Se é possível existir um deus? sim, é possível,não é nada de mais, não é nada tão “sobrenatural” assim.
Afinal, ainda me surpreendo com o mundo, com as leis físicas, com as máquinas, com nossa própria consciência, com a internet, etc. São coisas difíceis de acreditar que existem, mas a priori eu vejo e sinto essas coisas, então suponho que elas existam.
Da mesma forma, deus pode existir, apesar de eu não poder vê-lo. Mas o que é deus?
Há uma diferença em “deus mito criado pelo homem” e “deus”. O primeiro refere- se a forma humana que deram a deus. Este deus talvez foi criado pelo homem (o Deus bíblico por exemplo). O segundo pode se referir a várias outras coisas, inclusive ao Deus bíblico também. Mas também pode ser a consciência ou a “alma”, ou o “deus interno de cada um”, ou a natureza, sei lá. Só sei que nada sei. Sou agnóstico.
Acho que as pessoas aqui estão criticando a ignorância do povo, ou criticando um caráter de uma religião, mas não estão dando provas da existência ou inexistência de deus. E como definimos deus? Estamos falando de um deus “humano” de um “pai do céu” (bíblico), ou de quê? Não vejo aqui as criticas se estenderem a outros conceitos de deus. Também não vejo criticas a deus em si, mas apenas a caricatura que as pessoas fazem dele.
As pessoas criaram um conceito de deus. Mas dizer que as pessoas criaram esse conceito não prova que deus não exista realmente. E se existe, ele pode ser totalmente diferente desse conceito caricatural criado.
Acho que tão possível existir quanto não existir um deus.