.Cumps de Portugal ;) :S

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 36 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.