O que é o homem?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 35 do total)
  • Autor
    Posts
  • #69817

    Estou fazendo um trabalho universitário e gostaria de obter maiores informações ou indicações bibliográficas a respeito da definição do homem para este filósofo.
    Obrigada.

    #71592

    Com alguns meses de atraso esboço uma resposta: Esse é bastante tratado em toda a obra de Platão, pois este era um cara que se preocupava com questões humanas e éticas, e Sócrates trouxe a filosofia do céu para a terra. Assim, em muitos diálogos você vê questões considerando a natureza humana, como se o home consegue aprender a virtude, se é bom ou mal por natureza, etc. Eu creio que os diálogos que aparece esse tema melhor tratado é a República, quando ele faz as distinções entre os tipos de alma do ser humano, e em sua cosmologia Timeu, em que ele apresenta a criação do mundo sensível pelo Demiurgo.

    Quanto aos comentadores, os mais standarts são Giovanni Reale e Erick Havelock, eu creio.
    Eu não tinha visto a questão antes ,

    #71593

    ana paula, esta ideia de homem pode ser muito bem explorada partindo de uma analise onde platao considera o homem um ser de duas fases onde a primeira e a prisao das suas ideias e de si mesmo, enquanto que na segunda fase ele se liberta dos grilhoes que lhe ofuscavam suas tendencias de desenvolvimento, agora ele busca nas ideias perfeitas a melhor semelhanca possivel dele mesmo, pois o ideal esta no mundo das ideias.

    #71594

    Se alguém quiser discutir comigo algumas coisas sobre filosofia da natureza me mande um e-mail.
    Meu e-mail é [email protected]

    #71595

    Ana Paula, partindo da idéia de Platão na concepção de homem em seu diálogo Fedon, podemos perceber que o corpo é a prisão da alma, daí a necessidade de se libertar do corpo para alcançar a realização da alma. Para um filósofo a morte não deve ser temida, já que esta proporciona a liberdade da alma. Um verdadeiro filósofo se prepara durante a vida para a morte e a filosofia é o melhor caminho, fonte para se alcançar essa liberdade. Lembrando sempre que a alma pode se reencarnar em vários corpos minerais ou vegetais para que através dos corpos ela vá se purificando em busca de liberdade plena e perfeição.
    Este debate é longo, portanto lhe escrevo somente estas idéias principais. Se você quiser se corresponder mande um e-mail.
    Meu endereço: [email protected]
    Sou estudante de filosofia e estou interessado em corresponder com pessoas que gostem deste tema.}

    #71596

    Mas isso é errado! Eu na minha ignorância filosófica acredito que não se deve viver a vida se preparando para a morte !

    A minha idéia de filosofia seria você encontrar respostas e fazer análises sobre o que o cerca para encontrar caminhos que o ajudem durante a vida !

    #71597

    Claro que isto é errado, meu caro Daniel. Eu Fernando(que não sou aquele), vou acreditar em uma bobaseira destas como disse o outro:
    >Lembrando sempre que a alma pode se reencarnar em vários corpos minerais ou vegetais para que através dos corpos ela vá se purificando em busca de liberdade plena e perfeição. <
    Puxa…besteira tem limite!

    #71598

    “Mas isso é errado!”

    “Puxa…besteira tem limite!”

    Leituras descontextualizadas de autores de outras épocas e culturas geralmente não vão muito longe e acabam em afirmações desse tipo. Interpretações literais de textos de filosofia, idem.

    #71599

    Não foi uma interpretação, foi a minha OPINIÃO !

    Eu fiz a minha apresentação em outro tópico, dizendo que não conheço praticamente nada de filosofia mas que tenho interesse no assunto e estou neste fórum para aprender, mas ao longo da minha vida eu já tive experiências que fizeram com que eu criasse os meus ideais , os meus conceitos, e uma vez que eles não estão de acordo com a teoria de um filósofo, eu tenho o direito de expressá-los, eu não sou obrigado a aceitar o que um filósofo disse !

    Por acaso todos nós sabemos o que vai acontecer após a morte ? Por mais que pensemos nisso, acharemos a resposta certa ? Saberemos se é algo bom ou ruim ? Então porque não nos dedicamos às nossas vidas, que estão aqui agora, que podemos sentir e mudar ?

    Depois que morrermos nós vemos o fazemos ! Mas não precisamos nos preparar para a morte e ignorar a vida !

    #71600

    Mas não precisamos nos preparar para a morte e ignorar a vida !
    Daniel Dutra Coelho Braga

    essa sua frase é perfeita, pode-se se preparar para a morte e aproveitar a vida.

    o q é ignorar a vida? Quem vc acha q ignora mais a vida? Nós ou Sócrates? Cuidado com o conceito q a vivência irrefletida, o mundo, nos dá de enfrentar a vida…ele pode ser posto a baixo com o estudo filosófico…aliás, leia mais sobre a vivência de sócrates trancrita por platão, em outras obras tb e tire uma conclusão depois, pq o fedon é o fechamento de toda uma vida, não é só um se entregar…

    quer minha opinião – o cara soube viver, se ele existiu de acordo com q platão transcreveu, acho q aproveitou alguns muitos instantes da sua vida…vc bem q poderia tirar essa conclusão logo de cara do fedon, de q sua morte é retrato de um bem viver…sem arrependimento pelo q fez ou deixou de fazer…

    se nas obras q transcrevem o viver “do se entregar” ditados por platão vc identificar sentimentos ou mesmo ações q vão de encontro ao próprio bem viver, como a revolta, a intranquilidade, o orgulho…, me avise

    #71601

    Daniel

    Olá

    Vc conhece algo vivo que não vai morrer?

    Eu não!

    Sem vida não há morte, certo?

    Pois para morrer é preciso estar vivo, certo?

    Isto pq não conhecemos ser vivo que viverá para sempre, certo?

    Se não há morte sem vida e nem vida sem morte, então é possivel considerarmos que a morte faz parte da vida, certo?

    Então quem se preocupa com a morte tb está se preocupando com a vida, certo?????

    Ou não???

    #71602

    De qualquer maneira leituras descontextualizadas, assim como interpretações literais de textos de filosofias, servem, muitas vezes, para afirmar crenças, idiosincrasias de quem faz estas leituras/interpretações. Assim aquele Fernando, que deve ser Maçom, RosaCruz, Espírita,enfim, um destes místicos que abundam para aí,introduz a sua idéia de reincarnação. Isso, de fato, acho besteira. Por outro lado, claro que vida e morte estão ligadas. Tudo que vive deve, ou tem que morrer. Se morrermos a cada hora, para nossos prazeres, vaidades,aflições, esperanças, medos, poderemos renascer. Este, parece que, era o verdadeiro espírito das filosofias orientais, que foi deturpada, com a roda da vida, das encarnações do hinduísmo e budismo tibetano, por exemplo, e difundida e levada ao exagero por A. Kardec. Mas os seguidres destes só são levados a sério, aqui no Brasil. Coisa mais esdrúxula!

    #71603

    Mais uma vez…

    De qualquer maneira leituras descontextualizadas, assim como interpretações literais de textos de filosofias, servem, muitas vezes, para afirmar crenças, idiosincrasias de quem faz estas leituras/interpretações.

    Isso é tão verdade que vale para o senhor também. Sei que é difícil, mas tente não encaixar Platão dentro do sua crença, idiosincrasia materialista.

    Uma tarefa que um filósofo se propõe quando lê/estuda os textos de outros é antes procurar entender ao modo deles, não deturpando, ou pelo menos procurando nao deturpar, já que isso é difícil e exige um esforço de colocar preconceitos de lado, os pensamentos desses OUTROS. Sim, no caso em questão, o seu materialismo seria preconceito, assim como seria também o espiritismo citado antes. Com toda certeza eu e qualquer outro temos nossas visões pessoais com as quais vivemos mas, não só, contra as quais, às vezes, também temos de precaver. Somente reconhecendo um OUTRO vai ser possível sair da espiral do próprio umbigo e aprender algo DIFERENTE. Aos incapazes para esta tarefa restará a maldição do dogmatismo sempre reforçado.

    Assim aquele Fernando, que deve ser Maçom, RosaCruz, Espírita,enfim, um destes místicos que abundam para aí,introduz a sua idéia de reincarnação.

    Uma coisa é o que o senhor acha, outra coisa é tentar aprender buscando reviver um espírito de épocas, culturas e pensamentos. A propósito da reEncarnação, a palingenia teve influência reconhecida nos gregos, principalmente pela circulação dos mitos órficos. O outro Fernando, mais polido, para não dizer mais orientado, talvez estivesse falando de Platão e não das próprias crenças. Pense nisso.

    Isso, de fato, acho besteira.

    Sim, você acha. Eu também acho que o espiritismo não responde às minhas questões, não creio no espiritismo.

    Este, parece que, era o verdadeiro espírito das filosofias orientais,

    Desde quando você também se tornou um especialista em filosofias orientais?

    #71604

    Aproveitando, queria acrescentar alguma coisa para prevenir contra aquele lugar comum de imaginar Platão preso num dualismo corpo-alma:

    Em sua concepção antropológica, Platão, afastando-se do rígido dualismo corpo-alma, adota o esquema tricotômico admitindo 3 partes para a alma: racional, irascível e concupiscível (em analogia com a estrutura social da polis descrita na República). O agir de cada uma delas implica um movimento da alma toda, e a faculdade racional vai arbitrar o conflito que daí resulta. Das virtudes próprias de cada uma – sabedoria, coragem, temperança – resulta a ordem na alma regida pela justiça que a todas preside.

    Daí, como se pode imaginar, essa visão de Platão do homem orientou sua filosofia e se estendeu também numa ética e numa política centradas nas idéias reguladoras da Ordem, do Bem e da Justiça.

    #71605

    Desde nunca fui especialista em filosofia, por isso venho aqui aprender. Sou especialista em outras coisas, que não interessam aqui, mas sim em outras postagens que faço em outros locais deste forum.Já a filosofia oriental, mesmo sem ser especialista,em outros tempos andei me interessando. É fascinante que os ramos originais do budismo, não aventem a existência de Deus, deturpação que vem, por exemplo, com os Tibetanos que até inferno criaram. Esta da morte a cada momento, vem dessa linha , e foi difundida pelo pensador indiano Jidu Krishamurti. Já fiz postagens em outra área, tendo visto o preconceito de vcs investido contra mim. Não lembro se Pilgrim ou Gallhager, atuaram de maneira bem preconceituosa quando coloquei algo sobre a sabedoria de Buda, ao atingir a iluminação. Aí todo educadinho respondeu,dizendo, este não é ” nosso Fernando”, Mas era eu sim, ó preconceituosos, como tive oportunidade de lá explicar.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 35 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.