Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Nietzsche e a moral.
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
14/11/2000 às 21:36 #69838Miguel (admin)Mestre
Qual era a concepção de Nietzsche em relação à moral?
16/11/2000 às 1:43 #72732Miguel (admin)MestreA moral para Nietzsche é uma invenção dos fracos, que inverteram o sentido de bom e virtuoso para favorecer o ascético, o que nega o corpo em favor da alma, e que portanto nega a vida. Nietzsche é favorável aos homens guerreiros, fortes, que com apenas uma inflexão afastam de si todas as culpas anteriores e toda a mesquinhez moral.
Nietzsche negava qualquer fundamentação metafísica da moral. A moral é uma criação humana, imposta pelo “Dragão dos valores”, aquele que diz “Tu deves” quando o indivíduo diz “Eu quero”.
A questão da moral é melhor tratada nas três dissertações do polêmico livro “Genealogia da Moral”.
08/10/2001 às 22:41 #72733Miguel (admin)MestreBUSCAR AS REALIDADES NISZCHINIANA É FAZER UM CONFRONTO DE SUA VIDA APÓS DE TER LIDO A GENEALOGIA DA MORAL E VER SE VOCE ESTÁ DO LADO DOS SÃOS OU DOS FRACOS
08/10/2001 às 22:51 #72734Miguel (admin)MestreÉ dificil ver tanta brincadeira com assuntos sérios, a filosofia nos ajuda a se conhecer melhor, principalmente quando o filósofo muda radicalmente de lado e procura buscar explicações para o seu ponto de vista, se assim não fosse, sua irmã não teria reescrito alguns de seus textos e o posto como simpatizante do nazismo!
É necessário buscar o conhecimento correto e perceber que Nietzsche morreu em 1900, muito antes do surgimento do nazismo!
Percebemos que surgiu dai o termo “LOIRA BURRA” e que se confirma a velha proposição que o alemão é o portugues que aprendeu matemática!20/10/2001 às 15:58 #72735Miguel (admin)MestreUm dos pontos cruciais da filosofia é saber ver as coisas por vários ângulos. Se por um lado, realmente não acredito que a moral seja algo nato, por outro, tenho restrições quanto à noção de forte e fraco – é preciso ter sempre em mente que a problemática pessoal do próprio Nietzsche reflete-se claramente em toda a sua obra. Claro, nenhuma pessoa consegue ter uma visão totalmente imparcial do mundo no qual ela própria está inserida, embora os grandes fiólosofos, como é o caso, às vezes cheguem bem perto.
31/10/2001 às 18:03 #72736Miguel (admin)MestreNietzsche defende que os homens não são em última instância responsáveis pelo que são e consequentemente pelos suas ações. Portanto não deve sentir mal-estar pelo que fazem.
A moral pretende embutir nos homens este sentimento de mal-estar e culpa devido a ações feitas contra esta moral com o objetivo da coibir estes atos ou pensamentos. Este é um dos motivos pelos quais Nietzsche é contra a moral.17/12/2001 às 8:08 #72737Miguel (admin)MestreO método aforismático de Nietzsche nos deixa sem base para aprovar ou reprovar o q ele diz. Vc tem apenas a opção de concordar com ele ou repudiá-lo como se faz com Guimarães Rosa ou Clarice Lispector. Infelizmente Nietzsche nos deixou em suas obras apenas o reflexo da sua vida, não nos legando nada q possa ser aferido. A moral é só uma parte deste pensamento subjetivo.
02/04/2002 às 22:05 #72738Miguel (admin)MestreNão concordo com o texto anterior!!!!!!!!!!
Rodrigo André Hummes
03/04/2002 às 16:22 #72739Miguel (admin)MestreBasta observar o reflexo das palavras de Nietzsche sobre o dia-a-dia, então é possível perceber não uma base, mas uma completa estrutura de suas idéias.
“O método aforismático de Nietzsche nos deixa sem base para aprovar ou reprovar o que ele diz. Você tem apenas a opção de concordar com ele ou repudiá-lo(…)”
Têm-se o sim e o não. Procura um talvez?
Moral é manipulação.14/04/2002 às 19:31 #72740Miguel (admin)MestreTb discordo muito da afirmação sobre o metodo aforístico. Concordo, porém, que isso torne os seus livros aforísticos muito mais complexos, pois um aforismo não é entendido simplesmente por uma mera avaliação lógica, mas por uma vivência.
23/07/2002 às 22:15 #72741Miguel (admin)MestreNietzsche era contra ou a favor da compaixão ????
23/07/2002 às 22:22 #72742Miguel (admin)MestreAlguém já reparou como o pensamento de nietzsche se aproximava com o de Oscar Wilde ???(e eles eram contemporâneos)
“Nietzsche é favorável aos homens guerreiros, fortes, que com apenas uma inflexão afastam de si todas as culpas anteriores e toda a mesquinhez moral.”
Bem parecido com o que Henry (de “O retrato de Dorian Gray”) pensava. E dizem que Wilde usou Henry para projetar suas idéias.
16/11/2002 às 22:00 #72743Miguel (admin)MestreVejo que este espaço nos sugere inúmeras formas de se pensar “Nietzsche”. É complexo? Sim, muito, mas apaixonante. Nos mostra a vida nua e crua, com todos os valores que nos foram – e ainda nos são – embutidos. Me reservo a perguntar – e reponda quem quiser: Antes de conhecerem Nietzsche, conseguiam ver a “vida” como vêem agora? Ele me ensinou muito. Hoje sou diferente, enchergo as coisas sem suas máscaras, aprendi a ser crítica e transmutadora.
18/11/2002 às 20:25 #72744Miguel (admin)MestreJoana,
Hoje sou diferente, enchergo as coisas sem suas máscaras
Se foi a essa conclusao que vc chegou, entao provavelmente fez uma má leitura de Nietzsche. Assim fica parecendo que apenas mudaram de máscara.
aprendi a ser crítica e transmutadora.
Mas talvez nao o bastante. É provavel que o proprio Nietzsche criticasse uma total concordancia com ele. Também fez uma leitura crítica de Nietzsche?
Já um outro lá em cima afirmou que moral é manipulaçao… chega a dar pena…
Mas vc está certa num ponto, Nietzsche é um discurso bastante difícil, e disfarçado de simples pela leitura agradável, por isso mesmo é frequentemente vítima de leituras banalizantes.
E já que criticar com fundamento exige conhecer, e como a crítica anda em moda, acontece que todos conhecem tudo, e sao completamente engolidos. Acontece, em geral, que os lobos sao tosqueados.
[]'s
27/12/2002 às 6:38 #72745Miguel (admin)MestreNietzche constata que toda cultura de sua época – na verdade, da história ocidental – está investida de uma determinada moralidade e de uma determinada concepção filosófica sobre a realidade. Observa que ambas nos induzem a considerar a própria existência como uma imperfeição, como algo de q devemos descartar.
A moralidade aparece a nós de uma forma tão impositiva que criticá-la parece desrespeito. A moral, “Circe dos filósofos”, não se apresenta apenas como incontestável . Ela seduz, ora atemorizando( o desaparecimento de uma determinada moral leva à insegurança e à anarquia, ameaçando a estabilidade do ser humano), ora promtendo ( promessa de vida melhor, e até mesmo, de uma vida perfeita). Sê moral e serás melhor, serás feliz!
Segundo Nietzche, uma combinação de promessa, ameaça, imposição e valorização da moral nos tem impedido de formular as perguntas q realmente nos interessam. Além disso, a ignorância a respeito da origem da moral torna ainda mais difícil formular certas questões.
Já que a moral não tem uma raiz transcendente e nossos juízos sobre o certo e errado expressam necessidades da nossa vida pulsional e instintiva, Nietzche reexamina nosso sistema de juízos e categorias morais. Concluindo q os tipos de forças q estão cristalizadas nas categorias morais, são aquelas q, ao invés de promover a afirmação da vida, sustentam sua negação. Portanto, Nietzche pretende a criação de uma nova tábua de valores morais, de acordo com a nossa condiçao natural e finitude.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.