Filosofia e SALOMÃO

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Filosofia e SALOMÃO

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 121 até 135 (de 137 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

as lições não faladas que meu pai me ensinou me acompanham ate hoje.

Um exemplo serve mais ao gênero humano do que 10.000 palavras poderiam servir...

ppaulo
    Membro

Concordo com o Brasil na concordância com o post do Nairan.Nenhuma fé é tão boa que possa independer da conduta. Em outras palavras falar é facil....Em outras outras palavras, o papel aceita qualquer coisa a ser escrita ou não escrita, tomem por exemplo o papel higiênico...

Suzana
    Membro

Blá blá blá blá blá blá…Um pai quando educa seu filho o faz com amor. Toda disciplina é edificante mas a disciplina de um Pai vai muito além da disciplina... Ela é repleta de amor e cuidados. Quando Deus estabeleceu limites ao homem,não foi para aprisioná-lo e sim, para protegê-lo. Quando observamos as obras de sua criação, fica visível que em tudo há limites para o perfeito equilíbrio. Ao extrapolá-lo o homem prejudica a si mesmo!Suzana, a Acácia.

Acácia
    Membro

Blá blá blá blá blá blá...Um pai quando educa seu filho o faz com amor. Toda disciplina é edificante mas a disciplina de um Pai vai muito além da disciplina... Ela é repleta de amor e cuidados. Quando Deus estabeleceu limites ao homem,não foi para aprisioná-lo e sim, para protegê-lo. Quando observamos as obras de sua criação, fica visível que em tudo há limites para o perfeito equilíbrio. Ao extrapolá-lo o homem prejudica a si mesmo!Suzana, a Acácia.

P.S.: Estou cansada de usar o nick de Acácia. E os blá blá blá blá criticados não são os seus e sim , alguns de Acácia...risos

SE7MUS
    Membro

Dizem que no Oriente Antigo, as caravanas com seus camelos viajavam por dias, e muitas vezes chegavam de noite com suas cargas até as cidades onde seriam comercializadas suas cargas. Eram proibidos de entrar nas cidades, que eram muradas, mas tinham passagens estreitas por onde os camelos poderiam passar, mas de tão estreitas, não permitiam que os camelos entrassem com suas cargas. Isso para que eles pudessem beber água, pois muitas vezes andavam dias e dias pelos desertos sem verem uma gota de água, e até os camelos sentem sede.Então seus donos retiravam as cargas de suas costas para que eles pudessem passar pelo "buraco da agulha", uma passagem própria para camelos, nas muradas das cidades.O comércio precisava ser à luz do dia, pois a fiscalização teria que verificar a natureza da mercadoria e arrecadar os impostos, sendo proibida assim, a venda durante a noite.Em analogia a isso, a pessoa poderia ter os bens que fosse, que para entrar no céu, teria que se despir de toda a sua riqueza

Brasil,BOM... eu debochei desta história, eu até ri...! - Não quis dizer que me baseio neste episódio para reforçar o entendimento das palavras de Cristo. E tão pouco conclui que Cristo quis dizer "Buraco do comércio" (diga-se de passagem). Mas me situei pelo senso comum que quando se diz "agulha" é agulha mesmo...! Agora agulha que Cristo se referia é aquela que os judeus conheciam (provavelmente poderia ser igual as de hoje). Mas se ele (Jesus) disse que passaria pelo fato do alto macerrimismo que o camelo pode alcançar entendo que deva ser um jogo de palavras do tipo HIPÉRBOLE...! - Os poetas adoram isso...!Sobre aquestão da fonte: Não encontrei o autor, então citei os que "dizem". Perdão por não citar mesmo assim - Deve-ser porque eu não queria reforçar meu argumento nesta história, e, assim eu pulei essa. Valeu Abraços,SE7MUS

Suzana
    Membro

Quanto ao que está escrito nos Evangelhos, "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos Céus", eu imaginei o "buraco de uma agulha" como sendo a "porta estreita" que pode se expandir pela fé(...)

Minha querida, Jesus usou esta metáfora para ENFATIZAR o que ele estava querendo dizer!!  Não era pra nenhum espertinho alargar o buraco da agulha ou alargar a porta estreita, antes sim,  era pra fazer entender muito bem o que ele disse! Entender!! E não desvirtuar o que ele disse, com essa fantasia toda!Você enrolou, enrolou e não disse se conhece algum rico que “se esvaziou” de suas riquezas para poder entrar no reino dos céus. Se não conhece, então é porque os cristãos não seguem os ensinamentos de Jesus, apenas enrolam e enrolam com fantasias e ladainhas.  Acham importante dizer que ele é o salvador, mas NÃO SEGUEM o que ele ensinou.Eu não acho que ele era o salvador e,  por assim o ver, posso perceber este paradoxo que surge entre o que ele disse e o que fazem os seus seguidores.

Yes sir! Tens razão de novo. O rico que conheço que satisfaz a pergunta e é resposta verdadeira é Zaqueu. Eu não sei se era para entrar no reino dos céus mas, há uma grande possibilidade... Para mim, Jesus é o salvador! Como não poderia ser? Nunca vi ninguém no meu tempo igual a Ele mas, sua História é verdadeira, Suas Palavras são verdadeiras. Quem se diz cristão é que pode ou não ser verdadeiro. O homem é de Deus e Deus o conhece e esta verdade de ser ou não ser cristão não pertence ao homem ainda que, por alguns exemplos na vida prática de muitos dos seus representantes e seguidores, possamos avaliar "os muitos" que se escondem sob a face de Cristo!

Brasil
    Membro

Essa questão que eu levantei sobre o que disse Jesus quando usou as figuras do camelo e da agulha, é uma questão muito importante! Todos dizem muitas coisas, mas o fato é que praticamente ninguém saberá explicar este paradoxo.  Ou seja;  Jesus deixou ensinamentos dos quais seus seguidores DETURPAM.  Se esforçam ao máximo para negar o sentido de palavras tão claras e tentam desvirtuar o entendimento daquilo que está explícito. Não é pra menos!  Trata-se de um conflito de ordem moral da maior importância.Nesse mesmo site onde o colega SE7MUS colheu o referido texto podemos observar alguns comentários que mostram nitidamente essa alta incidência de pessoas tentando negar ou desvirtuar o sentido das palavras de Cristo neste caso específico do camelo e da agulha.Veja este: “camelo era uma espécie de linha feita do pelo do camelo. quando foram traduzir a bíblia não acharam uma palavra ideal para a tradução e deixaram a mesma.por isso ficou: É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha....não tem nada a ver com o rico, porque ele também entrará no reino do céu.”Taí um cara decidido!  :biggrin_mini2: :good_mini:

Sica
    Membro

Ou seja;  Jesus deixou ensinamentos dos quais seus seguidores DETURPAM.  Se esforçam ao máximo para negar o sentido de palavras tão claras e tentam desvirtuar o entendimento daquilo que está explícito.

Olá a todos!Recentemente eu estava em um bebate acerca desse mesmo tema, com um membro da IURD. Tratava-se de um texto divulgado pelo Bispo Edir Ma$$edo em seu Blog ( que pode ser encontrado aqui: http://bispomacedo.com.br/?s=carro%C3%A7a ). Pode-se perceber que nesse texto um dos personagens faz uma simples observaçao: "Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!”. Entretanto, ao interpretá-la, o outro personagem comete um tremendo "equivoco", uma vez que compara PESSOAS a CARROÇAS.De acordo com o raciocinio do sujeito, temos: "Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotência, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, ou sentindo-se melhor que as outras, marrenta, orgulhosa, tenho a impressão de ouvir o meu pai dizendo: Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!"Esse é apenas um exemplo das inumeras falacias argumentativas que sao cometidas ao interpretar-se um texto, principalmente se este for abordado como parte de uma ideologia pré-existente. Parece obvio, para mim, que isso ocorra devido a falta de logica no momento em que se interpreta tais passagens. Aproveitando o momento, gostaria propor uma questao: Porque nao há logica no raciocinio destes ou daqueles?obs: observem os comentarios das pessoas no site do bispo

Brasil
    Membro

Edir Macedo é um hábil deturpador das palavras de seu profeta!Frases de Edir Macedo:“O dinheiro é uma necessidade do homem. Na Bíblia, ele aparece como uma ferramenta (...) Achar que o dinheiro é um mal não faz sentido.”“Quem não paga dízimo, está roubando de Deus.”“Nós vamos lá, bota para quebrar, faz cambalhota e o povo fica louco.”“O povo quer ver o seu pastor com coragem, quer ver o pastor brigando com demônio.”“Tem que ser no peito e na raça.”“Se tiver alguém que não dê, tem um montão de gente que vai dar.”“Você nunca pode ter vergonha. Peça, peça, peça. Quem quiser dá, quem não quiser não dá.”“Tem aqueles que são tradicionais e dizem ‘esse aí vai ser um falso profeta’. Tem outros que dizem ‘há quanto tempo eu queria isso’. Esse vai ficar do nosso lado, esse vai dizer ‘é isso mesmo e põe tudo lá’. Então ele vai ser abençoado.”“Você tem que ser um super-herói. Isso chama a atenção e o povo diz: ôpa, esse aí é um líder de Deus mesmo.”“O povo tem que ter confiança. Se se mostrar chocho o povo não vai confiar em você.”http://www.frasesfamosas.com.br/de/edir-macedo.html

Acácia
    Membro

Eu estava caminhando pelas ruas de “Barbacena” quando tropecei e caí dentro da casa onde estava meu botão. Que choque!Daí então percebi que a matéria não ocupa o mesmo lugar no espaço, a não ser, que estejam em dimensões diferentes!Consciência não se compra nem se vende. É possível apenas conquistá-la se nos esforçarmos muiiiiiitttooooooooooooo!!!

SE7MUS
    Membro

Edir Macedo é um hábil deturpador das palavras de seu profeta!Frases de Edir Macedo:“O dinheiro é uma necessidade do homem. Na Bíblia, ele aparece como uma ferramenta (...) Achar que o dinheiro é um mal não faz sentido.”“Quem não paga dízimo, está roubando de Deus.”“Nós vamos lá, bota para quebrar, faz cambalhota e o povo fica louco.”“O povo quer ver o seu pastor com coragem, quer ver o pastor brigando com demônio.”“Tem que ser no peito e na raça.”“Se tiver alguém que não dê, tem um montão de gente que vai dar.”“Você nunca pode ter vergonha. Peça, peça, peça. Quem quiser dá, quem não quiser não dá.”“Tem aqueles que são tradicionais e dizem ‘esse aí vai ser um falso profeta’. Tem outros que dizem ‘há quanto tempo eu queria isso’. Esse vai ficar do nosso lado, esse vai dizer ‘é isso mesmo e põe tudo lá’. Então ele vai ser abençoado.”“Você tem que ser um super-herói. Isso chama a atenção e o povo diz: ôpa, esse aí é um líder de Deus mesmo.”“O povo tem que ter confiança. Se se mostrar chocho o povo não vai confiar em você.”http://www.frasesfamosas.com.br/de/edir-macedo.html

e POR FALAR  em Edir Macedo...!http://kiminda.wordpress.com/2010/07/21/igreja-universal-construira-templo-de-salomao-em-sp/Pobre coitado... os demônios que ele tanto conversa deve ter o convencido que isso seria bom para "provar que existe Deus"http://www.pulpitocristao.com/2010/09/templo-de-salomao-da-igreja-universal.html

Acácia
    Membro

Poderíamos reconhecer nos atos de Salomão, a justiça? Creio que através de sua sabedoria ele foi capaz de promovê-la. Quem realmente lê e entende a Bíblia, pode sentir-se feliz por ter tido a sorte de conhecê-La!

OpiniaoBS
    Membro

Quanto à expressão: “Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!”Gosto da idéia de comparar a carroça consigo mesmo. Acho válida.O problema de distorção que vejo é que o citado emissor dela a utilizou para fazer um julgamento de outro. E com isso julgar-se superior, entre outras decorrências de sua interpretação/uso corrompido.Além disso, posteriormente, a afirmação, depois de envolvida com uma aura de verdade, e usurpada de seu truismo inerente, é aceita pelas ovelhas, com um veneno manipulativo embutido: "Não questione, não contradiga, não use sua capacidade de perceber a óbvia mentira, pois, se o fizer, estará fazendo barulho e se mostrará como uma carroça vazia. Impura, burra, endemoniada". Ou seja, não apareça diante de seu pastor (E de Deus!) como um não-merecedor da graça. E etc... Algo como a roupa nova do imperador.O fiel então se anula, se isola dos outros, se torna um hipócrita para si e um mentiroso para os outros, e tenta então resgatar sua condição de merecedor obedecendo as mais diversas recomendações de seus algozes. Talvez uma delas seja por exemplo, o dízimo, e mais, e colocando-se cada vez mais na dependência de seus lobos pastores.Esta implantação de idéias é de co-autoria e conta com diversos elementos de condicionamento, a voracidade por salvação, por exemplo, que a ovelha desconhece que determina suas respostas e comportamento.Por isso o descondicionamento é importante, e um dos aspectos do 'Conhece-te a ti mesmo'.Agora, a aplicação correta e a si mesmo da idéia da carroça barulhenta porque vazia gera toda uma outra situação e desdobramentos em relação ao conhecimento.

Entendo que são a dificuldade e o desafio contidos nessa situação da possibilidade interpretativa, que requer um pouco mais do que só a razão formal para obter um sentido útil (transformador, ampliador), é o que tanto nos atrai para o literalismo, um desejo de que a verdade 'redentora' apareça na forma (materialismo) sem a participação crucial de um significador.Creio que Deus, dentro de sua lógica (no que tange a frases), prescinde de uma coerência dentro da lógica humana comun, pois o sentido que Lhe interessa é promover uma ação, uma função. O nexo bastante então seria pessoal, através da leitura da pessoa em questão. Ou seja, e também, o método científico não é aplicável nessa instância (no que tange ao compartilhamento de provas visíveis). A partir daí se estabelece um tipo interessante de verdade. Universal e pessoal simultaneamente.Dizer que esse tipo de verdade não é válido por não ser científica ou comprovável, é simplesmente limitar artificialmente o campo onde nossa razão pode operar, e recair num conceito restritivo de cientificidade.A consequência é que a ciência (como entendida majoritariamente atualmente) deve ser válida apenas em seu devido campo de aplicação; e que alguns dos componentes de seu método não sejam aplicados onde sua aplicação faria que elementos da experiência humana fossem desconsiderados e descartados. (Vide o princípio da complementariedade da física quântica, quanto a física classica e a física quântica).Diríamos que há a ciência de César e a ciência do Homem.===============Dentro deste príncipio interpretativo, considero também interessantes, (ainda com a carroça sendo o homem):"Quanto mais vazia a carroça, mais silencio ela faz!"Aqui, O silêncio pode ser o prenúncio da Música. (Me refiro aqui à condição da consciência que é análoga - e deve-se manter em aberto a possibilidade de que o grau de analogia seja pequeno - ao digamos éter onde se sugere que o életron exista enquanto possibilidade criativa 'durante' o salto quântico, a 'transição' descontínua entre as posições A e B do elétron).Portanto, para um leigo que não conhecesse nem física quântica ou como o homem ou universo funcionam, para o qual se desejasse fazer uma afirmação (ensinamento?) de caráter moral e 'psicológico' ou eSotérico, um Mestre poderia num momento e para alguém afirmar: "Quanto mais vazia a carroça, mais música ela pode fazer".Mas como geralmente os ditos dos sábios são de multi-níveis de significância (de acordo com o leitor), provavelmente seria uma afirmação com um maior número de significados válidos possíveis. (Eu disse isso pois já há uma analogia clássica para o homem, onde a carroça ocupa outra posição, se relacionando com cavalo, cocheiro e amo; Esta sim provavelmente mais sábia do que a que eu usei em meu exemplo).Exemplo provavelmente degenerado posto que engendrado dentro do utilitarismo que pervade a IURD.

Acácia
    Membro

Eu desisto finalmente de contemplar os caminhos da humanidade. São tão previsívies que, se aquele que quiser viver o tempo restante usufruindo do Paraíso que Deus nos concedeu de forma lúcida e decente, feche os olhos do entendimento e abra o coração para Deus e a vida. Não há outro jeito para ser feliz!P.S.: Como está escrito: "os homens se trespassaram a si mesmos com muitas dores..." Feliz vida nova, a todos! FUI!

SE7MUS
    Membro

SALOMÃO não usou sua verdadeira sabedoria (a que vem do alto – Tiago 3:17/ Tiago 1:17) em vão.Ele demonstrou com muita propriedade e profundidade acerca do verdadeiro sentido, a razão, a verdade e a perspectiva real para ter a observação lúcida a respeito da vida e seus cotidianos.Nós temos em nossa mente/visão um véu finíssimo que ainda permite a visibilidade (contra luz) os movimentos da vida real como sombras vivas.Salomão consegue tirar de sua mente/visão esse incômodo véu que bloqueia a verdade a ser vista nua e crua da realidade e, como parte desse sentido, compartilha conosco a forma de retirar o maldito pano. Assim, para que possamos adentrar recomendo a leitura lúcida (sem as máscaras da religião ou sacro) do Livro Eclesiastes ( o Pregador). Veremos adiante, passo a passo a verdade:_____________________________________________________________________________________________Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Eclesiastes 1.2 Salomão aqui diz uma máxima sem se preocupar com os contra-argumentos que possam advir. Pois, até esse enunciado é sujeito a esse fenômeno. Agora, com a mente livre. Salomão procura algo que dure eternamente não se importando com os danos (morais) que isto lhe cause.Essa é a introdução...!ContinuemosSE7MUS

Visualizando 15 posts - 121 até 135 (de 137 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.