Filosofia e SALOMÃO

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Filosofia e SALOMÃO

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 106 até 120 (de 137 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

Prezada Acácia... deixe-me ver...Quem disse que Jesus disse tal coisa... de que Pedro é pedra... e quem disse que mesmo que tenha sido dito que Pedro será pedra apenas para que se cumpra a tal da Palavra...E, quanto a Saussure, precurssor do que seria chamado depois de estruturalismo e, com os pés fincados na semiótica (querendo ou não resgata o interesse semiótico aristotélico), tem pouco a ver com se alargar o buraco da agulha ou esvaziar os bolsos dos ricos. A linguística tem pouco ou nada a ver com ações.Poderia explicar o que tem a ver se alargar o buraco de uma agulha (imaginando uma agulha que pudesse ser alargada a tal ponto) para se fazer passar um camelo com semiótica?

:rose_mini: A Linguagem de Deus para com o homem não é a linguagem do homem para com ele mesmo. Por isto, precisamos ter fé e exercer seu maior mandamento: "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Desta forma, exercemos a fé, estamos em harmonia com Deus e com os homens e assim, podemos ter a orientação do Espírito Santo !

ppaulo
    Membro

Prezada Acácia…Se é desta maneira, posso ter fé no que diz o Exmo. Sr. Presidente da República Luiz Inácio da Silva... e ele disse que ia ser só uma marolinha...A fé cega só traduz uma coisa... uma pessoa cega!A razão nos ilumina onde a escuridão dos mitos, das crenças e das superstições não nos deixam enxergar.

nairan
    Membro

Mesmo que para a física esteja explicado, para a filosofia sempre haver· a pergunta do antes desse espaço-tempo e mais, qual a força motriz que gerou este espaço-tempo. Creio que essa noção do divino venha exatamente pela impossibilidade física de se explicar a origem das origens. Num raciocínio lógico, sou obrigado a admitir que algo num princípio já era e sempre foi, mesmo em outra dimensão, outro universo ou outro espaço tempo, mas num princípio de tudo, algo ou alguém já deveria ser e, deveria ser sempre, até mesmo se nosso universo fosse cíclico, necessariamente deveria haver uma força motriz inicial, se não no nosso universo ou no nosso espaço tempo, em algum outro que a este pois, o outro também não careceria desta pergunta.Não é a questão de imaginarmos algo anterior, mas simplesmente de questionar pela origem.

Caro amigo ppaulo, vou tentar abordar a questão por outro angulo.Quando surgiu a primeira idéia sobre átomos, ela foi fundamentada sobre o conceito ou a noção, já existente então na Época de matéria fundamental, ou seja, aquela matéria que não poderia ser separada, dividida, nem analisada de nenhuma maneira, pois ela não poderia ser partida em nada menor, mesmo que fossem pedaços dela mesma.Pois se assim não fosse ela não poderia ser chamada de átomo, ou seja sem partes.Claro que na Época em que esse conceito surgiu, não havia maneiras para se verificar se essa partícula mínima de matéria existiria ou não, mas a lógica mostrava que ela deveria existir de alguma maneira, ou o contrario seria cairmos numa recorrência infinita que gera paradoxos enormes e impossíveis de se transpor.Se há uma coisa que foi compreendida bem cedo por todos os estudiosos, matemáticos e pensadores. È que onde aparece uma recorrência infinita, È indicativo claro de que o pensamento encontrou um beco sem saída, existe ali um erro conceitual qualquer, que pode não estar evidente por si mesmo, mas que se mostra pelas infinitudes que gera e pelos paradoxos que aparecem em decorrência delas.Isso foi o que gerou a idéia de átomo, isso também levou a se contestar a idéia de terra plana, assim como o mar exterior, ou a tartaruga que sustentava a terra, sob os pÈs de atlas, apoiada sobre grandes elefantes, etc, etc, etc...Pois bem, mesmo que o átomo, quando afinal descoberto e nomeado dessa maneira, tenha sido na verdade erroneamente identificado como a partícula menor da matéria, isso não invalida o conceito, só o lança para patamares mais baixos na escala de medidas onde devemos procurar.Temos porém que perceber que, muito mais importante do que achar a partícula mínima, ou então a matéria elementar, precisamos saber identificar as características dessa matéria elementar.sob a pena de buscarmos em vão sem nunca a encontrarmos por não sabermos identifica-la.Nesse sentido a lógica vem novamente ao nosso socorro, pois ela nos diz claramente como deve ser algo verdadeiramente elementar.Algo realmente elementar, não pode ter estruturas internas, nem características mutáveis, não pode ser analisada "por dentro" só pode ser conhecida por sua atuação externa. O que é visível, ou acessível é apenas sua superfície de contato com o exterior, ou as vezes nem isso, mas somente o resultado da interação do que é por dentro em relação ao que existe por fora.Algo elementar, não é feito de alguma coisa, ela somente é, e não faz sentido perguntar o que ela é, já que qualquer concepção que possamos fazer estaria ligada à realidade que conhecemos, da qual ela não faz parte diretamente, somente através da interação  que faz com que ela produza essa mesma realidade em que vivemos.Por que minha insistência nesse tema?.Pelo seguinte ponto, a busca pela origem, se nos levar a algum lugar, esse lugar inevitavelmente será o encontro de algo fundamental e elementar.Mas se algo assim for encontrado, duas coisas estarão inevitavelmente ligadas ao seu descobrimento.A primeira é que, e isso é realmente importante de se compreender, não teremos como saber o que é aquela coisa, a não ser que é a coisa fundamental e elementar que constitui a realidade, e isso por uma razão bem simples, não poderemos "olhar"dentro dela, sendo realmente fundamental não faz sentido dizer "isso é feito daquilo", já que ela não terá estrutura interna nenhuma.A segunda coisa que encontraremos é que esse elemento primordial, apresentara, somente uma propriedade de interação com a "realidade externa". Isso se da pelo fato de não ser possível, algo sem estruturas ou características diversas, se manifestar de modos múltiplos, sendo uma única coisa, essa coisa ira se manifestar de uma única maneira.Não pode ser de outra forma, ou não estaríamos falando de algo primordial, mas de algo derivado, e, nesse caso estaríamos novamente de volta ao ciclo sem fim de causa e efeito.Agora eu pergunto, como algo com essa característica pode ser Deus??Em algo realmente elementar não pode haver relações internas, não pode haver complexidade, não pode existir interações, dessa forma não pode haver pensamentos, atuação, vontade, consciência.Que tipo de Deus seria esse?No entanto existem outras possibilidades de como algo elementar, pode dar origem a toda a realidade que conhecemos, sem precisar ser Deus, ou sem ter que possuir uma complexidade interna que nos remeta a paradoxos sem fim.Atualmente existem varias teorias sobre como a realidade esta formada, não sabemos ainda qual delas esta correta, ou mesmo se alguma dessas esta correta ou se ainda ira surgir a derradeira teoria sobre tudo, mas somente para exemplificação, uma dessas teorias chamada de teoria das cordas preconiza a existência de um elemento primordial, que possui somente uma característica, e somente uma propriedade, a única característica é ter uma dimensão, e a única propriedade é vibrar.Somente isso vibrar, e através da vibração dessas cordas elementares, que não possuem nenhuma outra estrutura ou propriedade, toda a realidade se forma, inclusive o tempo e o espaço.A origem seria essa, algo que não temos como conhecer, mas temos como reconhecer, e imaginar, mas que é elementar, sem estrutura, sem propriedades a não ser uma única, algo que esta fora do tempo, do espaço, e que no entanto gera todo o resto da realidade "externa" a ela através da única propriedade que ela possui.No caso da teoria das cordas, a vibração.Sei que pode parecer pouco romântico, mas é como as coisas se mostram, e também é infinitamente mais completo, e abre muito mais possibilidades que a idéia simplória e já desgastada de Deus.Abraços

nairan
    Membro

Caro amigo Nairan,Pelo exposto, visto que o mundo sendo dimensionável podemos visualizar outras características que somente pelo mundo das IDÉIAS podemos "enxergar" (graças aos objetos da Geometria e da Matemática).Toda essa observação nada tem a demonstrar senão que nós estamos PRESOS em um mundo (tempo/espaço) que não dá para sair.Salomão tendo em vista essa e outras percepções disse:    "A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz." Provérbios 1:20 - Grifo meuA verdadeira sabedoria não está no tempo/espaço ela está FORA disto. Ou seja, ela (sabedoria) é a mesma em todos os tempos, espaços (mesmo "alienígenas"), culturas, etc. ELA É INVARIÁVEL. O que caímos novamente no mundo perfeito das IDÉIAS que estáo alheias a essa prisão (mundo).

Caro SE7MUS,Não há um mundo de idéias, sem um cérebro onde esse mundo de idéias possa se apoiar, perdão por usar um estrangeirismo que me desagrada muito, mas não encontro outra maneira mais direta para comunicar o que quero mostrar de forma mais eficaz.O mundo de idéias, (software), se apóia sempre em um meio sólido (hardware), essa é a grande diferença entre nossas formas de entender a realidade.Na sua forma de ver, o software é o que existe de fato, e o hardware, esta presente somente por uma questão conjuntural indefinida que somente a Deus pertence saber a razão.Na minha concepção o software, existe como o subproduto do hardware, e representa o caminho que nasce da maneira como a realidade esta montada, as interações e relações entre as coisas vão se tornando gradativamente mais complexas e vão subindo de patamar em patamar, produzindo propriedades emergentes que não existiam nos degraus mais baixos, e muito longe de ser perfeito, existe em tudo um certo grau de imprecisão e de erro, justamente o que permite espaço para a mudança e evolução das coisas.A conciencia não é perfeita ainda, nem perto disso, ela esta em evolução, e podemos ver claramente que essa evolução da consciência continua a se fazer em outros animais alem do homem.Há uma clara insurgência de consciência em animais das mais diferentes espécies, na água: golfinhos, orcas, baleias, polvos, no ar: papagaios, periquitos, em terra: gorilas, chimpanzés, gorilas, cães, e muitos outros.O homem é apenas o ser que se destacou mais nesse caminho ate agora, mas não creio que tenha que ser o único nem tão pouco que esse destaque represente o fim dessa evolução.Dessa forma, quando Salomão fala que a sabedoria clama lá fora, pelas ruas como você cita, eu entendo que essa sabedoria a que ele se refere nada tem a ver com um mundo ideal separado desse mundo real, apenas que é no mundo real que podemos achar o verdadeiro conhecimento, e nos tornarmos sábios, pelo olhar as coisas como elas são, e não como a idealizamos.Concordo com você, quando fala da sabedoria ser invariável, mas somente imaginando a sabedoria como um misto de lógica somada à amadurecimento e equilíbrio emocionais, desse angulo, a sabedoria é invariável, mas sua aplicação depende de cada situação, cada momento, cada pessoa envolvida nas mais diversas situações que a vida apresenta.Se não fosse assim um conjunto de regras apenas seria o bastante para cobrir todas as variantes, e não precisaríamos ter sabedoria para decidir, atuar, intervir ou escolher.Aqui é que nasce o problema verdadeiro, um conjunto de regras não basta, temos que escolher a cada dia, e a cada momento as opções de escolha mudam nem que seja um pouquinho, e temos apenas nossa consciência incompleta e em desenvolvimento para nos nortear em nossas escolhas.Se esperarmos que um ser superior nos diga o que fazer, nossa consciência nunca crescera nunca amadurecera verdadeiramente, estará sempre presa a uma infância moral que não permite o equilíbrio emocional pleno nem o desenvolvimento da sabedoria verdadeira.Somente sobre nossos pés poderemos nos tornar adultos de forma verdadeira e plena, creio que se Deus existisse realmente, o melhor que ele mesmo faria pelo ser humano, seria desaparecer de nossas vidas, talvez por isso mesmo ele seja tão esquivo.

Acácia
    Membro

Prezada Acácia... deixe-me ver...Quem disse que Jesus disse tal coisa... de que Pedro é pedra... e quem disse que mesmo que tenha sido dito que Pedro será pedra apenas para que se cumpra a tal da Palavra...E, quanto a Saussure, precurssor do que seria chamado depois de estruturalismo e, com os pés fincados na semiótica (querendo ou não resgata o interesse semiótico aristotélico), tem pouco a ver com se alargar o buraco da agulha ou esvaziar os bolsos dos ricos. A linguística tem pouco ou nada a ver com ações.Poderia explicar o que tem a ver se alargar o buraco de uma agulha (imaginando uma agulha que pudesse ser alargada a tal ponto) para se fazer passar um camelo com semiótica?

:rose_mini: A Linguagem de Deus para com o homem não é a linguagem do homem para com ele mesmo. Por isto, precisamos ter fé e exercer seu maior mandamento: "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Desta forma, exercemos a fé, estamos em harmonia com Deus e com os homens e assim, podemos ter a orientação do Espírito Santo !

Prezada Acácia...Se é desta maneira, posso ter fé no que diz o Exmo. Sr. Presidente da República Luiz Inácio da Silva... e ele disse que ia ser só uma marolinha...A fé cega só traduz uma coisa... uma pessoa cega!A razão nos ilumina onde a escuridão dos mitos, das crenças e das superstições não nos deixam enxergar.

Se é desta forma que você diz, concordo com você. 

Acácia
    Membro

Tenho que admitir que sua preocupação com a "contradição" bíblica é pertinente.Recomento a leitura de Romanos, capítulo 2 ao 4. Por si verás o constraste entre o Velho e o Novo Testamento: LEI X GRAÇA.

Bem, caro 7, eu dei uma lida nos capítulos indicados de Romanos e não vi nada que justificasse as aspas que você colocou na palavra contradição...A Bíblia, além de ser enigmática é toda cheia de contradições, essas características aliadas ao espírito fantasioso inerente a todo ser humano - nuns mais noutros menos-, criam muitos equívocos, como por exemplo,  a discussão acerca da afirmação de Jesus:  “É mai fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus.”Agora eu te pergunto: Qual é o cristão que não gostaria de ficar rico? Qual é o cristão que nunca fez uma fezinha na loteria? Qual é o cristão que não sonha em “vencer” na vida?Qual é o cristão que entende que ficar rico é pecado?Reflita bem isso que digo e depois me responda: Existem cristãos, efetivamente? Ou seja, existem cristãos que praticam EXATAMENTE TUDO o que foi pregado por Cristo?Se a resposta for negativa, então Jesus fracassou... Praticamente ninguém segue à risca tudo o que ele ensinou. E, se for pra ficar inventando entendimentos totalmente alheios ao que está explicitamente escrito... Então não adianta nem ler... Deixa a fantasia trabalhar sozinha, que é melhor...Um usuário deste fórum me disse que não era bem isso o que Jesus queria dizer... Ora! Faça-me o favor!!  De que serve a leitura então? Se não for para o perfeito entendimento?Abs

Então vejamos: Se Jesus disse que Pedro é pedra, então necessariamente Pedro é pedra para que se cumpra a Palavra.  No entanto, “É mai fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus.”, abre-se um precedente: faz-me entender a linguística de Saussure sobre "significantes e significados". Se eu expandir o fundo da agulha o camelo passa. Se o rico esvaziar-se de suas riquezas, ele também passa."A Deus o que é de Deus. A César o que é de César".

Se eu expandir o fundo da agulha o camelo passa.Se o rico esvaziar-se de suas riquezas, ele também passa.

Você conhece algum rico que “se esvaziou” de suas riquezas para poder entrar no reino dos céus?Imagine, minha querida, quando Cristo disse aquelas palavras sobre o camelo e a agulha, se alguém lhe dissesse tamanha piada! : “Posso alargar o buraco da minha agulha?”Não brinque com o que lhe é sagrado! Senão a hipocrisia dos cristãos começa a sair pelos poros.

Está correto. A Palavra de Deus é edificante. A minha não. Então: rogo a Deus que me permita ficar onde Ele me orienta. Rogo a Deus que me permita reconhecer a voz do verdadeiro Pastor e não, as diversas vozes ilusionistas deste mundo!

Prezada Acácia...Se é desta maneira, posso ter fé no que diz o Exmo. Sr. Presidente da República Luiz Inácio da Silva... e ele disse que ia ser só uma marolinha...A fé cega só traduz uma coisa... uma pessoa cega!A razão nos ilumina onde a escuridão dos mitos, das crenças e das superstições não nos deixam enxergar.

Se é desta forma que você diz, concordo com você. 

Creio que devo uma explicação mais racional: Eu creio em Deus como nosso Criador e Soberano, Todo -Poderoso e Senhor de todas as coisas.  E o exercício da fé mediante os exemplos de Jesus Cristo nos aproxima de Deus. Quanto ao que está escrito nos Evangelhos, "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos Céus", eu imaginei o "buraco de uma agulha" como sendo a "porta estreita" que pode se expandir pela fé; Agora, a dificuldade do rico entrar no reino dos céus, vai depender e muito da capacidade dele mesmo de exercitar a fé, renunciar a si mesmo (Valorizar muito mais as riquezas do espírito) que a pobreza de seu próprio mundo (suas riquezas materiais). Assim, pela minha fé, eu também posso mudar a minha ótica deixada por Saussure, onde "significados e significantes" assumem um novo código para entender a escrita."Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus. Pois a Vida perfeita está, no sangue que verteu da cruz, é certo que provas virão...investidas do vil tentador, mas, nenhuma condenação há, para quem, está em Ti, Querido Senhor"!

nairan
    Membro

Olá, eu postei algumas colocações aqui neste ~´opico e não estão aparecendo, será que foram movidas para outro local??. foram apagadas??Caso tenham sido movidas gostaria de saber para onde, caso eu tenha quebrado alguma regra do forum, inadvertida,mente também gostaria de saber como e porque para que possa corrigir-las, caso tenham sido apagadas também gostaria de saber o motivo, aguardo resposta.Obrigado.Nairan

nairan
    Membro

Olá, eu postei algumas colocações aqui neste ~´opico e não estão aparecendo, será que foram movidas para outro local??. foram apagadas??Caso tenham sido movidas gostaria de saber para onde, caso eu tenha quebrado alguma regra do forum, inadvertida,mente também gostaria de saber como e porque para que possa corrigir-las, caso tenham sido apagadas também gostaria de saber o motivo, aguardo resposta.Obrigado.Nairan

Caros amigos e administradores do fórum, acabei de colocar a mensagem acima reclamando de que varias das postagens feitas por mim não estavam aparecendo ou teriam sido removidas, venho me retratar.Acabo de descobrir que, por motivos que desconheço, certos computadores que utilizo aqui em meu trabalho não apresentam os tópicos e mensagens completas omitindo inúmeras postagens, e mesmo tópicos inteiros que só aparecem o titulo e nada mais. Estranhamente isso esta acontecendo em alguns equipamentos mas não em outros.Portanto, nenhuma das minhas contribuições desapareceu, todas estão onde as postei quando abertas com os computadores aonde o problema não esta se manifestando.Desculpe se causei algum inconveniente com minha queixa que no final se mostrou injustificada.Reputo isso talvez à minha pouca experiência em utilizar ferramentas como as desse fórum, em que sou, confesso, principiante.Abraços a todos.Nairan

Brasil
    Membro

Quanto ao que está escrito nos Evangelhos, "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos Céus", eu imaginei o "buraco de uma agulha" como sendo a "porta estreita" que pode se expandir pela fé(...)

Minha querida, Jesus usou esta metáfora para ENFATIZAR o que ele estava querendo dizer!!  Não era pra nenhum espertinho alargar o buraco da agulha ou alargar a porta estreita, antes sim,  era pra fazer entender muito bem o que ele disse! Entender!! E não desvirtuar o que ele disse, com essa fantasia toda!Você enrolou, enrolou e não disse se conhece algum rico que “se esvaziou” de suas riquezas para poder entrar no reino dos céus. Se não conhece, então é porque os cristãos não seguem os ensinamentos de Jesus, apenas enrolam e enrolam com fantasias e ladainhas.  Acham importante dizer que ele é o salvador, mas NÃO SEGUEM o que ele ensinou.Eu não acho que ele era o salvador e,  por assim o ver, posso perceber este paradoxo que surge entre o que ele disse e o que fazem os seus seguidores.

Acácia
    Membro

Olá Brasil!Eu conheço mas agora não vou dizer. Estou com sono...Eu não tenho mais razão para seguir o caminho sem Cristo pois com Ele é vencer ou vencer!Abraços para você e para todos desta Consciência e muito obrigada!Jesus vive e Deus nos ama!

Philipon
    Membro

Amigo ppaulo,Você tem razão e enquanto a gente não mude de paradigma (consciência), nada vai a mudar.Através de suas escritas eu estou sentindo que você além de manter uma mente aberta está realmente interessado em evoluir tendo como base o uso da razão.Eu garanto-lhe que você está absolutamente correto. Agora peço a você que aceite alguns conselhos que eu vou dar-lhe.Eu depois de sair da escola continuei com a rotina de dedicar 3 horas diárias a adquirir conhecimentos dos mais variados, e isto, faz mais de 40 anos. Em tudo este tempo eu fui acumulando informações que achava importante guardar. Hoje tenho acumulado mais de 50.000 paginas das quais eu tenho me apoiado para obter o conhecimento que possuo.  Ppaulo, eu não estou contando isto para mostrar vantagens. Eu não sou melhor que ninguém o único que posso ter são algumas horas mais de preparo.O melhor conselho que vou a dar-lhe é que ao invés de procurar conhecimento de coisas que estão fora de você procure seguir o conselho dado pelos sábios do mundo “CONHECE-TE A TE MESMO”. Eu segui o conselho. Me tomou 3 a 4 anos e o logrei, garanto-lhe que o resultado é impressionante. Você vira outra pessoa é como se rasgasse uma venda que tinha nos olhos e começa-se  a enxergar a verdadeira realidade das coisas.A primeira coisa que se sente é vergonha de se mesmo por se ter deixado enganar por tanto anos que estiveram falando-lhe (lavagem cerebral) sobre algo que na realidade você não é, e de uma realidade que tampouco existe.Agora vamos fazer uma análises filosófica dos temas tratados neste tópico. Você fala que gosta de Platão e tem estudado ele. Então deverá saber que na sua época era considerado somente um grande mestre, ele era um erudito,  a fama dele ressurgiu quando Santo Agostinho, bispo da Cartagena romana (354 – 430 dC) o maior pensador da Igreja Cristã fundiu a religião do Novo Testamento com a tradição platônica da filosofia grega. A retórica dialética pregada por Platão era conveniente para a igreja já que a través da dialética se obtém só crenças (opiniões sobre a verdade). Platão pertencia à irmandade Hermética sociedade secreta criada em Egito (4000 a.C) e eram os que guardavam o livro de TOTH o livro dos mistérios e da ciência utilizados pelos iniciados e criado por Hermes Trismegisto. O mundo das idéias de Platão foi derivado do  “o principio de todo é mente” uns dos 7 princípios pregado por Hermes.Para Hermes nos somos energias conscientes que criamos nossa fisicalidade com nossa mente (idéias).Quanto à realidade da Bíblia, o Cristo da Bíblia foi criado como um modo de unificar as diferentes facões cristãs (325 d.C)."Desde tempos imemoráveis é sabido quão proveitosa nos ha resultado esta fábula de Jesucristo"- Carta del Papa León X al cardeal Bembo.Segundo a historia do povo hebreu o princípio da criação foi escrita por Moises e isso não é verdade. A historia da criação se encontrou nos escritos da civilização Suméria  (6000 a.C) exatamente como está escrita na Bíblia.Ppaulo, lhe aconselho ler o livro de Secharia Sitchin onde se fala ao respeito “O COMEÇO DO TEMPO” aqui lhe deixo um link onde você pode baixar uma versão eletronnica de graça em formato PDF ou DOC.http://www.scribd.com/doc/6675404/O-Comeco-Do-TempoAqui estão alguns vídeos muito interessantes apresentando a Secharia Setchin.http://www.youtube.com/watch?v=9zhTCoWETCEhttp://www.youtube.com/watch?v=w1x48wLdmIM&feature=relatedhttp://www.youtube.com/watch?v=b1tk-q95COIAbraço

ppaulo
    Membro

Prezado Philipon,Obrigado pelos seus conselhos e por ter despendido precioso tempo em suas considerações.Na verdade admiro Platão pela sua desenvoltura em uma época tão remota. Por certo, todos os filósofos sem exceção tiveram e tem as mais diversas influências quando da construção de raciocínios ou teorias próprias ou no melhoramento de teorias de terceiros. Independente de ter dedicado algum tempo à filosofia grega, não é por seguir seus conceitos ou teorias (como no caso dos neoplatonicos). Meu interesse principal na filosofia atualmente é voltado à compreensão do sentido (linguagem e objetos) dentro de um contexto jurídico, por isso meus estudos têm se voltado muito mais a Heiddeger e Gadamer na construção da nova hermenêutica.Com certeza houve o resgate de um platonismo pela igreja católica, tal foi fundamental para que filosofia se transformasse em teologia como suporte à metafísica cristã (respeitados os limites, claro) tanto Santo Agostinho como São Tomás de Aquino foram pedras fundamentais nesta empreitada.Vou aproveitar bem seus conselhos e me apartar um pouco desta filosofia ligada às questões sociais que me tem ocupado o tempo ultimamente e vou refletir profundamente sobre o que me disse.Peço desculpas se muito do que postou para mim restou sem respostas, não as postei porque não as tinha, assim como ainda não as tenho, mas lhe garanto que em breve poderemos conversar bem mais a respeito destes importantes temas. às vezes é um pouco difícil vencer os bloqueios de alguns pré-conceitos e, livre de juízos de valor proceder a uma análise puramente racional. Espero que até minhas férias possa ter angariado todo o material para leitura e reflexão.Abraços de um irmão nessa estrada do conhecimento,

SE7MUS
    Membro

Caro amigo BRASIL,Tu dissestes: "Um usuário deste fórum me disse que não era bem isso o que Jesus queria dizer... Ora! Faça-me o favor!!  De que serve a leitura então? Se não for para o perfeito entendimento"?É exatamente dessa forma que gostaria de expor meus raciocínios bíblicos - "Para o perfeito entendimento"...! Se Deus quer se apresentar, se apresente de forma lógica e racional... Pra quê a Biblia? Para os magos e feiticeiros? E porque o enigma? Tá querendo ocultar o que para a humanidade "crédula" na sua Palavra (Bíblia)...? Ora, se não (Deus) alcança o raciocínio humano então conheço o seu ASSASSINO mais esperto - NIETZCHE...!! Brasil,Antes de adentrarmos às "contradições" gostaria de explicar (esclarecer) o sentido exato do citado por ti:"É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus". Por causa desta passagem  muitos pastores e padres não querem correr o risco de perder estes dizimistas potenciais. Ter os jovens ricos virando as costas só por causa deste detalhe, parece ser um prejuízo muito grande para "a obra" - Neste caso, o Pastor ou Padre que pensa dessa forma, o IDIOTA olha para eles e diz: VOCÊS SÃO IDIOTAS...!Dizem que no Oriente Antigo, as caravanas com seus camelos viajavam por dias, e muitas vezes chegavam de noite com suas cargas até as cidades onde seriam comercializadas suas cargas. Eram proibidos de entrar nas cidades, que eram muradas, mas tinham passagens estreitas por onde os camelos poderiam passar, mas de tão estreitas, não permitiam que os camelos entrassem com suas cargas. Isso para que eles pudessem beber água, pois muitas vezes andavam dias e dias pelos desertos sem verem uma gota de água, e até os camelos sentem sede.Então seus donos retiravam as cargas de suas costas para que eles pudessem passar pelo "buraco da agulha", uma passagem própria para camelos, nas muradas das cidades.O comércio precisava ser à luz do dia, pois a fiscalização teria que verificar a natureza da mercadoria e arrecadar os impostos, sendo proibida assim, a venda durante a noite.Em analogia a isso, a pessoa poderia ter os bens que fosse, que para entrar no céu, teria que se despir de toda a sua riqueza - HAhhahahaha......!  DESPIR...DAS RIQUEZAS só mesmo outro IDIOTA para crer em perder tudo...!Mas ao assunto, o que Cristo tem a dizer está de acordo com a realidade que a Bíblia (em todo o seu contexto) descreve como "morte espiritual" (imperfeição para encontrar/seguir a verdade) - consequências da desobediência de Adão e Eva. Sendo assim, todos nascemos "mortos espiritualmente". Antes da desobediência, Adão e Eva eram inocentes, inerentemente bons e andavam conforme a VERDADE, pois Deus ia e visitava-os durante a viração do dia (o dia virava as 18 horas, não meia-noite como na modernidade) e compartilhava o que era sempre a verdade. Depois, como diz o relato, havia uma árvore que dava o conhecimento do BEM e do MAL - veja bem: do bem e do mal, não da "VERDADE e da MENTIRA" - depois sabemos o que aconteceu...! e assim, destituído da condição verdadeira passou a viver na mentira ("achologia" humana) em uma terra que o prórpio Deus amaldiçoou (castigo). Desde então, o homem tem procurado por si mesmo como obter a verdade em tudo alheio às verdades de Deus, logo depois, Deus percebendo a fragilidade de tal trabalho que o homem empreendia na terra enviou o seu Único Filho (que se autodenominava ser a VERDADE e a VIDA (vida espiritual)) para que todo aquele que Nele crer seja salvo.Como pode notar, é impossível ao homem na condição que se encontra (morto espiritualmente) ir para o céu sem antes ser ressuscitado (vivificado espiritualmente) para a verdade - o que nem todos querem, como diz o ditado: " A verdade dói", mas a dor é a consequência da disciplina (tal como pai castiga o filho a quem quer o bem). Se segurarmos essa idéia em mente veremos que todo o sermão/segmentos das palestras de Cristo tem nexo com essa exposição (morte espiritual): "A porta larga e a estreita; Eles me rejeitam; Sou a Luz que alumia o mundo; Deixe os mortos sepultarem os mortos; Nascer denovo; etc, e essa: "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que o rico ir para o céu". Cientificamente falando:No sangue do camelo contém 94% de água, exatamente como o nosso. No entanto, quando não encontra água para beber, o calor do sol gradualmente o faz perder um pouco da água do seu sangue. Assim, os cientistas descobriram que o seu sangue pode perder até 40% da água e, mesmo assim, continuar saudável. Somente para você ter uma idéia, se um ser humano perder 5% da água no sangue, a visão fica comprometida; se a perda for de 10%, a pessoa enlouquece; com 12%, o sangue fica tão espesso que o coração não consegue bombeá-lo mais e pára. Nós morremos.No entanto, isso não acontece com o camelo. Por quê? Os cientistas dizem que seu sangue é diferente. ?Seus glóbulos vermelhos são alongados, e não arredondados, como no ser humano. Talvez seja isso que faça a diferença.Em um dia inteiro de caminhada, ele consegue carregar uma carga de 180 kg por quase 150 km, atravessando um deserto seco, sem parar um minuto para beber ou comer coisa alguma. Na verdade, ele pode ficar até oito dias inteiros sem beber água, mas então fica realmente esgotado. Perde mais de 100 kg e fica magérrimo, no osso e na pele de (450 kg para 350 kg). Mesmo assim, ainda se aguenta em pé! Emagrece porque bilhões de células no seu corpo perdem água e ficam sem gordura. Agora imagina a sua aparência quando estiver em coma...!Quanto a agulha... precisamos rever a história para saber como eram as agulhas (madeira, osso ou metal) da época, pois se um camelo dos mais magérrimos (esgotado) pode realmente ser mais fácil deslizar dentro do que as riquezas do homem fazer ele descobrir (auto ressuscitar) por si o caminho do céu fora do seu vivificante condutor (Cristo). Logo, Cristo diz a literalmente verdade. ABRAÇOS...!SE7MUS

Brasil
    Membro

Dizem que no Oriente Antigo, as caravanas com seus camelos viajavam por dias, e muitas vezes chegavam de noite com suas cargas até as cidades onde seriam comercializadas suas cargas. Eram proibidos de entrar nas cidades, que eram muradas, mas tinham passagens estreitas por onde os camelos poderiam passar, mas de tão estreitas, não permitiam que os camelos entrassem com suas cargas. Isso para que eles pudessem beber água, pois muitas vezes andavam dias e dias pelos desertos sem verem uma gota de água, e até os camelos sentem sede.Então seus donos retiravam as cargas de suas costas para que eles pudessem passar pelo "buraco da agulha", uma passagem própria para camelos, nas muradas das cidades.O comércio precisava ser à luz do dia, pois a fiscalização teria que verificar a natureza da mercadoria e arrecadar os impostos, sendo proibida assim, a venda durante a noite.Em analogia a isso, a pessoa poderia ter os bens que fosse, que para entrar no céu, teria que se despir de toda a sua riqueza

Até aonde chega a criatividade humana!!? Tudo isso pra desdizer Cristo sem ter que menosprezar o que ele disse?O que você colou aí não faz o menor sentido!  Cristo não disse que “é mais fácil um camelo passar COM A CARGA pelo buraco da agulha”...Ele simplesmente se refere ao fato de um camelo não conseguir EM HIPÓTESE ALGUMA passar pelo buraco de uma agulha!!  Outra coisa: Cristo diz “FUNDO de UMA agulha”  e não  “Buraco DA Agulha”, que como está escrito aí nesse texto que você copiou na internet  e colou, refere-se a um determinado local por onde PASSAVAM os camelos e as pessoas.Ainda:  Se ele estivesse se referindo a este local, então o NOME  PRÓPRIO  “Buraco da Agulha” deveria iniciar-se com letras maiúsculas! Concorda ou não?Aqui está literalmente o que diz a Bíbia:Marcos 10,24: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.Mateus 19,24:Eu vos repito: É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Lucas 18,25:É mais fácil passar o camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Obs.: Caro 7, ao colar textos alheios é uma boa prática incluir a referência da fonte e do autor. Como você não o fez, aqui está:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080418112856AAQ3NsC

nairan
    Membro

Essa história de buraco de agulha e camelos já ouvia desde pequeno quando freqüentava a igreja adventista junto com minha mãe e minha avó, e, francamente, mesmo naquela época, ouvindo toda essa ladainha com os ouvidos crédulos de uma criança (afinal a criança precisa crer no que seus pais lhe dizem para garantir sua sobrevivência e seu crescimento em segurança), ainda assim isso tudo me parecia um absurdo tão grande que eu não conseguia entender como os adultos podiam aceitar tal coisa, e porque não era mais fácil simplesmente entender que Cristo estava falando que as riquezas corrompem o homem, simples assim.Esse tipo de atitude, buscando criar imagens mirabolantes para justificar cada passagem bíblica, foi apenas uma das razões que me levaram a abandonar toda aquela falsidade que eu assistia dentro das varias igrejas que freqüentamos durante minha formação.Bem, assim como todo mundo, eu já ouvi muitas histórias de santos que abandonaram tudo para se dedicar à vida monástica, assim como fez Sidarta Gautama diga-se de passagem, mas a verdade mesmo, é que conhecer alguém que tenha deixado todas as suas riquezas para se tornar um cristão melhor, esse eu não conheci em minha vida não.Outra coisa que eu acho interessante, claro que segundo minha estrita ótica pessoal, pois diz respeito à minha vida particular.Foi o fato de que toda minha família composta por inúmeros tios e tias, mãe, avós, primos e primas todos Adventistas do Sétimo Dia, tendo inclusive, vários pastores na família.E no entanto era meu pai, ateu, comunista, sobrevivente da guerra civil espanhola, destroçado por dentro pelas atrocidades que viveu e presenciou pela vida, o único que demonstrava uma verdadeira compaixão pelas pessoas, entregava tudo que tinha para socorrer os amigos quando algum precisava, como vi ele fazer inúmeras vezes e tinha uma fé na vida que me deixava abismado diante de tudo que ele tinha vivido.Não lembro de nada de valor real que tenha aprendido dentro da igreja, nem com toda a rênca de parentes crentes e ditos cristãos com quem convivi por toda minha infância e crescimento.Mas as lições não faladas que meu pai me ensinou me acompanham ate hoje.Meu pai ateu foi o cristão mais digno desse nome que conheci em toda minha vida.

Visualizando 15 posts - 106 até 120 (de 137 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.