Filosofia e SALOMÃO

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Filosofia e SALOMÃO

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 137 do total)
  • Autor
    SE7MUS
    Membro

A-mi-go, Essa exposição do tempo/espaço me SURPREENDEU..Valeu. - Parabéns ao CONSCIÊNCIA.ORG - Espaço para mentes brilhantes.

ppaulo
    Membro

Prezado Nairan,Muito claro e esclarecedor o seu post. Fiquei maravilhado com este raciocínio, que na parte lógica me parece perfeita!Porém, segundo você postou:"Sendo assim toda noção de recorrência se perde, e junto com ela a necessidade de imaginarmos algo anterior que pude-se haver pelos padrões vigentes a partir do inicio do espaço/tempo em que vivemos agora."Mesmo que para a física esteja explicado, para a filosofia sempre haverá a pergunta do antes desse espaço-tempo e mais, qual a força motriz que gerou este espaço tempo. Creio que essa noção do divino venha exatamente pela impossibilidade física de se explicar a origem das origens. Num raciocínio lógico, sou obrigado a admitir que algo num princípio já era e sempre foi, mesmo em outra dimensão, outro universo ou outro espaço tempo, mas num princípio de tudo, algo ou alguém já deveria ser e, deveria ser sempre, até mesmo se nosso universo fosse cíclico, necessariamente deveria haver uma força motriz inicial, se nao no nosso universo ou no nosso espaço tempo, em algum outro que a este pôs, o outro também não careceria desta pergunta.Não é a questão de imaginarmos algo anterior, mas simplesmente de questionar pela origem.Abraços,

SE7MUS
    Membro

Bem, meu caro, se tudo o que está escrito na Bíblia é IDEAL, eu gostaria que você tecesse alguns comentários acerca destas citações bíblicas:Êxodo 20:22  Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que do céu eu vos falei. (...)Êxodo 21:1  Estes são os estatutos que lhes proporás: (...)Êxodo 21:20  Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;  Êxodo 21:21  mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu. Êxodo 21:22  Se alguns homens brigarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, não resultando, porém, outro dano, este certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e pagará segundo o arbítrio dos juízes;    Êxodo 21:23  mas se resultar dano, então darás vida por vida,Êxodo 21:24  olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,    Êxodo 21:25  queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.Êxodo 21:26  Se alguém ferir o olho do seu servo ou o olho da sua serva e o cegar, deixá-lo-á ir forro por causa do olho.    Você realmente acha que isto é IDEAL?

Olá amigo BRASIL,Gostaria de veredar a linha de raciocínio afastado daquilo que chamamos de SAGRADO... e entremos devidamente autorizados para o campo da RAZÃO...Pois se Deus é Deus deveria pensar (avaliar) antes da mandar escrever tal LIVRO para os homens (racionais).O texto que citaste encontra-se no VELHO TESTAMENTO (testamento:[Do lat. testamentu.]Substantivo masculino Ato personalíssimo, unilateral, gratuito, solene e revogável, pelo qual alguém, com observância da lei, dispõe de seu patrimônio, total ou parcialmente, para depois de sua morte, podendo, ainda, nomear tutores para seus filhos menores, reconhecer filhos naturais e fazer outras declarações de última vontade). Citei o significado para não dar margem as peregrinações fantasiosas das religiões.O que o referente texto expõe é a JUSTIÇA - Aos homens que não tinham juristas (juizes, advogados), dinheiro (bolsas de valores), Legisladores (Câmara dos Deputados, Senadores, Vereadores), Executivos, Administração com base nos Direitos Humanos, etc...!!Logo podemos notar (pelo senso comum) que a justiça era na base da PORRADA - "Olho por olho" em defesa do próximo indefeso (servos e grávidas). Assim, JESUS estabelecendo um NOVO TESTAMENTO - Corroborou: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.   Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;   E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;   E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.   Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo". (Mateus 5:38-43)Percebe-se até o momento que JESUS extingue a violência para que uma coisa (ira excessiva) não levar a outra (injustiça) - que são pequenos atos (partes) que levam à Lei Maior: AMOR.Em primeiro remate, o "dever ser" expresso nos dois casos (Velho e Novo Testamentos) resulta em uma IDÉIA para ser materializada no mundo REAL (atualidade), pois não existe mais ABRAÃO e MOISÉS, mas existe a IDÉIA (essência) de vida que deve ser transferida para o nosso intelecto (pensamento enquanto filósofo) e por fim dar forma ao nosso mundo (vida) - Essa é a idéia original de DEUS: Entrar nessa condicionalidade para herdar beneficências.Ora, quem herdou o Velho Testamento?, ou melhor, quem herdará o Novo Testamento?Sendo que um testamento nas mãos de um herdeiro tem validade mesmo que ele (herdeiro) não saiba ler, seja um doente mental, um indouto... Sei lá.!!! Qualquer coisa que o faça desconhecer o seu conteúdo. Assim, os objetos descritos no testamento são apenas IDEAIS que devem ser materializadas na vida daquele (herdeiro) que busca a sua REALIDADE (realização). Devo antes de tudo acentuar que não afirmo que as pessoas envolvidas nas historias biblicas são mitos, fábulas ou lendas (idéias fantasiosas), mas partes de suas vidas (seleção feita por Deus) são as referentes idéias ancoradas nos pensamentos (raciocínio) de PLATÃO, os quais entram em diapasão com o enunicado de CRISTO:  "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão". (Marcos 13:31; Mateus 24:35)Ou seja, a REALIDADE empírica pode desaparecer, extinguir, desvanecer, murchar, virar uma merda... mas as idéias contidas nas minhas palavras continuarão (permanecerá) perfeita ETERNAMENTE.Paulo percebendo a gravidade dessas palavras consolidou:"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam". 1Coríntios 2:9Todas as presunções confirmados pelos sentidos humanos provados tanto cientificamente ou não serão ignorados pelo o que Deus preparou para os seus - algo que está fora de nossas idéias conhecidas.Mas que MERDA...! Quer dizer que: Como sinto a FORÇA DA GRAVIDADE, lá na "preparação" de um novo céu e uma nova terra (vide Apocalipse 21:1) NÃO HAVERÁ MAIS...! TODA FÍSICA (CIÊNCIA) CONHECIDA PELO HOMEM SERÁ ANIQUILADA? E A FILOSOFIA DEVERÁ NASCER DE NOVO?QUE COISA, NÃO!??...!Há ainda discursões, pois há que diga que o mundo Real é que manda (domina) sobre o mundo Ideal apoiando-se primeiro na formação humana para concepção desses objetos.ABRAÇOS...!SE7MUS 

SE7MUS
    Membro

Creio que já deve ter ouvido ou lido anteriormente sobre os problemas impostos por um efeito de horizonte de eventos, ou poderiamos chamar também de limitação de interface. [...]Abraços

Caro amigo Nairan,Pelo exposto, visto que o mundo sendo dimensionável podemos visualizar outras características que somente pelo mundo das IDÉIAS podemos "enxergar" (graças aos objetos da Geometria e da Matemática).Toda essa observação nada tem a demonstrar senão que nós estamos PRESOS em um mundo (tempo/espaço) que não dá para sair.Salomão tendo em vista essa e outras percepções disse:    "A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz." Provérbios 1:20 - Grifo meuA verdadeira sabedoria não está no tempo/espaço ela está FORA disto. Ou seja, ela (sabedoria) é a mesma em todos os tempos, espaços (mesmo "alienígenas"), culturas, etc. ELA É INVARIÁVEL. O que caímos novamente no mundo perfeito das IDÉIAS que estáo alheias a essa prisão (mundo).Abraços,SE7MUS

Brasil
    Membro

Logo podemos notar (pelo senso comum) que a justiça era na base da PORRADA - "Olho por olho" em defesa do próximo indefeso (servos e grávidas).

Devemos lembrar que aquelas palavras em Êxodo são os estatutos propostos por Deus aos filhos de Israel. Ou seja, se era na base da porrada, então, segundo a Bíblia, foi Deus quem propôs!

Assim, JESUS estabelecendo um NOVO TESTAMENTO - Corroborou:"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.   Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;   E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;   E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.   Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo". (Mateus 5:38-43)Percebe-se até o momento que JESUS extingue a violência para que uma coisa (ira excessiva) não levar a outra (injustiça) - que são pequenos atos (partes) que levam à Lei Maior: AMOR.

A Bíblia contradiz a si própria!  Se o que Jesus ensinou é mais aproveitável do que o que ensinou Deus através de Moises, então este livro contradiz a si mesmo!Num livro que se faz entender como uma doutrina ou um livro sagrado, isso é inadmissível!  Veja que nesta citação Jesus desdiz o que Deus disse, sem maiores esclarecimentos.  Por que devemos acreditar ou entender como mais correto o que disse Jesus, do que o que disse Deus? Posto que, os dois entendimentos partem do mesmo livro!São contradições gritantes! A qual aconselhamento devemos seguir? Ao primeiro em Êxodo ou ao segundo em Mateus? São bem diferentes um do outro, não acha?

ppaulo
    Membro

Este tópico foi editado?sumiram diversos posts daqui...

Brasil
    Membro

Este tópico foi editado?sumiram diversos posts daqui...

Eu não notei...  Posts de quem? Seus? Não estão em outro tópico? Às vezes a gente se confunde...

SE7MUS
    Membro

Logo podemos notar (pelo senso comum) que a justiça era na base da PORRADA - "Olho por olho" em defesa do próximo indefeso (servos e grávidas).

Devemos lembrar que aquelas palavras em Êxodo são os estatutos propostos por Deus aos filhos de Israel. Ou seja, se era na base da porrada, então, segundo a Bíblia, foi Deus quem propôs!

Assim, JESUS estabelecendo um NOVO TESTAMENTO - Corroborou:"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.   Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;   E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;   E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.   Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo". (Mateus 5:38-43)Percebe-se até o momento que JESUS extingue a violência para que uma coisa (ira excessiva) não levar a outra (injustiça) - que são pequenos atos (partes) que levam à Lei Maior: AMOR.

A Bíblia contradiz a si própria!  Se o que Jesus ensinou é mais aproveitável do que o que ensinou Deus através de Moises, então este livro contradiz a si mesmo!Num livro que se faz entender como uma doutrina ou um livro sagrado, isso é inadmissível!  Veja que nesta citação Jesus desdiz o que Deus disse, sem maiores esclarecimentos.  Por que devemos acreditar ou entender como mais correto o que disse Jesus, do que o que disse Deus? Posto que, os dois entendimentos partem do mesmo livro!São contradições gritantes! A qual aconselhamento devemos seguir? Ao primeiro em Êxodo ou ao segundo em Mateus? São bem diferentes um do outro, não acha?

Olá amigo BRASIL,Tenho que admitir que sua preocupação com a "contradição" bíblica é pertinente.Recomento a leitura de Romanos, capítulo 2 ao 4. Por si verás o constraste entre o Velho e o Novo Testamento: LEI X GRAÇA.Valew...!SE7MUS

Brasil
    Membro

Tenho que admitir que sua preocupação com a "contradição" bíblica é pertinente.Recomento a leitura de Romanos, capítulo 2 ao 4. Por si verás o constraste entre o Velho e o Novo Testamento: LEI X GRAÇA.

Bem, caro 7, eu dei uma lida nos capítulos indicados de Romanos e não vi nada que justificasse as aspas que você colocou na palavra contradição...A Bíblia, além de ser enigmática é toda cheia de contradições, essas características aliadas ao espírito fantasioso inerente a todo ser humano - nuns mais noutros menos-, criam muitos equívocos, como por exemplo,  a discussão acerca da afirmação de Jesus:  “É mai fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus.”Agora eu te pergunto: Qual é o cristão que não gostaria de ficar rico? Qual é o cristão que nunca fez uma fezinha na loteria? Qual é o cristão que não sonha em “vencer” na vida?Qual é o cristão que entende que ficar rico é pecado?Reflita bem isso que digo e depois me responda: Existem cristãos, efetivamente? Ou seja, existem cristãos que praticam EXATAMENTE TUDO o que foi pregado por Cristo?Se a resposta for negativa, então Jesus fracassou... Praticamente ninguém segue à risca tudo o que ele ensinou. E, se for pra ficar inventando entendimentos totalmente alheios ao que está explicitamente escrito... Então não adianta nem ler... Deixa a fantasia trabalhar sozinha, que é melhor...Um usuário deste fórum me disse que não era bem isso o que Jesus queria dizer... Ora! Faça-me o favor!!  De que serve a leitura então? Se não for para o perfeito entendimento?Abs

ppaulo
    Membro

Sou obrigado a concordar com o colega Brasil.Às vezes uma contradição é apenas uma contradição, não existe nada hermético, místico, esotérico ou outro termo qualquer. O que é compreensível num livro que é na verdade uma colcha de retalhos de textos esparsos coletados através dos tempos. Milagre seria não haver nenhuma contradição. Não se pode esquecer que se percorre um grande lapso temporal e de certa forma uma mudança histórico-cultural do povo hebreu.Ademais, na atividade hermenêutica, qualquer que seja a corrente não pode fazer qualquer interpretação. Existe um limite interpretativo, fora deste limite é mero exercício de adivinhação ou pura má-fé e charlatanismo.

Acácia
    Membro

Tenho que admitir que sua preocupação com a "contradição" bíblica é pertinente.Recomento a leitura de Romanos, capítulo 2 ao 4. Por si verás o constraste entre o Velho e o Novo Testamento: LEI X GRAÇA.

Bem, caro 7, eu dei uma lida nos capítulos indicados de Romanos e não vi nada que justificasse as aspas que você colocou na palavra contradição...A Bíblia, além de ser enigmática é toda cheia de contradições, essas características aliadas ao espírito fantasioso inerente a todo ser humano - nuns mais noutros menos-, criam muitos equívocos, como por exemplo,  a discussão acerca da afirmação de Jesus:  “É mai fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus.”Agora eu te pergunto: Qual é o cristão que não gostaria de ficar rico? Qual é o cristão que nunca fez uma fezinha na loteria? Qual é o cristão que não sonha em “vencer” na vida?Qual é o cristão que entende que ficar rico é pecado?Reflita bem isso que digo e depois me responda: Existem cristãos, efetivamente? Ou seja, existem cristãos que praticam EXATAMENTE TUDO o que foi pregado por Cristo?Se a resposta for negativa, então Jesus fracassou... Praticamente ninguém segue à risca tudo o que ele ensinou. E, se for pra ficar inventando entendimentos totalmente alheios ao que está explicitamente escrito... Então não adianta nem ler... Deixa a fantasia trabalhar sozinha, que é melhor...Um usuário deste fórum me disse que não era bem isso o que Jesus queria dizer... Ora! Faça-me o favor!!  De que serve a leitura então? Se não for para o perfeito entendimento?Abs

Então vejamos: Se Jesus disse que Pedro é pedra, então necessariamente Pedro é pedra para que se cumpra a Palavra.  No entanto, “É mai fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus.”, abre-se um precedente: faz-me entender a linguística de Saussure sobre "significantes e significados". Se eu expandir o fundo da agulha o camelo passa. Se o rico esvaziar-se de suas riquezas, ele também passa."A Deus o que é de Deus. A César o que é de César".

Brasil
    Membro

Se eu expandir o fundo da agulha o camelo passa.Se o rico esvaziar-se de suas riquezas, ele também passa.

Não precisa fazer mágica! Basta converter-se ao Hinduísmo!  hehehe...Para os hindus ser rico é ser virtuoso. Não há nada de errado em ser rico entre os hindus. Ao menos eles não são hipócritas... Não é verdade?

ppaulo
    Membro

Prezada Acácia… deixe-me ver…Quem disse que Jesus disse tal coisa... de que Pedro é pedra... e quem disse que mesmo que tenha sido dito que Pedro será pedra apenas para que se cumpra a tal da Palavra...E, quanto a Saussure, precurssor do que seria chamado depois de estruturalismo e, com os pés fincados na semiótica (querendo ou não resgata o interesse semiótico aristotélico), tem pouco a ver com se alargar o buraco da agulha ou esvaziar os bolsos dos ricos. A linguística tem pouco ou nada a ver com ações.Poderia explicar o que tem a ver se alargar o buraco de uma agulha (imaginando uma agulha que pudesse ser alargada a tal ponto) para se fazer passar um camelo com semiótica?

Brasil
    Membro

Se eu expandir o fundo da agulha o camelo passa.Se o rico esvaziar-se de suas riquezas, ele também passa.

Você conhece algum rico que “se esvaziou” de suas riquezas para poder entrar no reino dos céus?Imagine, minha querida, quando Cristo disse aquelas palavras sobre o camelo e a agulha, se alguém lhe dissesse tamanha piada! : “Posso alargar o buraco da minha agulha?”Não brinque com o que lhe é sagrado! Senão a hipocrisia dos cristãos começa a sair pelos poros.

Acácia
    Membro

Então vejamos: Se Jesus disse que Pedro é pedra, então necessariamente Pedro é pedra para que se cumpra a Palavra.  No entanto, “É mai fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos céus.”, abre-se um precedente: faz-me entender a linguística de Saussure sobre "significantes e significados". Se eu expandir o fundo da agulha o camelo passa. Se o rico esvaziar-se de suas riquezas, ele também passa."A Deus o que é de Deus. A César o que é de César".

Você conhece algum rico que “se esvaziou” de suas riquezas para poder entrar no reino dos céus?Imagine, minha querida, quando Cristo disse aquelas palavras sobre o camelo e a agulha, se alguém lhe dissesse tamanha piada! : “Posso alargar o buraco da minha agulha?”Não brinque com o que lhe é sagrado! Senão a hipocrisia dos cristãos começa a sair pelos poros.

Está correto. A Palavra de Deus é edificante. A minha não. Então: rogo a Deus que me permita ficar onde Ele me orienta. Rogo a Deus que me permita reconhecer a voz do verdadeiro Pastor e não, as diversas vozes ilusionistas deste mundo!

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 137 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.