Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Nao encontraremos resposta
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/05/2002 às 22:26 #76403Miguel (admin)Mestre
Mceus:
O homem é o único animal que se recusa a sê-lo…
abs.23/05/2002 às 1:48 #76404márcioMembroIsabel, somando os 2 temos:
Embora tenha Consciencia que devo fazer isso, minha Consciencia me diz que nao devo faze-lo.
Que fazer entao ? Quem sou eu afinal ?
23/05/2002 às 1:53 #76405márcioMembroWalace,
1. Porque o homem acredita em divindades ?
Walace, infelizmente nao entendo “muito” (para nao dizer “nada”) de transcendencia, mas gostaria de entender.
Com relacao ao item “porque o homem acredita em divindades”, tirando essa parte da transcendencia, entendi que sua colocacao é a seguinte: O homem necessita de um idolo. (que a proposito, concordo em 100%).
Portanto, teriamos algo como: O homem acredita em divindades porque necessita de idolos. E um idolo acaba absorvendo uma figura divina … e vice versa. Seria por ai ?
2. Porque o homem precisa de doutrinamento ?
Certo. Existe uma conotacao pejorativa, mas necessaria para a reflexao. Por outro lado, sua colocacao é interessante: Educacao (versus) Doutrina.
Entendo Doutrina como um caso extremo de Educacao, na qual (entre outras) nao é permitido o questionamento.3. Memoria genetica.
Nao tenho experiencia no assunto. É apenas a minha opiniao pessoal baseada no contexto colocado pelo “Jose Domingos”. Defendo parcialmente a “memoria genetica”, considerando os instintos como parte da memoria.
23/05/2002 às 3:10 #76406Miguel (admin)MestreOi Isabel,
vc sintetizou a ideia e colocou de modo bem claro
PS: estou lendo seu texto sobre Camus… está interessante!
[]´s
23/05/2002 às 4:33 #76407Miguel (admin)MestreMarcio,
1. Por que o homem acredita em divindades ?
Um pouco de etimologia talvez ajude: transcendência – derivado do latim, de trans + scadere = “passar por cima”. É o significado mais usado, e, nesse sentido, faz oposiçao a imanência. Aqui, entre outras coisas, querer-se-ia dizer do homem, falando de sua abertura, que ele sempre ultrapassa os limites que lhe sao colocados. É uma das razoes por que o homem nao pode ser fechado num sistema.
Parece simples. Mas, e o que acontece quando esse limite é a sua existencia corporea?
“O homem necessita de idolos” ? Hummmm… nao foi exatamente isso que tentei dizer. Na verdade, isso parece que acaba colocando o que seria uma distorção como se fosse a norma. Tentando uma outra explicitação:
Acho que a ideia basica aqui seria a de que é dificil para o homem chegar ao seu ápice; em outras palavras, “viver bem”. Isso foi bem expressado em alguns paradoxos antigos: “Conhece-te a ti mesmo” e “Torna-te quem tu és”. Ou, no caso do cristianismo, bem entendido, esse ápice é apresentado como sendo nada menos que a divinização.
É tarefa dificil, sim. Ser homem nao é dado, é uma tarefa! [paradoxo] Esse “apice” pode receber alguns nomes: “Verdade”, “Deus”, …
Ora, é bem sabido que o homem é um animal simbolico, que representa e carrega de valor o mundo em que vive. O ícone é um tipo de simbolo, um sinal que aponta para algo. Como esse “apice” nao é encontrado no sensivel, pois o transcende, entao é representado por um icone. (suponha a arca da aliança, no caso judeu, por exemplo).
O problema é qd se passa a confundir o icone com aquilo para o que ele aponta. Seria como já ter a posse da transcendencia, o icone deixa de ser motor da caminhada e se torna um lugar de descanso: o icone se torna idolo. (no caso judeu, qd acreditaram que a posse da arca já bastava para dar a vitoria sobre os filisteus).
Acho que exemplo pode ajudar, mas com isso se perde em profundidade. Ajude-me com o restante
Um ultimo detalhe: por que o homem sente falta de um icone para o “ápice” ? E, ele sente mesmo essa falta ? Curioso que as duas tradiçoes mais ricas, que forjaram toda a cultura ocidental, se destacavam justamente pela nao representaçao do “ápice”. A tradiçao profética judaica era totalmente avessa à construçao de imagens de Deus. A tradiçao filosofica grega descartava qualquer ente do mundo sensivel (cópia) como representaçao da Verdade transcendente (matriz).
Bem a grosso modo, é algo assim.
[]´s23/05/2002 às 14:09 #76408Miguel (admin)MestrePara mim a questão de deuses,idolos etc.. é uma questão de “alienação” do ser humano e isso já é muito batido!como diz nosso novo amigo essa tese( religião) já caiu há muito tempo.
Não vou falar porque o homem precisa acreditar em um Deus, mas vou falar porque ele aboliu!
A mentalidade medieval acredito que todos sabem como era: Igreja Católica monopolizando a vida intelectual, mentalidade teocentrica etc, pois é, mas o homem não se conforma com a submissão e hierarquia (o Rei e DEus eram o topo da hierarquia)a busca de toda historia da humanidade é a busca pela igualdade de direitos e econômica, daí veio o renascimento e o primeiro protesto contra a ordem vigente o:protestantismo onde o lema era “Jesus sim igreja(católica)não”! Depois veio a Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade, onde o lema era “Deus Sim, Jesus não”. Alguma igualdade de direito até foi alcançada “pós revolução' mas faltava mais,faltava a igualdade econômica então o comunismo surgiu e o novo lema é: “Deus não exite”. veio a pós modernidade é o lema agora é: “se Deus existe é preciso matá-lo!
Quero deixar bem claro que não sou contra a elite, acho que ela dá o padrão pela busca de igualdade.
Memória Genética: Como o márcio bem falou é quase uma tese minha, porque quando leio nao fico só com o que leio vou filosofar em cima do que leio e foi filosofando sobre empirismo e racionalismo associando com outras leituras que me veio esse “Insight”e tenho outros como quando li Freud escrever que os animais repetem de forma mesmo que abreviada todas as formas de sua evulução na sua embriologia até o seu nascimento ( não sei se fui bem claro) pois é tive o insight de achar que após o nascimento o homem repete tambem de forma abreviada o processo que nossos ancestrais passaram na sua interação com a cultura, em pegar os primeiros objetos em andar em postura ereta em falar, em aprender, raciocinar, filosofar etc..
As vezes as pessoas acham incrivel falar em evolução”, como é que de uma forma simples de vida nós surgimos? mas a jente vê isso todo dia e nao nos espantamos: um espermatozoide se transformar em um adulto. ou um bebe falar, caminhar etc..tudo isso como deve ter acontecido tambem na evolução dos nossos ancestrais, e nem o adulto sabe explicar como isso acontece e nem nos sabemos direito como a evolução aconteceu, mas vemos a repetição do processo todo dia!23/05/2002 às 14:46 #76409Miguel (admin)MestreMárcio:
“Embora tenha Consciencia que devo fazer isso, minha Consciencia me diz que nao devo faze-lo.”…hummmm..assim continuamos a falar do mesmo conceito na medida em que a consciência me diz o que não devo fazer ( a sua função é essencialmente negativa). Penso que a noção de consciência que refere é o de estado de vigília, percepção, conhecimento…é isso??? “O ter consciência de ” seria aqui o saber que, o estar “acordado”….”consciente” em termos da realção que sempre estabeleceu entre mente/cérebro, não é?? Se calhar não o compreendi bem….abs.
23/05/2002 às 14:56 #76410Miguel (admin)MestreOlá Walace!!
Foi bastante esclarecedora a sua achega sobre transcendência….essa necessidade de se perpetuar, transcender e potencializar é tão antiga como o própio homem, não é??Confundir o ícone com aquilo que ele representa acaba por ser a consequência inesperada desse processo…por quê? Talvez por que a materialização perpetue a potência humana…materializar é reduzir, definir…mais simples…o incognoscível é dolorosamente insuportável para o homem, não acha??
P.S- Obrigada pelas suas simpáticas palavras…qualquer um desses textos (entre eles o de Camus)é despretensioso, só uma aproximação…
23/05/2002 às 15:23 #76411Miguel (admin)MestreOi J.Domingos,
Só esclarecendo uma dúvida que tive, talvez eu tenha interpretado errado: esse “novo amigo” que disse que “a religiao caiu” por acaso seria eu?
Espero que nao, pois o que eu tentei mostrar foi justamente o contrario.Mas nenhum problema qt ao ser amigo, aqui é só uma questao de diferença de ponto de vista
[]´s
23/05/2002 às 21:15 #76412Miguel (admin)MestreUma vez aprendi não recordo bem se foi no 2º grau ou foi na faculdade, também não lembro se foi em uma aula de português ou literatura, pois bem, aprendi que todo texto tem um fundo ideológico.
Tenho que admitir(admiração) que Walace tem uma grande capacidade de escrever e não se comprometer, pois bem caí no erro de tantar “transcender” a sua mensagem, mas é que o termo “ista” mexeu comigo.
Me referí a você quando escrevi “novo amigo”, foi só cordalidade garanto, devido a sua boa educação em pedir para entrar na discussão, e à minha necessidade de socialização!23/05/2002 às 21:30 #76413márcioMembroObrigado Walace. Pensei que estava perdendo parte da minha capacidade de compreensao ao ver que a Isabel nao tinha me entendido e ao ver o comentario do Jose Domingos sobre o “novo amigo”.
23/05/2002 às 21:38 #76414márcioMembroIsabel, concordo que sao 2 conceitos.
Consciencia1 = Saber que (um pouco alem da simples vigilia …).
Consciencia2 = Voz interior.A frase ficaria assim:
Embora saiba que devo fazer isso, a voz interior me diz que nao devo faze-lo.
… poderiamos chamar isso de … paradoxo da Consciencia
23/05/2002 às 22:05 #76415márcioMembroWalace, apenas como curiosidade, explico como associei suas palavras a “o homem necessita de idolos”:
Voce mencionou que: “É interessante constatar que a maioria dos que negam Deus acabam arrumando um idolo (o que nao significa que muitos dos que o afirmam tambem nao tenham construido o seu)”
Que trocando em miudos é algo como: a maioria dos homens (negando ou nao Deus) arrumam ou constroem idolos.
Que deriva para “o homem constroe idolos”.
Que deriva para “o homem necessita de idolos”.
(se constroe é porque necessita)23/05/2002 às 22:45 #76416Miguel (admin)MestreOlá marcio…ok…vamos enveredar pelo seu conceito senão metemo-nos numa alhada!!!
…vamos, portanto, partir do princípio de que a consciência envolve, portanto, um duplo saber: é um saber de algo que como tal se sabe, certo???Penso é que há que distinguir dois níveis de consciência: a perceptiva e a reflexiva. Parece-me que ao associar a consciência à mente estará a enveredar pela consciência perceptiva, é isso??
Peço desculpa se o estiver a interpretar mal…ando muito cansada…pensar é começar a ser consumido, dizia Camus, cheio de razão!!!
abs…
24/05/2002 às 22:44 #76417Miguel (admin)MestreOi Marcio,
deixa eu tentar dizer com outras palavras
entendi o modo pelo qual vc associou minhas palavras, obrigado por ter esclarecido. Entao, seguindo:
[eu] “É interessante constatar que a maioria dos que negam Deus acabam arrumando um idolo (o que nao significa que muitos dos que o afirmam tambem nao tenham construido o seu)”
Daí o raciocinio:
1- A maioria dos homens (negando ou nao Deus) arrumam ou constroem idolos.
2- Que deriva para “o homem constroe idolos”.
3- Se constroe é porque necessita.
Conclusao: “o homem necessita de idolos”.Mas, teve um salto de “a maioria” para “todos”.
Ah… cuidado com a palavra “necessita”, ela tem um significado forte em filosofia:necessario = o que nao pode ser de outro modo.
Por isso eu chamei a atençao. É, de fato, dificil manter-se aberto (transcendencia), mas isso nao significa que seja impossivel. Se o idolo fosse necessario, nao haveria transcendencia, o homem SEMPRE se fecharia no idolo.
Vale a pena chamar atençao para o outro lado do jardim, afinal, “a grama do vizinho sempre parece mais verde”, nao é? Colocando umas analogias:
ícone: estimula a caminhada para a “terra prometida”
ídolo: (falso) lugar de descanso, diz que nao é mais preciso caminhar, porque já se chegou à “terra prometida”
Até aqui recordando: o “ápice”, a “terra prometida”. Parece entao que a religiao é uma coisa ruim, na prática, afinal, o risco do ídolo é grande, como já vimos. Ora, esse risco nao existe tambem na filosofia? Acho que o equivalente ao ídolo, na religiao, seria a ideologia, na filosofia. Nao acha?
Comparando: ideologia -> eu tenho a verdade -> nao preciso mais buscá-la -> “lugar de descanso”
E, evidentemente: se eu tenho a verdade, quem nao concorda comigo nao a tem, logo, está no erro. E o erro sempre tem que ser combatido. Fechamento!
Entretanto, alguma sintese a pessoa acaba por fazer, nao é ruim. Desde que nao resulte em fechamento de horizonte. Mas ainda é dificil! Abertura de horizonte exige esforço contínuo!
E a dificuldade, dada pelo falto de ser aberto ser diferente de ser volúvel. Exige discernimento continuo, e nao há nenhuma regra que me tire essa responsabilidade.[]´s
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.